Colocado por: zedasilva
Não é verdade, para que um trolha com 20 anos de experiência possa construir a sua moradia apenas tem que possuir habilitação.
Essa habilitação custa 200€ por ano.
Colocado por: setaevra
Hoje dei uma volta longa de carro pelo distrito de Liboa e Setúbal e verifiquei que são dezenas de casas a nascer por 2000 metros quadrado por esses concelhos e freguesias fora.
Não me parece faltar mão de obra, nem empresas de construção.
Parece-me a mim que estas entidades preferem agora "comprar um terreno, ou vários -> controem as casas e vendem-as sem chatices e lucram muito mais do que construir para os sonhadores".
Colocado por: PedroMS
Tem a certeza? Sempre ouvi dizer que teria de ser uma empresa com alvará
Colocado por: zedasilva
Qualquer trolha pode ter um alvará.
Colocado por: PedroMS
E como prova que tem experiência na área? Ou qualquer um chega lá diz que é trolha e recebe o alvará?
Colocado por: HFSFO que comentei em cima foi mais acerca do pudor de meter mãos à obra que me parece existir de malta com cursos superiores em comparação com o pessoal de fora de conheço.
Toda a gente critica os orçamentos mas não considera sequer o trabalho a ser feito e se vale realmente a pena contratar ou por pés ao caminho.
Colocado por: pribeiroQue são lambões já todos nós sabemos
Colocado por: N Miguel Oliveira"Se a ignorância pagasse imposto..." é o que me apraz dizer sobre o comentário sobre os blocos soviéticos.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu não sei como sonha você, mas eu quando sonho... sonho com algo do Hearst Castle para cima. Eu falei em ser "suficiente". Eu quando sonho, não sonho com o suficiente.
Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto aos médios. Veja lá como vive o suíço médio, o alemão médio, o luxemburguês médio, o britânico médio... e talvez se surpreenda com as áreas brutas das suas casas. E de passo, quantos carros metem na garagem, se é que a têm. Se é que têm carro sequer.
Colocado por: N Miguel OliveiraPode perfeitamente ter a mesma sala para 6, 8 pessoas... pode ter os quartos do mesmo tamanho... pode sentir a mesma amplitude numa casa... que tem, pasme-se 30 ou 40% a menos da área bruta. É uma questão de criatividade, de jogar com as sensações, com a disposição dos espaços, com a incidência solar... não é a mera soma da área dos espaços. Arquitectura é muito, mas muiiiiittttooooo mais do que Matemática simples!
Colocado por: N Miguel OliveiraNa questão do que cada um considera suficiente para um T3. Eu deixo a minha resposta nos 130m²... e com bastante margem para arrumação para os exteriores, suites com WC, etc. A casa básica em sí, até com 100m² está mais que bom, para um país teso como Portugal.
Colocado por: dmanteigasMas dizer a um casal, por exemplo, onde cada um ganha 2500e brutos que a sua realidade de casa agora se quiser uma moradia afastada da cidade e algo com 130m2 porque nao da para mais... e triste. Mesmo que seja realista. Nao deixa de ser triste na mesma.Sobretudo quando ainda existe memória e as pessoas se lembram exatamente quanto custava construir essa casa há 10 anos atrás, ou mesmo há 5 anos atrás e comparam com a variação dos rendimentos.
Colocado por: dmanteigasAo contrario do que parece ser a percepcao, Portugal nao esta nem pouco mais ou menos acima daquilo que e a media de area para habitacao comparando com o resto do mundo Ocidental. Ate fica abaixo.Numa discussão passada, já tinha dito isso mesmo ao N Miguel Oliveira. Pelos dados que consegui encontrar o tamanho típico das habitações em Portugal não era superior ao resto da europa.
Colocado por: arturandresilvaFalta sim. Já corrigi. Inclui todos os equipamentos de WC também, menos mobiliário.
Colocado por: HAL_9000Sobretudo quando ainda existe memória e as pessoas se lembram exatamente quanto custava construir essa casa há 10 anos atrás, ou mesmo há 5 anos atrás e comparam com a variação dos rendimentos.
ter espaco suficiente de arrumacao, para poder sair de casa de carro sem apanhar chuva, ter uma area social com espaco suficiente para convidar a familia toda, poder meter a roupa a lavar numa divisao que tambem nao e aquela onde cozinho, haver uma separacao clara entre area social/area de dormir para que se eu estiver a ver um filme na sala, nao estou a impedir outra pessoa de dormir no quarto
Colocado por: carlota74Eu tenho 136m2 mais 40m2. Num lote de 1000m2.
Tenho tudo isto
Chega e sobra para viver , desfrutar do campo e limpar...
Colocado por: NFSANEntão em 2017, pedi orçamento a 4 construtores, tendo recebido o orçamento dos 4. O valor máximo das propostas que tive foi de 120 mil euros, variando os mesmos se não me engano algo entre 105mil e os 120 mil. De salientar que a casa é um chalé muito simples, e com uma garagem, e nada de estravagâncias!
Então, no inicio de Novembro de 2024, comecei a pedir orçamentos… primeiro a 4 ou 5 construtores, mas depois como passado 2 meses ainda só tinha recebido 1, e os outros nem me atendiam mais o telemóvel, pedi a mais 5 de outras terras próximas/vizinhas.
Estamos a meio de Fevereiro, e de 10 orçamentos que pedi, acabei de receber apenas 3! Só que os orçamentos que recebi, o valor mínimo foi de 150% superior à proposta mais baixa que recebi em 2017… e nos dois restantes orçamentos foi de quase 180 a 200% superior!
Colocado por: DjdasaA subida de preços foi global na Europa, uns menos e outros um pouco mais!
Por exemplo eu conheço um casal que inicio a pouco a construção de uma moradia aqui na Suiça no valor de 1,4 euros/francos, eles tem um rendimento anual global de cerca de 160 mil francos, sendo que rendimento anual representa cerca 11,5% de valor da casa!
Uma casa em Portugal com as mesma características (145 m2) e valor de acordo a localização, a construção aproximadamente cerca de 220/230 mil e um casal com rendimento de 22 mil euros anuais corresponderia a cerca 10% do valor da casa!
Por isso não existe uma grande disparidade quando olhamos a percentagem que representa segundo o rendimento anual!
Necessário é rever a nossa cultura financeira e adaptar os projetos de construção não segundo o "coração" mas sim de forma racional e do ponto de vista económico/financeiro de cada um!
Necessário é rever a nossa cultura financeira e adaptar os projetos de construção não segundo o "coração" mas sim de forma racional e do ponto de vista económico/financeiro de cada um!