Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Anonimo16062021,

    Pense comigo.
    VOCÊ vê algum inconveniente no facto de a humidade condensar num vidro? Estraga alguma coisa?
    Prefere que se multipliquem bichinhos no ar (bolor, vírus diversos,...) e os casos de alergias graças ao excesso de humidade, ou que a humidade condense noutro sítio qualquer (interior de armários)??

    Eu acho que PODE SER BOM a humidade EM EXCESSO condensar nas janelas!!!!
    1. É melhor condensar do que manter-se (em excesso) no ar;
    2. É melhor condensar nas janelas do que noutro sítio qualquer da casa.

    Já agora: nós é que descobrimos MESMO o caminho marítimo para a Índia, não foi? E não foi nada por engano!!! (quem foi o ignorante do alemão que disse isso?!) Foi uma gesta de todo um povo que durou dezenas de anos
    "Por engano" foi a descoberta da «América», a cujo povo ainda chamam «índios».

    Para quê menorizarmos aquilo que fazemos e fizemos bem melhor que todos os outros?
    Não tenha complexo de inferioridade! Provavelmente quem escreveu o artigo da Velux foi um turco (os nossos maiores inimigos históricos)! :-))


    "Tradução" (entre aspas!) do seu artigo:
    «Dicas para evitar a condensação: O que fazer se a janela "suar"
    (2002/10/12) inquilinos e proprietários do edifício, muitas vezes se queixam de em casas velhas e novas haver humidade nas paredes e vidros embaciados. A suposição de que a água penetra pelo lado de fora está próximo. Isso raramente é a causa. A humidade na casa pode ter muitas causas. Muitas vezes, a humidade condensa, também chamado de transpiração ou condensação: resulta num vazamento de água fria e ar expectante depositado em componentes.

    Crucial para a formação de condensação, são a temperatura e a humidade. Em sua forma original, é definido como um vapor de água invisível no ar. Esta proporção não é constante. O ar mais quente, mais água ele pode ligar. Se a temperatura não, a capacidade de absorção de água do ar de até um limite em que a umidade não pode ser considerada como o vapor do ar e do nevoeiro, nuvens ou mesmo água.

    A temperatura limite em que a humidade relativa é de 100 por cento significa que a temperatura do ponto de orvalho. Arrefecimento com vapor de água enriquecida de ar, ela atinge esse limite de saturação. É ultrapassado no frio pontos de uma área mais provável, o ar aqui é uma porção de água como condensação. Além disso, aumenta com a actividade das pessoas (através da respiração de ar, tomar banho, lavar e cozinhar) ou pelo comportamento de ventilação inadequada à condensação.

    Condensação em alguns lugares

    A casa tem diferentes zonas quentes. Pode ter um casting para a temperatura ambiente, bem como as paredes externas são isoladas, tais como aquecedores e janelas são colocados ou como o aquecimento do ar na sala para se espalhar. A quantidade de água no ar é geralmente a mesma em toda a sala. Se as temperaturas variam, no entanto, isso leva a várias humidades relativas. Se em algum momento, a temperatura cai tanto que a humidade relativa do ar atinge 100 por cento, é aqui da água. Isso leva à quantidade real de temperatura não será iniciado. Se houver humidade suficiente no ar, ela também pode ocorrer na sala de falha de condensação de temperatura. Se, por exemplo o ar estiver a 20°C e 50 por cento de humidade em superfícies cuja temperatura está abaixo de dez graus Celsius, caindo de condensação.

