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  1. Colocado por: BelhinhoSe o quiser vender, alguém o compra?


    Tudo depende do preço... há mercado para tudo, eu comprava se fosse pechincha xD
  2. Compra com a mesma desvalorização de um carro equivalente a combustão com 200.000km. a diferença é que o dele se pagou em combustível, o carro a combustão custou outro tanto em manutenção e combustível 🤷

    Colocado por: pcspinheiroa questão é: quantos LEAF tiveram a bateria substituída já depois de acabar a garantia

    Um leaf com essa idade e kms é um tiro no escuro. Provavelmente um tiro nos pés.
    Agora... Um leaf não são todos os VE. A Nissan insistiu naquela fórmula que já se sabia ser má e o carro está em decadência total. Já outros carros equivalentes continuam sem qualquer problema.

    Colocado por: pcspinheiro- Dacia spring com 3 anos e 10.000km: 12.000€ negociável

    Valor perfeitamente justo. Os primeiros Spring saíram em França a 16k€. Depois com a crise dos componentes tudo subiu de preço desmesuradamente e em Portugal já chegaram a 22k€. Esse valor está muito adequado na minha opinião. Eu comprava
  3. Tudo bons argumentos. Aqui há umas semanas vi um ioniq 28 de 2020 com poucos KMS e por apenas 9900€. Não sei que problemas poderia ter, mas achei barato.
  4. Esse sim é demasiado barato. Até porque em 2020 acho (sem total certeza) que já não se vendia o 28kWh (saiu em 2016), só até 2019.

    Uma vista rápida ao OLX e estão (como é de esperar) mais caros que os Leaf de anos equivalentes. Também eram mais caros em novo, a Nissan há muito que faz grandes promoções e o importador da Hyundai sempre foi "guloso", infelizmente. Também por isso o sucesso dos importados
  5. Seria 2019?... Não me lembro e foi depressa. Estava erradamente anunciado como "ionoq" no OLX 😂 e tinha apenas 45000 km.
  6. Colocado por: BelhinhoSe o quiser vender, alguém o compra?


    Pelo preço certo vende-se sempre , mas de qualquer da formas enquando andar á lucro...
  7. E quando não der para andar mesmo em sucata deve valer um bom dinheiro já que os materiais da bateira nada têm a ver com os materiais dum motor ICE.
    Ou se conseguir mesmo ficar com a bateria sempre dá uma boa bateria lá para casa.
  8. Sobre o valor dos VEs e tal... Tenho um Leaf24 de 2012, que até há poucas semanas tinha uma autonomia máxima de uns 30km para menos :-) e portanto, pouco ou nava valia a nível comercial.
    O estado da bateria nos Leafs tem 12 barras e ele já só tinha 4 :-)

    Foi-lhe colocada uma "nova" bateria de 24 e passou a ter 9 barras e cerca de 100km.
    Resumindo, passei de um carro com uma autonomia limitadissima para um com uma autonomia bastante aceitável e de valor de mercado na casa dos 5.000€.
    Sobre o preço do transplate, não chegou a 2.500€.

    Se o vender por uns 5.000€, para quem faça uns 70km/dia são uns 18 a 20.000km/ano... e ao fim de pouco mais de 3 anos estaria pago com o preço da eletricidade versus gasóleo/gasolina.
    O mesmo é dizer que para quem mantivesse um ICE, ao fim desse tempo, teria gasto em combustível o valor pago pelo VE. Já não estou aqui a entrar com as despesas de oficina...
    • paulos
    • 18 junho 2024 editado
    Eu tenho um leaf 40 2019 N-Conecta 92mil km e continuo a achar que até é um bom carro dentro das limitações dele é claro. O certo é que me cobre 95% de todos os km que fazemos lá por casa anualmente, para férias e como a minha mulher tem de ter outro carro e faz apenas 5000km por ano, temos a gasolina e vamos nesse.

    Tem poucas cargas rápidas feitas não sei ao certo, mas é raro fazer, mas sei vendo com obd no leafspy que a bateria estava a ultima vez que vi com 89% de carga útil, a 100% tem dado 240/250km no inverno e 260/270km no verão. Se os faz? Sim bem perto disso, das vezes que o testei, umas das vezes até faria mais km que o anunciado (depende sempre da média feita).

