Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Dom
    • 11 janeiro 2024

     # 601

    Colocado por: eu

    Uma coisa é Engenharia outra bem diferente é o mercado.

    Os Engenheiros da Toyota também percebem da poda, contudo o Toyota Mirai não teve sucesso comercial, e os ligeiros a hidrogénio foram um flop.
    Concordam com este comentário:ferreiraj125

    A notícia menciona motores a combustão para pesados...
    Até posso concordar com alguns argumentos contra os motores a combustão, mas neste caso, faz-me muito sentido que ataquem os veículos de transportes e afins.
    Os ligeiros, a conversa há de ser outra.
    • eu
    • 11 janeiro 2024 editado

     # 602

    Colocado por: Domfaz-me muito sentido que ataquem os veículos de transportes e afins.

    E nos pesados, qual é a vantagem em usar motores de combustão a hidrogénio relativamente a usar fuel cell ?
  1.  # 603

    •  
      Dom
    • 11 janeiro 2024

     # 604

    Colocado por: eu
    E nos pesados, qual é a vantagem em usar motores de combustão a hidrogénio relativamente a usar fuel cell ?

    As empresas não têm de mudar uma frota inteira, bastando adaptar os motores atuais a diesel. É um exemplo. Atenção que também há contras nesta solução.
    O sistema fuel cell é muito complexo e não me parece estar, nem sei se alguma vez estará bem explorado.
    • eu
    • 11 janeiro 2024 editado

     # 605

    Colocado por: DomAs empresas não têm de mudar uma frota inteira, bastando adaptar os motores atuais a diesel


    Não me parece que seja uma adaptação fácil, e também não deve ser barata.

    Além disso, o que levaria uma empresa a arriscar fazer essa alteração ?

    O que vai ditar o sucesso das tecnologias é o mercado e não a engenharia. A relação custo/benefício, a usabilidade e outros aspetos práticos são fundamentais.
    •  
      Dom
    • 11 janeiro 2024 editado

     # 606

    Sugiro que se informe mais sobre o assunto e que leia a notícia e veja os diagramas. A adaptação não é algo doutro mundo para quem saiba o que está a fazer e continua a ser mais em conta que trocar toda uma frota.
    Quanto ao risco, a Bosch terá de fornecer garantia ou caso contrário não vejo pernas para andar.

    Edit:
    O tema da engenharia não está relacionado com o sucesso, mas sim com a eficiência que tinha comentado atrás:
    Colocado por: eu

    Queimar hidrogénio é ainda mais estúpido que uma fuel cell, pois é ainda mais ineficiente.
    Concordam com este comentário:Dias12,jorgemlflorencio
    • eu
    • 11 janeiro 2024

     # 607

    Colocado por: DomA adaptação não é algo doutro mundo para quem saiba o que está a fazer e continua a ser mais em conta que trocar toda uma frota.


    Em teoria... vamos esperar para ver na prática e no mundo real.
  2.  # 608

    Ninguém vai gastar dinheiro a trocar um motor a diesel funcional por um motor a hidrogénio.

    A única vantagem diria que seria mais ao nível dos processos de produção.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 11 janeiro 2024

     # 609

    Colocado por: ferreiraj125Ninguém vai gastar dinheiro a trocar um motor a diesel funcional por um motor a hidrogénio.

    Só se proibirem o diesel nos transportes de mercadorias (mesmo nos veículos existentes), o que não acredito que vá acontecer.
    •  
      Dom
    • 15 janeiro 2024

     # 610

    • eu
    • 10 abril 2024

     # 611

  3.  # 612

    Hidrogénio? Os meus pensamentos:

    Então para produzir (o verde), tenho de construir um parque fotovoltaico e gerar hidrogénio a partir da eletricidade gerada pelos painéis, que por sua vez a vão buscar ao sol... É eficiente? Sim, mas tem perdas
    A fábrica só vai funcionar durante 8-9 horas, que é o período que está sol. Uma fábrica destas deveria operar 24 horas... É eficiente? NÃO... a menos que metam baterias colossais para armazenar energia...
    Depois tenho de o pressurizar e liquefazer para poder transportar... criogenia... custa os olhos da cara...
    Depois tenho de mudar todos os sistemas de abastecimento para operar com hidrogénio...
    E, no final ainda o vou queimar num motor? É uma estupidez.
    Ou então uso uma fuel cell? Gostava de ver uma a gerar 600 cv para movimentar um camião a sério. E, mais uma vez, o camião terá de ter baterias e motores elétricos, mesmo com a fuel cell.