    Impeça a condensação
    A condensação só pode ser evitado se a humidade relativa do ar for inferior a 100 por cento. Isto leva a qualquer lugar na sala de uma equilibrada combinação de temperatura e humidade. "Controles", utilizado para fuga não planejada do edifício é uma mudança necessária de ar mais difícil, hoje a maior demanda na tensão da envolvente do edifício, esta troca de ar natural. reduzida - Quando o valor atingir o limite crítico deve ser aumentada a temperatura ou a humidade através da ventilação adequada - várias vezes por dia a passagem de cinco a dez minutos

    A condensação de risco são geralmente os pontos fracos térmica da envolvente do edifício e as paredes exteriores ou declives telhado. Também limita o regime desfavorável de radiadores, parapeitos de janelas ou cortinas, a circulação do ar ao longo de toda a superfície. Se, por exemplo, sob um telhado de janelas pode ser um peitoril da janela fechada, o ar quente não atingir o fundo da janela. Isso pode resultar na humidade e formam o molde ou eflorescência. Estudos científicos têm demonstrado que não o crescimento do molde até mesmo uma condensação visível é necessário. Moldes pode ocorrer mais cedo, quando a humidade relativa do ar é o componente superfícies tempo 80 por cento.

    Janelas de sótão estão expostos aos elementos muito mais do que uma janela da fachada. Neve, chuva, granizo e tempestades resfriá-los pesadamente. O frio na envolvente do edifício para cima subida do ar quente e húmido com as janelas de telhado e se condensa nas janelas. Para evitar a formação de condensação e, muitas vezes resultante do crescimento do molde, um aumento na temperatura da superfície nestas áreas é necessário, por exemplo, a janela do radiador montado. Você deve ser nos meses frios fraca, mas constante e continuamente para que o ar quente, as janelas e aquecida lentamente mais embaçados. O forro também garante direito de fluxo de ar quente melhor. A utilização de um revestimento especial de vidro com isolamento pode reduzir a condensação, pois quanto maior o valor do isolamento de um disco, a menos frio entra na sala e, assim, para o vidro. Em sua humidade "quente" no interior condensa menos, porque o ar saturado abaixo do ponto de orvalho
    »
  2.  # 22

    Estou com o Luis K. W.,

    Não é a situação ideal, mas em certos casos é a óptima e a possível. Neste caso o envidraçado funcionaria como um desumidificador "home-made" que retém o excesso de HR, evitando que haja condensações em locais mais prejudiciais à saúde humana. Este trabalho é feito à custa de todo o calor que se perde para o exterior.

    Inclusivamente já vi caixilharias de alumínio em que o fabricante "assumiu" à partida a condensação, deixando no topo inferior uma calha de recolha de água que a encaminha para o exterior.

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  3.  # 23

    Colocado por: Anonimo16062021 Luís, se as janelas forem de madeira ate pode estragar.

    Assim não vale ! :-))
    Já não se deviam usar janelas dessas há mais de 40 anos !

    Por outro lado, quando chove (pelo exterior), como é ? Não estraga ? ;-)
  4.  # 24

    Anonimo16062021,
    Suponha que se trata de uma casa em que as janelas NÃO estão devidamente isoladas (sem vidro duplo, nem corte térmico).

    Se o «radiador» (suponho que se refere a convectores) está por baixo da janela, o calor gerado vai SUBIR e aquecer a janela (evitando as condensações) e... MAIS NADA! Isto porque se a janela estiver GELADA, todo o calor que sai do aquecedor servirá para aquecer o vidro, em vez de aquecer a sala.

    Se o aquecedor estiver na parede oposta à janela, o calor gerado no aquecedor faz o ar subir (até ao tecto). Mas o ar descerá na zona (fria) da janela, havendo troca térmica, e provocando uma circulação de ar que vai tornar a temperatura da sala mais homogénea.
  5.  # 25

    Colocado por: Anonimo16062021Olhe bem para esta que e de madeira,imagine bem

    Olhar para esta janela de madeira ou para o vidro simples?mas afinal os inteligentes alemães também têm coragem de colocar vidros simples?
  6.  # 26

    Colocado por: Anonimo16062021Caro Jorge Rocha,mas nos estamos a falar sobre que?
    Não estamos a falar de condensações que se criam nas janelas?

    Cá para mim estava-se a falar do facto dos alemães ou outros tais ditos mais avançados que nós terem aquecedores debaixo das janelas...e o Luís foi correcto na análise...logo por azar o seu mostrou agora uma janela de madeira com vidro simples para provar não sei o quê.
  7.  # 27

    Colocado por: Anonimo16062021o que sei que também pode acontecer com vidro duplo ou não?

