Colocado por: Dias12Olhe, encontrei o que queriamos:
Colocado por: Dias12Olhe a sua tal casa de 100m2... precisa de 3100 brutos por mês para a ter.
Colocado por: zedasilva
Infelizmente esta é uma grande verdade que nem sempre os DO querem quer.
Há sempre aquela esperança de que "Comigo vai ser diferente"
Muitos DO mesmo quando avisados para a existência de sinais de alerta preferem enterrar a cabeça na areia e deixar o barco correr.
Colocado por: Dias12E outra coisa, num país que nem o capital próprio mínimo muita gente consegue ter para pedir empréstimo bancário
Colocado por: N Miguel OliveiraO que leio aí, é que os preços subiram mais em PT que na CH nos últimos anos.
House-price-to-income ratio
(...)
Supplementary notes
Ratio of prices to income per person after tax. 2015 equals 100.
Colocado por: Nostradamus
Diz literalmente que é o rácio €casa/salário.
Não fala em incrementos ou variações ou o que seja.
The ratio measures the development of housing affordability and is calculated by dividing nominal house price by nominal disposable income per head, with 2015 set as a base year when the index amounted to 100. Index value of 120, for example, would mean that house price growth has outpaced income growth by 20 percent since 2015.
Colocado por: antonylemose... voltamos ao mesmo... o DO nºao quer pagar o valor de essa gestao extra. quer pagar o minimo pelos papais exigidos por lei para um licenciamento.
essa gestºao/coordinaçao é o que se faz em muitos paises e cá nao.
Colocado por: marco1Miguel
em Portugal neste momento não é uns m2 a mais que estão a inflacionar a construção
não é por ai, não é esse ponto o crucial neste momento, as dificuldades tanto estão numa casa com 100m2 como na de 120 m2
é realmente o preço da mão de obra e dos ingredientes
Colocado por: Varejoteuma empresa de Viseu, a trabalhar em Oeiras.
Colocado por: FTavaresCom os preços como estão, diria que estamos perto de uma bolha, mas os agentes imobiliários dizem que ainda não e o que falta é produto para venderem mais, já que clientes ainda vão aparecendo.
Só não percebo como é que já fecharam centenas de empresas imobiliárias e de construção, além do números empregos que se perderam nestes sectores e mesmo assim os preços não baixam, é um fenômeno em contraciclo que existe em Portugal quando comparado com outros países.
Eu diria que provavelmente é mais barato mandar vir os trabalhadores de localidades do interior mesmo com baixa produtividade que isso causa do contratar construtores com mão-de-obra do perímetro urbano.