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  1.  # 681

    Eu também sou contra a mensalidade da Via Verde, mas há que reconhecer alguns benefícios de a usar vs não usar.
    Nas AEs é a poupança no consumo entre parar e voltar aos 120 km/h vs reduzir apenas para 60 km/h.
    É uma poupança pequena? Sim é, mas é para o nosso lado.

    Agora, o que eu gostaria de saber era o seguinte: Nos estacionamentos ou centros comerciais, quando entramos com Via Verde, ao sair, eles contabilizam a hora de saída quando abre a cancela, ou retirar 5 minutos a esse valor? Porque na realidade se pagassemos com o ticket na máquina pagamos sempre menos tempo de estacionamento do que aquele em que realmente lá estamos dentro...
  2.  # 682

    Colocado por: JosebaPorque na realidade se pagassemos com o ticket na máquina pagamos sempre menos tempo de estacionamento do que aquele em que realmente lá estamos dentro...

    e o tempo de espera na maquina, ou as filas, ou ter de ir à maquina que pode estar longe do local de saida/ lugar de estacionamento.... Com A via Verde é sempre a andar...
    Por acaso o meu contrato é antigo,não pago nada destas facilidades...
  3.  # 683

    Colocado por: Carvai
    Sim, mas ao contrário dos serviços públicos não é obrigatório pagar. Pode pagar nas portagens, pois faz todo o sentido pagar uns milhares de euros por umas jantes XPTO mas uns cêntimos para não parar nas portagens é um roubo. Ou andar a 150 e gastar mais 2 ou 3 Lts/100 mas meia dúzia de euros/ano é uma roubalheira. E andar nas AE não é obrigatório.

    Boa tarde. Pode ter alguma razão na sua argumentação, mas o que não se pode aceitar é o uso da posição dominante/monopólio para impor alterações contratuais da forma de pagamento dos serviços.
    Já me disseram que vão deixar de ser aceites os identificadores antigos, a partir de 2028, não porque estejam avariados, mas porque a troca obrigatória, trás mais receitas á concessionária Via Verde a isto chama-se extorsão.
  4.  # 684

    Colocado por: Carvaiois faz todo o sentido pagar uns milhares de euros por umas jantes XPTO mas uns cêntimos para não parar nas portagens é um roubo. Ou andar a 150 e gastar
    Tenho as jantes de origem, não ando a mais de 120Km/h na AE e mantenho geralmente uma média de 4,7 L/100.

    Considero um roubo pelo simples motivo de não poder pagar as portagens das SCUTs (“Sem Custos para os Utilizadores”) sem antes ter de pagar uma taxa qualquer, seja através da via verde, seja através dos CTT.

    Andar na AE não é obrigatório. Por isso mesmo sempre que tenho alternativas viáveis, não as uso. Faço amiude AML-Coimbra. Se usasse sempre AE, representada a modica quantia de 36 euros em portagens numa viagem ida e volta. Outro roubo.

    Agora quando a única alternativa é fazer mais duas horas por estradas secundárias que mais parecem campos minados, que remédio.

    Da mesma forma que o Carvai não se importa de pagar "meia dúzia de euros/ano" apenas para poder pagar portagens, eu por princípio cosidero uma idiotice ter de o fazer.

    Quantos países europeus obrigam a pagar uma taxa para poder pagar uma portagem?
    Concordam com este comentário: NTORION, Vítor Magalhães, psergio57
  5.  # 685

    Colocado por: Pedro Barradase o tempo de espera na maquina, ou as filas, ou ter de ir à maquina que pode estar longe do local de saida/ lugar de estacionamento.... Com A via Verde é sempre a andar...
    Ao contrário das AE, a via verde nos estacionamentos pode fazer de facto sentido, sobretudo por poder acrescentar tempo de estacionamento, sem ter de ir à maquina.
  6.  # 686

    Colocado por: Carvai
    Sim, mas ao contrário dos serviços públicos não é obrigatório pagar. Pode pagar nas portagens, pois faz todo o sentido pagar uns milhares de euros por umas jantes XPTO mas uns cêntimos para não parar nas portagens é um roubo. Ou andar a 150 e gastar mais 2 ou 3 Lts/100 mas meia dúzia de euros/ano é uma roubalheira. E andar nas AE não é obrigatório.

