Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: argo
    Mensagem privada enviada


    onde é que posso ver as mensagens privadas? não encontro...
  2.  # 62

    Colocado por: firentravelPeço desculpa por ter capacidade finançeira e vir a um forum onde existem pessoas normais e que podem dar bons conselhos sem segundas intenções ou interesses, que as vezes é bem melhor que muitos advogados, e que para alem disso, são tambem pessoas que estão no meio da construção, ou já tiveram nesta situação, e sabem aconselhar algum advogado com experiencia, que é exatamente o que procuro e já foi sugerido aqui.

    O contrato foi assinado, pediu-se umas mudanças a nivel de acabamentos (pela entrada da designer de interiores) o que poderia aumentar alguma coisa (nunca mais de 200mil euros), e ele aproveitou-se para mudar capitulos que já estavam supostamente fechados, como o HVAC que passou de 100mil euros para 160mil euros por exemplo.






    Não tem que ficar melindrado aqui do meu lado não vem maldade nenhuma, muito pelo contrário, independentemente do valor que pagamos merecemos um serviço como deve ser e já vi que mil ou milhão não importa porque o DO é comido na mesma, fez aquilo que achou melhor vindo cá expor, simplesmente na minha opinião, que vale o que vale, com uma obra dessa envergadura encontraria meios melhores para me aconselhar, secalhar uma empresa externa para analisar o seu caso, porque esse empreiteiro... você tá a 3 anos nessa brincadeira, parece-me demais.
  3.  # 63

    Este é mais um tópico onde é comprovado o que tenho vindo a constatar nos últimos anos. O fórum da casa devia existir apenas para pessoas sem dúvidas, sem problemas. Deveria ser feito para os que tudo sabem. Facilmente se desvirtua um tópico em alguns minutos. É por isso que vejo cada vez mais pessoas a deixar de participar e julgo que será assim a tendencia.

    Boa sorte na resolução dos seus problemas. Às vezes é preciso bem mais do que dinheiro e boa vontade. Espero que encontre as pessoas certas.
    Concordam com este comentário: firentravel, Joao Dias, Sasapo, Joves, sousa80
  4.  # 64

    Colocado por: zedasilvaSe esse supervisor permitiu que o DO adjudique uma empreitada desta natureza sem contra


    Colocado por: firentravelO contrato foi assinado


    Peço desculpa pois confundi este tópico com a historia de um outro ali ao lado.
    Se existem contratos a coisa muda de figura
  5.  # 65

    Colocado por: pguilherme
    E numa casa maior, de 5M€, o que aplicaria? :)

    Depende, não é por a casa ser mais cara que a solução por nós proposta tem de ser forçosamente cara. Eu sou um acérrimo defensor de tentar equilibrar as soluções de acordo com o projecto e os clientes e não de acordo com a carteira do cliente. Isso, exactamente isso, é o que fazem a maioria dos profissionais. Nós, goste-se ou não, somos diferentes. Estamos cá para acrescentar pela positiva e não para sermos só mais uma empresa no meio do molho.
    E se é certo que não faço desconto aos “pobres”, garanto-lhe que também não “chulo” os ricos. Cada caso é um caso.
    Posto isto, é evidente que numa casa de 1,5M, sou da opinião que aplicar uma imitação, seja ela qual for, no mínimo, é não respeitar o investimento do cliente. Mas isso é só a minha opinião.
    Em jeito de desabafo e para não me alongar muito, dizer apenas o que já disse variadas vezes. Infelizmente, não são as melhores e mais caras casas que têm forçosamente as melhores soluções. Está aqui neste tópico um exemplo disso mesmo.
    É o que é, enquanto só se olhar para o lucro fácil e rápido, clientes que não pesquisem, serão sempre levados não para a melhor solução mas sim para a que convém mais a alguém. E esse alguém, de acordo com a minha experiência pessoal e profissional, infelizmente, raramente é quem paga.
    • RUIOLI
    • 19 setembro 2023 editado

     # 66

    Colocado por: firentravelAconselha alguem?


    Na minha fui eu que fiz em parte esse papel.

