Colocado por: pguilherme"isso do projecto está mal", "esses engº não percebem nada disso",o que em muitos casos é a mais pura das verdades, acho que ainda esta para aparecer o primeiro projeto de AVAC isento de erros graves.
Colocado por: jorgealves2 exemplos: uma certa obra o projetista definiu sistema de condutas com maquinas embutidas no tecto falso, problema: as maquinas têm 35cm de altura e o tecto tinha 12cm livres e o dono de obra só queria piso radiante.
outra: o projetista definiu a VMC centralizada com condutas de distribuição de 400mm sem contar com os cruzamentos e demais tubagens dispersas, o tecto falso só tem 20cm livres.
Colocado por: pguilhermeEm muitos casos, os profissionais são os primeiros a estimular esse espírito e a ajudar à festa... "isso do projecto está mal", "esses engº não percebem nada disso", etc. Basta ver aqui no fórum 😅
Colocado por: jorgealveso que em muitos casos é a mais pura das verdades, acho que ainda esta para aparecer o primeiro projeto de AVAC isento de erros graves.
o mais comum é o projetista de AVAC nunca ter falado com o dono de obra nem o coordenador de projetos se preocupar em verificar.
2 exemplos: uma certa obra o projetista definiu sistema de condutas com maquinas embutidas no tecto falso, problema: as maquinas têm 35cm de altura e o tecto tinha 12cm livres e o dono de obra só queria piso radiante.
outra: o projetista definiu a VMC centralizada com condutas de distribuição de 400mm sem contar com os cruzamentos e demais tubagens dispersas, o tecto falso só tem 20cm livres.
e o mais comum, habitual e que muito raras vezes foge disto: o projetista definir a potencia da bomba de calor e demais equipamentos independentemente das necessidades do imóvel e dos sistema adjacentes nomeadamente se ´piso radiante ou ventilo-convetores ou radiadores, numa obra tive que enviar as contas certinhas ao projetista para ele alterar o projeto.
Colocado por: pguilhermeEm muitos casos, os profissionais são os primeiros a estimular esse espírito e a ajudar à festa... "isso do projecto está mal", "esses engº não percebem nada disso", etc. Basta ver aqui no fórum 😅isso é bem verdade, ja por aqui se viu a cascar em projetos de ventilação, climatizacao e por ainfora
Colocado por: DR1982Depois o serralheiro diz que para as dimensoes dos vidros precsisa de um vidro de 5mm ou seja provavelmente ja não precisa desses 10cms de isolamento, com 8cms chegava mas o custo do tal ajuste de projetos é suportado por quem? Pois o DO provavelmente gasta menos em deixar o isolamento com os 10cms do que andar a pagar por outros projetos.
Isso serve para outras especialidades, o engenheiro diz que precisa de uma BC de 16kw, o técnico diz que com 8kw resolve, em que ficamos?
Colocado por: DR1982provavelmente
Colocado por: N Miguel OliveiraNão são só os DO a achar os projetos estanques, muitos engenheiros é exatamente o que acham, que fazem os projetos deles e pronto, depois o DO que faça como entender e como tal não é preciso perder muito tempo com isso.
A Suposição é a maior inimiga da Matemática.
Sobre-isolar pode trazer os seus problemas também.
Enquanto entendermos os projectos como algo estanque, encontraremos exemplos destes em quase todas as especialidades. Estas diferenças e consequentes correções são a essência da tal gestão que falavamos algumas páginas atrás.
Deveria ser a Matemática a dar a solução, e não somente o valor dos orçamentos ou suposições destas.
Colocado por: DR1982Não são só os DO a achar os projetos estanques
Colocado por: HFSFO melhor foi a resposta: "Pronto tem de se meter uma diferente" :) :)lá está, são os engenheiros que com este tipo de respostas desvalorizam o próprio trabalho.
Colocado por: DR1982isto é para a CM
Colocado por: jorgealveso mais comum é o projetista de AVAC nunca ter falado com o dono de obra nem o coordenador de projetos se preocupar em verificar.
Colocado por: DR1982lá está, são os engenheiros que com este tipo de respostas desvalorizam o próprio trabalho.
Colocado por: marcocarUma das coisas que tem bomem françaé a uniformização das estruturas.
Colocado por: HFSFFoi exatamente por isso que fiquei completamente abismado com a resposta.
Colocado por: rod_2000O novo pato bravo vai ser o imigrante Indiano, Brasileiro, Ucraniano etc etc em Portugal. O que eu até acho bom, porque vai trazer casas baratas para o mercado.
Colocado por: dmanteigaspato bravo
Colocado por: N Miguel Oliveira
Nunca estão bem...
Se não querem patos bravos, tratem bem que se porta bem. Se são imigrantes, é a catástrofe porque não sabem fazer nada. Se não portugueses são uns chulos que só andam a roubar as pessoas...
Tudo que o outro faça tem sempre defeito e é caro. Mas depois todos queremos melhores salários...
Tanta gente se queixa que há muito imigrante e muito português a ir para o estrangeiro. Porque será?
Ali na discussão ao lado... todo mundo contra quem cobrou demais por trocar um autoclismo... se fosse um tipo a fazer 500€ num dia graças à bitcoin ou especulação imobiliária, estava tudo bem. Mas se é canalizador já parece que não pode ganhar dinheiro.
Eu acho que muita gente ainda não percebeu passados estes anos todos, que é o DO quem está na mó de baixo agora... e apenas sofrem o inverso do que fizeram à malta das obras ali pelo 2011-2015...