Colocado por: HFSFEstá a falar do aquecimento?temperaturas exteriores por ex
Pode-me dar um exemplo dos outros fatores?
Vejo que o tipo de sistema, a distancia e o isolamento da tubagem e provavelmente o isolamento da casa são fatores a ter em conta.
Colocado por: SrRtemperaturas exteriores por ex
Colocado por: HFSF
Como é que a temperatura exterior afecta a temperatura optima de arrefecimento interior?
Está a falar da eficiência da BC?
Colocado por: SrRQual é a bomba? A curva é sempre preferível usar no caso do piso radiante, inclusive para reduzir os custos de exploração, a temperatura exterior influencia nas necessidades da casa ou seja com uma temperatura exterior de 30graus por ex a bomba envia a x temp durante a noite a temperatura exterior baixa pros 20graus as necessidades sao inferiores entao a bomba envia a agua a uma temperatura inferior, outra coisa que influencia a temperatura de impulsao é o ponto de orvalho no interior da casa por ex
Colocado por: tc82cada passo dá erro de anti-congelamento ou algo assim. Eu acho que isso acontece quando a temperatura das divisões é atingida e os circuitos ficam todos fechadosnão será o vulgar 7H (falta de caudal)?
Colocado por: HFSFO que estou a perguntar é se esta temperatura é realmente a optima para a temperatura objectivo porque ao ver por aqui há pessoal a pedir 16, 17, 18 e parece estar a funcionar também.tudo isto obedece a calculos sendo que a temperatura esta diretamente correlacionada com a eficiencia, ponto de orvalho e sensação piso gelado.
A bomba também tem a possibilidade programar uma curva por exemplo, como existe a possibilidade acredito que possa ser usada para aumentar a eficiência ou até pode ser para cenários completamente distintos.
Colocado por: HFSFA BC é daikinqual delas?
Colocado por: HFSFPosso ver no manual mas alguém sabe se ela calcula o ponto de orvalho?a maquina não calcula o ponto de orvalho
Colocado por: Bragas VTenho o piso radiante a funcionar em arrefecimento, a aguar a sair da bomba a 16°..
O que é certo é que nestes dias de muito calor, a esposa já andava de manta pela casa.. subi a temperatura pedida nos termoestatos para 23 graus, e agora aquilo raramente liga, porque a temperatura tem-se mantido igual ou abaixo disso..
No entanto tenho um pequena divisão, com cerca de 10m2, separada da casa, e não há meio de a conseguir arrefecer..
O quente funciona muito bem e facilmente atinge a temperatura que peço.. agora no frio, estou a pedir 23° e nunca la chega.. anda sempre nos 25/26.
No geral, estou satisfeito.
Só uma questão se calhar para os técnicos, haverá relação entre o funcionamento do piso em frio e o aumento da humidade?
Colocado por: jorgealvestudo isto obedece a calculos sendo que a temperatura esta diretamente correlacionada com a eficiencia, ponto de orvalho e sensação piso gelado.
Colocado por: JCoimbra
O arrefecimento só foi pouco eficaz na divisão a parte ou foi na casa toda? Percebi que na casa até arrefeceu de mais para a esposa. Pelo que depreendo que foi bastante eficaz em arrefecer
Colocado por: Bragas V
Também pensei que pode ser porque tem um desumidifcador, que fica o dia inteiro a trabalhar e expulso ar aquecido... será?
Colocado por: HFSFEBLAqual a referencia completa?
Colocado por: Bragas VTambém pensei que pode ser porque tem um desumidifcador, que fica o dia inteiro a trabalhar e expulso ar aquecido... será?um desumidificador tipicamente liberta 350 a 650Wh de calor que pode ser relevante, mas para ter um desumidificador é porque tem humidade ambiente demasiado alta o que também influencia na diminuição da temperatura, depois existem muitos outros detalhes ou pormaiores que fazem toda a diferença.
Colocado por: HFSFConsegue-me apontar para alguma documentação sobre isso?os fabricantes de PRH disponibilizam os gráficos de rendimento em função dos diferentes parâmetros da instalação nomeadamente: espaçamento de tubagem, espessura de betonilha e afastamento máximo a elementos verticais (este habitualmente é muito mas muito descurado), é pedir estes elementos ao instalador e fazer a correspondência com o gráfico, depois as bombas de calor podem ser ajustadas para menores temperaturas afim de aumentar a potencia disponível tendo que estar sempre acima do ponto de orvalho podendo este ser defenido fixo ou com controle activo externo por sondas.