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      AiOGajo
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: Dias12

    Não foi isso que eu disse. Nem estava a falar nesse tipo de carros.
    O user rafaelisidoro referiu que o motor a combustão resolvia o problema de autonomia dos eletricos. Ex.: veículos hibridos

    Eu estava a complementar que o facto de usarmos baterias (eletricas) associadas a motores de combustão nos hibridos, permite que o motor de combustão trabalhe no seu melhor regime (nas RPMs em que a combustão é mais eficiente como os geradores) e por isso resolvem esse problema.

    Qualquer hibrido (não plug-in) tem melhores consumos que o seu modelo ICE. O que prova o meu ponto.
    Concordam com este comentário:AiOGajo


    Entendo o teu ponto e está parcialmente correto pois também não deixa de ser ainda mais verdade que os híbridos são mais eficientes porque o motor a combustão está desligado e não porque só trabalha na maxima eficiência.

    Aliás se meteres os dois a fazer o mesmo percurso de 80km os dois vão chegar a um ponto em que estão a trabalhar na máxima eficiência durante o mesmo tempo. A diferença ocorre quando desligas o motor a combustão do híbrido e não porque o motor a combustão só se encontra a trabalhar na máxima eficiência...

    E se fizeres numa viagem em que esgotes a carga da bateria vais ter que usar o motor a combustão na mesma com as mesmas ineficiências invalidado o teu ponto e provando que a eficiência só ocorre com o motor a combustão desligado.

    ;)
  1. Isso não é verdade.
    Estudei motores térmicos na faculdade e aprendi que se desenharmos um motor para trabalhar bem numa determinada RPM pode trabalhar menos eficiente nas outras RPM.
    Projetar um motor para um veículo que precisa de trabalhar entre 1000 a 6000 RPM é muito diferente de projetar para 1500 RPM. O desenho dos coletores de admissão e exaustão podem ser otimizados ao consumo de ar do motor, a forma do pistão pode ser melhorado para misturar e vaporizar todo o combustível, turbos podem ser melhorados, há toda uma panoplia de variáveis que poderá ser muito melhor controlada escolhendo uma baixa faixa de RPM para funcionar.
    Nos híbridos, com o uso duma transmissão CVT pode permitir o motor trabalhar só num valor de RPM.
    Concordam com este comentário: tigoncal, eu
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      AiOGajo
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: Dias12Isso não é verdade.
    Estudei motores térmicos na faculdade e aprendi que se desenharmos um motor para trabalhar bem numa determinada RPM pode trabalhar menos eficiente nas outras RPM.
    Projetar um motor para um veículo que precisa de trabalhar entre 1000 a 6000 RPM é muito diferente de projetar para 1500 RPM. O desenho dos coletores de admissão e exaustão podem ser otimizados ao consumo de ar do motor, a forma do pistão pode ser melhorado para misturar e vaporizar todo o combustível, turbos podem ser melhorados, há toda uma panoplia de variáveis que poderá ser muito melhor controlada escolhendo uma baixa faixa de RPM para funcionar.
    Nos híbridos, com o uso duma transmissão CVT pode permitir o motor trabalhar só num valor de RPM.


    Daí que os motores mais pequenos são atribuídos aos veículos citadinos e estes sejam projetados para eficiência a baixas rpms pois dentro da cidade não se anda muito depressa enquanto que um sedan possui motores maiores pois tem em vista a maximização da potencia a maiores rpms porque são projetados para grandes distâncias e velocidade. E sim, podes melhorar a eficiência com V-tec ou VVTI ou até mesmo com optimização das caixas...

    Mas isso não invalida o que eu disse.

    A maior eficiência ocorre porque o motor a combustão está desligado e não porque este só trabalha na eficiência máxima.

    Se ligares um híbrido a uma catenária e percorreres os mesmos 80km ainda tornas o carro hibrido mais eficiente, porque ele vai estar com o motor a combustão desligado o tempo todo...

    Isto ocorre porque o motor a combustão só transfere em força motriz 30% da energia que lhe colocas e o resto é transformado em calor. Por outro lado um motor elétrico transfere 90% da energia colocas e é isso que torna-o mais eficiente no global e não porque tens o motor a combustao a trabalhar sempre na máxima eficiência.


