Colocado por: HAL_9000Olhe o meu pai esteve emigrado 3 vezes em Fraça e sempre na apanha da fruta.
Colocado por: rafaelisidoroTem a noção de quanto ganha um trolha , um servente e um pedreiro por dia e quanto ganha por mês se estiver legalizado ?
Colocado por: SolivaPor acaso nem tenho a certeza que o meu pai tenha feito descontos em França.
Ou seja voltamos á questão … patrões e ausência de contratos.
Colocado por: HAL_9000nem tenho a certeza que o meu pai tenha feito descontos em França.
Colocado por: HAL_9000é quase certo que se tratam de trabalhos mal pagos que não permitem viver condignamente.
Colocado por: Dias12Será que não podiam fazer o percurso rumo ao sul para as nossas estufas.
Colocado por: Soliva
Os meus avós garantem-me que no caso deles esse era o motivo, mas obviamente não irei generalizar.
Na sua maioria sim, mas também sabemos que as gerações actuais não teem o mesmo estofo para o trabalho que as anteriores, logo para mim é … mais ou menos .
E acredito que veríamos , no momento que os empresários da área não conseguissem encher a massa laboral por não poderem contratar não documentados , certamente essa seria uma realidade .
Colocado por: Dias12Então a partir de que % é que passa a ser significativa?
Colocado por: Solivatem de haver legislação que não permita a contratação de mão de obra ilegal.
Colocado por: Dias12Naquele tempo se fizessem esses biscates e mais o trabalho normal em poucos anos e faziam uma casinha. Dava gosto esforçar mais um bocadinho, ficar mais uma horinha, ir trabalhar um sabado de manhã.Foi o que o meu pai fez. Fez e pagou a 100% a casa em 4 anos, com muito sacrifício pessoal é certo, mas ainda assim.
Colocado por: HAL_9000Foi o que o meu pai fez. Fez e pagou a 100% a casa em 4 anos, com muito sacrifício pessoal é certo, mas ainda assim.
Colocado por: Solivamas tem de haver legislação que não permita a contratação de mão de obra ilegal.
Colocado por: Solivapois legalizado ganha uma treta logo acima do ordenado mínimo nacional ... Mas tem férias , tem cx , tem seguro ... Mas contas feitas vai para Alemanha , Suiça etc etc e ganha por semana o que ganha num mês cá ! Depois dizem que cá não querem trabalho e vão carregar navios de cabo verdianos que não sabem fazer um **** a não ser andar em vigotas a 20m de altura ao pulos sem arnês para ganhar o mesmo dinheiro que se paga a um português que sabe trabalhar .
Não sei …, mas o que disse é bastante importante … legalizado.
É multar empresas que contratem quem não o está .
Colocado por: Dias12Naquele tempo se fizessem esses biscates e mais o trabalho normal em poucos anos e faziam uma casinha. Dava gosto esforçar mais um bocadinho, ficar mais uma horinha, ir trabalhar um sabado de manhã.como é que está os descontos para o governo quando se faz umas horinhas a mais ?
Colocado por: rafaelisidoropois legalizado ganha uma treta logo acima do ordenado mínimo nacional ... Mas tem férias , tem cx , tem seguro ... Mas contas feitas vai para Alemanha , Suiça etc etc e ganha por semana o que ganha num mês cá ! Depois dizem que cá não querem trabalho e vão carregar navios de cabo verdianos que não sabem fazer um **** a não ser andar em vigotas a 20m de altura ao pulos sem arnês para ganhar o mesmo dinheiro que se paga a um português que sabe trabalhar .
Colocado por: desofiapedrodeves ser a excepção !
Venho de uma familia de cabo verdianos que trabalha nas obras e sabe fazer um c***, enfim.
Colocado por: N Miguel Oliveirao seu pai emigrou também...Sim emigrou.....9 meses ao todo (3 x 3 meses nos 4 anos).
Colocado por: rafaelisidoroDepois dizem que cá não querem trabalho e vão carregar navios