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  1.  # 681

    Colocado por: eu

    O Leaf vendeu mais de meio milhão de unidades, não é propriamente um fiasco.

    Fiasco é o Toyota Mirai a hidrogénio, que nem 25 mil carros vendeu.
    Concordam com este comentário:Dias12

    Sim, voltemos ao tópico, hehe...
  2.  # 682

  3.  # 683

    Colocado por: eu

    Concordam com este comentário:mafgod,jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12



    Olha, carregar um elétrico é só ligar a um painel solar.

    Nos postos de carregamento é só painéis solares.
    • Dias12
    • 16 setembro 2024 editado

     # 684

    Colocado por: 21papaleguas
    Humm, não andamos todos a comer gelados com a testa...
    https://greensavers.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/12/geota-webinar-explora%C3%A7%C3%A3o-de-L%C3%ADtio-em-Portugal_002-1.jpg
    https://greensavers.sapo.pt/exploracao-de-litio-em-portugal-quais-sao-os-riscos-ambientais/


    Sabe que as Celulas de Combustível que convertem o hidrogénio em eletricidade também têm metais raros a servir de catalizadores. E, pasme-se esses veículos também têm baterias elétricas porque a sua propulsão é por motor elétrico.

    Fico mais chocado com hectares e hectares de painéis plantados no meio dos montes que essas minas no meio do nada.
    É que se para alimentar EVs é só preciso quase metade dos paineis para produzir hidrogénio
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, eu
    • eu
    • 16 setembro 2024

     # 685

    Colocado por: 21papaleguasHumm, não andamos todos a comer gelados com a testa...


    Ou pelo menos... está convencido disso.

    As minas (de vários tipos e para extrair vários metais) existem há séculos um pouco por todo o lado. A maioria dos objetos e materiais que usamos são feitos de metais que são extraídos em minas. Os automóveis a hidrogénio também usam metais extraídos de minas.

    Mas pelos vistos, parece que só as recentes minas associadas às baterias dos EV é que são um problema. E depois não comem gelados com a testa.
    Concordam com este comentário: Dias12, ferreiraj125
    • eu
    • 16 setembro 2024

     # 686

    Colocado por: VarejoteOlha, carregar um elétrico é só ligar a um painel solar.

    Nos postos de carregamento é só painéis solares.


    Quando faltam os argumentos, pegam em pequenos detalhes como manobra de distração. ;(

    Por acaso é possível e há mesmo postos de carregamento com painéis solares.



    Claro que o normal é haver uma rede de transporte de energia elétrica entre os parques solares e os postos de carregamento, mas o mesmo acontece com os eletrolizadores de hidrogénio.
  4.  # 687

    Colocado por: euMas pelos vistos, parece que só as recentes minas associadas às baterias dos EV é que são um problema. E depois não comem gelados com a testa.


    Quais recentes?? O lítio ja era extraído para outras coisas há muito tempo.
    Aliás, em Portugal já tínhamos uma mina acho que no distrito da Guarda em que se extraia minerio de lítio para a industria de cerâmica. Não é nada de novo, mas parece ser um "bicho papão "
  5.  # 688

    Colocado por: Varejote


    Olha, carregar um elétrico é só ligar a um painel solar.

    Nos postos de carregamento é só painéis solares.


    O ponto passou-te completamente ao lado.
  6.  # 689

    Colocado por: eu

    Quando faltam os argumentos, pegam em pequenos detalhes como manobra de distração. ;(

    Por acaso é possível e há mesmo postos de carregamento com painéis solares.



    Claro que o normal é haver uma rede de transporte de energia elétrica entre os parques solares e os postos de carregamento, mas o mesmo acontece com os eletrolizadores de hidrogénio.


    Nesse caso os paineis solares são peanuts.

    Postos de carregamento rápido com 300kw e 500kw e mais.
  7.  # 690

    Por acaso ali são mesmo postos "lentos". Mas claro, mesmo assim aqueles painéis não são suficientes para alimentar aqueles carros a carregar.

    Já que é preciso "fazer um desenho", fazemos um desenho... A ilustração do painel diretamente ligado ao VE é exatamente isso, uma ilustração. Ainda que seja tecnicamente possível (o meu EVSE caseiro consegue regular a carga dinamicamente ao excesso solar para apenas consumir esse excesso), claro que não é uma solução para todos os cenários.
    Mas o "milagre" do hidrogénio verde é fazer a extração a partir da eletrólise da água a partir do excesso de produção renovável num qualquer instante. Ora esse processo (mais a distribuição, as bombas - que têm de comprimir o H2 até várias atmosferas de pressão antes de cada abastecimento - etc), consomem ainda mais eletricidade que, claro tem de vir de algures. E depois vai para dentro do carro para ser novamente convertido em eletricidade "a bordo" porque o motor do carro a H2 é elétrico.

