Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mafgodEntretanto por cá, já surgiram ospreços do novo Model Ye já se pode encomendar o modelo de lançamento. :-)

    Mas isto não parece ser a opção mainstream. Parece ser uma operação de marketing para verder as pouquíssimas unidades que vão ter no final do 1º trimestre. O preço base deverá ser abaixo disso.

    E obrigado pela partilha, tenho ido ao site todos os dias e hoje que ainda não fui, aparece esta novidade!
  2. Colocado por: mafgodSe quiserem comparar .... ervilhas :-) usem estesimuladorpara carregamentos de VE.

    Para quem não sabe as médias nos VEs... apontem para 15kWh/100km para uma condução defensiva (o equivalente a uns 5L/100km nos diesel) e uns 20kWh/100km para os que gostam de transgredir :-)
    Concordam com este comentário:hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bluthunder82


    E deve haver poucos diesel que em AE façam 5L/100Km...
  3. Bem resumindo andamos todos quer utilizadores de carros a combustão seja eléctricos à procura dos melhores preços para "abastecer" 😁.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • paulos
    • 24 janeiro 2025 editado
    Colocado por: mafgodNão acredites em tudo o que se escreve na NET :-)

    Mesmo que fosse sempre, podendo carregar a maior parte das vezes a preços na ordem dos 1,50/2,00€/100km, pagar mais de 10€/100km esporadicamente é um não problema :-) Assim, existam postos a funcionar!


    Não li na net, tenho um colega que foi de EV de porto para lisboa, deu lá umas voltas e regressou. Ia levar o Qashqai a diesel mas eu convenci-o a levar o EV Leaf 62. Carregou onde tinha de carregar, não andou a fazer desvios para carregar ali ou nos continentes nem afins, só evitou os postos da Ionity. Contas feitas quando regressou ficava mais barato ligeiramente se tivesse ido de diesel e não teria precisado de parar pelo caminho para carregar.

    Este verão fui de férias (foram quase 2000km, Braga-Tarragona-Braga) com um amigo que tem um EV (BMW Ix), fez uma média de 23kw (120kmh) a cada 100km.
    Eu no meu C4 2022 1.2 a gasolina fiz média de 5.3L a 120kmh, despois de regressarmos comparamos valores, gastou bem mais que eu não me recordo quanto ao certo. (usou o cartão BMW)
    Ok se fosse de model 3 não faria 23kw aos 100 faria menos, o Ix ainda gasta um bocado mas ainda assim, não faz sentido nenhum os carregamentos serem tão caros.
    (De referir que nesses km apanhou uns bons baldes de agua fria pois havia N de postos que chegava lá e não funcionavam. Eu sai mais tarde 2h que ele de Braga e cheguei a meio do caminho primeiro que ele ainda que 2min lol).
    (de referir que não foi contabilizado a carga inicial em casa, nem a carga no hotel a meio do caminho e no regresso também, portanto foram 3 carregamentos que nem entraram nas contas caso contrário a discrepância seria ainda maior).

    Eu tenho 105mil km feitos no meu EV desde 12/2019 e tenho uns 6 carregamentos fora de casa. Tudo o que seja viagens e esteja afastado da autonomia do meu EV vou a gasolina sem preocupações nem stresses e sinceramente acho que gasto menos €.
    Concordam com este comentário: dom123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  4. "Eles" só estão á espera que o carro eléctrico se massifique para depois carregarem nos preços da electricidade. Claro que tb. não haverá infraestrutura que aguente carregamentos em simultâneo..

    Colocado por: pedrovilBem resumindo andamos todos quer utilizadores de carros a combustão seja eléctricos à procura dos melhores preços para "abastecer" 😁.
    Concordam com este comentário:mafgod
  5. Colocado por: carlosj39"Eles" só estão á espera que o carro eléctrico se massifique para depois carregarem nos preços da electricidade. Claro que tb. não haverá infraestrutura que aguente carregamentos em simultâneo..



    Carregarem nos preços? Mais?

    Neste momento se for para ter um EV e carregar sempre fora de casa (muita gente não tem essa hipotese), mais vale comprar um carro a GPL que tenho a certeza absoluta que fica mais barato a cada 100Km que o EV.

    Se for um corolla Hibrido a GPL (como andam taxis em braga desde 2019) então aí nem é comparável sequer e menos que isso, só mesmo os EV a carregar em casa.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  6. Há dias apareceu um estudo qualquer a dizer que carregar o VE fora de casa ficava uns 3% mais caro do que usar diesel. Comprei VE porque posso carregar em casa, caso contrário não seria opção.
    Parece que vai ser discutido o modelo de carregamento dos VEs no parlamento. Vamos ver o que sai dali.
  7. Colocado por: rjmsilvaParece que vai ser discutido o modelo de carregamento dos VEs no parlamento. Vamos ver o que sai dali.


    Se forem acautelados os interesses dos UVE, pode ser uma melhoria significativa. No meu caso pessoal, se abrirem os SUC Tesla de Matosinhos e CB, mais uns quantos em pontos estratégicos, vai ser perfeito...não é que até agora tenha tido grandes dificuldades, mas é um conforto maior carregar fora de casa na rede Tesla.
    • pfov
    • 24 janeiro 2025
    Colocado por: RUIOLI

    Se forem acautelados os interesses dos UVE, pode ser uma melhoria significativa. No meu caso pessoal, se abrirem os SUC Tesla de Matosinhos e CB, mais uns quantos em pontos estratégicos, vai ser perfeito...não é que até agora tenha tido grandes dificuldades, mas é um conforto maior carregar fora de casa na rede Tesla.