    Fui buscar o IVA e ficou-me por pouco mais de 25mil €, nessa altura com esse € comprava um ford focus 1.0

    Nem todos conseguem ir buscar o iva, para isso tem de se abrir um excel e fazer contas é fácil, nem para todos compensa um EV
  9. Colocado por: paulosFui buscar o IVA e ficou-me por pouco mais de 25mil €, nessa altura com esse € comprava um ford focus 1.0
    E com os kms/anos que tens feito com o Leaf, esse focus teria uma despesa bem maior :-)

    Colocado por: paulosNem todos conseguem ir buscar o iva, para isso tem de se abrir um excel e fazer contas é fácil, nem para todos compensa um EV
    É um pouco isso e foi o que fiz para o primeiro VE. Para os seguintes, o que estava no "excel" era os consumos e a estética lol
    Agora entre nós, devem-se contar pelos dedos da mão quem faz contas ao consumo/manutenções/depreciação.... é mais do género gosto e compro, ou, o meu vizinho/amigo tem, tb posso e vou ter e ainda maior :-)

    Colocado por: paulosEu tenho um leaf 40 2019 N-Conecta 92mil km e continuo a achar que até é um bom carro dentro das limitações dele é claro.
    Também tenho um Leaf40 de 2018, com pouco mais de 100.000km, SOH nos 88%, com 63 cargas rápidas, mas destas, umas 10 ou menos é que poderiam ser consideradas rápidas :-) e deu conta do recado (agora tenho outro com maior autonomia como carro da família).
    Sou da zona de Mafra e já fui com ele para Monte Gordo, Castelo Rodrigo, Braga e sem problemas, o carro carregava enquanto os donos ou comiam ou esticavam as pernas, tranquilo.
    Agora, uma rápida ainda se faz, duas rápidas no mesmo dia para um Leaf é penoso!
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • paulos
    • 18 junho 2024 editado
    Colocado por: mafgodE com os kms/anos que tens feito com o Leaf, esse focus teria uma despesa bem maior :-)

    É um pouco isso e foi o que fiz para o primeiro VE. Para os seguintes, o que estava no "excel" era os consumos e a estética lol
    Agora entre nós, devem-se contar pelos dedos da mão quem faz contas ao consumo/manutenções/depreciação.... é mais do género gosto e compro, ou, o meu vizinho/amigo tem, tb posso e vou ter e ainda maior :-)

    Sem duvida que a grande maior parte das pessoas não faz contas, uns dizem que elétricos nunca por isso e por aquilo, mas vão comprar um carro a gasóleo para fazerem 10km por dia lol

    Também tenho um Leaf40 de 2018, com pouco mais de 100.000km, SOH nos 88%, com 63 cargas rápidas, mas destas, umas 10 ou menos é que poderiam ser consideradas rápidas :-) e deu conta do recado (agora tenho outro com maior autonomia como carro da família).
    Sou da zona de Mafra e já fui com ele para Monte Gordo, Castelo Rodrigo, Braga e sem problemas, o carro carregava enquanto os donos ou comiam ou esticavam as pernas, tranquilo.
    Agora, uma rápida ainda se faz, duas rápidas no mesmo dia para um Leaf é penoso!
    Concordam com este comentário:RUIOLI


    Sim, uma carga rapida no leaf é pacifico mais que isso é estragar, principalmente se for no verão. Eu fiz uma vez Troia-Pinhal Novo-Braga e jurei que nunca mais.

    No ano passado fui em Agosto para Torremolinos de Braga são sensivelmente 900km. No regresso vim a acompanhar um colega num BMW IX, tinhamos de parar a cada 200/250km pois ele tem um problema nas costas que tem de parar e aproveitava para carregar.

    Cheguei à conclusão de que ele gastou o mesmo ou mais que eu na viagem de regresso (o meu fez médias de 5.3L).
    Não poderíamos ir os dois carros juntos na viagem se fossem elétricos, pois na AE só podem carregar um de cada vez, portanto iria ser uma seca o tempo de carregamentos.

    Fiquei contente pela escolha que fiz do segundo carro ser a gasolina, assim não tenho problemas em viagens maiores e o custo mensal, como são poucos km, é irrisório. (os custos das manutenções nem contam pois estão incluídas durante 5 anos). IUC tb não pois está isento pela minha esposa.