    Então temos:
    VE: produção renovável --> rede de distribuição --> bateria --> motor elétrico. Rendimento > 90%
    H2: produção renovável --> carradas de transformações --> bateria pequenina --> motor elétrico. Rendimento < 40%. Ou seja desperdiçou-se >50% da produção renovável original, em relação ao VE.
    Concordam com este comentário: Dias12
  8.  # 691

    Colocado por: euOu pelo menos... está convencido disso.

    Tal como tu...
    Eu pelo menos não me deixo iludir com a tua ladaínha e imagens bonitinhas que não representam a verdade.
    • SrR
    • 17 setembro 2024

     # 692

    Va malta com calma.
    • SrR
    • 17 setembro 2024

     # 693

    Pensem nisto como a "batalha" DC AC ma altura também havia muitas certezas de ambas as partes.
  9.  # 694

    Eu, nos anos 90, também acreditava no hidrogénio como um combustível limpo e fácil de usar, uma maravilha! Até porque o seu uso estava a 10 anos no futuro 🤡

    Seria interessante ter uma ideia da quantidade de dinheiro enterrado no hidrogénio vs real retorno para a economia e planeta. Também interessante, seria saber quantos enriqueceram á boleia do hidrogénio.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 695

    O que sei é, eu como particular, posso carregar os meus VEs numa tomada em casa a custos baixos e com manutenções minimas.

    Com o hidrogénio, teria de me deslocar forçosamente a um posto de abastecimento, sujeito ao preço que quisessem e de certeza com manutenções maiores que num VE.

    Sobre questões ambientais, qualquer ação humana tem impactos.
    Extrair/refinar/transportar combustíveis fósseis para mim tem muito mais impacto que uma barragem/eólica/parque solar...
    Sobre a produção de baterias, como aqui já disseram, nos carros a hidrogénio também tem bateria de outros materiais raros.

    Para mim, mal por mal, prefiro de longe para transporte privado, 100% VE

    Para transportes longo curso maritimos e aéreos, já vejo com muitos bons olhos o hidrogénio.
    Longo curso, não é para ligar Lisboa/Barreiro :-) ou Lisboa/Madrid....
    Concordam com este comentário: Dias12, eu
    • Dias12
    • 17 setembro 2024 editado

     # 696

    Colocado por: Bruno.AlvesMas o "milagre" do hidrogénio verde é fazer a extração a partir da eletrólise da água a partir do excesso de produção renovável num qualquer instante.


    Exato...
    Mas esse hidrogênio ir depois ser usado em veículos é completamente estupido.
    Esse excesso de energia é perfeiro para produzir hidrogénio para as indústrias que necessitam de elevadas temperaturas - aço, cimento, cerâmicas, etc etc.
    Porque para os veículos está mais que provado que os EVs são mais eficientes na utilização de energia e consequentemente melhores ambientalmente.
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 697

    Colocado por: pcspinheiroAté porque o seu uso estava a 10 anos no futuro 🤡


    Está sempre a 10 anos no futuro. É como a fusão a frio, mas essa está a 20.
    Concordam com este comentário: Dias12
  12.  # 698

    Colocado por: mafgodSobre a produção de baterias, como aqui já disseram, nos carros a hidrogénio também tem bateria de outros materiais raros.


    Com capacidades muito inferiores, logo muito menos necessidade de materiais.
  13.  # 699

    Colocado por: AlexRibeiro

    Está sempre a 10 anos no futuro. É como a fusão a frio, mas essa está a 20.


    A fusão a frio não é uma meta dos projetos que trabalham para conseguir a fusão.
    • eu
    • 17 setembro 2024 editado

     # 700

    Colocado por: rjmsilvaCom capacidades muito inferiores, logo muito menos necessidade de materiais.


    E os materiais usados na fuel cell?

    E os materiais usados no depósito de combustível de alta pressão?

    E os materiais usados nos eletrolisadores?

    E os materiais usados nos pressurizadores?

    E os materiais usados nos veículos de transporte de hidrogénio?

    Ou só o lítio das baterias dos BEV é que é minerado ? Só esse é que é um problema ambiental.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, elnunes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
 
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