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    • eu
    • 5 julho 2024
    Colocado por: Nostradamuse um pack de baterias 5000€

    Pelo menos o dobro, provavelmente o triplo desse valor.

    Colocado por: Nostradamusparece-me perfeitamente normal haver pessoas a exigir ter garantias dignas no componente mais caro de um carro eléctrico.

    Ah, afinal alguém entende.
  1. Quando temos um componente num carro que custa muitas vezes mais de 60% do carro em novo é normal as pessoas se preocuparem com isso e quererem ter alguma segurança.
    Concordam com este comentário: eu
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  2. volto a dizer para quem faz muitos km's sem duvida é um otima solução , o carro paga-se a si próprio...em pouco tempo e ainda consegue começar a juntar para o próximo .

    Agora gastar 40/50k num carro para ir ao pão e depois falam das garantias...

    Cada um tem que fazer os seus cálculos , tenho 2 elétricos e a nível financeiro foi das melhores escolhas que podia ter feito .
    Quando derem despesa vou ficar **** é verdade no entanto , essa futura despesa já está no meu bolso a render .
  3. Por falar em garantias de BEVs, tenho lido em fóruns que, no caso dos ioniq, havia muitos carros a apresentarem degradação apreciável ao fim de poucas dezenas de milhares de kms mas que depois de uma actualização de software, presto 100% SOH ou quase... Há também muitos condutores desses carros a reportar SOH de 98%+ e nenhuma perda de autonomia ao fim de bem mais de 100.000 km, não sei se depois da tal actualização. Sem dados de longa duração (10+ anos) é impossível saber o quão fiável será uma bateria e qual o risco real de se precisar de trocar uma no tempo de vida útil do carro que, para mim, tem que ser sempre de 10-15 anos ou mais. Não sou de trocar de carro a não ser que o carro precise de ser trocado (porque deixou de servir as necessidades do proprietário ou porque começa a "custar mais do que vale") porque o custo ecológico e financeiro de mandar um carro para o lixo é sempre muito grande...
  4. Colocado por: mafgodSe quiserem um VE com garantia de 1milhão de kms...também tem.
    Chega, ou querem mais? :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zé Meirinho


    o NIO tem estacao de troca de baterias, a problematica nem se poe.
  5. Colocado por: SS1128E a questão é?...queriam que ao fim de 8/10 anos ainda tivesse 100% SOH? Lol.


    nao esperava 80%, mas ao fim de 2 ou 3 anos ter menos 20% de capacidade por exemplo, nao me deixaria nada contente.
    E sim, tenho um electrico.

    Colocado por: pcspinheiroPor falar em garantias de BEVs, tenho lido em fóruns que, no caso dos ioniq, havia muitos carros a apresentarem degradação apreciável ao fim de poucas dezenas de milhares de kms mas que depois de uma actualização de software, presto 100% SOH ou quase... Há também muitos condutores desses carros a reportar SOH de 98%+ e nenhuma perda de autonomia ao fim de bem mais de 100.000 km, não sei se depois da tal actualização. Sem dados de longa duração (10+ anos) é impossível saber o quão fiável será uma bateria e qual o risco real de se precisar de trocar uma no tempo de vida útil do carro que, para mim, tem que ser sempre de 10-15 anos ou mais. Não sou de trocar de carro a não ser que o carro precise de ser trocado (porque deixou de servir as necessidades do proprietário ou porque começa a "custar mais do que vale") porque o custo ecológico e financeiro de mandar um carro para o lixo é sempre muito grande...

    saber a degradacao da bateria e ter um controlo de quantos KWh sao carregados de 0 a 100%.
  6. Colocado por: Sasapo

    nao esperava 80%, mas ao fim de 2 ou 3 anos ter menos 20% de capacidade por exemplo, nao me deixaria nada contente.
    E sim, tenho um electrico.


    saber a degradacao da bateria e ter um controlo de quantos KWh sao carregados de 0 a 100%.


    E quantos casos conhece com 20% de degradação em 2 anos? Nem os clones com as LEV50 tinha esse nivel de degradação.
    O iOn que tinha, de 2017, estava a 90% da capacidade original em 2023. 6 anos, e perdeu 10% da capacidade da bateria e isto numa bateria muito mais fraca que qualquer bateria moderna.
    É um componente de desgaste, mas está longe de ser o bicho papão que as pintam. Continuo a dizer, preocupa-me mais a quantidade absurda de motores avariados (em várias marcas), do que as baterias.
  7. Dacia Spring

    Por acaso por o meu local de trabalho ter uma wallbox que mostra quantos kWh carregou tenho registado todos os carregamentos que lá fiz e ao fim de 42 mil km (1 ano e meio) não tenho notado grande diferença nos 3 parâmetros que analiso:
    - kWh/km, normal que o percurso trabalho-casa-trabalho é quase sempre o mesmo;
    - kWh/%, tem estado constante na mesma casa decimal: 0,30/0,31 kWh/%
    - kWh totais, este valor não é sempre igual porque uns dias faço mais km que outros.

    Só tive um dia que fiquei um bocado preocupado. Cheguei à wallbox e marcava 34,5 kWh carregados quando a bateria no catálogo diz que leva 27 kWh e nem a tinha tão descarregada quando pus a carregar - cerca de 25 %.