    Qual é o preço do kW dos superchargers tesla?
  8. Pode ver aqui.

    Entre os 0,27€/kWh e 0,31€/kWh em Portugal.... sem taxinhas... apenas mais o IVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pfov
    • ematos
    • 25 janeiro 2025 editado
    Colocado por: paulosOk se fosse de model 3 não faria 23kw aos 100 faria menos,


    A 120 bem bem bem menos!
    Além de que se carregar nos supercharger (fora de Portugal há uma grande rede), fica a preços muito mais baixos. Mesmo para veículos não Tesla.

    Mas sim em Portugal principalmente , os postos públicos são uma vergonha os preços
  9. Algo que desconhecia e pode interessar a alguns utilizadores daqui do fórum

    https://pplware.sapo.pt/motores/surpresa-um-em-cada-quatro-tesla-model-3-nao-passa-na-inspecao/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10. Alguém que tenha aberto o 'clickbait' pode fazer um resumo aqui ao pessoal? Só para não gerar tráfego...
    • hangas
    • 28 janeiro 2025 editado
    Colocado por: jorgemlflorencioAlguém que tenha aberto o 'clickbait' pode fazer um resumo aqui ao pessoal? Só para não gerar tráfego...


    Não abri, mas pedi ao Grok.


    De acordo com relatórios recentes, um em cada quatro veículos Tesla Model 3 na Dinamarca não passou na inspeção periódica obrigatória. Esta taxa de falha é notavelmente alta em comparação com outros veículos elétricos, que tiveram uma taxa de falha de cerca de 9%. Os problemas foram principalmente relacionados a freios, luzes, pneus e direção. Esta situação levantou preocupações entre os proprietários de Tesla na Dinamarca sobre a confiabilidade e a qualidade desses veículos.


    Não levo o site do Tupperware a sério, nem para um horóscopo, mas admito que haja algum fundamento nisto.

    Os modelos a chegar a IPO (acho que lá e aos 5 anos) são aqueles que realmente tiveram problemas de alinhamentos de rodas com desgastes invulgares, o problema da suspensão conhecido por “cheap bed motel”, e ópticas meter água e com falhas parciais (leds fundidos)

    So ai, basta a óptica nao acender completamente que deve levar anotação.

    O highland já não sofre desses males ao que parece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  11. O que veio logo à cabeça foi do "chumbo" ter origem no teste de emissão de gases, afinal são carros sem FAP :)
    • reg
    • 29 janeiro 2025
    Colocado por: paulosOs chinas andam a minar tudo e os tótós dos tugas vão na cantiga.

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/salvador-caetano-volta-a-apostar-em-mais-tres-marcas-chinesas
    Concordam com este comentário:mafgod


    Agora não há volta a dar, é lidar
    • reg
    • 29 janeiro 2025
    Colocado por: SasapoTeslas não são carros, são peças coladas sem qualquer qualidade


    Aka made in china, típico
  12. Parece que vamos ter mudanças no sistema de carregamento de VE



    Propostas do PSD, CDS, PAN e PS aprovadas. CH e IL rejeitadas.
    • hangas
    • 31 janeiro 2025 editado
    Colocado por: RUIOLIPropostas do PSD, CDS, PAN e PS aprovadas. CH e IL rejeitadas.


    Chumbou a do CH? Pela descrição parece-me que era a mais orientada para "acabar" com a Mobi.e.

    edit: ja li a proposta. um dos pontos interessantes era este. que permitia à Tesla por exemplo operar os SC sem ter que passar por um CEME.

    "5 – Os operadores de pontos de carregamento poderão contratar diretamente o
    fornecimento de energia elétrica junto de comercializadores ou agregadores à sua escolha,
    garantindo maior flexibilidade e eficiência no acesso à energia necessária para a operação.
    "

    E a do BE? Como ficou? Mas seria giro de ver.. correr todos os parques a painel solar.

    edite: tb ja li este. Basicamente era obrigatorio excepto um sem numero de casos, incluindo ficar feio.
  13. Colocado por: hangas

    Chumbou a do CH? Pela descrição parece-me que era a mais orientada para "acabar" com a Mobi.e.

    edit: ja li a proposta. um dos pontos interessantes era este. que permitia à Tesla por exemplo operar os SC sem ter que passar por um CEME.

    "5 – Os operadores de pontos de carregamento poderão contratar diretamente o
    fornecimento de energia elétrica junto de comercializadores ou agregadores à sua escolha,
    garantindo maior flexibilidade e eficiência no acesso à energia necessária para a operação.
    "

    E a do BE? Como ficou? Mas seria giro de ver.. correr todos os parques a painel solar.

    edite: tb ja li este. Basicamente era obrigatorio excepto um sem numero de casos, incluindo ficar feio.


    BE e CH chumbou.

    Esperemos para a semana ter novidades legislativas!
 
1.1742 seg. NEW