Colocado por: SolivaPS1… chama-se lógica, se acha que se o crime tivesse sido cometido por estrangeiro de outra etnia já não estava esmiuçado até ao seu átomo ,o meu caro ainda é mais “inocente “ do que presumiaNão tenho por hábito acompanhar as intervenções do chega, a não ser quando os jornais de referência lhe dão voz, e jamais me apanha a ver a CMTV. Mas ainda bem que inferiu dessa maneira, e não por achar que o facto da mãe ser professora o classificava imediatamente como sendo branco. Não vi menção à cor da pele em lado nenhum.
Alguma vez o CHEGA e CMTV’s deste mundo perdiam a oportunidade de usar para campanha política .
Colocado por: SolivaPS2 , por mim é já pois foi mais uma prova … identificando os suspeitos pela etnia … chineses !Certo identificaram, mas não vi grandes alaridos à volta do assunto, como sugeriu.
Colocado por: SolivaPS3 , Eu disse isso ? Sugeri isso ? Onde ?Quando aludiu aos “Os 3 da vida airada vieram logo 😂…” e toda a discussão que se seguiu. Posso ter interpretado mal, contudo.
Colocado por: HAL_9000Se eu lhe falar no João carreira, alguma campainha toca?
Colocado por: HAL_9000Acha mesmo que se a criança fosse angolana por exemplo, a identificação da criança na CS seria "Criança angolana de 12 anos"?
Colocado por: rege qual o problema? Quem é brasileiro tem muito orgulho de ser. Pergunta à alguém brasileiro se ele se considera em primeiro lugar português e só depois brasileiro.
Colocado por: regIgnorância e egoísmo dá nisto. E então os mais velhos que vão lá não contam?
Colocado por: regPois realmente, andamos todos a pagar impostos para depois virem estrangeiros que nunca cá descontaram parir de graça. Acha isso normal?
Colocado por: CarvaiMaravilha...
Colocado por: regExatamente, e para piorar acabaram com a taxa moderadora. E não venham dizer que era muito caro pois muitos já não pagavam.
Atenção não tenho nada contra ninguém vir cá se tratar ou parir mas tem de pagar por não residir cá.
Colocado por: regpara depois virem estrangeiros que nunca cá descontaram parir de graça
Colocado por: N Miguel Oliveiramas a perscepção é que é um país pobre que dói.A percepção que tenho, via séries e filmes, uma vez que não conheço o México, é que é um país com desigualdades extremas. Há quem viva mesmo muito bem, mas também há pobreza extrema, criminalidade extrema.
Colocado por: N Miguel OliveiraA factura pelos serviços recebidos chegar-lhes-á à sua morada fiscal.Não creio que seja bem assim. A questão são mesmo os “turistas” que são a morada do hotel para se inscrever no SNS é assim usufruir dele, e não os imigrantes que efetivamente descontam. De há uns anos a esta parte temos efetivamente um turismo de saúde. Sejam mulheres do continente africano e asiático que vêm cá fazer o parto (como 9 caso da mulher que levou à demissão da Marta Temido), sejam turistas norte americanos que usam o SNS para levantar (gratuitamente) medicamentos antirretrovirais e de pré-exposição ao VIH (PrEP), hepatites, etc.
Colocado por: N Miguel OliveiraPorque pela sua lógica, o que é que fazem os nossos emigrantes então?
"Descontaram" para o SNS... mas agora vivem no estrangeiro e usam outro sistema.
Colocado por: HAL_9000A percepção que tenho, via séries e filmes, uma vez que não conheço o México, é que é um país com desigualdades extremas. Há quem viva mesmo muito bem, mas também há pobreza extrema, criminalidade extrema.
Tentei ver alguns dados sobre pobreza, o que é ao certo a canasta alimentaria?
Colocado por: HAL_9000Não creio que seja bem assim. A questão são mesmo os “turistas” que são a morada do hotel para se inscrever no SNS é assim usufruir dele, e não os imigrantes que efetivamente descontam. De há uns anos a esta parte temos efetivamente um turismo de saúde. Sejam mulheres do continente africano e asiático que vêm cá fazer o parto (como 9 caso da mulher que levou à demissão da Marta Temido), sejam turistas norte americanos que usam o SNS para levantar (gratuitamente) medicamentos antirretrovirais e de pré-exposição ao VIH (PrEP), hepatites, etc.
Colocado por: N Miguel OliveiraPois, mas se reparar, isso tem que ver muito mais com os emigrantes que com os imigrantes.
Colocado por: N Miguel OliveiraEste argumento tem sempre um problema. Se parem de graça, é porque são residentes e não turistas.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas não deu a despesa que você deu ao Estado para formar-se por exemplo.
Colocado por: Dias12Muitos dos nossos emigrantes vão para países com sistemas de saude mais caros ao doente e aproveitam as ferias ou vêm mesmo de proposito a Portugal fazerem tratamentos e/ou exames.
Colocado por: AMG1Contributo para que não se confundam o acesso ao SNS de forma legal, tal como está previsto na lei e o eventual acesso fraudulento.
Naturalmente que existem estrangeiros a ter acesso de forma fraudulenta, tal como tambem não devem faltar portugueses a fazê-lo. Mas isso acontece porque os serviços são incapazes de aplicar as regras estabelecidas, ou os profissionais facilitam (ou colaboram) nessas fraudes, nem que seja por inacção.
Depois podemos debater se as regras devem ser estas ou outras, mas tambem convém ter em conta que sejam elas quais forem se não forem convenientemente aplicadas, as fraudes vão sempre continuar a existir.
https://www.jn.pt/6920667014/acesso-de-estrangeiros-ao-sns-os-custos-e-requisitos-exigidos/
Colocado por: N Miguel OliveiraNão percebo é porque se mistura este tema com os imigrantes.
Colocado por: regQuem lhe disse que tirei curso no público?
Colocado por: regQuem lhe disse que tirei curso… sequer …