    A ser um vidro duplo rasca,acontece com frequência...mas com vidros para o efeito;duvido.
  8.  # 28

    Colocado por: Anonimo16062021nao me diga que na Alemanha não se aplique janelas o vidros de boa qualidade

    Ninguém diz o contrário.
  9.  # 29

    Colocado por: Jorge Rocha
    Ninguém diz o contrário.

    Ponho é em dúvidas a causa dos ditos aquecedores estarem debaixo das janelas por causa das condensações...aí é que eu disse que estava com o Luís.
  10.  # 30

    Colocado por: Anonimo16062021Mas eu posso lhe dizer que os alemães e nem só,também na Suíça,Áustria colocam os aquecedores debaixo das janelas por isso mesmo.

    Por cá em Lisboa,o que há mais é disso e em casas antigas com tectos de pé direito de 3 metros e tal...não é preciso ir lá para fora para ver o que cá existe há quase meio século.
  11.  # 31

    Colocado por: Anonimo16062021Então porque ainda esta em duvidas?

    Porque na realidade nesse tempo não havia meios para fazer boas janelas e bons vidros,e o espaço junto às janelas erradamente tinha avanço sobre a janela sendo esse espaço propício a humidades devido à parede junto à janela em baixo ser mais estreita.
  12.  # 32

    Que era ocupado com os tais aquecedores.
  13.  # 33

    Hoje, em BOSTON as condições atmosféricas eram:
    temperatura: -15.ºC
    humidade: 33%
    pressão atmosférica: 1030,5 mb
    ponto de orvalho: -28ºC (!!)

    E em LISBOA eram:
    temperatura: 6.ºC
    humidade: 66%
    pressão atmosférica: 1012,5 mb
    ponto de orvalho: +4ºC (!!)

    Isto para explicar que, quase à mesma latitude, a probabilidade de haver condensações em Lisboa é muito maior do que em Boston - apesar de lá fazer muitíssimo mais frio - porque cá está O DOBRO da humidade relativa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Nene2011
  14.  # 34

    Colocado por: Luis K. W.humidade: 66%

    E hoje quase que nem chuva teve...para mim estava seco...estou a falar na avª da República onde estive hoje a almoçar no centro comercial apollo 70.
  15.  # 35

    O sr. Anonimo16062021 diz que é por essa razão que lá fora colocam os convectores por baixo das janelas, e será que isso não faz com que a humidade vá parar a outro lado? Bolor nas paredes, nos armários, ou por trás dos móveis?

    É que se evitamos que ela condense nos vidros podemos estar a "empurrá-la" para sítios piores, não será?
  16.  # 36

    boas
    estou a ver que daqui a dias para tirar condensação das casas vejo alguém por aqui a dizer que em vez de janelas ponham lá um fogão aceso ou quem sabe uma lareira estou mesmo a ver , se há humidade condensação dentro de casa o que provoca isso é o isolamento da casa está mais que provado que quanto mais se isolar pior , imagine-se com a cabeça dentro de um saco plástico (simples material que não respira tal como o vidro ou o alumínio ou mesmo algumas tintas ) se você não fechar o saco e respirar normal verá que não morre né e a condensação derivado ao bafio (humidade e calor ) será muito pouca ou nenhuma mas se você isolar bem o saco não só deixa de respirar como morre e fica com a cara toda molhada lol dá para perceber a diferença quanto mais você isola mais agua aparece nas paredes principalmente na zona de maior fluxo de pessoas tipo ( quartos de cama fechados a noite , casas de banho durante um duche , cozinhas durante o trabalho , ect ) o concelho não é colocar algo para disfarçar porque isso é prejudicial á saúde é mais arranjar uma solução que realmente seja benéfica para quem la vive ... e o que você precisa é renovar o ar da sua moradia tende entender-se com um técnico e arranjar o melhor sistema de circulação e renovação de ar para a sua moradia ... já agora se alguém já reparou com uns concertos de moradia se substituíram janelas de madeira por alumínio se não foi a partir daí que começou a ficar tudo molhado , o problema maior não é o facto da janela ficar molhada mas sim perceber que aquela agua toda que ali ficou foi uma pequena parte de agua que o ar transporta e que nós respiramos mas não fiquem por aqui não pensem que é só janelas nem só alumínios os p vc também são uma doença e outros materiais que não respirem ou que não absorvem nunca deveriam ser usados principalmente no interior das paredes exteriores ... fiquem bem
  17.  # 37

