Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    artur tambem falta cozinha não ?
  2.  # 122

    Falta sim. Já corrigi. Inclui todos os equipamentos de WC também, menos mobiliário.
  3.  # 123

    Colocado por: zedasilva
    Não é verdade, para que um trolha com 20 anos de experiência possa construir a sua moradia apenas tem que possuir habilitação.
    Essa habilitação custa 200€ por ano.


    Tem a certeza? Sempre ouvi dizer que teria de ser uma empresa com alvará
  4.  # 124

    Colocado por: setaevra
    Hoje dei uma volta longa de carro pelo distrito de Liboa e Setúbal e verifiquei que são dezenas de casas a nascer por 2000 metros quadrado por esses concelhos e freguesias fora.

    Não me parece faltar mão de obra, nem empresas de construção.

    Parece-me a mim que estas entidades preferem agora "comprar um terreno, ou vários -> controem as casas e vendem-as sem chatices e lucram muito mais do que construir para os sonhadores".


    Sim, eu concordo com o último ponto de vista até porque sei de um que faz isso e está a construir moradias em Marinhais.

    Mas construtores estão divididos em outros "sub setores" tais como:

    - Honestos mas apenas faz casas
    - Honestos mas atiram valores exorbitantes porque trabalho não falta
    - Burlōes
    - Adjudicam 10 construções ao mesmo tempo quando só tem trabalhadores para 2, os DO acabam por se passar e deixa de aparecer (ver burlão no ponto anterior)
    - Não orçamentam porque vê que não vai conseguir enganar-te
    - não orçamentam porque o trabalho é tanto que já chega

    Se encontrarem mais algum sub setor podem dizer que acrescento.
  5.  # 125

    Colocado por: PedroMS

    Tem a certeza? Sempre ouvi dizer que teria de ser uma empresa com alvará

    Qualquer trolha pode ter um alvará.
  6.  # 126

    Colocado por: zedasilva
    Qualquer trolha pode ter um alvará.


    E como prova que tem experiência na área? Ou qualquer um chega lá diz que é trolha e recebe o alvará?
  7.  # 127

    Colocado por: PedroMS

    E como prova que tem experiência na área? Ou qualquer um chega lá diz que é trolha e recebe o alvará?

    Não tem que provar nada.
    Qualquer pessoa pode ter um alvará de construção e construir legalmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroMS
  8.  # 128

    Colocado por: HFSFO que comentei em cima foi mais acerca do pudor de meter mãos à obra que me parece existir de malta com cursos superiores em comparação com o pessoal de fora de conheço.
    Toda a gente critica os orçamentos mas não considera sequer o trabalho a ser feito e se vale realmente a pena contratar ou por pés ao caminho.


    Nem para varrer o pó da obra, quanto mais...
  9.  # 129

    Colocado por: pribeiroQue são lambões já todos nós sabemos


    Até diria que é por esta mentalidade que as coisas estão como estão. Mas a malta não aprende nada.
  10.  # 130

    Colocado por: N Miguel Oliveira"Se a ignorância pagasse imposto..." é o que me apraz dizer sobre o comentário sobre os blocos soviéticos.


    Ignorancia porque?
    Nao e um facto que aquele tipo de construcao, padronizada, sem qualquer tipo de complexidade, o minimo indispensavel de janelas e efetivamente construcao barata e acessivel?
    E porque motivo ninguem a quer, nem nenhuma camara municipal aprova um projeto sequer remotamente similar aqueles, quando aquele tipo de construcao provavelmente permitiria construir o dobro das habitacoes individuais do que fazemos atualmente?

    Colocado por: N Miguel OliveiraEu não sei como sonha você, mas eu quando sonho... sonho com algo do Hearst Castle para cima. Eu falei em ser "suficiente". Eu quando sonho, não sonho com o suficiente.


    Eu sonho com algo realista.
    Eu nao acho que sonhar com uma moradia que seja superior a 130m2 seja sonhar acima das possibilidades do portugues de classe media ou sequer o equivalente a um Porsche.

    Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto aos médios. Veja lá como vive o suíço médio, o alemão médio, o luxemburguês médio, o britânico médio... e talvez se surpreenda com as áreas brutas das suas casas. E de passo, quantos carros metem na garagem, se é que a têm. Se é que têm carro sequer.


    Vivencias diferentes. Nao e por acaso que na Polonia por exemplo e muito mais frequente os supermercados estilo Pingo Doce que os Mastodontes tipo Continente e Auchan. A malta vai com mais frequencia as compras, nao necessita de despensas nem cozinhas tao grandes.
    Mas isso nem e o ponto do topico. Obviamente que quem quer viver no centro urbano tem que abdicar de algo. Por isso e que os apartamentos estao cada vez mais pequenos. Agora uma moradia numa aldeia a 7km da Lourinha ter de ter 130m2 porque o portugues medio nao consegue construir mais? E que e isso que estamos a comparar. Nao e como o Frances medio vive em Paris ou o Ingles medio em Londres.

