Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Colocado por: zero07que compremos sempre semente
    é das maior fraudes que conheço. a 'semente' apenas difere das batatas de comer pelo tamanho. mais nada. e conseguem vender 'semente' mais cara que as batatas 'para comer'.. hahahahah

    só cai nessa quem nao sabe de onde vêm a 'semente'. sao rigorosamente iguais
  2.  # 262

    Colocado por: antonylemossao rigorosamente iguais


    Nem por isso.

    Sempre ouvi dizer que não se pode estar continuamente a reciclar semente, que vai degenerando, de um ano para outro.
    Concordam com este comentário: zero07
  3.  # 263

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Nem por isso.

    Sempre ouvi dizer que não se pode estar continuamente a reciclar semente, que vai degenerando, de um ano para outro.
    se isso fosse verdade hoje em dia nao já existiam batatas. porque as batatas (a nao ser novas qualidades criadas de raiz) são para todos os efeitos clones de si mesmo. não foram criadas de semente verdadeira.

    antigamente nao se compravam batatas de semente porque as pessoas percebiam isso. mas graças a uma estratégia bem feita de marketing criou-se um mito à volta da batata de semente. e de facto os produtores devem fazer mais lucro com as batatas pequenas (semente) que com as batatas maiores.
  4.  # 264

    Não sei a que batata de semente se refere, antony, mas a que compro da Agrico é produzida a partir de germinação das sementes, num processo que nem tem nada de complicado. Fazem manipulação e estão sempre a criar novas variedades, conjugando as melhoras características de cada variedade para obter a melhor semente. A alouette que mostrei, por exemplo, é uma das chamadas next generation.

    E se é tudo igual, porque razão só se vende semente entre meados de dezembro e final de janeiro? Não concordo consigo. E se já experimentou semear batata de semente e da colheita anterior, terá notado muito melhor resistência às doenças nas primeiras.
  5.  # 265

    Vocês conhecem ou já viram aqueles tomates que dá nas batateiras , aquilo é que é a semente para trabalhar e criar novas batatas e novas espécies , o cruzamento de novas qualidade é trabalhado na flor na planta , actualmente existe vários tipos de semente , e algumas espécies ou qualidades não degeneram outras vão se perdendo quer na qualidade quer na produção que vai diminuindo e não se torna rentável a sua produção .
  6.  # 266

    Já que se fala da batata... hoje mais 20 kg de Laura (semente holandesa 😉) para a terra. 2 regos com perto de 50 metros cada, estiquei-me um bocado no comprimento e vai sentir-se quando for para mondar a erva! Mas tudo se faz. Daqui a 3 meses voltamos a estas, se derem 100 kg já fico contente!
    IMG20230410171820
    https://freeonlinedice.com/' >dice throwing machine
  7.  # 267

    Por falar em degenerar, há 6 ou 7 anos semeei uns caroços de uma nespereira que tenho por lá que dá uns frutos, cujas características é uma nespera longa, doce e laranja por dentro... Este ano lá colhi as primeiras nesperas e qual foi o resultado?
    Umas nesperas longas, amarelinho claro e doce assim assim...

    Conclusão, por certo os caroços que semeei tiverqm origem num fruto da árvore que conhecia mas polinizado pela nespera tradicional mais redonda e clara por dentro que está a uns 20/30m...
  8.  # 268

    As minhas batatas foram com o tempo , vou tentar recuperar a última saca que meti porque está verde e queimada as restantes estão alforradas , muito vento , muito sal no ar , muito sol e muita chuva ... Isso não tem sido nada fácil para os nossos lados !
  9.  # 269

    Colocado por: Casa da HortaJá que se fala da batata... hoje mais 20 kg de Laura (semente holandesa 😉) para a terra. 2 regos com perto de 50 metros cada, estiquei-me um bocado no comprimento e vai sentir-se quando for para mondar a erva! Mas tudo se faz. Daqui a 3 meses voltamos a estas, se derem 100 kg já fico contente!
    IMG20230410171820
    https://freeonlinedice.com/'>dice throwing machine


    Pode ser a minha memória a brincar comigo, mas tenho ideia que a batata produz muito mais que 5 kg por cada kg de semente.
  10.  # 270

    Colocado por: rjmsilva

    Pode ser a minha memória a brincar comigo, mas tenho ideia que a batata produz muito mais que 5 kg por cada kg de semente.

