Iniciar sessão ou registar-se
    • Zarb
    • 26 outubro 2024

     # 1

    Comprei recentemente uma casa no campo :) e estou cá no primeiro Outono/Inverno.

    O sistema de aquecimento é feito da seguinte forma:
    Temos 11 radiadores a água espalhados pela casa (piso térreo) e um termocumulador na cave. O termocumulador garante a água quente sanitária e um ligeiro aquecimento dos radiadores. O aquecimento central devia ser feito pela lareira com caldeira integrada que se encontra na sala.

    Para além da lareira parecer que não está a fumar bem (devia ter mandado limpar no Verão porque acho que o anterior proprietário só a mandou limpar uma vez em 12 anos que a casa foi construída e sendo na Beira Alta era usada e bem), não estou a ver a agua da caldeira a ir para a serpentina do termoacumulador...

    Este Verão pintei a casa e tirei os radiadors das paredes a pintar. Voltei a montá-los (até agora sem fugas) e sangrei os radiadores e deixei a torneira da entrada de agua aberta junto ao medidor de pressão (ficou estabelizada nos 2 bar). Alguns silvaram outros nem por isso mas pensava que tinha tirado o ar todo. Isto foi feito com o termocumulador, na altura ainda não era época de lareira.

    Anteontem liguei a lareira pela primeira vez e para ver se a bomba funcionava, coloquei a resistência nos 40 graus. E lá está passado uma hora a bomba ligou (pelo menos ouvi o clic e a bomba parece que a funcionar). Voltei a recolocaro termoestado nos 60 graus e ela desligou e passado um pouco voltou a ligar.
    Deixei ficar e passado um pouco fui ao termometro do termoacumulador para ver se a temperatura tinha aumentado mas nada... mantunha-se nos 35 graus( temperatura que costumo ter a resistência apontada).

    Voltei ao termoestato da lareira e meti em temperatura superior só para ver se a bomva desligava e assim foi. Quando cheguei aos 85, a bomba desligou (o termoestato tem marcação até aos 90 graus). Mas a bomba estava superquente (aquele parafuso do meio até escaldava). Voltei a recolocar nos 60 graus e a bomba voltou logo a ligar.

    Fui à cave ver a termometro do termoacumulador e não passava dos 35 graus. Aumentei a potência da resistência (para ver se era problema do termometro) e ela foi aumentando até à nova temperatura dos 40 graus (por conta da resistência). A saida do termocumulador estava quente mas a entrada do que vem da lareira mantinha-se fria (apesar de ouvir a bomba a mexer). No entretanto a pressão foi aumentando até ao 2,3 bar e eu achei que estava subir bastante e deixei o lume amainar. Lá passado uma hora e tal ouvi a nomba parar e a pressão desceu ligeiramente para os 2,1 bar.

    Um vizinho a quem partilhei o problema disse que ou tinha a bomba presa (embora eu a ouvisse mexer) ou tinha ar no sistema...

    Lá fiz o que me disse: abri a torneira da entrada do sistema (junto ao medidor de pressão) e abri as torneiras de descargas que liguei a um tubo para o exterior (tem de subir ligueiramente para passar pela janela). Ao princípio pareceu-me que a água saindo aos solavancos com ar (e ainda saia suja). Quando a pressão baixou consideravelmente (foi para os 0,4 bar) fui à bomba da lareira desapertei o parafuso do meio e rodei o parafuso de dentro (penso que seja o eixo da bomba) na direcção da seta (contra o sentido dos ponteiros do relógio) e aquilo rodava bem, sem grande resistência). Voltei a apertar o parafuso exterior e fiquei com mais certezas que a bomba não estava presa.

    Passado uma dezena de minutos depois de ter aberto a torneira de descarga começou a sair com agua limpa e começou sentir sair mais agua que ar, o fluxo já era mais constante. Para mim, a agua que estava a entrar no sistema já estava a sair novamente pela torneira de descarga (penso que terá ficado com com água mova dentro de todo o sistema). Decidi fechar a torneira de desgarga de agua e fui fechando ligeiramente a torneira de entrada. Fechei totalmente a torneira de entrada até atingir a pressão de 1,1 bar (confome o vizinho aconselhou que seria suficente). Voltei aos radiadores e fechei todos os parafusos purga (estavam todos secos tirando um que parecia ter ligeiramente humidade). A minha mulher foi acompanhando os trabalhos no piso de cima e sempre que eu fechava a torneira de descarga mas mantinha a torneira de entrada de água aberta dizia que ia ouvindo ou agua a entrar em alguns radiadores ou alguns a silvar. Mas depois de ter fechado as torneiras todas deixou de ouvir silvar e foi nessa altura que decidi ir fechar os parafusos de purga.