    Aliás ter de recorrer ao motor a combustão por não ter energia eletrica na bateria é que piora significativamente a eficiência do carro hibrido
    !!

    lolol


    :)
  2. BMW Group posts significant BEV growth in challenging market conditions

    +++ BMW Group: Deliveries of fully-electric vehicles climb +19.1% in first nine months +++ BMW Group delivers total of 1,754,158 units worldwide in YTD September (-4.5%) – largely due to IBS delivery stops in Q3 and ongoing weak demand in China +++ BMW brand achieves strong sales growth in Europe, gains market share +++ MINI brand reports higher Q3 sales of fully-electric models +++

    Munich. In a globally challenging market, the BMW Group increased its sales of fully-electric vehicles by +19,1% in the first nine months of 2024, with a total of 294,054 BEVs delivered to customers. During this period, BMW brand sales of fully-electric models rose by +22.6% to 266,151 vehicles. The MINI brand also grew its fully-electric vehicle sales by +54.3% in the third quarter, delivering 16,536 BEVs to customers.

    “ Our fully-electric vehicles are winning over customers worldwide – as shown by the significant double-digit growth in our BEV sales during the first nine months of the year,” said Jochen Goller, member of the Board of Management of BMW AG responsible for Customer, Brands, Sales. “We also grew our sales in the Europe region. Our attractive model line-up, which is designed for technology openness, gained traction in the marketplace, despite the challenging conditions overall. The BMW brand captured market share in Europe and significantly outperformed the region's total market,” Goller continued.


    Fonte: https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0445536EN/bmw-group-posts-significant-bev-growth-in-challenging-market-conditions
  3. Só mostra que há muita gente com muito €... O modelo mais barato da BMW começa acima dos €60k. Eu já me chegava ver €60k na conta bancária!
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      AiOGajo
    • 10 outubro 2024 editado
    Colocado por: pcspinheiroSó mostra que há muita gente com muito €... O modelo mais barato da BMW começa acima dos €60k. Eu já me chegava ver €60k na conta bancária!


    "Most notably, the BMW iX1* and BMW i4* showed positive sales development."

    Ou seja significa que existe procura, o problema é mesmo nos veículos de valor inferior onde os preços ainda são demasiado elevados... que por falar nisso:
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      AiOGajo
    • 10 outubro 2024 editado

    Renault Twingo E-Tech price to start ‘at less than €20,000’
    Twingo E-Tech mk4

    Renault is to show its Twingo E-Tech electric prototype, which previews the production model, at the Paris Motor Show, which will take place from 14 to 20 October 2024.

    The Twingo E-Tech is planned for market launch in 2026. Renault says that with prices starting at less than €20,000, it fulfils its pledge to put electric mobility within ever more people’s reach.

    European car manufacturers are coming under considerable competitive pressure from Chinese manufacturers who are targeting the European market for low price-point BEVs.

    Although the EU is readying punitive tariffs for Chinese BEV shipments that benefitted from ‘unfair subsidies’, Chinese OEMs are also looking to start assembly operations in Europe and avoid import tariffs on finished vehicles.

    Stellantis and Leapmotor have created a JV that is planning to market the T03 budget EV at a price of just €18,900 – with production at a Stellantis plant in Poland planned.



    Fonte: Yahoo Finance
  4. Os Chinas sabem-na toda (não é por acaso que o camarada Sun Tsu é tão citado) ! : " Although the EU ...on finished vehicles".

    Já conseguiram fazer PIN aqui na colonia deles rectangular junto ao mar, para a futura fábrica de baterias chinesa em Sines.
    O mais triste é ver tantos, muitos idiotas úteis (e inuteis ), a bater-lhes palmas ou a assobiar para o lado...
  5. Colocado por: carlosj39Os Chinas sabem-na toda (não é por acaso que o camarada Sun Tsu é tão citado) ! : " Although the EU ...on finished vehicles".

    Já conseguiram fazer PIN aqui na colonia deles rectangular junto ao mar, para a futura fábrica de baterias chinesa em Sines.
    O mais triste é ver tantos, muitos idiotas úteis (e inuteis ), a bater-lhes palmas ou a assobiar para o lado...


