Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Sinceramente, acho que se está aqui a fazer uma tempestade num copo de água... Desculpem a honestidade e a frontalidade.

    A Câmara certamente não fez isso propositado, e apenas está a pedir "colaboração" para terminar os processos.

    Agora tem duas opções:

    1 - "Ajuda" a Câmara o mais rápido possível, para ter os seus processos o mais rápido possível despachados e terminados;
    2 - Mete areia na engrenagem (atenção que está no seu direito) e diz que não tem os processos digitalizados. Os processos provavelmente irão demorar muito mais tempo até serem terminados, prejuízo para todos.

    No seu caso, tentaria obter da câmara, mais informações para ajudar na resolução do problema. Fazer parte da solução, e não do problema. Se fosse ao contrário, tambem pediria a "ajuda" da câmara.

    Apenas a minha opinião, como disse, sincera.

    PS: Não trabalho em nenhuma câmara.
    Concordam com este comentário: Susi
  2.  # 42

    Colocado por: BigmouseFaz-me lembrar o ano 2019, onde o Dlink foi alvo de ataque devido a uma falha de segurança do próprio, em que nos encriptaram quase os todos ficheiros. Queriam na altura 800 e pouco euros de bitcoins. Lá foram 6 meses de trabalho.

    Atualmente temos um QNAP interno e o externo. Ao fds o externo ligada a determinada hora para receber as copias de segurança e desliga no final das mesmas.

    Para além das copias de segurança, temos o disco interno em raid e a fazer copias diárias (Snapshots), com sobreposição de 3 dias.

    E mesmo assim ainda pondero adquirir uma cloud.


    Há +/-2anos eu também sofri um ataque de Ransomware com disco da Qnap (comprado apenas há dias), e neste caso devido a falha crítica da própria Qnap, que felizmente já tinha um workaround e update para bloquear o mesmo e não tinha nada relevante no mesmo...
  3.  # 43

    Existem updates para fazer, o próprio SO da QNAP tem a possibilidade de notificar por email quando existem updates a fazer.
    E existem VPNs, deixar um NAS exposto à internet é um bocado arriscado, eu não o faço.
  4.  # 44

    Sim, temos as notificações ativas, temos ainda a firewall a bloquear tudo o que sejam endereços externos e fora de portugal.
    Até mesmo os nossos acessos internos, basta ele verificar muitas tentativas de acesso ao servidor para bloquear o IP.

    O nosso qnap não permite acesso directo pelo exterior.

    Colocado por: powerPTExistem updates para fazer, o próprio SO da QNAP tem a possibilidade de notificar por email quando existem updates a fazer.
    E existem VPNs, deixar um NAS exposto à internet é um bocado arriscado, eu não o faço.
  5.  # 45

    Colocado por: cesarcarvalhoacho que se está aqui a fazer uma tempestade num copo de água.
    apenas questionei a legitimidade de porem um prazo .. de resto já enviei um CD com tudo. nunca foi essa a questão

    de resto a conversa tem sido interessante.. por exemplo desconhecia que os Cds tinham uma validade tão curta..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, André Cordeiro
  6.  # 46

    Ainda mais uma acha para a fogueira:
    O pedido devia ter sido feito ao requerente. Este, em tendo as cópias, entregava.

    Colocado por: antonylemosapenas questionei a legitimidade de porem um prazo .. de resto já enviei um CD com tudo. nunca foi essa a questão

    de resto a conversa tem sido interessante.. por exemplo desconhecia que os Cds tinham uma validade tão curta..
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
  7.  # 47

    Colocado por: antonylemosapenas questionei a legitimidade de porem um prazo .. de resto já enviei um CD com tudo. nunca foi essa a questão

    de resto a conversa tem sido interessante.. por exemplo desconhecia que os Cds tinham uma validade tão curta..
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Pelo que entendi do ofício, colocaram um prazo apenas para mesmo para haver um controlo. Porque senão dessem prazo, havia alguns que passado um ano ainda não tinham enviado nada. Mas fez bem em enviar, e dentro do prazo. Assim perante a câmara, sempre fica bem na fotografia. E nestas coisas, já sabe, eles têm a faca e o queijo na mão. Podem embirrar, se bem lhes apetecer.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Susi
  8.  # 48

    Colocado por: cesarcarvalhoPorque senão dessem prazo, havia alguns que passado um ano ainda não tinham enviado nada
    sim e? o facto de terem escrito um prazo nao significa que nao possa acontecer na mesma pois o prazo não tem qualquer legitimidade. se passar do prazo nao acontece nada.
    Colocado por: cesarcarvalhoE nestas coisas, já sabe, eles têm a faca e o queijo na mão.
    neste caso não têm nem queijo nem faca. .. a única coisa que podem fazer é pedir.
  9.  # 49

    Colocado por: antonylemossim e? o facto de terem escrito um prazo nao significa que nao possa acontecer na mesma pois o prazo não tem qualquer legitimidade. se passar do prazo nao acontece nada.
    neste caso não têm nem queijo nem faca. .. a única coisa que podem fazer é pedir.