    Hoje de manhã, pensando que teria resolvido o problema, voltei a ligar a lareira. Mas infelizmente mantém-se igual. A torneira de retorno continua fria, os radiadores não aquecem (só com a resistência do termoacumulador), a bomba parece continuar a ligar mas lá em baixo a torneira de entrada no termoacumulador continua fria. Mas a pressão já tinha subido até aos 1,6 bar... Joguei novamente com a resistência da bomba e manteve-se o ligar e desligar da bomba consoante rodava o termoestato até que chegou aos 85 graus e desligou mas nessa altura voltei a recolocar nos 60 graus e decidi amainar o lume). A bomba tem uma patilha com três posições, está na posição II e quando meto na posição III parece que acelera mas recoloquei na posição II.

    Será que ainda tem ar no sistema? Mas pelos parafusos de purga que voltei a reabrir em enquanto tinha a lareira acesa não ouvi qualquer silvar...

    Deixo umas fotos no post seguinte para se perceber melhor o sistema. Atendendo ao frio desta semana, preciso mesmo de ajuda nisto. O técnico com quem falei disse-me logo ao telefone que ia precisar de uma bomba nova, o outro que liguei só pode vir na quarta-feira e por especial favor...🤨
    • Zarb
    • 26 outubro 2024 editado

     # 2

    Ficam as fotos. Como não consegui postar fica o link da pasta pública Drive

    • size
    • 26 outubro 2024

     # 3

    Terá que apurar se, efectivamente, a bomba está a rodar e a fazer circular a água. Já verificou se após a saída da bomba, 10 a 20 cm acima, o respectivo tubo aquece ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zarb
    • SrR
    • 26 outubro 2024

     # 4

    Isso como está parece que anda a aquecer os radiadores através do depósito, isso durante o dia não sente os radiadores assim meio mornos?
  1.  # 5

    Colocado por: SrRIsso como está parece que anda a aquecer os radiadores através do depósito, isso durante o dia não sente os radiadores assim meio mornos?


    Não está a faltar outra bomba para a recirculação da água quente dos radiadores?
    • SrR
    • 26 outubro 2024

     # 6

    Colocado por: Dias12

    Não está a faltar outra bomba para a recirculação da água quente dos radiadores?
    nao necessariamente, pode ser um sistema feito sem prioridades para as aqs, ou seja o permutador no acumulador é como um radiador e funciona ao mesmo tempo que os radiadores.
  2.  # 7

    Colocado por: SrRnao necessariamente, pode ser um sistema feito sem prioridades para as aqs, ou seja o permutador no acumulador é como um radiador e funciona ao mesmo tempo que os radiadores.


    Ou seja, a agua quente do recuperador passa naquele deposito só para aquecer aqueles 150 litros de AQS.
    De seguida vão para os radiadores aquecer a casa. É isto?
    • SrR
    • 26 outubro 2024

     # 8

    Colocado por: Dias12

    Ou seja, a agua quente do recuperador passa naquele deposito só para aquecer aqueles 150 litros de AQS.
    De seguida vão para os radiadores aquecer a casa. É isto?
    vendo assim as fotos o que me parece é que o deposito aquece ao mesmo tempo que os radiadores, ou seja a bomba arranca e manda pros radiadores e depósito ao mesmo tempo.
    • Zarb
    • 27 outubro 2024 editado

     # 9

    Colocado por: sizeTerá que apurar se, efectivamente, a bomba está a rodar e a fazer circular a água. Já verificou se após a saída da bomba, 10 a 20 cm acima, o respectivo tubo aquece ?


    Sim, fica a bem quente. Pelo menos a zona sem a protecção térmica. Mas supostamente esse tubo é o que vai entrar na parte debaixo do termocumulador ( tubagem com a torneira vermelha nas fotos). Mas depois junto ao termoacumulador, está gelado
    • Zarb
    • 27 outubro 2024

     # 10

    Colocado por: SrRIsso como está parece que anda a aquecer os radiadores através do depósito, isso durante o dia não sente os radiadores assim meio mornos?


    Penso que a ideia seria a lareira aquecer a serpentina dentro do termoacumulador (aquecendo assim também as AQS) e depois passar para os radiadores (penso que a partir do termoacumulador, o sistema de radiadores seja indeferente a origem do aquecimento, porque sendo lareira ou resistência saíria sempre do termoacumulador).