    O triste é não sermos mais estrategas que eles...pensam a longo prazo...
    Concordam com este comentário: AiOGajo
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      AiOGajo
    • 10 outubro 2024 editado
    Colocado por: carlosj39O mais triste é ver tantos, muitos idiotas úteis (e inuteis ), a bater-lhes palmas ou a assobiar para o lado...


    Qual é a diferença entre serem os Chineses ou os Japoneses a fazerem o mesmo?

    Aliás os Chineses apenas estão a replicar as estratégias que as marcas Japonesas usaram nos anos 80 e 90 para se expandir para o mercado europeu e americano... portanto por usar marcas japonesas (e nesse caso também americanas e sul coreanas) não faz de nós europeus idiotas também?

    E já agora, pelo seu raciocínio, como chineses andavam com marcas europeias, americanas e japonesas de carros a combustão também eram idiotas?! No entanto como eles agora estão a mudar a preferência para carros elétricos mas de marcas chinesas, o que quer dizer que deixaram de ser idiotas??

    Então afinal quem é o idiota nesta história?!

    Se calhar o idiota é mesmo aquele que conseguiu escrever o seu descontentamento sem recorrer ao Chineses...

    Enfim.
  6. No Reino Unido já se avançou..

    É só uma questão de tempo para acontecer em Portugal
    Concordam com este comentário: eu
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      AiOGajo
    • 10 outubro 2024 editado
    Colocado por: ARAS79No Reino Unido já se avançou..

    É só uma questão de tempo para acontecer em Portugal
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    Os elétricos são abrangidos pelo IUC e ISV, felizmente estão é isentos de forma temporária.

    Mas que ninguém tenha dúvidas que quando começar a baixar as receitas do estado vão levantar as isenções, assim como também acredito que vão criar novas taxas e taxinhas para compensar a perda de receitas do ISP e das sobretaxas dos combustíveis.
  7. Honestamente, isso de não pagarem IUC é uma vantagem, mas um grão de areia no âmbito geral das coisas. E se olharmos para um IUC calculado com base nas emissões, será sempre o escalão mais baixo. O problema é que eles vão certamente inventar critérios diferentes para ir buscar valores significativos, como a potência e/ou tamanho da bateria, etc.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  8. Colocado por: pcspinheiroHonestamente, isso de não pagarem IUC é uma vantagem, mas um grão de areia no âmbito geral das coisas. E se olharmos para um IUC calculado com base nas emissões, será sempre o escalão mais baixo. O problema é que eles vão certamente inventar critérios diferentes para ir buscar valores significativos, como a potência e/ou tamanho da bateria, etc.


    Para mim já que vão inventar que fossem coerentes.
    Uma fórmula em função do peso e distância percorrida anual é que deveria ser a base do IUC.
    Sempre tem mais coerência que usar a potência ou a bateria.
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      AiOGajo
    • 10 outubro 2024 editado
    Quase de certeza que vai ser uma mistura de critérios ao qual vão dar mais preponderância as componentes "potência", "peso" e "tamanho da bateria".

    É que se incluírem uma componente para o número de km da viatura é sempre possível reduzir...
  9. Nos veículos modernos é cada vez mais difícil. Aliás, eu sempre defendi que o IUC deveria ter um termo adicional na fórmula de cálculo que incluísse os KMs anuais percorridos e que podem ser obtidos em cada inspecção. E isso seria usado para minorar ou majorar o imposto com base num valor médio realista. Não faz sentido um desportivo de alta cilindrada pagar rios de IUC se passa 95% do tempo numa garagem, nem a carrinha fumarenta que faz 100.000 km/ano e polui 100x mais pagar quase nada. O estado já mama muito dinheiro em ISV aquando da aquisição...
    Concordam com este comentário: Dias12
  10. Colocado por: pcspinheiroNos veículos modernos é cada vez mais difícil. Aliás, eu sempre defendi que o IUC deveria ter um termo adicional na fórmula de cálculo que incluísse os KMs anuais percorridos e que podem ser obtidos em cada inspecção. E isso seria usado para minorar ou majorar o imposto com base num valor médio realista. Não faz sentido um desportivo de alta cilindrada pagar rios de IUC se passa 95% do tempo numa garagem, nem a carrinha fumarenta que faz 100.000 km/ano e polui 100x mais pagar quase nada. O estado já mama muito dinheiro em ISV aquando da aquisição...
    Concordam com este comentário:Dias12


