Colocado por: Pedro BarradasEu tenho o 5G desligado no telemovel, só usa 4G para baixo, automaticamente de acordo com o tipo de sinal existente.
Não percebo porque teve de alterar no Operador.
Colocado por: rjmpiresEm 4G e 5G se tiveres o VoLTE ativo a qualidade das chamadas aumenta significativamente pois podes utilizar a rede para a chamada.
Colocado por: pcspinheiroBoas,
Desde que a MEO desligou o interruptor do 3G que tenho péssima qualidade de chamadas. Má que nem nos anos 90!!! Contactei-os várias vezes e não sabiam de nada, na loja trocaram o SIM e nada. Reparei depois que mudava de rede 4G/5G para E durante as chamadas!!!
Encontrei a solução no fórum ZWAME: vasta enviar SMS para o 16200 com VOLTE . Eles activam o servir e pronto, chamadas en 4G.
Se alguém sofrer do mesmo que tente está solução.
Colocado por: Pedro Barradas
Nem sei o que é isso (VoltE)... Mas isso faz falta no dia a dia?
Colocado por: NTORION
Epá, a sério? Há 2 ou 3 semanas que ando com esse problema... Mas fazendo as chamadas pelo wsapp isso não acontece... Pelo que achava q estava doido, ou que o telemóvel usava emissores de som diferentes...
Colocado por: ClioIIPorque o VoLTE faz chamadas de VoIP em cima de rede de dados 4G. O que estava a acontecer ao pcspinheiro é que, na falta de 3G, as chamadas de voz deveriam estar a fazer fallback para 2G/GSM.
Colocado por: Pedro BarradasEu tenho o 5G desligado no telemovel, só usa 4G para baixo, automaticamente de acordo com o tipo de sinal existente.
Não percebo porque teve de alterar no Operador.
Colocado por: pcspinheiroEu sou NOWO, que utiliza a rede da MEO, e para quem como eu o é também, a NOWO está limitada na utilização de VoLTE (a MEO nao lhes disponibiliza esse serviço). Andei desde há quase 2 semanas a queixar-me com qualidade de chamadas, pior em locais elevados (propícios a receber interferências de estações base mais longe). Hoje pela primeira vez, continuando as chamadas a serem feitas em 2G, notou-se uma diferença substancial - quem for MEO, ative lá o VoLTE sff para me deixarem o 2G mais limpinho!! :P
Porque é um serviço suportado pelo operador e que tem que ser activado do lado deles. Penso que qualquer telefone moderno suporte VoLTE.
No telefone também posso escolher preferir 5G, 4G, 3G ou até "só 2G". Mas, independentemente do que escolhesse, a rede mudava para 2G do lado da MEO e dava uma qualidade de chamadas absolutamente deplorável. Fiz o que descrevo e agora não muda para 2G em chamada nem corta o acesso à internet móvel.
Colocado por: pcspinheiroPior foi eu estar a queixar-me logo desde o início e nenhuma alma do lado deles disse como resolver; estava tudo bem do lado deles. Até cheguei a desconfiar que pudesse ser problema do telefone, mas no início funcionava 5* e o da esposa começou a apresentar o mesmo problema na mesma altura.
Colocado por: pcspinheiroOs meus miúdos têm ambos NOWO mas de facto não parece existir a possibilidade de activar o VOLTE. Ainda os vou contactar nesse sentido, mas pelo que diz é um não redondo. É só estúpido da MEO os clientes ligarem a queixar-se da má qualidade das chamadas e eles não saberem de nada. Devem ter tido imensas reclamações. Aqui, a diferença na qualidade de chamadas foi como do dia para a noite. E agora com este serviço, como da noite para o dia.Aqui e equanto profissional da área, a estratégia de manter as chamadas de voz em 2G e 3G é válida do ponto de vista técnico porque liberta capacidade para dados no 4/5G (as opiniões tambem se dividem mas eu pertenço ao grupo dos que concorda), e justifica-se enquanto for necessário manter estas tecnologias ativas (a decisão baseia-se na penetraçao de dispositivos compativeis, em aalise está sempre a desativaçao do 3G e nao do 2G, devido a dispositivos exclusivamente 2G que existem activos - o mais importantes a serem os TPAs multibanco). Ora, se tem que se manter ativas, pelo menos que se lhes dê uso (o que não seria o caso se todos os telefones compativeis tivessem automaticamente o VoLTE habilitado). A opção por desativar o 3G trouxe os riscos de sobrelocatação do 2G (riscos bem conhecidos de quem trabalha nisto), que acabou por acontecer e está a levar a acções de otimização (daí ter vindo a melhorar de dia para dia, com tendencia a começar a estabilizar).
Nem tudo são rosas; agora a esposa já consegue manter conversas comigo enquanto vai no carro :-)))