    De qualquer modo, o anterior proprietário queixava-se tinha sempre um radiador (entretanto percebi que era o primeiro da linha) que estava sempre ligeiramente morno mesmo quando tinha a lareira off. Na altura pensei que seria um problema qualquer no termoestato ou coisa parecida do radiador. Facto é que foi um dos radiadores desmontados e agora não noto isso.
    Não sei se terá relevância ou não mas pronto, fica também essa particularidade.
    • Zarb
    • 27 outubro 2024

     # 11

    Colocado por: Dias12

    Não está a faltar outra bomba para a recirculação da água quente dos radiadores?


    Também pensei nisso mas como todos os radiadores estão no piso de cima, não sei se essa circulação não é "automática".
    De qualquer modo, a existir devia sempre existir após o termoacumulador, certo? E por outro lado, com o termocumulador pela resistência os radiadores aquecem (claro que só ligo um ou dois), que é o que estou a fazer neste momento.

    E independentemente do funcionamento dos radiadores, a questão é que a tubagem da bomba da lareira aquece e bem, a bomba parece rodar e de todas as formas, a tubagem de entrada no termoacumulador (tubo inferior que tem a torneira vermelha) não aquece nadinha quando a lareira está on e a bomba a mexer...

    Para mim, o problema deve estar aí, no porquê da bomba funcionar e a torneira vermelha em baixo estar aberta e ainda assim aquele cotovelo não aquecer (penso que é a entrada da serpentina do termoacumulador)
    • size
    • 27 outubro 2024

     # 12

    Colocado por: Zarb

    De qualquer modo, o anterior proprietário queixava-se tinha sempre um radiador (entretanto percebi que era o primeiro da linha) que estava sempre ligeiramente morno mesmo quando tinha a lareira off. Na altura pensei que seria um problema qualquer no termoestato ou coisa parecida do radiador. Facto é que foi um dos radiadores desmontados e agora não noto isso.
    Não sei se terá relevância ou não mas pronto, fica também essa particularidade.


    Às tantas, o tubo vindo da bomba da caldeira estará ligado directamente à serpentina do TA e daqui ligado em série com o tal primeiro radiador, que deveria estar sempre aberto para a água quente circular. Se esse circuito está tamponado a água não circula. Serã ?
    • Zarb
    • 27 outubro 2024

     # 13

    Colocado por: SrRnao necessariamente, pode ser um sistema feito sem prioridades para as aqs, ou seja o permutador no acumulador é como um radiador e funciona ao mesmo tempo que os radiadores.


    Quando refere permutador no acumulador é a serpentina dentro do termoacumulador, certo? Pois penso que seja isso, a lareira aquece a agua do depósito interno que é bombeada para a serpentina, que aquece a agua do termocumulador na mesmo medida que o faz a resistência. E do termocumulador saem as AQS (mangueira branca no topo do termoacumulador) e a agua dos radiadores (ligacão lateral superior com a protecção térmica preta). Ou seja, a agua quente vai sempre sair igual seja para as AQS ou para os radiadores, saí sempre do termoacumulador independente da origem do aquecimento dessa agua (serpentina ou resistência). Penso que seja isso... confesso que isto é tudo novo para mim, em Lisboa chegava ao esquentador/caldeira a gás natural e carregava em um botão... e antes disso era carregar em dois botões do radiador a óleo que ia arrastando de divisão em divisão 😁
    • Zarb
    • 27 outubro 2024

     # 14

    Colocado por: Dias12

    Ou seja, a agua quente do recuperador passa naquele deposito só para aquecer aqueles 150 litros de AQS.
    De seguida vão para os radiadores aquecer a casa. É isto?


    Pois penso que será isso mesmo. A questão é que não está a passar naquele depósito (na serpentina interna) porque a ligação de entrada (ligacão lateral inferior) está sempre fria, mesmo estando a tubagem acima da bomba na lareira bem quente.
    • Dias12
    • 27 outubro 2024 editado

     # 15

    Colocado por: ZarbDe qualquer modo, o anterior proprietário queixava-se tinha sempre um radiador (entretanto percebi que era o primeiro da linha) que estava sempre ligeiramente morno mesmo quando tinha a lareira off.


    O que devia estar a acontecer era a água da serpentina ser aquecida pela água do TA e esse aquecimento provocar algum movimento de água nas serpentinas e assim aquecer à mesma o 1o radiador mesmo com a lareira off.

