Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    Já tive oportunidade de ir aos estados unidos em várias ocasiões, em lazer e em trabalho e a vários estados.

    Na minha área profissional não ir aos estados unidos estagiar, como 'observer', ou 'fellow', é uma falha grave.

    Sem ironia.


    Ainda bem que conhece bem a os USA, até porque aquilo tem aspectos muito interessantes e mesmo as paisagens são, regra geral bem bonitas. Só que a questão nao era essa, mas sim se alguma vez teve um seguro de saude americano, que tenha utilizado?
    • AMVP
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Reduto25Albufeira cheia de monhes e já se fala de perseguições a menores até às escolas tentativas de rapto e violações em tvde perfeito

    Estamos a passar o que outros já iniciaram há anos, podiamos é aprender.
    Ainda me lembro que nos anos da troika ouvi o responsável da mesquita da praca de wspanha a alertar o governo para o que se estava a passar , que eles estavam preocupados com a situação. Mas a coisa tem vindo a agravar-se e a alastrar. Nessa altura, junto ao um supermercado a minha mãe dizia-me que chegava um autocarro cheio por semana e que nunca instante eram recolhidos em carros. Mas nas ruas não se notava mt. Diga-se que a comunidade mulcumana era sobretudo de origem moçambicana, sem qualquer problema de integração. Agora provêm de muitos paises e até os moçambicanos sofrem na sua terra às maos de gente fundamentalista.
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    Penso que a maioria da população americana não paga ela mesma o seguro de saúde nos EUA. A maioria das pessoas tem cobertura de seguro de saúde através do empregador, quem sai mais barato porque os faz em volume para os trabalhadores e famílias.

    De resto nada tenho a opor ao que menciona.


    E pensa bem, só que isso, na realidade americana é mais o menos que dizer que o patrão me paga a conta do supermercado.
    Ninguém nos USA, que tenha alguma capacidade negocial aceita um trabalho sem negociar o seguro e quase sempre de forma muito detalhada. Ora isto faz com que em determinadas profissões ou sectores as empresas ja saibam que só conseguem contratar se oferecerem o seguro de saúde e também sabem que a qualidade desse seguro pode fazer a diferença.
    Mas a o problema não são as pessoas que podem negociar o seguro, mas aquelas que têm profissões com menor capacidade negocial e a quem ou não é oferecido nada ou então será algo muito básico. Talv3z estas até nem sejam a maoiria, mas são muitas e como, em principio o salário também nao será muito elevado, na generalidade dos casos a cobertua de saude com que ficam é muito baixa.
    Mais uma vez, o problema não é quem tem bons seguros, que efectivamente existem nos USA, mas sim quem nao os pode pagar e nao são assim tão poucos.
  1. Isto só vai lá a mobilizar o exército e deportar tudo , nunca vi uma coisa assim
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    O orçamento do SNS anda pelos 14mil milhões ano.


    Eu bem disse "se a memoria não me falha" e falhou mesmo, mas para o efeito até pode considerar um custo de 1500, porque o resultado do exercicio não se vai alterar por aí além.
    Mas também ja percebi que não o quer fazer, mas é pena porque talvez o resultado a surpreendesse.
    • AMVP
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Reduto25Isto só vai lá a mobilizar o exército e deportar tudo , nunca vi uma coisa assim

    É como lhe digo, outros países começaram isto há anos, França é um exemplo disso.
    Volto a dizer, não há problema com pessoas normais o problema é que não esramos a controlar nada.
    Repare, na altura do covid uns jovens que estavam num hostl até por bases militares passaram, depois supostamenre fugiram da base mas nunca mais ouvimos falar deles nem nunca nos disseram pq foram levados para uma base militar
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    Não sei, pergunte às pessoas em Portugal se têm seguro, ouça a resposta e depois indague para perceber se muitas delas têm consciência que na verdade têm um plano de saúde.


    Se não sabe porque razão falou no assunto, se o tema eram seguros e não planos de saúde?
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    O sector da saúde norte americano é bastante mais vanguardista, eficiente e capacitado que o português. Não há médico americano que aprenda ou estagie em Portugal, já o contrário é praticamente obrigatório.

    O mito das pessoas a morrerem à porta dos hospitais é absolutamente falso e isso basta ir a um qualquer hospital americano para constatar. As salas de espera estão vazias, assim como lista de espera para consultas e cirurgias são coisas nunca ouvidas nos EUA.

    O material cirúrgico e médico é de ponta e o staff é altamente eficiente sendo que os 'malditos seguros' também nisso protegem os doentes indiretamente: um hospital com maus indicadores é excluído pelo seguro em detrimento dos melhores.