    Seria algo como isto: https://www.ddn-eng.com/pt/gestaoexecucao

    Infelizmente na área habitacional na margem sul não conheço ninguém para lhe indicar... mas se encontrar um ex-diretor de obra daqueles "batidos" faz-lhe isso "com uma perna às costas".
  6.  # 67

    Colocado por: RUIOLISeria algo como isto:

    Isto deveria ser o minino que uma equipa de fiscalização deveria disponibilizar aos seus clientes
    Concordam com este comentário: gil.alves
    • RUIOLI
    • 19 setembro 2023 editado

     # 68

    Colocado por: zedasilvaIsto deveria ser o minino que uma equipa de fiscalização deveria disponibilizar aos seus clientes


    Em empreendimentos deste calibre já justifica isto tudo, mas moradias correntes não me parece que seja usual isto tudo de forma sistemática, pelo menos da forma que vejo ser feito em empreendimentos comerciais, alguns dos quais desta ordem de valores.

    Só coloquei esta empresa porque sei que fazem gestão de obras com vários "subempreiteiros" (que na realidade são empreiteiros gerais da fatia que lhes foi adjudicada, por exemplo: Instalações Técnicas ou estruturas ou acabamentos, etc) contratados diretamente pelo dono de obra.
  7.  # 69

    Colocado por: RUIOLIEm empreendimentos deste calibre já justifica isto tudo, mas moradias correntes não me parece que seja usual isto tudo


    Independentemente do valor da obra, nós disponibilizamos este tipo de serviços.
    Curiosamente são os DO com obras de valores mais modestos que acabam por nos adjudicar este tipo de assessoria.

    Assessoria na seleção e contratação da equipa de projeto com:
    _ Análise e esclarecimentos ao Dono de obra sobre cada uma das propostas recebidas para a realização do projeto.
    _ Validação técnica do contrato de prestação de serviços.

    Assessoria técnica na coordenação e otimização dos projetos de licenciamento e execução com:
    _ Apoio técnico aos projetistas na seleção das soluções arquitetónicas e construtivas com o objetivo de reduzir custos de construção minimizar os riscos de más execuções e/ou futuras patologias e incrementar mais-valias diferenciadoras.
    _ Análise de todos os projetos e demais documentos com vista à deteção de não conformidades e/ou omissões que ponham em causa a qualidade construtiva ou o teto orçamental.

    Assessoria técnica e administrativa na consignação da empreitada com:
    _ Assessoria no processo de consulta ao mercado.
    _ Análise dos orçamentos apresentados, no sentido de verificar a sua compatibilidade com os trabalhos a executar.
    _ Elaboração ou validação técnica de contratos de empreitada.

    Assessoria técnica e administrativa na gestão da empreitada com:
    _ Assessoria via email, telefone ou reuniões on line, para todos os assuntos relacionados com a execução da obra, durante todo o período de vigência do contrato de prestação de serviços.
    _ Assessoria técnica para a gestão da obra e dos diversos trabalhos a subcontratar.
    _ Assessoria no processo de contratação e gestão de subempreitadas.
    _ Assessoria no processo de emissão da licença de utilização.
    Concordam com este comentário: Rui Miguel Barros
  8.  # 70

    Colocado por: zedasilvaIndependentemente do valor da obra, nós disponibilizamos este tipo de serviços.
    Curiosamente são os DO com obras de valores mais modestos que acabam por nos adjudicar este tipo de assessoria.


    Isso já evita muita chatice, mas por aqui em Loures, obras de moradias, não vejo obras com este acompanhamento...predomina o empreiteiro em autogestão.

    Quem sabe o user consiga rescindir e reiniciar o processo com um acompanhamento destes.
  9.  # 71

    Independentemente de ter uma boa acessória e fiscalização nada impede de ter os mesmos problemas que este DO está a ter e que infelizmente desde a pandemia se tem vindo agravar e acontecer cada vez mais.
    A minha familiar tinha isso tudo e foi escolhida uma empresa com bom nome no mercado e que tem quase 30 anos e nestes quase 30 anos tem duas ações em tribunal uma a favor e outra contra por um montante de mil e tal euros por isso nada fazia prever isto.
    Agora é preciso é que as pessoas não se deixem ficar e lutem pelos seus direitos até ao fim aí vão começar aprender.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  10.  # 72

    Colocado por: TelhadoIndependentemente de ter uma boa acessória e fiscalização nada impede de ter os mesmos problemas que este DO está a ter

    Claro que não.
    A vantagem da assessoria é que provavelmente deteta mais cedo eventuais problemas e não deixa o DO arrastar tanto asa coisas.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  11.  # 73

    Colocado por: TelhadoIndependentemente de ter uma boa acessória e fiscalização nada impede de ter os mesmos problemas que este DO está a ter e que infelizmente desde a pandemia se tem vindo agravar e acontecer cada vez mais.


