Colocado por: Vítor MagalhãesEu proponho:
Isentar o pagamento de impostos de todo o tipo em aquisição para HPP;
Reduzir os impostos a senhorios no caso de arrendamento;
Criar mecanismos eficazes de despejo de inquilinos incumpridores em menos de 60 dias, o estado que assegure o período de transição até o realojamento, seja em imoveis próprios seja na compensação direta a senhorios particulares;
Incentivar a reabilitação com a redução ou isenção do pagamento de IVA mediante o destino do imóvel para venda ou arrendamento;
Etc...
Colocado por: Vítor MagalhãesJá o referi por várias vezes por cá, sendo uma grande parte das importações europeias feitas por via rodoviária (matérias primas e produto acabado), é mais vantajoso que as empresas fiquem mais próximas das principais fronteiras terrestres.
Colocado por: Sasapo
O nosso país é tão pequeno que a distância é quase insignificante nesse aspecto.
Colocado por: SasapoO nosso país é tão pequeno que a distância é quase insignificante nesse aspecto.A reboque do comentário do Vitor Magalhães. Tem ideia de quanto se paga só em Portagens para ir e vir no percurso Barreiro/cantanhde? 37 eur para 484 Km, dá a modica quantia de 8 cent por km.
Colocado por: HAL_900037 eur para 484 Km, dá a modica quantia de 8 cent por km.
Colocado por: Vítor MagalhãesCerto, mas + 100 kms em Portagens e combustível fazem mossa no custo do transporte rodoviário.
Colocado por: Vítor MagalhãesObviamente, mas em PT o valor km é muito elevado em comparação com Espanha e França p. Exemplo. Um percurso portajado de 100km em Portugal pode representar 10 % no custo total do frete com origem em França. No final quem paga isso é sempre o mesmo.
Colocado por: AMG1Alguém ja percebeu realmente em que é que se vai apostar a sério no PRR?Se há uma estratégia bem definida, ainda não percebi qual era. Digitalização e ferrovia é muito falado, mas no fim vemos se o plano foi bem delineado. Mas tenho tão pouca fé....
Colocado por: HAL_9000E uma redução de portagens significativa no interior, poderia de facto contribuir muito para que algumas pessoas decidissem ficar por lá.
Colocado por: J.FernandesOs factos parecem indicar que as vias de comunicação pouco efeito têm no povoamento ou desertificação do interior. Nos anos 60 e 70, quando se deu o maior êxodo para o litoral e estrangeiro, não havia autoestradas nem portagens; nos anos 80 dizia-se que a construção de autoestradas iria povoar o interior e deslocalizar para lá empresasMorar longe de tudo, ou quando há estradas, as mesas terem um taxa de uso muito cara, é que não deve dar grande motivacao a continuar por lá.
Colocado por: HAL_9000Depois atrás das empresas vão as pessoas.
Colocado por: HAL_9000Morar longe de tudo, ou quando há estradas, as mesas terem um taxa de uso muito cara, é que não deve dar grande motivacao a continuar por lá.
Ainda que as portagens mais baratas não tivessem, de forma direta, especial relevanciana decisão das pessoas de permanecerem no interior, tenho a certeza que poderia ter um impacto significativo na decisão de algumas empresas. Depois atrás das empresas vão as pessoas.
Colocado por: AMG1
A aposta nas estradas em detrimento da ferrovia foi um erro histórico. Agora já cá estao as estradas e será melhor arranjar forma de as utilizar e, na medida do possivel, investir na ferrovia.
No inicio do sec xx havia um slogan, apoiado em estudos sobre a materia, que dizia mais ou menos isto: as estradas trazem as pessoas, os comboios levam o progresso.
Os paises europeus mais desenvolvidos economicamente e onde a qualidade de vida das pessoas é melhor, são aqueles onde as maioria das urbes são de pequena ou media dimensão, bem articuladas entre si quanto a especialização económica e interligadas por redes de transportes eficientes e diferenciadas.
Colocado por: Paulomelo70E que tal se o EStado socialista nacionalizasse alguns hotéis dos centros urbanos para os converter em unidades de alojamento de estudantes? Ou será que os grandes grupos económicos não podem ser afectados como os pequenos e frágeis empresários dos ALs?
Colocado por: Paulomelo70E que tal se o EStado socialista nacionalizasse alguns hotéis dos centros urbanos para os converter em unidades de alojamento de estudantes? Ou será que os grandes grupos económicos não podem ser afectados como os pequenos e frágeis empresários dos ALs?
Colocado por: J.Fernandes
Mas você acha que o fator fundamental para a fixação das empresas não são as pessoas?!
Como é que uma empresa se vai fixar assim sem mais nem menos a 150 kms do litoral num sítio com pouca mão de obra disponível e a que existe com pouca qualificação? Mesmo no litoral é cada vez mais difícil arranjar quem trabalhe.
Colocado por: carlosj39Na mouche! Esta é uma medida para os hoteleiros e grandes proprietários de AL's que visam eliminar a concorrência dos pequenos proprietários de Al.
Colocado por: Paulomelo70E que tal se o EStado socialista nacionalizasse alguns hotéis dos centros urbanos para os converter em unidades de alojamento de estudantes? Ou será que os grandes grupos económicos não podem ser afectados como os pequenos e frágeis empresários dos ALs?