    Fala-se redundantemente do sistema de saúde norteamericano como sendo um inferno e ninguém menciona o sistema suíço, só para dar um exemplo dos muitos que é idêntico ao norteamericano.

    Que o sector da saude nos USA é mais avançado cientifica e tecnologicamente que em Portugal só duvida não for sério, agora seja mais eficiente, lamento mas esta redondamente enganada. Vamos pegar em dois dos indicadores mais simples que exisgem em saude: a esperança media de vida a nascença e a taxa de mortalidade infantil. Nos USA esses indicadores sao de 76, anos e de 5,3/1000 nascimentos. Em Portugal, para os mesmos indicadores temos 84 anos e 2,4/1000 nascimentos. Mas se quiser pegar noutros indicadores mais complexos é so escolher porque o resultado e quase sempre o mesmo.
    Ora se a medicina nos USA é mais evoluida do que em Portugal, o que é que explica esta ineficiência. Muito simples: o acesso que em Portugal é muito mais generalizado do que nos USA.
    Agora tem tenha os meios necessários, muito provavelmente sera melhor tratado nos USA do que em Portugal.
    Agora não entenda isto como qualquer concordância com a forma como o SNS funciona, porque se compararmos alguns dos nossos indicadores com os melhores europeus, também temos um longo caminho para percorrer.
    Quanto ao nao morrerem pessoas a porta dos hospitais americanos, eu nunca ouvi isso em lado nenhum, nem vi. Mas também isso so seria possivel se os americanos fossem estupidos. Vamos la ver se eu adoecer.n9s USA o wue faço é ir ao hospital onde sei que vou ser atendido, seja por via do meu seguro ou do plafond do cartão de crédito. Só um tonto é que não faria isso.
    Agora será que também é um mito urbano, o facto de inumeras familias americanas, perante uma doença grave terem de se endividar quantas vezes quase até à ruína, so porque tiveram o azar do seguro não cobrir aquela doenca ou o tratamento que foi necessário?
  2. Colocado por: AMG1Eu bem disse "se a memoria não me falha" e falhou mesmo, mas para o efeito até pode considerar um custo de 1500, porque o resultado do exercicio não se vai alterar por aí além.

    Engraçado podermos fazer umas contas. Em Portugal só cerca de 2,4 milhões de agregados familiares paga IRS. Portanto cada família contribuinte paga só para o SNS 500€ mensais. Dava para um optimo seguro de saúde.


    Colocado por: AMG1Ninguém nos USA, que tenha alguma capacidade negocial aceita um trabalho sem negociar o seguro e quase sempre de forma muito detalhada.

    não só nos USA. A empresa do meu filho - área informática, 6 pessoas - precisou de substituir um elemento. Em termos de salário ofereciam o mesmo que as grandes da área, mas não tinham hipóteses de oferecer um seguro de saude igual.
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    O SNS não dá resposta eficiente e atempada a um elevado número de utentes. O SNS não dá resposta em cuidados primários a elevado número de utentes (1.7milhoes).

    Estagiei em hospitais americanos. Ninguém atingiu nenhum plafond. Nenhum doente ficou por tratar. Ninguém morreu à porta. Ninguém foi mandado embora antes de ser tratado. Não havia lojistas de espera para cirurgias. Não havia horas de espera na urgência. Não havia listas de espera para consultas. Não havia falta de material cirúrgico. Nada disso corresponde à realidade.

    Repito: o sistema suíço, entre muitos outros é idêntico ao norteamericano. Sobre esse ninguém diz que 'morrem à porta'. O sistema alemão também é muito parecido ao americano e os portugueses desse não dizem mal.


    Acho que está a confundir o número de utentes do SNS sem medico de família, com nao ter acesso a cuidados primários de saúde. Mas enfim, como ja disse, não vou defender o SNS, porque acho que ele funciona mal e está deficientemente organizado.
    Quanto ao sistema suíço não o conheço, e tão pouco ao alemão, mas eu até nem acho que o sistema de seguros seja necessariamente mau. Aliás, se conhece a realidade americana, também deve saber que existem boas propostas nos USA, para tornar o sistema muito mais abrangente, sem deixar de estar suportado em seguros, mas isso implica um envolvimento maior do estado, o que naquelas terras nem sempre é visto de forma muito positiva. Mas nos últimos anos tornou-se absolutamente evidente que o sistema americano tem um grave problema de acesso, sobretudo se comparado com os seus parceiros ocidentais: UE, Canadá ou até mesmo na Ásia: Japão ou Coreia do Sul. E olhe que nem sempre foi assim.
  3. Colocado por: AMG1

    Ainda bem que conhece bem a os USA, até porque aquilo tem aspectos muito interessantes e mesmo as paisagens são, regra geral bem bonitas. Só que a questão nao era essa, mas sim se alguma vez teve um seguro de saude americano, que tenha utilizado?