    Engraçado o Carvai, no tópico ao lado é contra o aumento dos funcionários, neste defende o descaramento da VV.
    • argo
    • 19 julho 2024

     # 687

    Nas scuts, o pagamento via ctt ou o que for tem a única funçao de dar valor à via verde. Nos dias de hoje um debito directo podia estar associado à matrícula lida no pórtico.
    Concordam com este comentário: Dias12, eu, psergio57
  7.  # 688

    Poder podia, mas como ia justificar a venda de todo o sistema via verde que só eles comercializam? :)
    Concordam com este comentário: jdmosorio, HAL_9000, eu
    • argo
    • 19 julho 2024

     # 689

    Colocado por: pedrodmsousaPoder podia, mas como ia justificar a venda de todo o sistema via verde que só eles comercializam? :)

    Exacto!
  8.  # 690

    Colocado por: HAL_9000Quantos países europeus obrigam a pagar uma taxa para poder pagar uma portagem?

    Na Suíça , na Áustria e outros locais paga um selo para andar nas autoestradas mesmo que nunca circule lá.

    Colocado por: argoNas scuts, o pagamento via ctt ou o que for tem a única funçao de dar valor à via verde. Nos dias de hoje um debito directo podia estar associado à matrícula lida no pórtico.

    Como já expliquei á atrasado nem sempre o dono da matricula é quem paga as portagens. E também existem problemas de privacidade. E quando alguem se "esquece" de pagar as portagens o Estado através da AT fatura generosamente .
  9.  # 691

    Colocado por: Carvai
    Na Suíça , na Áustria e outros locais paga um selo para andar nas autoestradas mesmo que nunca circule lá.


    Eu defendo isso igualmente ppr cá. Qualquer pessoa não se importaria de pagar 50/100 € ano (meio ano / ano inteiro, por exemplo) e poder circular em todas as AEs sem tretas de aparelhómetros agarrados ao vidro...
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 692

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Eu defendo isso igualmente ppr cá. Qualquer pessoa não se importaria de pagar 50/100 € ano (meio ano / ano inteiro, por exemplo) e poder circular em todas as AEs sem tretas de aparelhómetros agarrados ao vidro...

    Pois eu sou contra, já tive 4 VV e só uma era usada com alguma frequência. A da mota era muito util pois dava desconto e pagar portagens numa mota era um pesadelo. Agora só tenho duas e uma delas praticamente só uso em estacionamentos.
    E relativamente ás SCUT's só têm que reclamar com o Estado pois conforme o nome indica era para ser á borla, mas depois por causa do famoso défice passamos a pagar e o Estado para evitar mais despesas dispensou as portagens físicas e inventou estas que obrigam a pagamentos mais complicados.
  11.  # 693

    Colocado por: CarvaiNa Suíça , na Áustria e outros locais paga um selo para andar nas autoestradas mesmo que nunca circule lá.
    E quantos Km podem fazer com esse selo? Os que quiserem, n é?

    Devo depreender pelas suas palavras que esse selo é obrigatório? Mesmo que seja, o que duvido, o selo na Suiça custa cerca de 40 euros anual, pelo que diz o Dr. Google. Pois bem isso é o que pago numa viagem a Coimbra, para fazer 500 km....e estou muito longe de ganhar um ordenado médio suíço.

    Mas por aqui tbm fazemos pagamentos coercivos, com o que pagamos as concessionárias por as ex-scut estarem as moscas, com a agravante que nao podemos andar nelas sem pagar novamente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 694

    Colocado por: taunus

    Isso é uma sacanagem deles, um verdadeiro scam. Os f d p fazem essa m erda para se comprar os identificadores deles. Vai ter de ligar e pedir para eles activarem alegando que nunca cancelou o contrato.

