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  1. Colocado por: AiOGajo

    Se fores à página 195, encontras alguém a referir que não trocaria o seu BMW 525 de 1997 por um Dacia por uma questão de segurança...

    Daí a ilusão de segurança que um carro velho de transmite quando comparado com um mais recente.
    Fui eu! E reafirmo. Só uma porta do 525 tem mais aço que todo o Dacia :-)
    Comparar um carro deste segmento com um papa-reformas é obra!
  2. 2024 e ainda há quem acredite que por um carro ter a chapa forte é mais seguro :)

    Colocado por: BelhinhoFui eu! E reafirmo. Só uma porta do 525 tem mais aço que todo o Dacia :-)
    Comparar um carro deste segmento com um papa-reformas é obra!
    Concordam com este comentário: AiOGajo, sky3205
  3. Colocado por: ricardoantunes2024 e ainda há quem acredite que por um carro ter a chapa forte é mais seguro :)

    Então diga lá. Não é o principal para a robustez e rigidez de qualquer estrutura?
  4. Colocado por: BelhinhoEntão diga lá. Não é o principal para a robustez e rigidez de qualquer estrutura?


    Veja por si.
    https://www.youtube.com/watch?v=uoShPiK6878
  5. Eu acho que deviam era voltar ao ferro !
    Concordam com este comentário: Dias12, eu, AiOGajo
    •  
      AiOGajo
    • 19 novembro 2024 editado
    Colocado por: BelhinhoEntão diga lá. Não é o principal para a robustez e rigidez de qualquer estrutura?


    A forma como dissipas o impacto é mais relevante do que a rigidez estrutural do carro para o corpo humano...

    Assim é preferível num impacto o carro amortecer o embate e deformar tipo um acordeão mantendo a rigidez da cabine, do que ficar intacto pois isso significa que o condutor é que vai sofrer uma desaceleração mais brusca pois não é a velocidade que mata mas sim a desaceleração instantânea.

    Existem aí uns vídeos na net de um carro a embater de frente a 120km/h contra uma parede de betão e a estrutura a fica intacta, no entanto o cérebro do condutor desloca-se à mesma velocidade e ao bater de frente o cérebro vai-se esborrachar dentro do crânio, assim como os órgãos internos...

    O que é preciso é desacelerar o impacto e não manter a rigidez estrutural, por isso é que os airbags resultam a salvar vidas pois são amortecedores de impacto.
  6. Colocado por: AiOGajo

    A forma como dissipas o impacto é mais relevante do que a rigidez estrutural do carro para o corpo humano...

    Assim é preferível num impacto o carro amortecer o embate e deformar tipo um acordeão mantendo a rigidez da cabine, do que ficar intacto pois isso significa que o condutor é que vai sofrer uma desaceleração mais brusca pois não é a velocidade que mata mas sim a desaceleração instantânea.

    Existem aí uns vídeos na net de um carro a embater de frente a 120km/h contra uma parede de betão e a estrutura a fica intacta, no entanto o cérebro do condutor desloca-se à mesma velocidade e ao bater de frente o cérebro vai-se esborrachar dentro do crânio, assim como os órgãos internos...

    O que é preciso é desacelerar o impacto e não manter a rigidez estrutural, por isso é que os airbags resultam a salvar vidas pois são amortecedores de impacto.
    Concordo, mas não falei em carros de 1950.
    • eu
    • 19 novembro 2024
    Colocado por: AiOGajoA forma como dissipas o impacto é mais relevante do que a rigidez estrutural do carro para o corpo humano...


    São as duas importantes.

    Os carros modernos têm uma zona de deformação programada na zona do motor para a desaceleração ser progressiva, e depois a estrutura do habitáculo é rígida para evitar que os ocupantes sejam esmagados.
  7. Colocado por: euOs carros modernos têm uma zona de deformação programada na zona do motor para a desaceleração ser progressiva,
    Nos carros que tem motor à frente :-)
    Concordam com este comentário: eu
  8. Tou quase a vender o Spring...
  9. Colocado por: ricardoantunes
    2024 e ainda há quem acredite que por um carro ter a chapa forte é mais seguro :)

    Nem me refiro a nada disso. É estarmos a falar de um carro de 2019+, que passou as mais recentes normas de segurança europeias e vir-se pôr isso em causa porque se quer ter razão à força toda. É um caixão com rodas porque sim. Provas? Nada, diz-se que sim e mainada.

    Colocado por: rjmsilvaTou quase a vender o Spring...

    E eu o S70. Porra que como "só" tem 8 anos ainda encarcero a família toda nisso. Um série 5 do século passado é que me fazia bem.
    Aliás tenho um familiar que comprou um 208 a gasolina novo, vou já mandar-lhe links de séries 5 de 1990 para eles ficarem seguros.

    Não há paciência. Já o disse e repito, é triste mas 3/4 do conteúdo destes vários tópicos sobre VE não têm NADA a ver com VE.
    Concordam com este comentário: ematos
  10. O que dá rigidez a um carro é o chassis, não é a chapa.

