Iniciar sessão ou registar-se
    • hfso
    • 19 janeiro 2011 editado

     # 1

    O meu nome é Hugo Oliveira
    trabalho na área de informática
    moro em Vila Franca de Xira

    motivo que me traz a este fórum, foi o processo de procura de um terreno na minha área geográfica com o objectivo de construir uma casa, terreno este que já comprei( ou melhor, assinei o contrato de promessa de compra e venda), tem cerca de 1130 m2 com orientação Este/Oeste sendo que a Norte e a Sul já se encontram 2 vivendas construídas, tendo uma frente de +- 22 m e o comprimento de +- 51m, vem agora a fase de contratar um arquitecto para corrigir as minhas ideias e sugerir novas que não me tenha lembrado.

    Nesta fase os pressupostos são:

    -2 moradores, com possibilidade de crescimento
    -Cozinha e sala em 'open space'
    -todos os quartos como suite( maximo de 3)
    -Instalação de lareira(ou outra solução equivalente) com ligação ao aquecimento central hidráulico
    -Instalação de painéis solares térmicos
    -Aquecimento/arrefecimento passivo(tipo 'Parede de Trombe')
    -Cablagem estruturada em todo o edifício(Parecido com ITED, mas melhor)
    -Piso Técnico( para quem não conhece: INTEC, isto é coisa de informático)
    -Tecto falso
    -Pré-instalação AC todas as divisões
    -Apenas R/C
    -Tamanho máximo habitacional 250 m2
    -Garagem separada do edifício na superfície.
    -Espaço de convívio no exterior, a simular prolongamento da cozinha/sala.
    -Churrasqueira no exterior, vulgo 'Barbecue'.
    aceito qualquer sugestão...

    em anexo uma fotografia aérea do terreno em causa
    o segundo anexo é uma planta feita por mim para iniciar as conversações com a para as varias entidades que vou pedir propostas para o projecto.
      terreno2.jpg
      Planta-HFSO.png
  1.  # 2

    [pub]Bom dia Hugo, deixo-lhe aqui o meu contacto caso seja de seu interesse contactar-me para desenvolver o seu projecto.

    Arq. Pedro Mortal

    Telem. 968281368

    Email: [email protected]

    O custo médio de projecto ronda os 2000 euros mais IVA.

    Se porventura pretender posso enviar-lhe um pequeno estudo/proposta para analisar, para tal precisarei apenas que me envie o levantamento topográfico do terreno bem como alguma imagem/intenção de casa que possa já ter.

    Cordiais cumprimentos[/pub]
  2.  # 3

    Não poderia deixar de comentar...

    pmortal, já está a começar mal neste tópico, então você atira com um valor para a frente (baixo), sem conhecer o cliente, sem conhecer o local de intervenção e outros de mais aspectos para fazer uma proposta de honorários credível?
    E ainda diz: "Se porventura pretender posso enviar-lhe um pequeno estudo/proposta para analisar, para tal precisarei apenas que me envie o levantamento topográfico do terreno bem como alguma imagem/intenção de casa que possa já ter"?
    Credibilize a profissão que tem... Tanto se tem falado neste fórum em especial nos últimos dias a criticar o Post "Moradia Cinzeiro" (se não estou em erro) e você toma a atitude do lá referido projectista!!!!

    Cumprimentos
  3.  # 4

    Bom dia

    Caro Hugo, os pressupostos que coloca são interessantes, imagino que que esteja interessado em que a sua futura casa seja inteligente e tenha domótica ou pelo menos fique preparada para a receber um dia, as coisas que se podem fazer com um bom sistema de domótica hoje em dia são incriveis, e devido à concorrência nessa área os preços já não são tão altos como eram, e chegam mesmo a ter poupanças em consumos de energia e passagem de cablagens.

    Nós aqui no nosso atelier tentamos que as pessoas vejam as vantagens desse tipo de instalações, mas o mercado ainda é um pouco fechado, ou porque as pessoas julgam que é caro, ou não percebem as vantagens.

    Teriamos todo o gosto em colaborar consigo, visite-nos.

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  4.  # 5

    J.angelo já era para lhe ter alertado noutro tópico, o conceito de projectista que julgo até ter sido eu a referir algures é o conceito de (engº) projectista de estruturas, engº projectista de redes de gás, etc...até mesmo um arquitecto (que faz projecto)...e não desenhador projectista.

    Cumps.

    P.S.:pmortal, por curiosidade, esse orçamento é para uma moradia com que área de construcção/ área coberta? As especialidades são geralmente feitas por parceiros seus? (sabendo que o preço que apresentou não inclui OBVIAMENTE especialidades)
  5.  # 6

    Meus caros, parece-me de facto que assim este forum não cumpre os seus propósitos, todos temos os nossos negócios e temos que os publicitar, no entanto parece-me que a intenção do Hugo é ter umas opiniões para inicio do processo. E receio bem ter de concordar com o Angelo, o Pedro consegue mesmo dar um orçamento só com os elementos que tem? e o que inclui isso?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: salapismo
  6.  # 7

    Caro RRufino citação feita pelo AoV no tópico onde me tenho referido a projectista como sendo o desenhador "O valor que dei ao projectista para o valor da construção da casa, é que não fossem ultrapassados os 200.000€".
  7.  # 8

    De facto tenho de concordar com doisarquitectos.

