Colocado por: CarvaiPodem sempre inventar uma narrativa fofinha, mas a realidade é que a soma da SS com CGA já está a ir buscar dinheiro aos impostos.
Colocado por: CarvaiPortantes os FP não são considerados "contributivos". Eu já suspeitava mas agradeço a confirmação.
Colocado por: AMG1Esta narrativa já não deve ser "fofinha"...só tonta!
Colocado por: AMG1Se nao alterarem a regra actual e encontrarem forma de manter o financiamento necessario, a unica razão pela qual ss pensões do futuro podem ser mais baixas será porque os salários dos actuais activos são mais baixos do que os dos reformados enquanto activosOu porque os rendimentos dos ativos no futuro (os que cá ficarem) vão ser ainda mais baixos, e fundo da SS não permite manter as regras actuais, como aliás também não foram mantidas nos últimos 20 anos.
Colocado por: AMG13. Convém nao misturar coisas que são diferentes. Em 2004, os FP tinham a sua pensão calculada por regras especificas que eram bastante mais generosas do que as da SS, ainda assim uma pensão da SS em 2004 seria melhor do que em 2024,E no caso dos FP o cálculo da pensão da CGA em 2004 era bem mais generoso que o de 2024.
Colocado por: AMG1O periodo de garantia, na SS, continua a ser 15 anos, portanto qualquer pessoa com 15 anos de descontos, quando se reformar, na idade normal de reforma, também terá uma pensão calculada com base nesses salários,Certo, eu sei que atualmente com 15 anos de descontos ainda se acede à reforma mínima. Referia-me aos pensionistas do futuro (os jovens de hoje), os quais duvido muito que tenham direito a pensão com apenas 15 anos de descontos. Posso-me enganar, mas imagino que este prazo seja significativamente alargado.
Colocado por: AMG1Não conheço as regras da FP, mas julgo que ja ninguém recebe, há muito, uma pensão igual ao último salário. De qualquer modo as regras da FP também não terão impacto na sustentabilidade do sistema da SS.Ai não? Eu ia jurar que grande parte dos PF atuais descontam para a SS. As regras tb deverão ser as mesmas dos restantes trabalhadores, salvo algumas carreiras especiais. Deverão ser as mesmas digo eu...
Colocado por: AMG1Ou seja, os actuais pensionistas, quando activos e a contribuir, também não sabiam como iriam ser tratados no futuroÉ verdade, contudo a evolução demográfica não era tão preocupante como é atualmente, e o valor do trabalho não era tão espoliado como está a ser atualmente (para regalo da Sra. Lagarde e a sua equipa de especialistas).
Colocado por: AMG1Ora há soluções para resolver isto, até mesmo sem alterar a natureza do sistema, mas a discussão está tão polarizadaPois o meu ponto, é que essas possíveis soluções nunca são verdadeiramente discutidas.
Colocado por: Carvaião cobre o prejuízo de 6,8 Mil milhões da CGA.Lá está se dá prejuizo, a solução não pode ser pôr toda a gente (nomeadamente quem nunca vai ter acesso a condições sequer parecidas com as das pensões da CGA) a pagar os privilégios de alguns.
Colocado por: Carvai
Já faltava á narrativa fofinha : Olha o Chega...
Epá, já nem os meus netos acreditam no lobo mau.
Colocado por: HAL_9000Pois o meu ponto, é que essas possíveis soluções nunca são verdadeiramente discutidas.
Colocado por: HAL_9000Lá está se dá prejuizo, a solução não pode ser pôr toda a gente (nomeadamente quem nunca vai ter acesso a condições sequer parecidas com as das pensões da CGA) a pagar os privilégios de alguns.
Se o sistema não é sustentável, então quem efectivamente beneficia dele, tem de, pelo menos ajudar a pagar a factura de uma forma distinta dos demais.
Colocado por: rjmsilvaVocê também escolheu ignorar a parte de que a CGA não tem inscrições desde 2005?E então rjmsilva? A Solução é tirar ao gajo que tem direito apenas a um pão com manteiga para dar ao gajo que tem direito ao bife?
Colocado por: rjmsilvaE também ignora que a CGA não paga subsídios desemprego, baixas e outros apoios sociais?Está a dizer que o Regime de Proteção Social Convergente é pago pelo OE é isso? Eu nem fui ver os valores pagos neste regime em situações de baixa e desemprego, mas tenho ideia que são mais vantajosos que os do regime geral da SS.
Colocado por: HAL_9000
Mas só o facto de "os salários dos actuais activos são mais baixos do que os dos reformados enquanto activos" diz muito sobre a tal justiça intergeracional....
Colocado por: HAL_9000
Se deixaram de haver inscrições em 2005, o financiamento para as pensões futuras de quem ainda beneficia do sistema teriam de ser asseguradas sem recurso ao OE.
Colocado por: AMG1nem as pensões futuras tem de ser obrigatoriamente piores do que as actuais.Só não consegui perceber que alternativas é que o AMG1 considera viáveis e que não passem por aumentar o já enorme esforço fiscal a que está sujeita a população activa.
Colocado por: AMG1mas também um incremento significativo nos salriosPois...boa sorte.
Colocado por: rjmsilvaComo? Raspadinhas? Quermesses? Vender rifas?Fazendo investimentos com o fundo, Raspadinhas? Quermesses? rifas? com o que quiserem desde que não seja via OE.
Colocado por: HAL_9000Só não consegui perceber que alternativas é que o AMG1 considera viáveis e que não passem por aumentar o já enorme esforço fiscal a que está sujeita a população activa.
Pois...boa sorte.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica-monetaria/detalhe/lagarde-diz-que-abrandamento-de-salarios-do-euro-e-encorajador-mas-ainda-nao-chega
https://eco.sapo.pt/2023/02/01/portugal-entre-os-paises-que-menos-aumentaram-o-salario-minimo-na-ultima-decada/
Colocado por: HAL_9000
https://eco.sapo.pt/2023/02/02/governo-aprova-transferencia-do-fundo-de-pensoes-da-cgd-para-a-caixa-geral-de-aposentacoes/
Aparentemente eu, e os restantes mais ou menos jovens que por este andar vão ter de trabalhar até aos oitenta, teremos também de ajudar a pagar as pensões de pessoas que vão para a pré-reforma com 55 anos, e com um salário médio bastante jeitoso para o contexto português.
Colocado por: AMG1Isto é verdade para todos os bancos e não constitui nenhum problema, porque os fundos de pensões dos bancos ja deverão estar capacitados para assumir essa responsabilidade.O meu ponto é só este. Desde que não seja o OE a pagar isto, por mim está tudo ótimo.
Colocado por: AMG1Portanto e em conclusão, deste negócio não tem de resultar qualquer prejuízo para ninguém e pode mesmo ser benéfico para quem recebe o fundo. Mas, como disse, o fundo gem de estar bem capitalizado e as responsabilidades bem definidas e não sei se neste caso isso acontece, mas tanto quanto sei, não se conhece nenhum indicio de que não seja assim.Eu também não sei....