Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: bruper

    Se tivesse água a entrar-lhe em casa há 4 anos, acharia que ainda é cedo para se resolver o problema? Está a falar de cor, só pode.


    Tenho apartamentos em prédios e também já fui administrador algumas vezes, um deles reunião início de Janeiro, o prédio necessitava de pintura também devido a infiltrações(meu imóvel incluído ), como se estava a arrastar um pouco e um dos temas da reunião era esse além da nomeação de novos administradores, fiquei como administrador mais outro condómino, tratamos dos orçamentos, ver que verba existia, o remanescente pagava do seu bolso, uns a pronto outros a prestações, outro para tribunal, orçamento aprovado, em Agosto desse ano o prédio estava a ser pintado.

    Portanto já tive várias vezes na pele de condómino, como de condómino/administrador.
  2.  # 22

    Colocado por: bruperMas ainda assim respondo-lhe.


    Muito obrigado pela sua resposta.

    Então procurarei ajudar.
    1 - as empresas de condomínio nada mais são que meros apoios às decisões da assembleia que resultam num mandato do administrador. Se a assembleia decidir que quer resolver determinado assunto põe em ata, neste caso procurar-se pelo menos 3 empresas que apresentem orçamento (ou decidem contratar um técnico que vos indique quais as obras que têm que fazer) de modo a corrigir o problema. A assembleia reúne e vota a favor do orçamento e as pessoas amanham-se a arranjar a sua respectiva parte do dinheiro.
    Se há um, ou mais, que não cumpriram, toca de inscrever em ata que a dívida venceu e com isso direto a agente de execução.
    2 - Se acha que faria um bom trabalho, mas não tem tempo. Boas notícias, as empresas de gestão de condomínio servem para isso mesmo. São os braços de execução para auxiliar assembleias e administradores.
    3 Se isto tudo falhar, terá de agir individualmente contra o condomínio. Se diz que já leva 4 anos, decerto se o tivesse feitos há 3 anos teria o desfecho do tribunal. Se morar em concelho com julgado de paz até é muito mais rápido.

    Boa sorte e mantenho o que disse. Proponha-se para administrar é terá os seus problemas resolvidos.
  3.  # 23

    Colocado por: spvale
    Se uma das causas é ferros cravados nada têm o condomínio a arranjar, a justiça é lenta mas anda se não for mais proactivo o principal lesado é você.
    Já enviou carta registada como prova?

    Mais proativo não é de todo levar o caso para a justiça. Nem em 10 anos tinha o assunto resolvido.

    Nada tem o condomínio a arranjar? Então porquê?

    Enviar carta registada como prova de quê? Da minha reclamação? Ambos os assuntos já estão lavrados rm diferentes atas de assembleia, com esta e a anterior administração. Depois, emails e repostas a emails servem certamente como prova. Mas se calhar ainda vivemos em 1950. Seja como for, provas não faltam de que o problema é do conhecimento de todos
  4.  # 24

    Colocado por: LrLisboaSe isto tudo falhar, terá de agir individualmente contra o condomínio. Se diz que já leva 4 anos, decerto se o tivesse feitos há 3 anos teria o desfecho do tribunal. Se morar em concelho com julgado de paz até é muito mais rápido.


    Bem, a história é demasiado longa para contar aqui. E são dois problemas diferentes, com evoluções distintas. Há 3 anos não estava assim. E como disse moro no prédio há 4 anos. Não fazia sentido entrar a pés juntos à primeira manifestação do problema. E ainda houve mudança de administração no início deste ano. Mudança que aconteceu precisamente porque estes e outros problemas não foram resolvidos ou bem resolvidos. A hipótese de recorrer à Câmara parece mais viável e rápida do que ir para tribunal. Mas nunca passei por nenhuma das situações... aliás tudo isto tem sido novo para mim. Saudades de ser arrendatário.
  5.  # 25

    Colocado por: bruper
    Mais proativo não é de todo levar o caso para a justiça. Nem em 10 anos tinha o assunto resolvido.

    Nada tem o condomínio a arranjar? Então porquê?

    Enviar carta registada como prova de quê? Da minha reclamação? Ambos os assuntos já estão lavrados rm diferentes atas de assembleia, com esta e a anterior administração. Depois, emails e repostas a emails servem certamente como prova. Mas se calhar ainda vivemos em 1950. Seja como for, provas não faltam de que o problema é do conhecimento de todos

    Se foi outro proprietário a aplicar sem autorização do condomínio é um problema entre fracções, 10 anos, acredite que demora bem menos tempo e você já vai em 4 x)
    Normalmente se o advogado for bom, anda rápido mas se acha que assim está bem continue que já vai em 4.
    Não sei se espera neste fórum uma solução milagrosa mas isso é mais difícil
  6.  # 26

    A câmara aplica uma coima ao condomínio, incluindo você. A câmara não determina a execução das obras. Mas chateia as pessoas que às vezes é o que basta.

    Quem determina o avanço para as obras é a assembleia. O tribunal é para forçar caso a assembleia não produza segundo a lei.

    Disse atrás que as empresas de gestão de condomínio são uma área sem fiscalização. Só queria apontar que quem as fiscaliza no sentido se fazem o trabalho ou não é quem lhes paga, vocês. Melhor fiscalização que esta não estou a ver.
  7.  # 27

    Colocado por: LrLisboaDisse atrás que as empresas de gestão de condomínio são uma área sem fiscalização. Só queria apontar que quem as fiscaliza no sentido se fazem o trabalho ou não é quem lhes paga, vocês. Melhor fiscalização que esta não estou a ver.


    Claro que sim. Por isso destituímos a anterior que ali se acomodava há 16 anos. E muito graças à minha proatividade de juntar condóminos em reuniões para além das assembleias. E esta agora vai pelo mesmo caminho. Não quero acreditar que todas as empresas trabalhem como está, que demorou8 meses para fazer uma intervenção de dois dias num terraço e que desde fevereiro nada fez em relação ao outro problema que relatei aqui. Se os condóminos reportam um problema, o papel do administrador é responder, indicar caminhos, seja de peritagem, seja apresentar orçamentos para correção. Acho eu. Mas a lei talvez dê espaço para que eles se encostem à espera das assembleias para receber instruções. Se assim for não vejo realmente utilidade alguma nos serviços que prestam.



    Colocado por: LrLisboaA câmara aplica uma coima ao condomínio, incluindo você. A câmara não determina a execução das obras. Mas chateia as pessoas que às vezes é o que basta


    Estou preparado para isso. Informei-me disso junto da câmara. Mas imagino que as multas incentivarão os restantes condóminos a ser mais práticos também. Talvez me traga alguns olhares de lado também, mas posso bem com isso. Já agora, será que posso imputar ao condomínio também o custo que vou ter para acionar a fiscalização da câmara?
  8.  # 28

    Colocado por: bruperJá agora, será que posso imputar ao condomínio também o custo que vou ter para acionar a fiscalização da câmara?

    Penso que diretamente não pode imputar esse custo. Em tribunal podem ser apurados danos de outra ordem que darão para cobrir esses e outros custos, se for o caso.
    Nesse caso, perca o amor a 60€ e faça uma consulta online com um advogado e tire todas as dúvidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruper
 
0.0117 seg. NEW