    Sou de pedir pouco para ficar radiante se vier mais 😉
  11.  # 271

    Colocado por: antonylemosé das maior fraudes que conheço. a 'semente' apenas difere das batatas de comer pelo tamanho. mais nada. e conseguem vender 'semente' mais cara que as batatas 'para comer'.. hahahahah


    Antigamente sim, e sempre foi assim durante séculos. Mas actualmente maior parte das sementes são híbridas, desenvolvidas nos Países Baixos, Alemanha ou França.

    Basta pegar aqui no exemplo do Casa das Velhas Gordas que a variedade Laura é um híbrido desenvolvido na Alemanha na década 80 resultado de um cruzamento entre Rosella e Stamm.

    Estas batatas ao fim de 3 temporadas a "clonar" dão uma produção com resultados medíocres, sendo necessário adquirir novamente semente destes laboratórios.

    Sejam bem vindos ao progresso do mundo encantando do negocio das sementeiras onde antigamente passávamos as sementes de geração em geração, e actualmente somos obrigados a ir ao "hiper" comprar todos os anos nova semente.
    Concordam com este comentário: zero07
  12.  # 272

    Antigamente também as produções eram ridículas, precisava-se de muito mais terreno para produzir as mesmas quantidades de hoje em dia. Não só pelas sementes, mas também pelos fertilizantes, químicos, etc.
    Se a rentabilidade fosse a mesma de há 100 anos, não havia forma de alimentar tanta gente.
  13.  # 273

    100% de acordo, estas hibridizações resistentes às pestes, transporte, secas, pesticidas e tudo o resto, são necessárias para alimentar o máximo de de população possivel num espaço altamente compactado.

    Depois também há o inverso da medalha, basta vir uma praga bíblica como a Filoxera no séc XIV, e la se vai a produção mundial de batatas, porque 90% da malta usa as mesmas variedades, incluindo a Laura, seja em Portugal ou na Polónia.

    Mas como eu não ando a vender batatas nem alfaces na feira, nem é a minha forma de subsistência, na horta evito ao máximo o cultivo destas variedades híbridas ou OGM, cujo objectivo é o máximo de rendimento por m² e não o sabor propriamente dito.

    Opto sempre por plantar variedades antigas, nutricionalmente superiores mas com produção inferior.
  14.  # 274

    Colocado por: Nostradamus100% de acordo, estas hibridizações resistentes às pestes, transporte, secas, pesticidas e tudo o resto, são necessárias para alimentar o máximo de de população possivel num espaço altamente compactado.

    Depois também há o inverso da medalha, basta vir uma praga bíblica como a Filoxera no séc XIV, e la se vai a produção mundial de batatas, porque 90% da malta usa as mesmas variedades, incluindo a Laura, seja em Portugal ou na Polónia.

    Mas como eu não ando a vender batatas nem alfaces na feira, nem é a minha forma de subsistência, na horta evito ao máximo o cultivo destas variedades híbridas ou OGM, cujo objectivo é o máximo de rendimento por m² e não o sabor propriamente dito.

    Opto sempre por plantar variedades antigas, nutricionalmente superiores mas com produção inferior.
    Que variedades antigas costuma cultivar?, eu desde que comecei ajudar o meu avô, que agora já sou só eu e o ajudante meu pai, so semeamos agria, daquela amarela no interior, este ano para experiencia semeei metade/metade, agria e laura. vamos ver as diferenças.
  15.  # 275

    Semeadas no dia 25 de fevereiro, não consegui semear mais cedo! Mas já noto falta de água, embora o terreno ainda tenha alguma humidade! Algumas batateiras já começaram a florir desde a semana passada.
    As sementes sem grelo só com olhos, nasceram muito mal. A fotografia da batateira sozinha é daquela variedade do peru, roxa, parece que está cheia de herbícida.
      7E5C3402-2C2A-4908-99C5-43035FEDAAB8.jpeg
      34DF98FC-B3DD-4F5F-A214-CAFA41EEFFE9.jpeg
      85C8B9A3-0467-4A08-A889-4A32C6CA3272.jpeg
  16.  # 276

    Colocado por: Casa da HortaNão sei a que batata de semente se refere, antony, mas a que compro da Agrico é produzida a partir de germinação das sementes, num processo que nem tem nada de complicado. Fazem manipulação e estão sempre a criar novas variedades, conjugando as melhoras características de cada variedade para obter a melhor semente. A alouette que mostrei, por exemplo, é uma das chamadas next generation.
    você acabou de dizer exatamente a mesma coisa que eu escrevi. mas garanto que as que compra não sao feitas a partir de semente. clones da planta original talvez, sementes nao. terão certamente uma planta mãe em estado vegetativo eterno de onde tiram clones para 'rejuvenescer' o stock. mas depois desses clones para criar a semente que vc compra criam batatas. o que você compra serão batatas criadas a partir dessas batatas.