    Acho que deve levar aí alguém para pôr isso a trabalhar e ver este assunto do 1o radiador. Deverá ter de instalar alguma válvula para bloquear o circuito dos radiadores quando a bomba do recuperador não trabalhar para evitar estar a arrefecer a agua do TA durante o verão.
    É que anda a gastar eletricidade para aquecer AQS e depois a arrefecê-la no radiador.
    Concordam com este comentário: Zarb
    • Zarb
    • 27 outubro 2024

     # 16

    Colocado por: size

    Às tantas, o tubo vindo da bomba da caldeira estará ligado directamente à serpentina do TA e daqui ligado em série com o tal primeiro radiador, que deveria estar sempre aberto para a água quente circular. Se esse circuito está tamponado a água não circula. Serã ?


    Vamos por partes para ver se eu percebi.

    O tubo que vem da bomba da caldeira penso que será o que se vê na ligação lateral inferior (tem uma torneirinha vermelha). E aí diria que começa a serpentina dentro do TA.
    Ainda que essa torneira estivesse defeituosa e fechada, a tubagem imediatamente anterior à torneira estaria quente quando a bomba estivesse a funcionar, certo?

    Por outro lado, penso que a saída da serpentina do TA é o que vai sair para os radiadores, incluindo claro o primeiro. Pelo que percebi, se o primeiro radiador estivesse fechado, a água não poderia circular nos radiadores, porque o primeiro do sistema serviria de tampão, é isso?

    Não me parece, porque o primeiro radiador está fechado e neste momento tenho dois radiadores nos quartos a aquecer (estou sem a lareira, apenas com a resistência do TA).

    E por outro lado, o problema não é tanto a saída dos radiadores mas antes aquela entrada antes do TA. Estando a bomba da caldeira a funcionar não devia aquela ligação lateral inferior aquecer?
    • Zarb
    • 27 outubro 2024

     # 17

    Colocado por: Dias12

    O que devia estar a acontecer era a água da serpentina ser aquecida pela água do TA e esse aquecimento provocar algum movimento de água nas serpentinas e assim aquecer à mesma o 1o radiador mesmo com a lareira off.

    Acho que deve levar aí alguém para pôr isso a trabalhar e ver este assunto do 1o radiador. Deverá ter de instalar alguma válvula para bloquear o circuito dos radiadores quando a bomba do recuperador não trabalhar para evitar estar a arrefecer a agua do TA durante o verão.
    É que anda a gastar eletricidade para aquecer AQS e depois a arrefecê-la no radiador.
    Concordam com este comentário:Zarb


    Correcto, também penso que seria isso. Ou seja, estaria a funcionar em sistema inverso ao normal. Em normal, a serpentina aquecia o depósito das AQS mas estando a lareira off, a agua dentro da serpentina estaria a ser aquecida pela agua quente do depósito (aquecida pela resistência). Um desperdício de electricidade, correcto. É uma questão a ver mas não releva, penso eu, para o porquê da água da lareira não estar a aquecer o depósito.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • Dias12
    • 27 outubro 2024 editado

     # 18

    Colocado por: ZarbAinda que essa torneira estivesse defeituosa e fechada, a tubagem imediatamente anterior à torneira estaria quente quando a bomba estivesse a funcionar, certo?


    Errado.
    Se a torneira estiver bloqueada na posição fechada por muito que a bomba trabalhe nenhuma água comeca a circular nesse circuito e assim não chegará nada à torneira antes do TA.

    Acho que o primeiro passo é desconectar essa torneira e ligar a bomba do recuperador para ver se chega agua ao TA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zarb
    • SrR
    • 27 outubro 2024

     # 19

    Isso do radiador estar morno com a lareira off é por estar a fazer termossifao, é notorio pelas fotos, por isso mesmo é que perguntei.
  3.  # 20

    Esse sistema já funcionou em tempos, correcto? Por isso não será defeito de concepção... Pelas fotos, apesar de o sistema ter uma montagem 'particular' (dois circuitos em paralelo sem válvula de controlo - a não ser que não se veja nas fotos), também me parece que deveria funcionar.

    Pela sua descrição creio que não terá sangrado o sistema correctamente. Isso 'tem que dar muitas voltas' até sair o ar todo. Depois repousa uma noite (ou umas horas), e em seguida tem que sangrar novamente (primeiro com a bomba parada, depois a trabalhar novamente). Até não sair ar nenhum em nenhum dos radiadores ou 'válvulas de sangramento' (não sei o nome correcto). Repita uma terceira vez (ou as que forem necessárias). Enquanto sair ar (ou enquanto conseguir 'ouvir água a cair' em algum ponto do circuito), tem que continuar a sangrar (com a torneira de enchimento aberta, se tiver uma válvula reguladora de pressão - se não tiver terá que controlar manualmente, de preferência sem deixar isso ir a zero).

    Força nisso, que o frio está a chegar!
    Concordam com este comentário: Dias12
 
0.0281 seg. NEW