    Quando for fazer a revisão dos 50 mil a ver se peço para saber o SOH da bateria, mas não me parece que vá apresentar muita degradação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  8. Colocado por: eu
    Mais uma vez: a substituição de um turbo ou de um FAP não custa 15000€ como uma bateria !https://www.cbtnews.com/replacing-a-tesla-battery-costs-and-options-explained/

    Perante uma avaria de um turbo, injetores ou FAP, o custo para o cliente não é tão dramático como a substituição de uma bateria de um BEV.

    Quanto mais caro for um componente, mais importante é a garantia. Pensei que este conceito seria simples de perceber.


    Continuo sem perceber porque insiste em "substituir" a bateria.
    Quando avaria um FAP ou um turbo não manda o bloco para o lixo só porque sim (no caso dos turbos pode ser o caso)...
    Uma bateria são centenas de células, não é por uma estar fraca que vai mandar o resto para o lixo. Mais do que chorar por garantias irrealistas, deveríamos ter legislação a obrigar a que as baterias sejam modulares e reparáveis, e não todas coladas como as blade, por exemplo.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, Dias12
    • eu
    • 5 julho 2024 editado
    Colocado por: SS1128Continuo sem perceber porque insiste em "substituir" a bateria.


    Há alguma marca que, perante uma bateria avariada, faça a reparação da(s) células(s) em vez de substituir toda a bateria?

    https://www.youtube.com/watch?v=o3E2bIbek-M
  9. As marcas e se ainda em garantia, muito provavelmente não. Mas já não havendo garantia suponho que haverá alguma empresa especializada a fazer esses serviços (se for possível, como referido acima). A marca quererá certamente fazer sempre a troca da unidade toda.
    Concordam com este comentário: SS1128
    • eu
    • 5 julho 2024
    Colocado por: SS1128chorar por garantias irrealistas


    Uma garantia de muitos anos e muitos kms é irrealista porquê?

    Afinal se as baterias são assim tão boas, e se o risco de avaria ou degradação anormal é assim tão baixo, os fabricantes não deveriam ter problemas em garanti-las, pois não?
  10. Colocado por: pcspinheiroMas já não havendo garantia suponho que haverá alguma empresa especializada a fazer esses serviços (se for possível, como referido acima).
    Já há cá em Portugal várias empresas a sustituir baterias ou módulos de bateria defeituosos (onde seja possivel claro).

    Tenho um Leaf24 de 2012, que até poucos meses tinha uns 35km de autonomia e levou uma "nova" bateria tendo agora autonomia de quase 100km.
    Não fazia sentido a substituição de módulos porque estava degradada em todos os módulos.

    A empresa que fez a substituição faz também a substuição aos módulos inchados dos Leaf40. Aqui, como o problema é localizado, a substituição é possível e a um preço bem inferior à Nissan que teima na substituição da bateria toda!
  11. Colocado por: mafgoda substuição aos módulos inchados dos Leaf40


    Como identificou a presença de módulos inchados no Leaf e, muito importante, em quanto ficou a brincadeira?

    Já agora, alguém sabe se nas baterias dos ioniq 38 é possível trocar módulos individuais, no caso de haver problemas?
  12. Colocado por: pcspinheiroComo identificou a presença de módulos inchados no Leaf e, muito importante, em quanto ficou a brincadeira?
    Os Leaf40 nesta situação, deixam de andar :-(
    A identificação é visual, abrindo o pack da bateria.

    A minha brincadeira, e como a bateria que levou já tens uns anos e já com alguma degradação (9 barras em 12) ficou na casa dos 2.500€.
    Passou de um carro que fazia 35km a medo para um que dá para algumas aventuras (está como quando tinha 4 anos).
  13. Colocado por: mafgodOs Leaf40 nesta situação, deixam de andar :-(
    A identificação é visual, abrindo o pack da bateria.

    A minha brincadeira, e como a bateria que levou já tens uns anos e já com alguma degradação (9 barras em 12) ficou na casa dos 2.500€.
    Passou de um carro que fazia 35km a medo para um que dá para algumas aventuras (está como quando tinha 4 anos).

    Por isso é que leaf já risquei.
    Ficou com poucos kms na mesma a meu ver
  14. Colocado por: spvaleFicou com poucos kms na mesma a meu ver
    Os mesmos que fazia com 4 anos.
    Também podia ter colocado bateria com maior capacidade (30 ou mesmo 40), mas seriam outros preços.
  15. Colocado por: eu

    Há alguma marca que, perante uma bateria avariada, faça a reparação da(s) células(s) em vez de substituir toda a bateria?

    https://www.youtube.com/watch?v=o3E2bIbek-M
    alguns modelos da Stelantis as baterias são em módulos permitindo troca-los em separado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  16. A manutenção do automóvel será muito mais fácil.
  17. Na Alemanha tenho visto Ioniq 38 de 2021 com 30-40.000 Km por menos de €17k... Parece tentador (tenho lá o meu irmão para ajudar), mas nessa gama de preços diriam que há modelos mais apetecíveis?
 
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