    Não fica mais prático desenvolver a tecnologia de baterias? Pelo menos vamos buscar a eletricidade à fonte...

    O hidrogénio é para mim só isto, um meio caro e ineficiente de transportar energia do sol...

    Venha gente mais entendida que eu e me diga se estou correcto ou errado nos meus pensamentos.
    Concordam com este comentário: Dias12, mafgod, eu, pcspinheiro
    • Dias12
    • 11 abril 2024 editado

     # 613

    Colocado por: harsousaHidrogénio? Os meus pensamentos:

    Então para produzir (o verde), tenho de construir um parque fotovoltaico e gerar hidrogénio a partir da eletricidade gerada pelos painéis, que por sua vez a vão buscar ao sol... É eficiente? Sim, mas tem perdas
    A fábrica só vai funcionar durante 8-9 horas, que é o período que está sol. Uma fábrica destas deveria operar 24 horas... É eficiente? NÃO... a menos que metam baterias colossais para armazenar energia...
    Depois tenho de o pressurizar e liquefazer para poder transportar... criogenia... custa os olhos da cara...
    Depois tenho de mudar todos os sistemas de abastecimento para operar com hidrogénio...
    E, no final ainda o vou queimar num motor? É uma estupidez.
    Ou então uso uma fuel cell? Gostava de ver uma a gerar 600 cv para movimentar um camião a sério. E, mais uma vez, o camião terá de ter baterias e motores elétricos, mesmo com a fuel cell.

    Não fica mais prático desenvolver a tecnologia de baterias? Pelo menos vamos buscar a eletricidade à fonte...

    O hidrogénio é para mim só isto, um meio caro e ineficiente de transportar energia do sol...

    Venha gente mais entendida que eu e me diga se estou correcto ou errado nos meus pensamentos.
    Concordam com este comentário:Dias12


    100 % a minha ideia sobre o assunto.
    Cada etapa do processo só vejo é a eficiência global a descer.
    Ainda há mais iluminados que querem usar esse hidrogénio para fazer gasolina. Ainda pior eficiência teria.

    Não sou contra a produção de hidrogénio porque é um bom substituto em certas industrias que necessitam altas temperaturas para operar - cimento, aço, cerâmicos, fertelizantes, etc etc.

    Agora para servir de combustível nos transportes é completamente ridículo.

    Outra coisa. A sua produção devia estar associada a um excedente eletrico. Por exemplo, uma central nuclear durante a noite em que em vez de baixar a produção podemos mantê.la nos 100 % e usar o que o país não consome para produzir hidrogénio.
    Nunca se deveria de desmatar largas zonas do país, algumas agrícolas, para plantar painéis dedicados ao hidrogénio... onde andam os ambientalistas neste caso??

    E quem defende mais o hidrogénio são as petroliferas porque veem o seu "poder" a escapar pelos dedos porque quem carrega em casa, controla de onde vem a sua eletricidade. Inclusive pode carregar com paineis do seu telhado.
    Com o hidrogénio é mais uma maneira de haver um mercado algures em wallstreet a mandar no seu preço e o cidadão comum que se lixe e pague o que eles querem
    Concordam com este comentário: mafgod
  4.  # 614

    Colocado por: harsousaa menos que metam baterias colossais para armazenar energia...


    As baterias são o hidrogénio.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  5.  # 615

    Colocado por: rjmsilva

    As baterias são o hidrogénio.


    Ele estava a referir-se ao processo de produção:
    Sol -> Painel -> Eletricidade -> Hidrogénio

    De noite, sem sol não acontece essa cadeia produtiva porque não há sol logo a fabrica de produção teria de incluir alguma forma de armazenamento para poder produzir durante a noite:
    Sol -> Painel -> Eletricidade -> Bateria -> Eletricidade -> Hidrogénio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: harsousa
  6.  # 616

    Isso é estúpido.

