Colocado por: dmanteigasHa muito construtor assim, como tambem ha muito que se preza e orgulha de apresentar a melhor qualidade possivel.
Colocado por: zemvpferreiraConstrutores a honrarem garantias? No país do abre-empresa-fecha-empresa-abre-empresa? Às vezes acho que estou num forum de outra terra qualquer. Fico muito contente que hajam pessoas com brio em construir bem, mas de Norte a Sul os sucateiros são dez vezes mais.
Colocado por: zemvpferreiraNo país do abre-empresa-fecha-empresa-abre-empresa?
Colocado por: zemvpferreiramas de Norte a Sul os sucateiros são dez vezes mais.
Colocado por: N Miguel Oliveiradepende da exigência dos DO também. Na minha zona também ha alguns empreiteiros de que os DO dizem bem… basta fazer um ou outro extrazito de borla ou ir escolher as wcs e aplicar um ceramico mais caro 2 ou 3€ m2 sem cobrar a mais que ja ganham um amigo.
Enfim.
Por passar por diversas obras, as que projectámos, posso dizer que não me lembro duma sequer em que o Dono de Obra se queixasse do empreiteiro. E foram sempre eles a escolhê-lo. Pelo que, custa bastante ler o que escreveu. Claro que nunca é tudo perfeito, há sempre errozitos, mas nada de mais mesmo.
Eu não duvido que haja muito maus profissionais, mas ao contrário do que escreveu, eu vejo precisamente o oposto nas obras.
Ainda assim, quando existem, diria que maioria das azelhices costumam vir de dois tipo de pessoas/profissionais. As que dizem "há 30 anos que faço assim", e as que "viram e aprenderam a fazer na noite anterior via Youtube". Os primeiros nem ligam aos projectos, nem às mudanças da legislação, nada... e os segundo geralmente são Donos de Obra.
Mas também admito que o facto das coisas correrem bem têm que ver com algo muito simples. As empresas são locais. Se fazem asneira, ficam queimadas na sua própria terra. Agora o que fazem a 400kms de distância, não faço ideia.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu não duvido que haja muito maus profissionais, mas ao contrário do que escreveu, eu vejo precisamente o oposto nas obras.
Colocado por: N Miguel OliveiraAs que dizem "há 30 anos que faço assim"
Colocado por: N Miguel OliveiraMas também admito que o facto das coisas correrem bem têm que ver com algo muito simples. As empresas são locais. Se fazem asneira, ficam queimadas na sua própria terra. Agora o que fazem a 400kms de distância, não faço ideia.
Colocado por: DR1982Contudo continuo a ver sapatas betonadas contra a terra, drenos à foge que te agarro, casas em cima de firmes manhosos, capoto aplicado com apenas massa por cima da rede, patilhas de arranques de muro com 10/15cms e ainda ha uns tempos um desses em conversa me disse “toda a gente sabe que os projetos estruturais sao feitos para fugir um bocadinho, se marcar ferro a 15 e o colocar a 18 ou 19 nao ha problema nenhum… mas e um dos bons, até porque nenhuma caiu e rachadelas e humidades todas tem.
Colocado por: dmanteigasE nao deixa de ser uma verdade... nenhuma das casas caiu :)Em Marrocos e na Turquia também estavam de pé
Colocado por: dmanteigasE nao deixa de ser uma verdade... nenhuma das casas caiu :)
Mas ai e trabalho dos tecnicos saber convencer e ensinar esta malta a fugir daquilo que e a pratica que seguem ha 30 anos
Colocado por: dmanteigasE quando os tecnicos nao sao capazes de explicar/convencer estas pessoas tambem nao se pode queixar... porque muitos ate estao dispostos a aprender, mas se os tratam como analfabetos e dizem que e assim pq o Sr. Engenheiro diz...
Colocado por: DR1982depende da exigência dos DO também.
Colocado por: DR1982“toda a gente sabe que os projetos estruturais sao feitos para fugir um bocadinho
Colocado por: dmanteigasMas ai e trabalho dos tecnicos saber convencer e ensinar esta malta a fugir daquilo que e a pratica que seguem ha 30 anos
Colocado por: dmanteigasmas se os tratam como analfabetos e dizem que e assim pq o Sr. Engenheiro diz...
Colocado por: dmanteigasEu que ate la trabalhei varios anos durante as ferias sempre tive a ideia que pelo menos aqui na zona os 'sucateiros' como lhes chamam sao a minoria.
Colocado por: zemvpferreiraNunca vi um empreiteiro ser totalmente responsabilizado pela bodega que deixou para trás. Isto em Lisboa.
Colocado por: zemvpferreiraEm Lisboa não é assim certamente, vai-se ao famoso mercado e vale o que vale. No próximo terramoto vamos colher o que andámos a semear. Até lá, vai-se tendo a ocasional reparação desnecessária que em Braga não acontecerá.
Colocado por: sitoE onde é que existe o mercado de fiscais de obra? Onde os podemos encontrar, para começar a perceber preços, disponibilidades, etc? (Zona: Leiria)
Colocado por: N Miguel OliveiraOs projectos estruturais são SEMPRE sobredimensionados. Sempre! Porquê? Porque é a lei. E ainda bem. A nossa legislação prefere ser cautelosa. Para que se um dia que haja uma rabanada de vento mais forte, um mini sismo, etc... um erro de cálculo do empreiteiro a misturar cimento e areia... ou simples erros humanos que sempre acontecem... a integridade da estrutura não seja posta em causa. Sinceramente, ainda bem que assim é. Se um dia a estrutura é posta à prova, que se aguente bem. Em vez de fazer tudo no limite.mas eu tambem estou de acordo que os projetos sejam sobredimensionados, porque como disse erros acontecem.
Não acho nada de estranho.
Eu se tiver 20 mil euros, e quiser um carro. Não vou comprar um carro de 20 mil euros, ainda que o possa fazer. Porque se o fizer, gasto o dinheiro todo e já nem seguro posso comprar porque não tenho mais dinheiro. Fiquei sem margem.
Colocado por: DR1982Nao concordo é que os empreiteiros nao cumpram os projetos a contar com isso, porque ao fazê-lo estão a rebentar com a tal margem de segurança.