Colocado por: ematosEdit: de qualquer forma esta discussão não é para este tópico.
Colocado por: RcrdPrntBoas, não estou a duvidar de si...pois cada um sabe de si e das suas contas...
Se tem excedentes nesta altura, é porque não tem bateria correto...
Não sei quando montou o seu sistema, nem sei qual o valor do kwh usou para as suas contas, mas por exemplo o preço médio dos últimos 12 meses para a compra de energia a rede foi cerca de 0.10 cêntimos (estou a escrever de cabeça, ou até menos, bastava andar atento ao mercado/indexado).
Tenho um sistemas de 4 kwp, e tenho 2 baterias us3000c, e neste momento utilizo toda a produção, devo mandar para a rede cerca de 250w..
Não estou a vender...
Colocado por: ematosJustme
Mas na discussão em causa ninguém questionou nem o investimento nem o retorno anual. Seria os primeiros dados a questionar para se poder dar uma opinião formada! Quando dei os detalhes disse isso tudo.
Um user estava a partir do pressuposto que havendo muito excedente o sistema não é sustentável. Isso depende de várias variáveis, incluindo o custo de aquisição.
Colocado por: pcspinheirose o sistema foi comprado com o FA só é preciso abater 15% do investimento
Colocado por: pcspinheiroPor outro lado, não sendo o caso de ter apoio do FA, depende de quem instalou. Os painéis nunca estiveram tão baratos (vi ainda há dias no Leroy painéis de 550W da Risen por 80€!
Colocado por: ematosReg , para terminar o assunto neste tópico que estamos a sair do tema:
Como referi atrás o sistema foi colocado com apoio dos fundos (ambientais). Feito por empresa devidamente certificada.
6x JA SOLAR JAM72S20 MR 455W
Inversor HUAWEI sun2000L-3,6KTL
Colocado por: pcspinheirose o sistema foi comprado com o FA só é preciso abater 15% do investimento para ficar pago por ele próprio
Colocado por: pcspinheiroO IVA não é só 6%?
Colocado por: regEntão tinha falado que era sistema de 3,7kw, afinal não é. E isso é apenas se funcionar a 100% que é impossível visto que eficiência dos mesmos varia e muito.
Colocado por: reg
A energia verde sempre foi a mais cara, qual é o espanto?
Não me diga que se tivéssemos tempestades e chuva o ano inteiro teríamos energia quase de borla.
Existe sempre a manutenção e estragos a pagar.
Colocado por: ruicarlov
Credo, que noção errada. Se estava a ser irónico e não percebi, peço desculpa, mas é redondamente errado dizer atualmente que as energias verdes são mais caras. Os preços altos devem-se precisamente devido às energias fósseis.
O problema aqui é que não temos ainda chuva nem vento suficiente, excepto ocasionalmente. Como por exemplo no fim de semana, onde os preços foram baixos.
Desde então, como se pode ver nas fontes de energia, o vento (azul-esverdeado) diminui consideravelmente e o cinzento (geração a gás) esteve sempre presente, bem como ocasionalmente o cinzento escuro (carvão). Quando isto acontece, os preços sobem.
Colocado por: ruicarlovEssa designação foi em grande parte consequência da crise energética desencadeada pela Rússia, mas esteve longe de ser uma designação consensual. O melhor é mesmo usarmos o termo não-renovável, pois aí já não há dúvidas que as não-renováveis são as mais caras.
Colocado por: JuliopintoabPessoal que mudou para a G9.
Quanto tempo demorou a mudança após terem feito o processo online?
Obrigado