    Nunca.
  4. Colocado por: Carvai
    Engraçado podermos fazer umas contas. Em Portugal só cerca de 2,4 milhões de agregados familiares paga IRS. Portanto cada família contribuinte paga só para o SNS 500€ mensais. Dava para um optimo seguro de saúde.



    não só nos USA. A empresa do meu filho - área informática, 6 pessoas - precisou de substituir um elemento. Em termos de salário ofereciam o mesmo que as grandes da área, mas não tinham hipóteses de oferecer um seguro de saude igual.


    Pois. Cá está. A conta verdadeira tem que ser feita a quem desconta. E em Portugal não desconta tanta gente quanto isso.
    • AMVP
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    Pois. Cá está. A conta verdadeira tem que ser feita a quem desconta. E em Portugal não desconta tanta gente quanto isso.

    Não está nada, então com os ordenados em portugal alguém pode concluir que "quem paga impostos" desconta 500 euros mensais só para o sns?
    Vá acordem lá do feriado e coloquem o cérebro a funcionar.
    Uma pergunta, só pagam IRS como imposto?
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Carvai
    Engraçado podermos fazer umas contas. Em Portugal só cerca de 2,4 milhões de agregados familiares paga IRS. Portanto cada família contribuinte paga só para o SNS 500€ mensais. Dava para um optimo seguro de saúde.


    Duas coisas:

    1. Se quiser ter uma sociedade identica p.e. a indiana, esse é o caminho. Poucos com acesso a tudo e os restantes quando adoecem ou tem ajudava da caridade ou morrem na valeta.
    Ha muito que goste, mas não é o meu caso.

    2. Se acha que num sistema como o americano tem um "ótimo" seguro de saude com 500€ mensais, suspeito que está enganada. Tem um seguro, mas nao será ótimo. Nao esqueça que uma coisa é as seguradoras serem complementares aos SNS publicos, outra é terem o controlo do acesso aos cuidados de saúde. Nesse caso o produto que vendem vale muito mais, porque é mais escasso.
  5. Colocado por: AMG1
    Que o sector da saude nos USA é mais avançado cientifica e tecnologicamente que em Portugal só duvida não for sério, agora seja mais eficiente, lamento mas esta redondamente enganada. Vamos pegar em dois dos indicadores mais simples que exisgem em saude: a esperança media de vida a nascença e a taxa de mortalidade infantil. Nos USA esses indicadores sao de 76, anos e de 5,3/1000 nascimentos. Em Portugal, para os mesmos indicadores temos 84 anos e 2,4/1000 nascimentos. Mas se quiser pegar noutros indicadores mais complexos é so escolher porque o resultado e quase sempre o mesmo.
    Ora se a medicina nos USA é mais evoluida do que em Portugal, o que é que explica esta ineficiência. Muito simples: o acesso que em Portugal é muito mais generalizado do que nos USA.
    Agora tem tenha os meios necessários, muito provavelmente sera melhor tratado nos USA do que em Portugal.
    Agora não entenda isto como qualquer concordância com a forma como o SNS funciona, porque se compararmos alguns dos nossos indicadores com os melhores europeus, também temos um longo caminho para percorrer.
    Quanto ao nao morrerem pessoas a porta dos hospitais americanos, eu nunca ouvi isso em lado nenhum, nem vi. Mas também isso so seria possivel se os americanos fossem estupidos. Vamos la ver se eu adoecer.n9s USA o wue faço é ir ao hospital onde sei que vou ser atendido, seja por via do meu seguro ou do plafond do cartão de crédito. Só um tonto é que não faria isso.
    Agora será que também é um mito urbano, o facto de inumeras familias americanas, perante uma doença grave terem de se endividar quantas vezes quase até à ruína, so porque tiveram o azar do seguro não cobrir aquela doenca ou o tratamento que foi necessário?



    Vê americanos a estagiar nos hospitais nacionais? Vê portugueses a ensinar novas técnicas de intervenção e de abordagem a americanos?

    Efectivamente não mencionei os indicadores em que pensei: qual o tempo médio de espera por uma cirurgia no EUA? Qual o tempo médio de espera numa urgência? Qual o tempo médio de espera por uma consulta de especialidade? Quantas camas há em unidades de cuidados paliativos por 1000 habitantes? Qual o racio de unidades de cuidados intensivos por habitante?

