Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Colocado por: marizee ele disse logo que sim


    Provavelmente esqueceu-se de quem é que lhe está a colocar os bifes na mesa ao fim do dia...
    Tem de o relembbrar.
  2.  # 182

    Colocado por: marizeVítor>Diz que não vai durar, que a casa não vai ficar isolada, que anda nisto há muitos anos, etc..

    Marize, desculpe a frontalidade mas o empreiteiro é um nabo 😁
    A cal já existe há milhares de anos, e o cimento?
    Na sua zona é imperativo usar argamassas de cal, deixam as alvenarias respirar e não retem humidade para depois fissurar nos ciclos de gelo/degelo. O cimento não faz isso, vai criar eflorescências (escorridos) e vai acabar por partir. As argamassas de juntas não devem ser mais duras que a alvenaria, vai ter várias patologias associadas mais cedo ou mais tarde. No Reino Unido, por exemplo, foi proibido o uso de cimento em reabilitação de alguns edifícios antigos.

    Pesquise no Google por "lime vs cement" e tire as suas conclusões.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 183

    Colocado por: Vítor MagalhãesPesquise no Google por "lime vs cement" e tire as suas conclusões.


    Acho que a Marize já tirou essas conclusões, agora o empreiteiro...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 184

    Colocado por: barreira

    agora o empreiteiro...


    Colocado por: Vítor Magalhãeso empreiteiro é um nabo 😁
  5.  # 185

    barreira | 'ta agradecida 🙌

    Vítor | vou ter de o chamar a si aqui para falar com ele, que eu tenho tendência para ir de chancas quando me tentam manipular

    Para já estamos a aguardar o orçamento dele para uma intervenção de muros (que temos mesmo mesmo de avançar para não cairem mais) e depois vou-lhe pedir o orçamento para descascar esta beleza e aplicar a Argamassa que nós comprarmos (temo é ter de o andar a controlar na mistura para ele não fazer o que bem lhe apetece).
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 186

    Colocado por: Vítor MagalhãesNo Reino Unido, por exemplo, foi proibido o uso de cimento em reabilitação de alguns edifícios antigos.

    Por cá também é "proibido" pela DGPC...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 187

    marize, diga que a argamassa é a que você quer e que assume a responsabilidade.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 188

    Grata pelos insights 🙌🌿
  9.  # 189

    Tem que perguntar ao técnico. E ele que lide esses pormenores com o empreiteiro.

    Por muito teimoso que o empreiteiro seja, é ele que vai dar a garantia do trabalho que está a fazer. Seguindo o que prescreve o técnico, a responsabilidade passa no fundo para este último. O empreiteiro deve limitar-se a seguir o que diz o técnico.

    Se você quer que ele faça de modo diferente, que faça do modo que você lhe diz para fazer, ele que prepare uma declaração para você assinar assumindo a responsabilidade... e assim já pode fazer do modo que você diz descansado. E acabou o assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • marize
    • 29 fevereiro 2024 editado

     # 190

    Tanta coisa já aconteceu do lado de cá, mas como algumas nem convém relatar, fico-me pelo muro das lamentações e pedido de opiniões.

    Ora como era de esperar, mal saiu um empreiteiro e entrou outro, começaram as críticas e o questionamento do que tinha sido feito anteriormente; pelo que vou falar aqui de alguns pontos diferentes (lamento a possível confusão), para evitar várias publicações:


    🌿 1) soleira em pedra
    Uma das coisas que mais gosto na entrada desta cozinha (aka zona de arrumos), é esta soleira em pedra. O anterior empreiteiro disse que era possível manter e que a linha de piso cerâmico iria acompanhar por dentro, e o actual disse literalmente “Marisa esqueça isso”, nem me deixou adiantar muito a minha preferência e reforçou que não se tratava de uma porta de interior, que estamos em uma encosta, que o telheiro à frente da porta vai sair, que ia ter água a entrar pela cozinha adentro, bla bla bla e quando o deixei finalmente falar, insistiu que tinha de levar uma pedra (sugeriu com acabamento bujardado, já que eu gosto do aspecto mais tosco), mas que a original é para esquecer. Então a sugestão dele é, alinhando pela parede, picar a existente para sobrepor a nova, encaixando aí o batente da porta e do lado de dentro picar/rebaixar, a pedra para alinhar com o piso e sobrepor o cerâmico