    o sr dias tem razao sr two-rok !
    por acaso ja me dei ao trabalho de perguntar esta semana a pessoas especializadas no ramo e e todos me disseram a mesma coisa ,o motivo dos convectores ficar de baixo das janelas e mesmo para iliminar as humidades nas janelas e combater o frio que entra no caso de as janelas serem antigas ,e a casa mantem-se mais quente eu pessoalmente tambem acho k nao fica nada bem de ver numa casa as humidades nos vidros .
  18.  # 38

    paulof.
    Não estou nada de acordo com esses «especialistas». Se querem aquecer SÓ o vidro, tudo bem.
    Mas lembre-se, por um lado, que não é o frio que entra (excepto se estivermos a falar de vento!), é o calor que sai.
    Por outro, para esse efeito (quase que) tanto fazia colocar o convector do lado de dentro como do lado de fora da casa! :-))

    Se você acha que "não fica bem" ver humidade nos vidros, eu garanto-lhe que não faz bem nenhum à saúde haver excesso de humidade no ar de toda a casa (mas é "óptima" para a multiplicação do bolor e para a transmissão de vírus!).
    Mais vale que a humidade em excesso condense algures. E antes num vidro que num tecto ou dentro de um roupeiro!

    rafaelisidoro.
    Uma coisa é aumentar o isolamento (térmico), outra coisa é tornar impermeável ao vapor.
    Se em vez de meter a cabeça num saco de plástico meter numa caixa de cortiça, aumentará brutalmente o isolamento TÉRMICO, e não terá nenhuma condensação (porque a cortiça é hiperpermeável).
  19.  # 39

    Estou com o Luis K.W.

    Se aquecem os vidros porque é feio condensar lá... a humidade só tem de escolher a superfície mais fria a seguir aos vidros e condensar...
    se o isolamento é tal que não encontre nenhuma superfície com temperatura apropriada para a condensação, a humidade ficará no ar... deteriorando o ar... causando maus cheiros e no limite doenças...

    Quer-me parecer que nas casas mais antigas, isto serviria outro propósito... com janelas com fraco isolamento, onde facilmente se sente o vento... ao colocar aquecimento por baixo acaba por fazer uma cortina de ar impedindo-o de entrar... mas isto apenas funciona porque as casas são velhas com deficiente construção...

    Por isso ou quarto tem circulação de ar não forçado (o que me parece difícil sendo um quarto) ou então que condense no vidro... se a caixilharia estiver em condições a agua resultante será enviada para o exterior...

    Não sendo eu perito (nem coisa que se pareça) acho engraçado que algo cientifico gere tanta discussão... e daí talvez não... talvez justifique algumas construções que temos por cá.
  20.  # 40

    rafaelisidoro.
    Uma coisa é aumentar o isolamento (térmico), outra coisa é tornar impermeável ao vapor.
    Se em vez de meter a cabeça num saco de plástico meter numa caixa de cortiça, aumentará brutalmente o isolamento TÉRMICO, e não terá nenhuma condensação (porque a cortiça é hiperpermeável).
    Boas
    Oh amigo se fizer uma casa de cortiça eu até compreendo e nada me faria pensar o contrario , agora colocar cortiça dentro de uma zona de humidade para tirar humidade não tem lógica nem comentários continuas a ter a cortiça a absorver a humidade mas continuas a ter o ar da casa sempre carregado de humidade , a meu ver só ia aumentar o risco de doenças
 
0.0200 seg. NEW