Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 16 julho 2024

     # 641

    • eu
    • 16 julho 2024

     # 642

    "A central utiliza o hidrogénio como subproduto e recebe-o, por via de uma conduta de 10 km das indústrias vizinhas."

    De onde virá esse hidrogénio ? Como é produzido?
  1.  # 643

    Eu sigo a moda do hidrogénio desde que, há mais de 30 anos, aprendi acerca da electrólise da água. Na altura parecia-me óbvio: usa-se a energia do sol para realizar o processo, armazena-se em tanques e usa-se nos carros. Mas mais de 30 anos volvidos, o hidrogénio continua uma miragem como fonte de energia limpa e, sobretudo, barata. E, no entretanto, já meteu MUITO dinheiro no bolso de tantos que prometiam mundos e fundos com o hidrogénio "verde". Um dos grandes problemas é que os processos para produzir hidrogénio NÃO são limpos e provavelmente geram mais CO2 que o que se poupa com o seu uso. Excepto, claro, o uso de energia solar para alimentar electrolizadores; mas é ineficiente e mais vale usar a energia directamente. Apesar de eu não ter formação científica nessa área específica, na minha opinião - vale do que vale- o H2 não é a solução nos moldes actuais, nem nunca será mais do que um mecanismo de chupar fundos para buracos sem fundo.

    Por outro lado, tecnologias baseadas no uso de enzimas poderão gerar hidrogénio limpo, inclusive a partir de resíduos. Estes processos existem na natureza e tiveram milhões de anos para evoluir, são eficientes. Mas não vejo que seja possível alimentar as necessidades de combustível à escala planetária. O futuro o dirá, já que estamos sempre a inventar coisas fabulosas (no meio de muitas inúteis - sim TikTok...).
    Concordam com este comentário: rcd2023, ferreiraj125
  2.  # 644

    O hidrogénio como armazenamento de energia é um tiro no pé, uma autêntica parvoíce.

    Não sou eu que o digo, como é óbvio, que não tenho credenciais para tal. Mas não é preciso procurar muito

    Mas para se ouvir isto (a verdade?), também não podemos confiar nos nossos governantes ou agências governamentais.

    É o mundo em que vivemos...
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, eu
  3.  # 645

    É o que eu venho a dizer: há muitos int€r€ss€s em continuar a saga do hidrogénio, enquanto a torneira estiver bem aberta. Faltam governantes idóneos e com formação científica para poderem questionar o cerne das coisas. Pergunto-me quem terá convencido a EU de que era boa ideia enterrar biliões nisto... 🤔
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 646

    Tal com os juízes têm especialistas/conselheiros para os mais diversos temas, os políticos também. Mas o que manda no mundo é o €...nem mais, nem menos.
    • eu
    • 18 julho 2024

     # 647

    É engraçado ler novamente as páginas iniciais deste tópico...
  5.  # 648

    Por aqui estamos a construir uma unidade com capacidade de 100MW, não vai é abastecer nenhum carro.
    • SrR
    • 23 julho 2024

     # 649

    • SrR
    • 18 agosto 2024

     # 650

    • SrR
    • 5 setembro 2024

     # 651

    • eu
    • 8 setembro 2024 editado

     # 652

    O estrondoso sucesso do Mirai deve ter convencido a BMW ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  6.  # 653

    Em 1998 conduzi um dos 2 primeiros Lexus 400 (a gasolina). Na altura todos diziam que a Lexus não tinha futuro em Portugal e muito menos os híbridos.
    • Dias12
    • 8 setembro 2024 editado

     # 654

    A pequenina diferença (muito pequena mesmo) é que para gasolina já havia estações de combustível. E eletricidade tambem temos à distância de uma tomada caso fosse plug-in.
    Temos o mesmo para o hidrogénio?

    Os carros a hidrogénio são mais parecidos com os eletricos que com a motorização ICE. Por isso é que acho estúpido continuarem a desenvolver essa motorização.
    Concordam com este comentário: mafgod, harsousa, eu
    • eu
    • 9 setembro 2024

     # 655

    Colocado por: CarvaiEm 1998 conduzi um dos 2 primeiros Lexus 400 (a gasolina). Na altura todos diziam que a Lexus não tinha futuro em Portugal e muito menos os híbridos.


    E o que é que isso significa?

    Que qualquer projeto, por mais irracional que seja, pode ter sucesso?
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  7.  # 656

    Defina "irracional". Há 15 anos atrás comprar um VE em Portugal era irracional. Não havia onde carregar. Na altura troquei um carro a diesel por um hibrido a gasolina, e o termo usado foi esse, irracional. 13 anos depois e 150.000Kms ainda o ofereci ao filho de um amigo sem nunca ter dado problemas e com consumos muito razoáveis. E deu um jeitão na greve dos combustíveis pois gasolina havia sempre.
  8.  # 657

    Não tinha tomadas em casa à 15 anos atrás?

    Colocado por: CarvaiDefina "irracional". Há 15 anos atrás comprar um VE em Portugal era irracional. Não havia onde carregar. Na altura troquei um carro a diesel por um hibrido a gasolina, e o termo usado foi esse, irracional. 13 anos depois e 150.000Kms ainda o ofereci ao filho de um amigo sem nunca ter dado problemas e com consumos muito razoáveis. E deu um jeitão na greve dos combustíveis pois gasolina havia sempre.
    Concordam com este comentário: Dias12, eu, ferreiraj125
  9.  # 658

    Nem toda a gente vive em moradias.
    • Carvai
    • 10 setembro 2024 editado

     # 659

    Colocado por: ricardoantunesNão tinha tomadas em casa à 15 anos atrás?

    Tenho tomadas na sala mas não consigo levar o carro ao 3º andar.
    E o hibrido não era plug-in, não havia disso. Era um simples Honda Civic Hibrido.
  10.  # 660

    Colocado por: Carvai
    Tenho tomadas na sala mas não consigo levar o carro ao 3º andar.
    E o hibrido não era plug-in, não havia disso. Era um simples Honda Civic Hibrido.


    Sendo assim, continua a ser "irracional" você (e qualquer pessoa que more em apartamento sem lugar de garagem+tomada) comprar um VE para ser carregado exclusivamente em postos de carga.

    E mesmo com uma possível expansão do hidrogénio não acredito que o preço do mesmo por km baixe para valores inferiores aos dos eletricos.
 
0.0321 seg. NEW