    O que o Sr. Hugo pretende é conhecer gabinetes de arquitectura, e não que lhe seja efectuados orçamentos, sem antes conhecer o projecto, isso será na fase seguinte a quem for seleccionado.
    Penso ser agir de má fé quem pretende angariar um projecto desta maneira, bem como desrespeito pelos colegas.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: salapismo, two-rok
  8.  # 9

    Colocado por: j.angelo_84Caro RRufino citação feita pelo AoV no tópico onde me tenho referido a projectista como sendo o desenhador "O valor que dei ao projectista para o valor da construção da casa, é que não fossem ultrapassados os 200.000€".


    Ok, então estou descansado, pois caso contrário pensei que tivesse que ir alterar o CV. Nesse caso, mau uso do conceito, não o propague.

    Nuno costa, acho que é a selva mercantil no expoente máximo...quer apostar que a proposta apresentada até se poderá manter, sendo rentabilizado depois um lucro sobre o projecto de especialidades? Isto é o parceiro eng. cobra x por um projecto e o arq. mete-lhe em cima 20 ou 30%?

    Concordo convosco Nuno e André, mas também concordo que depois de escolhido o arq. este tópico podia ter continuidade com a exposição de valores (pouco ético talvez...não sei).

    hfso qual a área óptima que acha que a sua casa teria?
  9.  # 10

    Nuno e RRufino eu fiquei com a sensação que o pmortal estava a dar um valor para um processo de licenciamento completo (arquitectura + especialidades), pelo que me consta à gabinetes de desenhadores (sem querer descredibilizar a profissão) que conseguem praticar esses preços. Acho que só fica em duvida se contempla também o projecto de execução e o acompanhamento e direcção técnica de obra. :)

    Mas eu sou novato na coisa...
  10.  # 11

    Mas a questão, é que depois existe uma diferença no projecto de arquitectura.

    Porque um arquitecto pensa os projectos, de forma a serem espaços agradáveis e aconselha o melhor (relação preço qualidade dentro do budjet do cliente).
    os gabinetes que fazem esse tipo de preços, provavelmente já tem trabalhos pré concebidos em que depois é fazer "copy paste" no terreno.
    Um dia mais tarde, passam os clientes em x sitio e veem a casa deles...

    Essa é a questão, e é nisso que os clientes tem de pensar.
    Se querem uma casa para lhes cobrir das intemperies, ou um espaço para habitar, viver e agradável para a vida.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    • hfso
    • 19 janeiro 2011

     # 12

    Colocado por: RRufinohfso qual a área óptima que acha que a sua casa teria?


    O tamanho máximo previsto é de 250 m2 para a área habitacional, não preciso mais que isso, mas a área total de construção no terreno é de 600 m2, mas pessoalmente não acho que maior é melhor, pois maior traz mais custos de construção e mais importante de manutenção e para o agregado familiar médio de 3.3 pessoas em Portugal não vejo necessidade de uma área superior, um dos condicionalismos é que a casa apenas deve ter um piso.
  11.  # 13

    concordo consigo, aliás tem estado presente em alguns tópicos ideias interessantes para reduzir espaço, nomeadamente no mobiliário. isso passa em grande parte por um bom projecto de execução, e de qualquer maneira 250m2 já não é uma moradia pequena.

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • hfso
    • 19 janeiro 2011

     # 14

    Nesta fase estou interessado em 2 coisas, 1º obter o máximo de 'inputs' para melhorar os pressupostos do projecto e com o objectivo de melhorar o 'value for money' do investimento e maximizar a poupança em termos de manutenção do edifício e espaço circundante, 2º obter contactos e opiniões de Arquitectos e ou Projectistas para o projecto.
  12.  # 15

    O que diz a lei 31/2009 é que o que você contrata é uma equipa projectista. É como no casamento, além da mais que tudo também vai ter de aturar sogros, cunhados e afins...
  13.  # 16

    hfso

    está a pensar muito bem.

    já agora nesses 250 m2 está incluido uma garagem? e que se não estiver tem ai uma casa um pouco "grande".
  14.  # 17

    Aprende-se muito neste tópico.
  15.  # 18

    Hugo, no que me toca, acho que deve tentar obter informação do terreno que comprou, perceber se existem zonas de aterro elevado,se o terreno tem condições de fundação por sapatas, pois facilmente lhe pode sair vantajoso ter cave. Este tipo de trabalho é facilmente "encomendavel" por um privado não técnico, no entanto, o acompanhamento por um coordenador de projecto será um bom auxiliar.
  16.  # 19

    tal como ???
  17.  # 20

    hfso,

    Por ter passado recentemente por um processo parecido com o seu (a minha vantagem era conhecer uns quantos arquitectos), recomendo que explore a sua lista de requisitos.

    Por exemplo, se lhe fizer sentido, defina:
    -áreas de compartimentos: por exemplo, pode fazer questão de ter uma cozinha com 30m2
    -uma vez que ainda são só dois moradores, pode fazer questão de ter uma área que, nos próximos anos será um berçário e depois será uma zona integrada na sua suite
    -se quer ter uma zona exterior mais ou menos elaborada para fazer almoços com os amigos
    - se quer ter zona de jardim/ horta/ relvado
    - se quer um escritório perto da entrada da casa
    -se quer uma lavandaria ou se as máquinas ficarão integradas na cozinha
    - se quer uma despensa
    -se quer uma zona para guardar produtos químicos e máquinas de tratamento do terreno


    Desenvolva uma lista de requisitos (a minha tem 4 folhas A4) e isso irá facilitar-lhe a conversa com os arquitectos que for consultar, bem como o trabalho do arquitecto escolhido.
 
0.0192 seg. NEW