    Energias renováveis não é só o sol.
    • eu
    • 11 abril 2024

     # 617

    Colocado por: harsousaÉ uma estupidez.


    Mas pelos vistos há muitas pessoas que não vêm o óbvio...
  7.  # 618

    Colocado por: rjmsilvaIsso é estúpido.

    Energias renováveis não é só o sol.


    Tirando a energia geotérmica, todas as outras, renováveis ou não, provêm do sol:
    O petróleo e o gás é matéria orgânica decomposta, matéria essa que foi criada por fotossíntese, com energia do sol. Convém não usar porque emite CO2, que provoca alterações climáticas...
    Hidráulica é água que evaporou graças ao sol, foi parar às nuvens, choveu e veio montanha abaixo e foi parar à barragem. É barata porque a conversão em energia elétrica não implica gasto de energia (tirando o investimento feito na barragem) e é uma fonte constante (desde que não haja seca). Infelizmente temos poucas albufeiras e como a Dona Catarina Martins acha que a água evapora, não vale a pena construir mais.
    Biomassa veio da fotossíntese, já explicado acima. É barata porque os sobrantes das florestas não têm valor comercial.
    Vento são diferenças de pressão causadas por aquecimentos e arrefecimentos da atmosfera com o beneplácito do sol. É barata, só que é intermitente, obrigando a ter centrais a gás como backup. Como estas centrais têm de ser pagas para arrancar e pagas para parar quando há excedente, o sistema eletroprodutor faz refletir estes custos nas tarifas de acesso às redes.
    Hidrogénio tem várias fontes. O cinzento e o azul já foram gás ou carvão ou petróleo - explicado acima. Estes são uma estupidez. Mais vale queimar diretamente no motor. O verde provém de fontes livres de emissão de CO2. Ora para mim, este hidrogénio é um mero transportador da energia solar. Não é uma fonte de energia.

    Acresce que o processo para o pressurizar e liquefazer é extremanete caro. O transporte obriga a camiões cisterna para produtos criogénicos. São caros e há poucos fabricantes no mundo. O hidrogénio, por ser uma molécula muito pequena, tem uma taxa de difusão nos metais alta, obrigando a ter tubagem especificamente produzida para esse efeito. Adeus redes de gás atuais. É caro...

    É solução para determinadas empresas? Sim, se não puderem usar gás natural. Os produtos produzidos nos fornos que queimam hidrogénio vão sair caros? Certamente. Cerâmicas, vidro, tratamentos térmicos, upa, upa. Caros.

    Mais uma vez, é melhor investir dinheiro a desenvolver a tecnologia das baterias, que ainda têm muito para evoluir e deixar o hidrogénio verde para situações específicas em que não haja alternativa.

    O Homem vai sempre produzir CO2. É tão certo como morrer e pagar impostos. Deve é impedir que o nível na atmosfera continue a aumentar
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ciccardi
  8.  # 619

    Faltava-me dizer o seguinte. Um carro com fuel-cell tem:
    Bateria para acumulação de energia
    Inversor/variador para transformar a corrente contínua da fuelcell/bateria em alternada trifásica para alimentar os motores
    Motores elétricos assincronos trifásicos (os mais comuns)

    Um carro elétrico convencional tem o mesmo equipamento mas sem a fuel cell. Qual é o mais barato? Onde me vai ficar a eletricidade mais barata? Em casa na tomada ou no posto de abastecimento a hidrogénio?
    Concordam com este comentário: Dias12, mafgod, eu
  9.  # 620

    Colocado por: harsousaFaltava-me dizer o seguinte. Um carro com fuel-cell tem:
    Bateria para acumulação de energia
    Inversor/variador para transformar a corrente contínua da fuelcell/bateria em alternada trifásica para alimentar os motores
    Motores elétricos assincronos trifásicos (os mais comuns)

    Um carro elétrico convencional tem o mesmo equipamento mas sem a fuel cell. Qual é o mais barato? Onde me vai ficar a eletricidade mais barata? Em casa na tomada ou no posto de abastecimento a hidrogénio?
    Concordam com este comentário:Dias12


    E acrescento questionando: quantos kWh são necessários produzir para ter 1 kWh de energia cinética nos 2 tipos de carro??
 
0.1500 seg. NEW