    🌿 2) piso de R/c
    Já saberíamos que este andar ficaria mais “baixo” do que o que gostaríamos, acontece que o empreiteiro anterior disse que o piso já poderia levar a massa para aplicar cerâmico e o actual diz que este piso, ainda tem de levar uma boa quantidade de massa para só depois levar a massa final que acompanha o cerâmico, é mesmo assim? Ainda vamos “perder” quase 5cm? É que o senhor meu esposo já fala em serem estendidos uns tapetes e ficar assim e cheguei a um ponto que já não sei se está a brincar 😅


    🌿 3) placa com estes blocos de EPS
    Este é o grande tema cá em casa, o João não se conforma com esta escolha, ainda para mais que o empreiteiro anterior nos garantiu que era o mais eficaz para isolamento e por reduzir o espaço ocupado e que seria acabado com uma massa fina e o actual empreiteiro diz que nem pensar, que ou aplicamos grelhas de gesso cartonado ou grelhas/ripas em madeira, mas que sem dúvida vamos perder uns 5/8cm também 😳


    🌿 4) escada
    Optámos por suspender para já a recuperação interior e vamos passar primeiramente para a exterior, em que finalmente vamos demolir esse wc (assim que o electricista veja fazer a mudança de quadro), e teremos obrigatoriamente de mover a escada.
    Ora, eu pessoalmente gosto muito desta escada, embora concorde com o empreiteiro actual, em como reconstruí-la e torná-la funcional e segura não vai ficar económico e poderá não ser o ideal. Perguntou porque é que nós não ponderávamos uma escada em ferro (aço??) e madeira. Alguém tem alguma sugestão de imagem que possa gentilmente ceder?


    🌿 5) novamente o fado da argamassa de cal.
    O anterior empreiteiro decidiu por iniciativa própria, chapiscar cimento da placa nas paredes e já sabia que seria para sair; este já sabe que não queremos cimento nas rejuntas nem nos chapiscos, mas diz que não gosta de argamassas compradas, que têm um grão muito fino e porque é que então não avançamos somente com cal, areia e água.
    Ora eu do que tenho aprendido aqui no fórum, percebo que não é fácil controlar essas quantidades e resultados finais e estamos a ver ter de comprar andaimes e contratar outra pessoa para esse trabalho, no entanto a vossa opinião confere que para argamassas é preferível um produto já preparado?


    Muito grata (gratos), pela paciência e disponibilidade!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Imagem WhatsApp 2024-02-29 às 10.26.32_426d7d28.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-02-29 às 10.26.32_c3f52074.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-02-29 às 10.26.32_9594866d.jpg
  10.  # 191

    Na soleira leva apenas no exterior uma pedra nova em cima dessa para servir de batente.
    O teto é revestido com um reboco armado ou no limite Pladur colado.
    As escadas exteriores não vejo a dificuldade em serem reconstruidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  11.  # 192

    Grata zedasilva, e como se sugere que se disfarce o batente entre a pedra nova e a existente? assenta a cerâmica em cima da existente?

    Tecto> falei-lhe de colar o pladur e ele disse que não poderia ser, por ter de ficar com uma estrutura lisa (???)

    Escadas> ele queria assentar as pedras em cima de blocos de cimento, o que não me agradou, e penso ter a ver com o cimo das escadas, ter agora um degrau criado pela placa..

