Colocado por: zero07que compremos sempre sementeé das maior fraudes que conheço. a 'semente' apenas difere das batatas de comer pelo tamanho. mais nada. e conseguem vender 'semente' mais cara que as batatas 'para comer'.. hahahahah
Colocado por: antonylemossao rigorosamente iguais
Colocado por: ricardo.rodriguesse isso fosse verdade hoje em dia nao já existiam batatas. porque as batatas (a nao ser novas qualidades criadas de raiz) são para todos os efeitos clones de si mesmo. não foram criadas de semente verdadeira.
Nem por isso.
Sempre ouvi dizer que não se pode estar continuamente a reciclar semente, que vai degenerando, de um ano para outro.
Colocado por: Casa da HortaJá que se fala da batata... hoje mais 20 kg de Laura (semente holandesa 😉) para a terra. 2 regos com perto de 50 metros cada, estiquei-me um bocado no comprimento e vai sentir-se quando for para mondar a erva! Mas tudo se faz. Daqui a 3 meses voltamos a estas, se derem 100 kg já fico contente!
https://freeonlinedice.com/'>dice throwing machine
Colocado por: rjmsilva
Pode ser a minha memória a brincar comigo, mas tenho ideia que a batata produz muito mais que 5 kg por cada kg de semente.
Colocado por: antonylemosé das maior fraudes que conheço. a 'semente' apenas difere das batatas de comer pelo tamanho. mais nada. e conseguem vender 'semente' mais cara que as batatas 'para comer'.. hahahahah
Colocado por: Nostradamus100% de acordo, estas hibridizações resistentes às pestes, transporte, secas, pesticidas e tudo o resto, são necessárias para alimentar o máximo de de população possivel num espaço altamente compactado.Que variedades antigas costuma cultivar?, eu desde que comecei ajudar o meu avô, que agora já sou só eu e o ajudante meu pai, so semeamos agria, daquela amarela no interior, este ano para experiencia semeei metade/metade, agria e laura. vamos ver as diferenças.
Depois também há o inverso da medalha, basta vir uma praga bíblica como a Filoxera no séc XIV, e la se vai a produção mundial de batatas, porque 90% da malta usa as mesmas variedades, incluindo a Laura, seja em Portugal ou na Polónia.
Mas como eu não ando a vender batatas nem alfaces na feira, nem é a minha forma de subsistência, na horta evito ao máximo o cultivo destas variedades híbridas ou OGM, cujo objectivo é o máximo de rendimento por m² e não o sabor propriamente dito.
Opto sempre por plantar variedades antigas, nutricionalmente superiores mas com produção inferior.
Colocado por: Casa da HortaNão sei a que batata de semente se refere, antony, mas a que compro da Agrico é produzida a partir de germinação das sementes, num processo que nem tem nada de complicado. Fazem manipulação e estão sempre a criar novas variedades, conjugando as melhoras características de cada variedade para obter a melhor semente. A alouette que mostrei, por exemplo, é uma das chamadas next generation.você acabou de dizer exatamente a mesma coisa que eu escrevi. mas garanto que as que compra não sao feitas a partir de semente. clones da planta original talvez, sementes nao. terão certamente uma planta mãe em estado vegetativo eterno de onde tiram clones para 'rejuvenescer' o stock. mas depois desses clones para criar a semente que vc compra criam batatas. o que você compra serão batatas criadas a partir dessas batatas.
Colocado por: Casa da HortaNão concordo consigo.nao é uma questão de concordar. no entanto, uma vez criada uma nova variedade ( a partir da semente) toda a batata de aí em diante é um clone da original que escolheram. logo é feita com--- batatas e nao sementes.
Colocado por: NostradamusMas actualmente maior parte das sementes são híbridas,toda a batata comercial é híbrida. a origem dela é sempre uma semente. mas a partir de aí é feita com clones para nao se perder o que se criou. se usassem sementes verdadeiras seria impossível manter as carecteristicas das qualidades A,B ou C.
Colocado por: Nostradamusa variedade Laura é um híbrido desenvolvido na Alemanha na década 80 resultado de um cruzamento entre Rosella e Stamm.extatamente.. mas uma vez criada nunca mais usaram sementes reais.. senao perdiam a LAURA para todo o sempre. usam clones para as variedades menos estáveis e batatas para as qualidades estáveis.. mas é a mesma coisa..
Colocado por: antonylemos
o marketing é forte. e a vontade das empresas em vender qualidades instávéis também.
Colocado por: luisrdshttps://www.leroymerlin.pt/produtos/jardim/rega/programadores/programador-de-torneira-geolia-2-vias-81965796.html
Comprei este programador de rega mas não entendo ali umas coisas. Alguém conhece? O manual é praticamente inexistente muito mal explicado, ou sou eu que não entendo.