Colocado por: eu
Uma coisa é Engenharia outra bem diferente é o mercado.
Os Engenheiros da Toyota também percebem da poda, contudo o Toyota Mirai não teve sucesso comercial, e os ligeiros a hidrogénio foram um flop.
Colocado por: Domfaz-me muito sentido que ataquem os veículos de transportes e afins.
Colocado por: eu
E nos pesados, qual é a vantagem em usar motores de combustão a hidrogénio relativamente a usar fuel cell ?
Colocado por: DomAs empresas não têm de mudar uma frota inteira, bastando adaptar os motores atuais a diesel
Colocado por: eu
Queimar hidrogénio é ainda mais estúpido que uma fuel cell, pois é ainda mais ineficiente.
Colocado por: DomA adaptação não é algo doutro mundo para quem saiba o que está a fazer e continua a ser mais em conta que trocar toda uma frota.
Colocado por: ferreiraj125Ninguém vai gastar dinheiro a trocar um motor a diesel funcional por um motor a hidrogénio.
Colocado por: harsousaHidrogénio? Os meus pensamentos:
Então para produzir (o verde), tenho de construir um parque fotovoltaico e gerar hidrogénio a partir da eletricidade gerada pelos painéis, que por sua vez a vão buscar ao sol... É eficiente? Sim, mas tem perdas
A fábrica só vai funcionar durante 8-9 horas, que é o período que está sol. Uma fábrica destas deveria operar 24 horas... É eficiente? NÃO... a menos que metam baterias colossais para armazenar energia...
Depois tenho de o pressurizar e liquefazer para poder transportar... criogenia... custa os olhos da cara...
Depois tenho de mudar todos os sistemas de abastecimento para operar com hidrogénio...
E, no final ainda o vou queimar num motor? É uma estupidez.
Ou então uso uma fuel cell? Gostava de ver uma a gerar 600 cv para movimentar um camião a sério. E, mais uma vez, o camião terá de ter baterias e motores elétricos, mesmo com a fuel cell.
Não fica mais prático desenvolver a tecnologia de baterias? Pelo menos vamos buscar a eletricidade à fonte...
O hidrogénio é para mim só isto, um meio caro e ineficiente de transportar energia do sol...
Venha gente mais entendida que eu e me diga se estou correcto ou errado nos meus pensamentos.
Colocado por: harsousaa menos que metam baterias colossais para armazenar energia...
Colocado por: rjmsilva
As baterias são o hidrogénio.
Colocado por: harsousaÉ uma estupidez.
Colocado por: rjmsilvaIsso é estúpido.
Energias renováveis não é só o sol.
Colocado por: harsousaFaltava-me dizer o seguinte. Um carro com fuel-cell tem:
Bateria para acumulação de energia
Inversor/variador para transformar a corrente contínua da fuelcell/bateria em alternada trifásica para alimentar os motores
Motores elétricos assincronos trifásicos (os mais comuns)
Um carro elétrico convencional tem o mesmo equipamento mas sem a fuel cell. Qual é o mais barato? Onde me vai ficar a eletricidade mais barata? Em casa na tomada ou no posto de abastecimento a hidrogénio?