Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Como posso rebocar depois de retirar os ajulejos sendo que o objetivo é terminar com mega fino para ficar liso como em cima.
      aef72aee-36f4-4866-b0a5-841e9f266152.jpeg
      65194f2b-7414-4536-8132-f3dbae878ca5.jpeg
    • jmc2
    • 10 junho 2024

     # 22

    Alguma dica para o restauro de um muro de pedra pretendia que a face de algumas pedras ficassem a vista tapando assim as juntas (feitas de cal e saibro penso eu) ja tenho mais ou menos uma ideia mas nao sei se será a melhor. Algum conselho?
  2.  # 23

    Foto
    • jmc2
    • 11 junho 2024

     # 24

    Queria que algumas pedras ficassem à vista.
      Screenshot_20240611_010408_Maps.jpg
    • jmc2
    • 11 junho 2024

     # 25

    E ja agora pretendia fazer um muro em bloco de pedra mas estou com algum receio em deixa lo com junta seca algum conselho para alguma argamassa para fazer de ligante.
  3.  # 26

    Colocado por: zemvpferreiraApesar de já ter usado cal em várias obras, confesso que usei sempre produtos pré-preparados, ou da Fradical (top dos tops) ou da Secil. Sendo que nenhum dos dois precisava de uma pré-mistura separada, diria que para o 2) não faz qualquer diferença.

    Já agora os meus parabéns em optar por rebocos de cal. Tenho na minha própria casa e acho-os extremamente agradáveis. Nem os pintei, levaram cera ou verniz por cima conforme a zona e siga para bingo.
  4.  # 27

    Boa tarde. Pode dizer-me que cera usou? Estou a fazer exactamente o mesmo. Obrigada!
  5.  # 28

    Cera de abelha se bem me lembro.
  6.  # 29

    Colocado por: rad_valGostaria de fazer uma pequena atualização sobre este tópico. Consegui misturar a cal hidráulica (com pozolanas) e a cal aérea com sucesso e fazer alguns testes numa escala maior.
    Testei as minhas duas misturas, a NHL3.5 da Secil e a Reabilita RB. Todas, exceto a Reabilita que está pronta a usar, foram feitas com 1 cal e 3 areias (uma mistura igual de areia ultrafina de 0,6mm, fina de 1,2mm e areia de rio de 2,5mm)

    Surpreendentemente (ou não) todos eles se comportaram mais ou menos da mesma forma:
    1) Ao contrário do cimento Portland, aderem extremamente bem ao substrato de adobe de Aveiro. Demoraram entre 10 e 20 dias para ficarem firmes como uma rocha. A cal aérea é a que demora mais tempo, mas depois de aderir, tem mais ou menos a mesma resistência aparente (por exemplo, cantos fortes, quase sem necessidade de reforço)
    2) Infelizmente, todos eles tinham fissuras na primeira camada. Tentei com uma rede e fibras de polipropileno, mas continuo a ter pelo menos uma ou duas grandes fissuras visíveis. Formam-se muito rapidamente, no segundo dia.

    Estou convencido de que está relacionado com o substrato ou com algo que faço mal quando estou a aplicá-lo (máximo de 2 cm de espessura, com a parede bem molhada). Penso que a parede de adobe suga muita água e seca o reboco demasiado depressa. Ainda estou a pensar numa solução para essa parte, antes de começar o resto das paredes.

    Qualquer ideia será bem-vinda! 🙏

    Assim que resolver este problema, para o resto da casa vou optar por cal NHL3.5 ou cal arial. Acrescentar eu próprio os pozolanos é uma dor de cabeça e não vale a pena. Reabilita ainda é muito caro, só queria ver como funciona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII,zemvpferreira,Tatafernandes,OliveiroS/N


    Como correu rad_val?
    Chegou a terminar o reboco?
    Gostaria de saber qual.o desfecho ;)
 
0.0133 seg. NEW