Colocado por: marcocar
Fiz noutra pais o de não existe nenhuma obrigação desse género
Colocado por: marcocar
Fiz noutra pais o de não existe nenhuma obrigação desse género
Colocado por: BigmouseDisse bem. Em outro país.
Mas só por curiosidade gostava de ver os vossos quadros eléctricos e como e realizada a distribuição de energia entre quadros parciais.
Colocado por: Varejote
Há uns anos projeto elétrico só era obrigatório a partir de 50kva, entretanto baixaram para 10.35kva.
No ano passado o governo ao abrigo do simplex, ia colocar obrigação de projeto elétrico a partir de 41.4kva.
Mas as ordens profissionais fizeram uma grande barulheira e deuxaram cair essa alteração, ficando como estava 10.35kva.
Colocado por: marcocarDentro de uma casa só existe um quadro, quadros secundários só quando o principal está saturado ou num peça fora de casa.
Um disjuntor por cada circuito com 8 pontos no máximo
8 pontos de luz = 1 disjuntor de 10a
8tomadas 'normais' = um disjuntor de 16.
Frigorífico, fogão, placa, exaustor, mll, secador etc um circuito dedicado para cada eletrodomésticos, etc
Iluminação 1,5mm2
Tomadas 2,5mm2
Isto assim de cabeça do que me lembro
Colocado por: BigmouseQuantos diferenciais?
Colocado por: BigmouseDisse bem. Em outro país.
Mas só por curiosidade gostava de ver os vossos quadros eléctricos e como e realizada a distribuição de energia entre quadros parciais.
Colocado por: Bigmousequestões simples:
- Qual o valor máximo de resistencia de possuir o electrodo de terra?
- em que condições podem ser instaladas aparelhagem eléctrica nos WC com banho?
- qual o índice de proteção os equipamentos eléctricos quando instalados WC e ou no exterior?
- que características devem possuir os diferenciais para os pontos de carregamento veículos elétricos.
Atenção que sou da opinião que um projecto eléctrico para a maior parte das moradias pouco vale. Na minha opinião devia ser substituída por um acompanhamento técnico, porque uma parte significativa dos nossos electricistas, executa as instalações com o objectivo de obter o maior lucro e sem se preocupar com a exploração da instalação.
Colocado por: marcocarDentro de uma casa só existe um quadro, quadros secundários só quando o principal está saturado ou num peça fora de casa.
Um disjuntor por cada circuito com 8 pontos no máximo
8 pontos de luz = 1 disjuntor de 10a
8tomadas 'normais' = um disjuntor de 16.
Frigorífico, fogão, placa, exaustor, mll, secador etc um circuito dedicado para cada eletrodomésticos, etc
Iluminação 1,5mm2
Tomadas 2,5mm2
Isto assim de cabeça do que me lembro
Colocado por: marcocarTive de calcular a potencia em cada linha para equilibra las
Colocado por: Ruikode
O amigo marcocar ainda há uns minutos queixava-se que pediu um estudo térmico e foi-lhe apresentado um "chapa 5".
Mas entretanto, utilizou o mesmo processo para uma instalação que como referiu, fez sozinho.
Não me leve a mal, mas como vê, todo nós cometemos erros, ou seguimos caminhos que acreditamos serem os certos, aos nossos olhos, mas nem sempre é o correto. Neste exemplo da instalação elétrica (e ITED também), até podem existir as tais receitas "chapa 5", mas existem cálculos que deveriam ser feitos e tidos em conta.
É por isso que existem normas, mesmo que nem sempre sejam respeitadas lamentavelmente.
Colocado por: BigmouseTeve necessidade equilibrar? Tem instalação trifásica?
Colocado por: marcocar
Outro coisa que não deveria ser obrigatória, o tal ited.
Deveria sim existir um regulamento a estipular todas as obrigações a respeitar e no final de obra vir uma vistoria.
Noutros países é assim para moradias unifamiliares. Eu fiz a minha eletricidade sozinho,quadro e tudo. Ao fim veio a vistoria, testaram as terras todas, verificar o número de tomada por circuito,a altura das tomadas nos diferentes locais.. mas nunca me obrigaram a ter projeto ou termo de responsabilidade tendo de pagar a alguem para tal
Colocado por: DR1982Marcocar, mas ja se sabia ha muito que ia levar. On projetos chapa5, você é que se bem me lembro no seu tópico dizia que o engenheiro e o arquiteto estavam bem cientes do que queria etc etc mas ja se estava a ver qual seria o resultado.
Você desenhou a casa e o resto foi chapa5 e pronto.
Não é uma crítica, até porque deve ser o que acontece na maioria dos casos infelizmente.
É o que é
Colocado por: BrunoS87A bela da cozinha também está quase no ponto ...
Colocado por: sltd
Está com muito bom aspecto.
Que material tens no anti-salpicos e na bancada?
Colocado por: marcocarparece-me injusto tambem meter todos no mesmo saco.
O problema é pagarmos os serviços porque somos obrigados a tal e que infelizmente sem esses supostos profissionais não podes sequer licenciar a nossa casa. E eles sabendo disso usam dessa posiçao de superioridade. Isto devia ser considerado roubo. Porque no meio de tanta folha a sempre uma coisa que nos escapa(para quem percebe de plantas) agora imagina quem não pesca nada. É roubado nestas acções e omissões,não só pelos empreiteiros sobre quem cai toda a gente, os que passam antes dele é que deviam fazer um trabalho correto.
Eles usam estes lobby e nenhum é nu cá responsabilizado..
Vá já chega
Bom natal a todos