    Sim a despesa com o focus seria maior sem duvida, se bem que iria fazer menos km. Ás vezes dou por mim a fazer quase 110km para ir a uma fonte do geres para encher garrafões de água, nem se pensa no custo pois são peanuts, se fosse a gasolina já ia pensar e o mais provável era não ir.
  10. Colocado por: paulosSim a despesa com o focus seria maior sem duvida, se bem que iria fazer menos km. Ás vezes dou por mim a fazer quase 110km para ir a uma fonte do geres para encher garrafões de água, nem se pensa no custo pois são peanuts, se fosse a gasolina já ia pensar e o mais provável era não ir.
    Como eu te compreendo e me revejo.
    Quando carregar na mobie era gratuiro, dei por mim e mais a familia dar umas voltas de VE só porque sim, carregar fora e chegar a casa com mais carga do que quando saí.
    É como ir aos shoppings, é escolher um qualquer, não é necessário ser o mais perto :-)
    Passei foi a gastar mais em extras (roupas/lanches....) :-) poupa-se na farinha gasta-se no farelo lol
    Concordam com este comentário: paulos
  11. E já que estamos nos VEs alguém tem um leaf 2 com jantes de 16" que gostasse de ter de 17"? 😁 O da esposa tem 17" mas não gostamos nada porque temos estradas menos boas na comuta diária e é um pouco penoso com tão pouco pneu... Já há algum tempo que tenho pensado em trocar, mas como em breve vou precisar de pneus, era uma boa ocasião para o fazer. Estão impec, troca por troca.
  12. Outra coisa; há tempos falou-se (aqui ou noutro tópico) das tarifas vantajosas da Luzigás para carregar EVs, mas não estavam a aceitar mais adesões. Hoje recebi email deles para formalizar a adesão, por isso se houver interessados vejam isso de novo.

    Fiquei foi curioso com o ponto 3.5 das condições gerais, onde falam na "anuidade" e remetem para o preçário online, mas não encontro nada... alguém?
  13. Colocado por: pcspinheiroE já que estamos nos VEs alguém tem um leaf 2 com jantes de 16" que gostasse de ter de 17"? 😁 O da esposa tem 17" mas não gostamos nada porque temos estradas menos boas na comuta diária e é um pouco penoso com tão pouco pneu... Já há algum tempo que tenho pensado em trocar, mas como em breve vou precisar de pneus, era uma boa ocasião para o fazer. Estão impec, troca por troca.


    Já andei num com 16 a diferença não é assim significativa, até me atrevo a dizer que nem se nota!

    Se andar sempre com a pressão correta 2.5/2.6bar nos quatro pneus, acho o carro bastante confortável.

    Se for como os leaf de serviço que me costumam dar e andar com 3.1bar aí vai ser uma pedra lol
  14. Eu costumo colocar os 2.5-2.6, sim, mas mesmo assim sofre-se bastante nos "muros" que colocaram a fazer de bandas sonoras na estrada perto de casa (ainda são uns 2 km daquela porcaria; quem fez aquilo não deve morar por lá...) e nos remendos que parecem estradas...
  15. Colocado por: pcspinheiroEu costumo colocar os 2.5-2.6, sim, mas mesmo assim sofre-se bastante nos "muros" que colocaram a fazer de bandas sonoras na estrada perto de casa (ainda são uns 2 km daquela porcaria; quem fez aquilo não deve morar por lá...) e nos remendos que parecem estradas...


    Acredita que a jante 16 não vai fazer milagres.

    A minha mulher tem um C4 dos novos e nesses casos é bem mais confortável com jante 18 que o leaf com 17, é do carro assim não há muito a fazer.
    • eu
    • 19 junho 2024
    Mais um a dizer, por experiência própria, que a mudança de jantes não faz grande diferença.
  16. Pois, não estava à espera de milagres mas pensei que amenizasse a coisa de modo perceptível...
  17. Estava para comprar um VE no próximo ano, tendo preferência pelo novo Tesla M3SR. Na eminência dos aumentos que se devem verificar pelo agravamento das taxas alfandegárias, estou indeciso...
    Gostava de ouvir opiniões :)

    1- comprar já de inventário;
    2- esperar para ver se a UE tem mesmo coragem de avançar com as taxas;
    3- esperar por 2025 que deve sair o novo MY, que sendo produzido em Berlin não terá estas taxas (mas pode ter aumentos)
    4- Outra opção inteligente que não me ocorra :)
 
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