    Colocado por: BelhinhoEntão diga lá. Não é o principal para a robustez e rigidez de qualquer estrutura?
  11. Já gosto do Dacia Spring.
    Um deles deu-me a mão hoje para entrar numa fila de trânsito...:-)
    Concordam com este comentário: ClioII
  12. Colocado por: BelhinhoJá gosto do Dacia Spring.
    Um deles deu-me a mão hoje para entrar numa fila de trânsito...:-)
    Concordam com este comentário:ClioII


    Estava com medo de ser esmagado num choque lateral.
    • ematos
    • 20 novembro 2024 editado
    Colocado por: Bruno.AlvesJá o disse e repito, é triste mas 3/4 do conteúdo destes vários tópicos sobre VE não têm NADA a ver com VE.


    Verdade....
    Já que a conversa vai como vai.... Deixo o meu código da tesla caso alguém queira comprar e ter desconto de 500€, sempre tem mais a ver :D
    https://ts.la/emanuel239414

    há Model 3 de inventário a 38485 para poder concorer ao fundo dos 4000 euros. E ainda tem o desconto de 500€ com o código.
    https://www.tesla.com/pt_PT/inventory/new/m3?arrangeby=plh&zip=3800-157&range=0

    É dos melhores negocios para quem esteja comprador de um carro desse valor ( sim ja sei nem toda a gente pode comprar um carro desse valor)
  13. Colocado por: AiOGajoa o corpo hum


    Um exemplo disso é o Smart, aquilo é rijo que nem cornos, num acidente pelo menos temos um funeral de caixão aberto, por fora o corpo fica direitinho :)

    https://www.youtube.com/watch?v=wmt6jMIuwZM&pp=ygUZY3Jhc2ggdGVzdCBzbWFydCB2cyBjb3JzYQ%3D%3D
  14. Colocado por: paulos

    Um exemplo disso é o Smart, aquilo é rijo que nem cornos, num acidente pelo menos temos um funeral de caixão aberto, por fora o corpo fica direitinho :)

    https://www.youtube.com/watch?v=wmt6jMIuwZM&pp=ygUZY3Jhc2ggdGVzdCBzbWFydCB2cyBjb3JzYQ%3D%3D


    Eish... DivX 😁

    •  
      AiOGajo
    • 20 novembro 2024 editado
    Colocado por: Belhinho. Só uma porta do 525 tem mais aço que todo o Dacia :-)


    Colocado por: BelhinhoConcordo, mas não falei em carros de 1950.



    O Dacia Spring tem um airbag lateral, o BMW 525 de 1997 tem o aço da porta como proteção...

    Qual é que vai desacelerar com mais suavidade o condutor e os passageiros em caso de embate lateral, o Airbag Lateral do Dacia Spring ou a grossura da porta do BMW de 1997?

    Se os carros forem do mesmo peso, o Dacia é sem dúvida mais seguro... e não estamos a falar de carros de 1950 pois não é preciso ir tão longe para verificar que os carros mais básicos de hoje possuem mais segurança que os carros de luxo de uns anos atrás e mesmo assim esses carros para estarem ao mesmo nível dos carros básicos novos precisam de intervenção - que basicamente ninguém realiza - como mudar os airbags ou cintos de segurança.

    E arrisco-me a dizer que ainda devem andar muitos BMW serie 5 de 2010 em diante, ainda com airbags da Takata que ainda é mais problemático e perigoso.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  15. Abarth Is Done With ICE, Eyes A Larger Electric SUV | Carscoops

    The electric vehicle revolution may have hit a speed bump recently, with many automakers cautiously tapping the brakes on their EV-only ambitions. But Abarth? The Scorpion brand is doubling down and has shown no signs of backpedaling. With the aging 595/695 range now retired, Abarth has said goodbye to internal combustion engines in Europe altogether—and hybrids didn’t even make the invite list.

    While South America still enjoys hot ICE-powered Abarth versions of Fiat’s Pulse and Fastback crossovers, the European lineup is a different story, consisting exclusively of the electric 500e and 600e. Gaetano Thorel, head of Fiat and Abarth in Europe, has ruled out any combustion-powered comeback, citing strict emissions regulations and their associated costs in the region.




    Fonte: https://www.carscoops.com/2024/11/abarth-is-done-with-ice-eyes-a-larger-electric-suv-offering/
  16. Colocado por: Zé Meirinho
    Em que parte do processo vai?
    Só no pedido de homologação nacional no IMT (feito online) demoraram mais de 1 semana para me dar resposta.

    Importar carro compensa (e muito). Pena o IMT que é um antro de burocracia.


    Mais um pedido de desculpas pelo atraso na resposta.

    Já concluí o processo há uns meses... penso que no total o processo terá demorado cerca de 2 semanas, desde que iniciei o processo até ter a matrícula.

    Posso ter tido sorte, mas as coisas foram todas relativamente rápidas, não tenho razão de queixa.
 
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