    "Falou" em pandemia e realmente até faz sentido.

    Ter uma boa equipa de fiscalização é como a vacina covid, ou a da gripe... não o impede de apanhar a doença (maus profissionais), mas não anda a penar tantos dias nem a dose é tão forte.

    Uma equipa de fiscalização é uma mais valia e paga-se a sí própria. Se é 100% certo que tudo corre bem? Não. Mas é altamente mais provável.

    É como quem diz que até pode pagar muito bem por certa especialidade ou até mesmo com os projectos e ser mal serviço à mesma. Sim, é verdade. Mas ir contra a lógica traz resultados que não surpreendem também.

    Acho algo estranho, alguém com esta disponibilidade orçamental, andar a cansar-se com estas chatices. Há-que delegar.

    Quanto ao que está para traz, advogado nisso! O quanto antes.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, desofiapedro
  12.  # 74

    hum..
    paga-se a si propria..
    depende
    Aqui um meu vizinho, pediram-lhe 850 euros mais IVA mensais.
    Direcção Fiscalização e Coordenação de segurança
    Uma vivenda
    Uma visita á obra por semana, com relatorio detalhado
    Em caso de embargo ou paragem dos trabalhos, continuava a ser devido até ao limite da validade do alvará de construção.
    Ora se demorar 30 meses, são 30 mil euros
    Não é que o profissional leve caro, pois, o IVA entrega ao estado.
    Dos 850 euros, deduzindo deslocações, tempo, relatório, seguros, formação, riscos, subsidios ferias Natal e ferias e a fatia de SSocial que entrega ao estado acrescido de IRS, pouco fica...
    Na perspectiva do DObra rapado, tipo eu, quero dizer construção sem grandes luxos, são cerca de 30 mil euros durante a obra.
    Não digo que não seja uma vantagem para o DO nesta circunstância, mas, só se o profissional for competente.
    E acerca disto, muitos DO parece que procuram simpatia e não competência.
    Para ir à obra dar dois dedos de conversa e afirmar que ta tudo bem, sem capacidade de identificar erros grosseiros e sugerir melhorias e após elaborar um enunciado copy past, então os 30 K têm melhor destino.
    Subscrevam DF, mas afiram quem estão a contratar e quais as suas habilidades...
    Concordam com este comentário: HAL_9000, NielsBohr
    • argo
    • 19 setembro 2023

     # 75

    Colocado por: firentravel

    onde é que posso ver as mensagens privadas? não encontro...

    Acho que as mensagens privadas de users novos neste forum não funcionam bem, pode me enviar um email para blouro"arroba"ualg.pt que eu respondo com os contactos do advogado.
  13.  # 76

    Colocado por: smartOra se demorar 30 meses, são 30 mil euros

    Se a obra for para durar 30 meses algo de errado está mal.
    Uma das funções deste tipo de assessorias é explicar ao DO qual os custos associados a este tipo de derrapagem temporal.
    Para uma obra comum, 30 meses é o triplo do normal
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, diouf_matos
  14.  # 77

    Colocado por: arturandresilvaste é mais um tópico onde é comprovado o que tenho vindo a constatar nos últimos anos.


    Nao quero defender ninguem mas entendo a 200% o que diz o desafiopedro. Nao ofendeu nem criticou apenas fez uma observaçao que é a realidade ponto final. Acho que faz bem a todos ouvir verdades faz nos abrir os olhos.

    Firentravel espero que resolva a sua situaçao da melhor maneira ninguem merece ser enganado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 78

    A sua flutuação de orçamento é o custo total da minha casa..

    Tinham que me explicar muito bem pra eu engolir isso..
    Concordam com este comentário: Caarabina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  16.  # 79

    Colocado por: zedasilva
    Para uma obra comum, 30 meses é o triplo do normal


    Acho que o Zé também abusa um bocado..
  17.  # 80

    Colocado por: zedasilvaPara uma obra comum, 30 meses é o triplo do normal


    Por acaso até não acho que seja excessivo para os DO que gostam de escolher e discutir as diversas as diversas especialidades com os varios intervenientes, demorarem 30 meses a construir.

    A única forma de se construir em 10 meses em Portugal era fazendo construções com plantas pré-definidas de catalogo, como se um carro ou outra bugiganga fosse. (Que é o caso no estrangeiro)

    E nestes casos, o DO nem a cor das juntas dos mosaicos pode escolher.
 
0.0228 seg. NEW