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  1.  # 841

    Colocado por: Bruno.AlvesCom transmissão de eletricidade por WiFi.
    Ou cabos muuuuuuuuuuito grandes 😂


    Painéis em órbita geossíncrona ancorados em elevadores orbitais. Gundam 00

    Gundam 00

    Aproveitar excedentes de energia renovável para gerar hidrogénio para as aplicações onde faz mais sentido? Tudo bem.
    Dirigir esse hidrogénio para uso automóvel? Só se estivermos a "nadar" em hidrogénio. O hidrogénio gosta de muito de fugir, logo é dificil de armazenar e transportar, para além da questão da eficiência. Terá certamente o seu papel, mas terá competição de outras formas de armazenamento de energias atuais e futuras.
    • eu
    • 29 novembro 2024

     # 842

    Colocado por: rjmsilvaO custo da gasolina é artificial. Há países onde a gasolina custa 0,03 cêntimos ao litro. Dá uns 20 cêntimos aos 100km.

    Por isso é tudo muito relativo, são apenas opções políticas que ditam qual é a melhor escolha.


    Então agora a ideia já não é "salvar" o planeta ?
  2.  # 843

    Colocado por: eu

    Então agora a ideia já não é "salvar" o planeta ?


    Para mim não.
  3.  # 844

    O hidrogénio vai ser uma realidade no futuro, mas não para já devido aos custos da energia.
    Só irá fazer sentido converter eletricidade em H2 quando toda a rede eletrica europeia estiver 100 energias renováveis. Que sentido faz produzir H2 quando temos centrais a carvão ou a gas natural (CH4).


    Já existem viaturas (ligeiras e pesadas) a circular nas nossas estradas a biometano (CH4), pelo que facilmente passarão a utilizar o H2. A grande diferença entre estes 2 gases está no custo de os produzir.
    O única vantagem do H2 em relação ao biometano está na dimensão das duas moleculas. O H2 por ser uma molécula muito mais pequena que o CH4 vai permitir muito mais km percorridos com o mesmo reservatorio. A desvantagem do H2 é, por ser mais pequeno, ter muito mais risco de fugas.

    Só iremos ter a realidade das viaturas a H2 em média escala nas nossas estradas quando a rede de gas natural europeia circular pelo menos 10% de H2
  4.  # 845

    Segundo ouvi de especialistas e possíveis investidores em H2 é que só existe viabilidade de se produzir H2 se o teto máximo da energia eléctrica for de 0,05€/kw
  5.  # 846

    Colocado por: Na_mouch
    Já existem viaturas (ligeiras e pesadas) a circular nas nossas estradas a biometano (CH4), pelo que facilmente passarão a utilizar o H2. A grande diferença entre estes 2 gases está no custo de os produzir.
    O única vantagem do H2 em relação ao biometano está na dimensão das duas moleculas. O H2 por ser uma molécula muito mais pequena que o CH4 vai permitir muito mais km percorridos com o mesmo reservatorio. A desvantagem do H2 é, por ser mais pequeno, ter muito mais risco de fugas.


    Facilmente é como quem diz. Os carros a biometano onde já andei eram carros a combustão. A utilização do hidrogénio é com vista a ser usado numa célula de combustível com motor elétrico, logo tecnologias muito distintas. Existem células de combustível a metano, mas é uma tecnologia muito embrionária que não me recordo de ver ainda aplicada a uma escala que permita movimentar um veículo.
    O custo de produzir os gases não é a única diferença. O hidrogénio é muito menos denso por volume, e para compensar isso é necessário trabalhar com pressões bastante mais elevadas, que exigem depósitos mais resistentes do que os que se podem usar com metano. Para além da questão de ser realmente mais complicado impedir perdas de H2. A própria vida dos depósitos deve ser algo limitada por questões de segurança. Uma fuga de hidrogénio é bem mais perigosa do que uma de metano devido pois tem um grande limite de inflamabilidade, ou seja, mais probabilidade de explosão se encontrar uma fonte de ignição.
    • SrR
    • 30 novembro 2024

     # 847

  6.  # 848

    Na via férrea não tenho grandes dúvidas que seria mais interessante eletrificar ao máximo as vias.
    Concordam com este comentário: Na_mouch, jorgemlflorencio, 21papaleguas, ferreiraj125
  7.  # 849

    Colocado por: Na_mouchO hidrogénio vai ser uma realidade no futuro, mas não para já devido aos custos da energia.
    Só irá fazer sentido converter eletricidade em H2 quando toda a rede eletrica europeia estiver 100 energias renováveis. Que sentido faz produzir H2 quando temos centrais a carvão ou a gas natural (CH4).


    Já existem viaturas (ligeiras e pesadas) a circular nas nossas estradas a biometano (CH4), pelo que facilmente passarão a utilizar o H2. A grande diferença entre estes 2 gases está no custo de os produzir.
    O única vantagem do H2 em relação ao biometano está na dimensão das duas moleculas. O H2 por ser uma molécula muito mais pequena que o CH4 vai permitir muito mais km percorridos com o mesmo reservatorio. A desvantagem do H2 é, por ser mais pequeno, ter muito mais risco de fugas.

    Só iremos ter a realidade das viaturas a H2 em média escala nas nossas estradas quando a rede de gas natural europeia circular pelo menos 10% de H2


    Nunca vi tanta barbaridade no mesmo comentário. Tem alguma noção de fisica e química?
  8.  # 850

    Colocado por: harsousa

    Nunca vi tanta barbaridade no mesmo comentário. Tem alguma noção de fisica e química?


    Vá estudar o assunto, e depois venha comentar novamente.

    Tanto estou por dentro do assunto que tenho acompanhado de perto os estudos do LNEG por interesses económicos na area dos biogases.

    Já ando a acompanhar o desenvolvimento nacional de muito perto à 3 anos, mais na area de injecção na rede REN do que para as viaturas, mas para passar para grande escala dos transportes só depois de vermos grande produção com injecção em rede.

    A Douro gas já comercializa biometano (CH4) para viaturas ligeiras e pesadas. Eles estão a importar esse biometano por não haver produção em Portugal.
    • SrR
    • 6 dezembro 2024

     # 851

    • SrR
    • 13 abril 2025

     # 852

 
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