    Piso de R/c, acha que teria efectivamente de levar outra camada de cimento, antes de assentar a massa para o cerâmico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_20240229_121016_Gallery.jpg
      Screenshot_20240229_120819_Chrome.jpg
  12.  # 193

    Marize, unicamente como DO que ainda não tem uma pedra da sua futura casa, só lhe posso dizer:

    🔸Força e não desanime, que tudo certamente chegará a bom porto. Porque realmente isso não está fácil 😔.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  13.  # 194

    Marize isso precisa de alguém que lhe pegue nesses pormenores todos e comece de uma pinta á outra a definir soluções.
    Não necessita de projetos, por vezes basta um desenho á mau levantada como por exemplo para as soleiras.
    Com tudo definido o empreiteiro limita se a cumprir o que está estabelecido.
    Dá ideia que esse empreiteiro é daqueles que não sabe trabalhar além do tradicional cimento e tijolo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 195

    Nesse escada leva uma pedra grande que faz de patamar e entra na ombreira da porta. Fica 2 cm acima do piso interior. Tem o batente garantido.
    As restantes pedras são usadas para fazer novos degraus.
    As laterais dessa escada são feitas com algumas das pedras que já aí estão e outras que certamente não devem faltar por aí.
    O miolo então pode ser feito em betão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • marize
    • 29 fevereiro 2024 editado

     # 196

    Fresias > muito agradecida! depois de termos pago 260€ para reestruturação de um pedaço pequeno de muro em pedra (que no caso temos umas montanha, não tivemos de a comprar), e sabermos que temos vários metros a refazer, só mesmo mantendo o ânimo, porque a fé, já não está com grandes níveis 😑 boa sorte para o vosso projecto também!


    zedasilva > concordo, mas não temos dinheiro disponível para avançar. Falamos muitas vezes que a principal desvantagem é de a estarmos a trabalhar para cada orçamento, e sem crédito bancário, não estarmos em condições de pagar o valor (mais que merecido) e que nos faria poupar em € futuros.

    Nós visitámos três casas deste construtor para ver as pedras e acabamentos, uma delas um Al e a outra um turismo rural onde inclusivamente lá instalámos a minha sogra por um fim de semana para podermos correr a casa toda com tempo e parece-nos que o sr tem bom gosto e priveligia alguns detalhes estéticos que nós também priveligiamos.
    Nós não lhe entregámos a obra toda, ele vem, faz o que foi adjudicado, recebe e vai; mas na verdade é o primeiro na zona que tenha gruas, retroescavadoras, e uma equipa de funcionários que não os vulgos picheleiros que nos têm recomendado e nos parece que bem falado que conseguimos jogar na mesma equipa (ou pelo menos espero).
      22.jpg
      12.jpg
      Sem título3.png
  15.  # 197

    Parabéns pelo projeto e pela dedicação.

    Para acompanhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • marize
    • 29 fevereiro 2024 editado

     # 198

    josealmeida > obrigada pelas palavras de incentivo, que são muito honestamente uma grande força quando o dinheiro ou a coragem começam a desaparecer 😅

    Já nos perguntámos várias vezes qual a verdadeira aprendizagem e na verdade sinto que é a da resiliência mesmo.

    Aproveito para partilhar as imagens de uma reconstrução de muro (menos de 3mts de extensão e em que as pedras são nossas) em que o valor ajustado foi de 260€ e o trabalho feito com retro escavadora e 3homens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Vítor Magalhães, josealmeida
      Imagem WhatsApp 2024-02-29 às 13.52.39_9240b778.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-02-29 às 13.52.39_dae95c45.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-02-29 às 13.52.39_1792fa1f.jpg
  16.  # 199

    Bem sei que a preocupação é resolver os problemas na construção, mas eu que não posso ver um pedaço de terra sem começar a pensar... Marisa, não estou a ver a pintura completa nem se é longe ou perto da casa, mas encostado a este muro uns tomateiros iam dar que é uma maravilha. Adoram locais ensolarados e abrigados ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      Imagem WhatsApp 2024-02-29 às 13.52.39_1792fa1f2.jpg
    • marize
    • 29 fevereiro 2024 editado

     # 200

    Que simpatia de imagem que descreveu!
    Até ao final deste ano a prioridade será manter-nos a nós e às árvoress já existentes vivas (a ver se não mato a amendoeira que vamos mudar este fim de semana), e temos aqui vários patamares semelhantes e virados a sul; neste em específico, ficará um Temazcal e um ponto de Fogo, mas nos outros tantos, haja criatividade e tempo para os cuidar como merecerem 🩵

    Colocado por: Casa da HortaBem sei que a preocupação é resolver os problemas na construção
 
0.0356 seg. NEW