    Alguns indicadores gerais que menciona são demasiado abrangentes. A esperança media se vida tem uma correlação cultura, alimentar e étnica. Na mortalidade infantil sim, aí pode estar subjacente o acesso aos cuidados de saúde.


    Olhe, sendo honesta eu nem conheço esses rácios nos EUA, mas a minha sensibilidade e experiência dizem-me que são bens melhores que em Portugal.

    Já não faltam pessoas a contrair créditos nos hospitais privados nacionais actualmente para fracionar pagamentos de cirurgias - mesmo muitas.
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    Pois. Cá está. A conta verdadeira tem que ser feita a quem desconta. E em Portugal não desconta tanta gente quanto isso.


    Pois, isso mesmo, os que não descontam porque ganham pouco, esses não precisam de cuidados de saúde para nada.
    Raio dos pobres sempre a atrapalhar a vida das pessoas.
    Agora so falta dizerem que são pobres porque querem, mas eu suspeito que ainda vai aparecer alguem a dizê-lo.
  6. Colocado por: AMVPVá acordem lá do feriado e coloquem o cérebro a funcionar.
    Uma pergunta, só pagam IRS como imposto?

    Continuando a dormir a sesta, os impostos só servem para pagar o SNS?
  7. Colocado por: AMG1

    Pois, isso mesmo, os que não descontam porque ganham pouco, esses não precisam de cuidados de saúde para nada.
    Raio dos pobres sempre a atrapalhar a vida das pessoas.
    Agora so falta dizerem que são pobres porque querem, mas eu suspeito que ainda vai aparecer alguem a dizê-lo.


    Isso não, esses de facto precisam mais e é justo que se ajude, mas a conta que se tem de fazer tem de ser efectiva.
  8. Colocado por: Carvai
    Continuando a dormir a sesta, os impostos só servem para pagar o SNS?


    Muito bem visto.
    • AMG1
    • 10 junho 2023
    Colocado por: Sandra_cc

    Vê americanos a estagiar nos hospitais nacionais? Vê portugueses a ensinar novas técnicas de intervenção e de abordagem a americanos?

    Efectivamente não mencionei os indicadores em que pensei: qual o tempo médio de espera por uma cirurgia no EUA? Qual o tempo médio de espera numa urgência? Qual o tempo médio de espera por uma consulta de especialidade? Quantas camas há em unidades de cuidados paliativos por 1000 habitantes? Qual o racio de unidades de cuidados intensivos por habitante?

    Alguns indicadores gerais que menciona são demasiado abrangentes. A esperança media se vida tem uma correlação cultura, alimentar e étnica. Na mortalidade infantil sim, aí pode estar subjacente o acesso aos cuidados de saúde.


    Olhe, sendo honesta eu nem conheço esses rácios nos EUA, mas a minha sensibilidade e experiência dizem-me que são bens melhores que em Portugal.

    Já não faltam pessoas a contrair créditos nos hospitais privados nacionais actualmente para fracionar pagamentos de cirurgias - mesmo muitas.


    Acho que não nos vamos entender de todo.
    Onde e que mencionei que a medicina em Portugal é mais avançada do que nos USA?
    O que tenho dito é exactamente o contrario, por isso porque razão continua a insistir nisso. Porque carga de agua haveria de um médico americano vir estagiar para Portugal se no hospitalar onde ele aprendeu se pratica uma medicina como eu ja disse "cientifica e tecnologicamente" mais evoluida do que cá?
    Agora quanto aos indicadores, como lhe disse pode escolher os que quiser porque o resulado nunca será diferente na maioria deles. Claro que alguns indicadores de saude resultam do meio em que se vive, dos hábitos e de todo um sem numero de coisas, mas o papel da medicina é também ultrapassar essas condições de base.
    Permita-me que nao deixa de ser interessante o que pretende fazer: comparar o funcionamento de um sistema público universal, que nem sequer é tido como muito bom, com o sistema americano, wue tinha todas as condições para ser muito, mas mesmo muito melhor e na verdade, naquilo que é o resultado final, nao o é.
    Vamos lá entender-nos, qual seria a justificação para haver listas de espera para cirurgias nos USA. Se esse tratamento só se coloca se a pessoa tiver seguro que o cubra ou então que pague. Claro que há sempre disponibilidade, em última análise sobe-se o preço e a procura cai. Nao é asssim em qualquer negócio?
    Concordam com este comentário: HAL_9000
 
0.0336 seg. NEW