Colocado por: N Miguel OliveiraOra, a página Facebook do Mais Liberdade dizia assim:
"🏡 Os preços das habitações continuam a crescer a um ritmo elevado, em Portugal. De acordo com os últimos dados do INE, no 2º trimestre deste ano o Índice de Preços da Habitação aumentou 7,8% face ao mesmo período do ano anterior. Numa análise temporal mais longa, o preço médio de uma habitação "duplicou em dez anos", segundo dados da consultora CBRE, citados pelo JN.
Estaremos perante uma bolha imobiliária prestes a explodir? Com este aumento de preços, e estando nós a ultrapassar um período com elevadas taxas de juro, será que a taxa de incumprimento dos créditos à habitação está aumentar?
Não é o que os dados nos dizem. O rácio de empréstimos vencidos no crédito à habitação é de apenas 0,3%, uma percentagem muito próxima da taxa mínima atingida em mais de duas décadas. Em Setembro de 2016, a taxa era de 2,7%. Com maior ou menor dificuldade, os portugueses estão a conseguir cumprir com as suas obrigações relativamente aos créditos à habitação.
Por outro lado, a taxa de desemprego em Portugal fixava-se em 6,4% em Agosto deste ano, uma taxa relativamente baixa se olharmos para o historial das duas últimas décadas. A taxa de desemprego é importante porque normalmente é um dos primeiros indicadores a alertar para uma possível bolha imobiliária a explodir num futuro próximo. Uma família que se vê afetada pelo desemprego tem uma substancial redução do seu rendimento disponível e, consequentemente, uma menor capacidade para pagar o crédito à habitação.
É verdade que o acesso à habitação está cada vez mais difícil para os portugueses, mas quem já tem habitação está a conseguir cumprir com as suas obrigações, e a estável e reduzida taxa de desemprego mostra-nos que num futuro próximo tal não se deve alterar. Em suma, não estamos perante uma bolha imobiliária prestes a explodir.
#MaisLiberdade"
https://www.facebook.com/share/p/1FqtmtqDHM/
Colocado por: PedroNunes24O desemprego e principalmente o crédito à habitação pouco ou nada têm a ver com uma bolha imobiliária.
Colocado por: dmanteigas
Entao o que tem?
Com desemprego baixo e praticamente nenhum incumprimento do credito a habitacao, as possibilidades de o imobiliario descer sao muito proximas de... 0. Nao ha nenhum indicador macroeconomico que diga que vivemos uma 'bolha prestes a rebentar'. Para isso acontecer, era necessario uma mega recessao que aumentasse significativamente o desemprego, que reduzisse poupanca os rendimentos, e contrai-se significativamente a procura enquanto aumentava os incumprimentos de credito a habitacao para colocar mais casas no mercado.
Nada disso parece muito provavel nos proximos anos.
Colocado por: PedroNunes24
Ouro máxima histórica: check
Bitcoin máxima histórica: check
SP500 máxima histórica: check
Imobiliário máxima histórica: check
Ainda temos uns meses pela frente, mas já não falta muito.
Colocado por: jg231Na área de SW nunca houve tantos despedimentos como agora, desde que comecei a trabalhar, e não sou só eu que o digo.
Colocado por: powerPTEu já tenho 20 anos na área e concordo que nunca assistiu a tal...
Colocado por: vmontalvaoNão apanhou a crise de subprime em 2008?
Colocado por: powerPT
Eu já tenho 20 anos na área e concordo que nunca assistiu a tal...mas também nunca tinha visto o que se andava a passar em alguns sítios durante uns bons anos do dinheiro barato, contratações desmedidas, algumas só para cumprirem exigências dos stakeholders mais poderosos porque queriam mais e mais, umas porque queriam ir para bolsa e o headcount era requisito, outras porque ficava bem no linkedin andar sempre a publicitar vagas e a sair em artigos que x empresas tem centenas de vagas...enfim, crescimentos nada sustentáveis.
Umas mais tarde, outras mais cedo tiveram de reestruturar, era claríssimo que isto ia acontecer.
Colocado por: dmanteigas
Entao o que tem?
Com desemprego baixo e praticamente nenhum incumprimento do credito a habitacao, as possibilidades de o imobiliario descer sao muito proximas de... 0. Nao ha nenhum indicador macroeconomico que diga que vivemos uma 'bolha prestes a rebentar'. Para isso acontecer, era necessario uma mega recessao que aumentasse significativamente o desemprego, que reduzisse poupanca os rendimentos, e contrai-se significativamente a procura enquanto aumentava os incumprimentos de credito a habitacao para colocar mais casas no mercado.
Nada disso parece muito provavel nos proximos anos.
Colocado por: RodrigoCorreiaPara mim no prazo de 2 a 4 anos isto vem tudo por aí abaixo.
É apenas a minha convicção. Nada sobe para sempre e nada desce para sempre.
Colocado por: RicardoPortoAinda falava um destes dias com um agência imobiliária e disseram que este ano está uma desgraça para vender
Colocado por: SirruperCom os salarios a aumentar os custos nunca podem descer. Com a falta de mao de obra para a procura que há, os preços nunca mais vão baixar.
O défice de habitação não é só em Portugal, é um pouco por todo o mundo dito desenvolvido.
Por tanto malta, quem quer pechinchas tem de procurar onde ninguem quer, ou poupar bastante para quando aparecer um "bom" negocio.
Colocado por: PedroNunes24O crédito à habitação é irrelevante porque é apenas uma gota no oceano. Não vai ser preciso as familias irem todas morar para a rua para haver uma correção considerável nos preços. Basta os atuais proprietários que já têm casas no mercado chegarem finalmente à realidade que aquele T2 de 1970 renovado em conjunto com o tio afinal não vale os 370.000e que estão a pedir e o mercado está apenas artificialmente desajustado.