    Sim nisso estamos de acordo. O prazo dado, não vincula a nada, nem podem fazer nada sequer (punição) se não for cumprido. O que queria dizer, é que estabeleceram um prazo, apenas para "não cair no esquecimento", porque sabemos bem, que o ser humano, senão tiver prazos/regras/normas, acaba sempre por se desleixar.

    Referente à faca e queijo, também estou de acordo, nesta situação, não conseguem fazer nada, mas não tem la mais processos nessas câmara? Não vai precisar deles no futuro? :) O que queria dizer, e peço desculpa se fui mal interpretado, é manter uma boa relação com a câmara, porque infelizmente, precisamos mais nos deles, que eles de nos. E sabe muito bem, melhor que eu, que quando eles querem embirrar, embirram, mesmo estando tudo bem do nosso lado.

    Mas pronto, está tudo resolvido, e esclarecido, passemos à frente :)
    Concordam com este comentário: Dias12
  10.  # 50

    Colocado por: cesarcarvalhomas não tem la mais processos nessas câmara?
    se quiserem ser assim já é outra história.. ;)

    agora para a malta mais conhecedora do assunto.. visto que CD e DVD afinal não é assim tão bom como pensava que sistema de armazenamento sugerem a longo prazo?
  11.  # 51

    Colocado por: antonylemosagora para a malta mais conhecedora do assunto.. visto que CD e DVD afinal não é assim tão bom como pensava que sistema de armazenamento sugerem a longo prazo?

    Lê para trás...
  12.  # 52

    Colocado por: Pedro Barradas
    Lê para trás...
    vi falarem em tapes.. mas isso levantou me algumas questões e dúvidas
  13.  # 53

    discos externos por exemplo
  14.  # 54

    Colocado por: marco1discos externos por exemplo


    Desde que não sejam SSD. Para backup disco magnetico.
    Os SSD sem alimentação não retêm os dados por mais que 2-3 anos.
  15.  # 55

    Recomendo a “receita” 3 2 1 para coisas importantes
    3 cópias
    2 dispositivos diferentes
    1 cópia remota

    Ou seja, por exemplo ter um NAS com dois discos copia um do outro, e 1 backup num serviço cloud como o backblaze, aws glaciar etc, como em princípio a cópia remota será apenas obtida em caso de emergência, pode ser um cold storage
  16.  # 56

    Colocado por: hangas

    Desde que não sejam SSD. Para backup disco magnetico.
    Os SSD sem alimentação não retêm os dados por mais que 2-3 anos.

    Também não é bem assim. Tenho um SSD de antes do COVID, e fui ver ainda tem os dados.

    O mesmo se passa com sd,micro as, etc
  17.  # 57

    Colocado por: callinasTambém não é bem assim. Tenho um SSD de antes do COVID, e fui ver ainda tem os dados.


    Esses numeros são os garantidos. As memorias tipo NAND têm fugas internas muito muito pequenas, mas que num periodo alargado podem levar a perder o estado que têm guardado. E isto varia muito com as propriedades do silicio, fabricação, etc. Pode haver zonas que aguentem mais tempo, outras que não.

    Mas para efeitos de backup, basta que uma percentagem suficientemente alta perca o estado, para já não ser fiavél para esse fim. Agora, passados 10 anos é provavel que consiga ainda ler os dados? provavelmente uma grande percentagem. Até porque se perder um bit aqui e ali, os mecanismos de correção (CRCs e afins) conseguem reconstruir os dados.

    Agora se apostava num SSD para guardar informação valiosa que possa fazer falta daqui a 10 anos? eu não :)
  18.  # 58

    Mas voltando um bocado ao topico original, e cruzando com o outro sobre os projectos tenderem a ter que ser todos suportados em BIM? Onde vão ficar arquivados? Nas Camaras? Estão as camaras capacidatas para garantir a segurança desses dados?

    E que se agora com os projectos em CAD, que ao que parece são impressos e guardados em papel (risco de incendio acautelado?) um modelo BIM já não é tão imprimivel (certo, podem-se imprimir as várias layers e especialidades) mas assim qual é a utilidade?

    Se não houver uma consciencialização digital em todo o processo vai ser interessante quando houver incidentes deste tipo no futuro.
  19.  # 59

    abençoada nuvem. já me deixei de preocupar com copias de segurança à alguns anos. mesmo o processo de mudar de portátil tornou-se mais fácil. os programas vão se instalando consoante a necessidade, mas os ficheiros importantes aparecem logo lá.
  20.  # 60

    Colocado por: pauloagsantosabençoada nuvem



    Ainda assim não tenho tudo lá.
    Tenho coisas convenientes que dão jeito partilhar. Mas tenho também sempre em armazenamento próprio redundante.
    De hoje amanhã querem cobrar pelo que se lá tem e pela inconveniência paga-se. E depois paga-se para backup e desastre recovery… etc…
 
0.0209 seg. NEW