    Mas em parte, esse equilíbrio com base na utilização do veículo já existia com o ISV - veículo que andasse mais, consumia mais combustível, pagava mais ISV ao longo do ano.
    No caso dos elétricos que muitas pessoas carregam em casa esse equilíbrio terá de vir de outra forma. E se começarem a pagar IUC (e bem), que entrem com os kms na equação.
    Nem que seja um valor simbólico nos primeiros 4 anos e à primeira inspeção fazia o acerto. Depois seria acertado novamente em cada inspeção obrigatória.
    Colocar o fisco em cima disto também é positivo porque se há máquina do estado que funciona bem são as cobranças e se o fisco só receber mediante a inspeção dos veículos, ai o fisco vai-te avisar mesmo que tens de ir inspecionar o carro. Deixam de andar por aí "esquecimentos" nas estradas.
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      AiOGajo
    • 10 outubro 2024 editado
    Não adianta taxar por quilómetro porque existem sempre maneiras de dar a volta... especialmente se tiveres interesse nisso.

    Aliás existem veículos que passam na inspeção e nem sequer pões as rodas num IPO, se existir uma taxa por km garantidamente os carros vão começar a circular menos no papel.

    E mesmo os veículos carregados em casa não consegues taxar de forma equitativa porque eu posso ter uma combinação de painéis solares em casa + baterias o que não se reflete no consumo domestico proveniente da rede, pondo em causa a equidade que é um dos princípios fundamentais da criação de impostos.

    Eu felizmente consigo carregar gratuitamente na empresa, pois ligo o carro numa tomada normal e desta forma estava a evitar pagar um imposto em casa. Sendo empresa o impacto de um ou até mesmo vários carro elétrico no nosso consumo energético era mínimo. A título de exemplo, já trabalhei em empresas de anodização de alumínio assim como lacagem e as faturas de eletricidade eram sempre superiores a €2000 e se lhe metesse 10 carros elétricos a carregar todos os dias conta não deveria subir mais do que €350, o que é irrisório e seriam 10 carros a fugir ao pagamento de imposto.

    Isto sem esquecer que os veículos equipados com V2G estão a desempenhar um papel importante de estabilização da rede elétrica durante a noite em muitos países devido ao facto de não existir produção renovável suficiente durante a noite, pelo que seria um desincentivo ao seu uso e até ter impacto negativo na industria. Aliás o V2G até pode ser uma fonte de receitas para os estados proveniente do carro elétrico, pois vão arrecadar IVA e IRS dos serviços prestados pelos seus donos, tal como se faz quando se vende o excedente de produção fotovoltaica... :)
  11. Só sei que se cair 3 ou 4 postos de luz ou o Putin mandar cortar a luz fica tudo a pé ...😝
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      AiOGajo
    • 10 outubro 2024 editado
    Colocado por: rafaelisidoroSó sei que se cair 3 ou 4 postos de luz ou o Putin mandar cortar a luz fica tudo a pé ...😝


    A eletricidade dá para reparar com facilidade pois ainda aqui perto de casa arderam completamente os postes da eletricidade com os incêndios e num dia resolveram o problema em várias ruas. Pior que o Putin, só mesmo se o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas fizer greve novamente para acontecer o que se viu da ultima vez... 😂😂😂😂







    https://sicnoticias.pt/economia/2019-04-16-Greve-dos-motoristas-de-materias-perigosas-lancou-o-caos-no-pais

    O pessoal tem memória curta, porque isto aconteceu faz 5 anos e não foi só uma greve, foram duas, uma em Abril e outra em Agosto e demonstrou que a cadeia de abastecimento dos combustíveis é mais frágil do que aquilo que aparenta.

    E sim eu era um deles que só podia abastecer €20 lol
 
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