    Vejam bem a desonestidade desses gajos. Quando o meu passou a dar amarelo pensei que era da pilha. Fiz a desactivação e activação e aconteceu-me o que aconteceu a si e tantos outros. Liguei, reclamei e os gajos activaram novamente o contrato, pois eles sabem bem o scam que estão a fazer. Agora dá verde em todo o lado, a pilha "recarregou" milagrosamente.

    Reclamou por telefone ou teve de ser por escrito?
    Que argumentos utilizou?
    Obrigado.
  13.  # 695

    Colocado por: HAL_9000Mas por aqui tbm fazemos pagamentos coercivos, com o que pagamos as concessionárias por as ex-scut estarem as moscas, com a agravante que nao podemos andar nelas sem pagar novamente.

    Não foram as concessionárias que obrigaram o Estado a construir Kms de autoestradas inúteis. Os Governos e as Camaras queriam votos e toca de plantar alcatrão por esse País fora. Como não tinham dinheiro para as obras ofereceram o negócio aos privados e quem vier a seguir que se amanhe.
  14.  # 696

    Colocado por: CarvaiNa Suíça , na Áustria e outros locais paga um selo para andar nas autoestradas mesmo que nunca circule lá.

    Na Suiça só paga se quiser lá andar, na Áustria não sei porque nunca por lá andei.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  15.  # 697

    Colocado por: Carvai
    Pois eu sou contra, já tive 4 VV e só uma era usada com alguma frequência. A da mota era muito util pois dava desconto e pagar portagens numa mota era um pesadelo. Agora só tenho duas e uma delas praticamente só uso em estacionamentos.
    E relativamente ás SCUT's só têm que reclamar com o Estado pois conforme o nome indica era para ser á borla, mas depois por causa do famoso défice passamos a pagar e o Estado para evitar mais despesas dispensou as portagens físicas e inventou estas que obrigam a pagamentos mais complicados.

    Eu já tive VV e na altura julgo que custou-me 17€ o aparelho (2001), troquei a pilha quando dava para trocar e depois deixei pura e simplesmente de usar porque não andava em AE (havia as Scuts). Depois, as Scuts começaram a ser portajadas e não me apeteceu trocar o identificador. Agora, pago nas portagens ou através da app dos CTT (ex-scuts). Com a vantagem de quando ando de mota as portagens (pórticos) são menos ou inexistentes, sem ilegalidades.

    Nota.
    Fui no final do mês passado aos Picos da Europa, entrei em Puebla de Sanabria e até Leon (ida e volta) sempre em AE sem a porcaria de uma portagem. Aqui em PT, contam-se pelas mãos os troços de AE com menos de 10 kms sem portagens...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16.  # 698

    Colocado por: CarvaiNão foram as concessionárias que obrigaram o Estado a construir Kms de autoestradas inúteis
    Pois não mas foram ótimas a assinar contratos altamente lesivos para o estado. Em situações destas o estado já é tdb (tudo de bom). Ainda gostava de saber quais foram os "argumentos" apresentados aos representantes do estado que os negociaram.
  17.  # 699

    Colocado por: Carvai
    Não foram as concessionárias que obrigaram o Estado a construir Kms de autoestradas inúteis. Os Governos e as Camaras queriam votos e toca de plantar alcatrão por esse País fora. Como não tinham dinheiro para as obras ofereceram o negócio aos privados e quem vier a seguir que se amanhe.

    Quais são essas AEs inúteis?
    Veja lá que aqui pelo norte até temos concessionárias a fazer publicidade em vias de outras concessionárias.
    https://maps.app.goo.gl/7VGJFDD1XTePNbbW8?g_st=ac
  18.  # 700

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Quais são essas AEs inúteis?
    Veja lá que aqui pelo norte até temos concessionárias a fazer publicidade em vias de outras concessionárias.
    https://maps.app.goo.gl/7VGJFDD1XTePNbbW8?g_st=ac

    A A28 paralela à A1 de Aveiro ao Porto...
    Concordam com este comentário: Dias12
 
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