    Colocado por: Casa da HortaNão concordo consigo.
    nao é uma questão de concordar. no entanto, uma vez criada uma nova variedade ( a partir da semente) toda a batata de aí em diante é um clone da original que escolheram. logo é feita com--- batatas e nao sementes.

    Colocado por: NostradamusMas actualmente maior parte das sementes são híbridas,
    toda a batata comercial é híbrida. a origem dela é sempre uma semente. mas a partir de aí é feita com clones para nao se perder o que se criou. se usassem sementes verdadeiras seria impossível manter as carecteristicas das qualidades A,B ou C.

    Colocado por: Nostradamusa variedade Laura é um híbrido desenvolvido na Alemanha na década 80 resultado de um cruzamento entre Rosella e Stamm.
    extatamente.. mas uma vez criada nunca mais usaram sementes reais.. senao perdiam a LAURA para todo o sempre. usam clones para as variedades menos estáveis e batatas para as qualidades estáveis.. mas é a mesma coisa..

    o marketing é forte. e a vontade das empresas em vender qualidades instávéis também.
  17.  # 277

    sabiam que o maior banco genético de batatas foi criado na antiga USSR durante a guerra fria? colheram variedades por todo planeta. esse banco genético ainda existe e essas variedades também.. para manter essas variedades nao usam sementes verdadeiras mas propagação por batatas pois não há outra forma de o fazer.

    criaram bancos idênticos para as plantas mais úteis ao homem.batata, trigo, centeio, milho, e cannábis.
    talvez como garantia nao houvesse uma guerra nuclear
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  18.  # 278

    https://www.leroymerlin.pt/produtos/jardim/rega/programadores/programador-de-torneira-geolia-2-vias-81965796.html

    Comprei este programador de rega mas não entendo ali umas coisas. Alguém conhece? O manual é praticamente inexistente muito mal explicado, ou sou eu que não entendo.
  19.  # 279

    Colocado por: antonylemos
    o marketing é forte. e a vontade das empresas em vender qualidades instávéis também.


    é mesmo um inconveniente das hibridizações que eles não dizem. Tornam-se instáveis ao fim de poucas colheitas.

    Eu não planto batata, apesar de gostar, é uma cultura que não me fascina, e respondendo ao Zero07, os meus velhos adoram e comem quase a todas as refeições e sei que eles também usam Laura. Este ano até foi 50% de "semente" velha grelada, e a outra metade foi de compra. Mas o meu velho disse logo que sabia muito bem que a batata que germinou em casa, não vai render tanto como a batata nova de semente.

    Eu lembro-me quando era puto que semeávamos sempre batatas de ano para ano, não havia ca dinheiro para adubo nem batatas de compra, mas bastou um ano a comprar destas batatas dos catálogos de sementes, atraídos pela promessa de serem melhores, para mandar para o lixo gerações e transmissão de batata tradicional.

    Se eu amanhã quiser verdadeira batata, encomendo "sementes" do Peru (ou Chile?). Os gajos tem para la batata aos pontapés. Para cima de 5000 variedades tradicionais.
    Concordam com este comentário: zero07
  20.  # 280

    Colocado por: luisrdshttps://www.leroymerlin.pt/produtos/jardim/rega/programadores/programador-de-torneira-geolia-2-vias-81965796.html

    Comprei este programador de rega mas não entendo ali umas coisas. Alguém conhece? O manual é praticamente inexistente muito mal explicado, ou sou eu que não entendo.

    A dúvida estará nos últimos 2 botões... o 1º é relativo à hora de início da rega, o segundo a duração da rega, os outros serão para programar a frequência e o inicio, é ver que opções permitem.
 
0.0549 seg. NEW