    Colocado por: N Miguel OliveiraPode perfeitamente ter a mesma sala para 6, 8 pessoas... pode ter os quartos do mesmo tamanho... pode sentir a mesma amplitude numa casa... que tem, pasme-se 30 ou 40% a menos da área bruta. É uma questão de criatividade, de jogar com as sensações, com a disposição dos espaços, com a incidência solar... não é a mera soma da área dos espaços. Arquitectura é muito, mas muiiiiittttooooo mais do que Matemática simples!


    Nao duvidando da sua capacidade, eu ja morei em varios apartamentos ao longo da vida e ainda estou a espera de encontrar o 1o com areas na casa dos 120/130m2 que nao seja apenas suficiente para a familia tipica de 4 pessoas.
    Quando falamos em sonhar, para mim nao e sonhar com um castelo. E sonhar com ter espaco suficiente de arrumacao, para poder sair de casa de carro sem apanhar chuva, ter uma area social com espaco suficiente para convidar a familia toda, poder meter a roupa a lavar numa divisao que tambem nao e aquela onde cozinho, haver uma separacao clara entre area social/area de dormir para que se eu estiver a ver um filme na sala, nao estou a impedir outra pessoa de dormir no quarto.
    Eu nao estou a dizer que para muita gente nao seja necessario ajustar expectativas. Mas dizer a um casal, por exemplo, onde cada um ganha 2500e brutos que a sua realidade de casa agora se quiser uma moradia afastada da cidade e algo com 130m2 porque nao da para mais... e triste. Mesmo que seja realista. Nao deixa de ser triste na mesma.

    Ninguem esta a contestar que se quiserem uma moradia ali ao pe do IKEA de Loures, a 2min de uma das principais entradas para Lisboa e com tudo a volta, nao o podem fazer por 250 mil euros.


    Colocado por: N Miguel OliveiraNa questão do que cada um considera suficiente para um T3. Eu deixo a minha resposta nos 130m²... e com bastante margem para arrumação para os exteriores, suites com WC, etc. A casa básica em sí, até com 100m² está mais que bom, para um país teso como Portugal.


    Como disse... apresentem-me um projeto de uma moradia T3 que nao seja uma replica de um apartamento e podemos comecar a conversa por ai. A comecar que so encaixar uma garagem e impossivel...
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 131

    N Miguel, ainda por uma questao de curiosidade fui pesquisar se existiam dados sobre a area media de casas em Portugal vs resto da europa.
    Nao sei o quao fiavel e o site, mas fica para referencia:
    https://worldpopulationreview.com/country-rankings/house-size-by-country

    Ao contrario do que parece ser a percepcao, Portugal nao esta nem pouco mais ou menos acima daquilo que e a media de area para habitacao comparando com o resto do mundo Ocidental. Ate fica abaixo. Logo nao e como se Portugal fosse o Pais dos Mercedes e das garagens de 80m2 e casas de 300m2...
  12.  # 132

    Colocado por: dmanteigasMas dizer a um casal, por exemplo, onde cada um ganha 2500e brutos que a sua realidade de casa agora se quiser uma moradia afastada da cidade e algo com 130m2 porque nao da para mais... e triste. Mesmo que seja realista. Nao deixa de ser triste na mesma.
    Sobretudo quando ainda existe memória e as pessoas se lembram exatamente quanto custava construir essa casa há 10 anos atrás, ou mesmo há 5 anos atrás e comparam com a variação dos rendimentos.

    Nesse ajustar de expectativas ad eterneum, qualquer dia consideramos normal pagar 200k para viver numa casa do tamanho de um contentor marítimo.
  13.  # 133

    Colocado por: dmanteigasAo contrario do que parece ser a percepcao, Portugal nao esta nem pouco mais ou menos acima daquilo que e a media de area para habitacao comparando com o resto do mundo Ocidental. Ate fica abaixo.
    Numa discussão passada, já tinha dito isso mesmo ao N Miguel Oliveira. Pelos dados que consegui encontrar o tamanho típico das habitações em Portugal não era superior ao resto da europa.
    • TzRi
    • 17 fevereiro 2025

     # 134

    Colocado por: arturandresilvaFalta sim. Já corrigi. Inclui todos os equipamentos de WC também, menos mobiliário.


    consegue-me arranjar o nome da empresa que lhe está a fazer a obra? isto se não for de muito longe de Guimarães. Obrigado
  14.  # 135

    Colocado por: HAL_9000Sobretudo quando ainda existe memória e as pessoas se lembram exatamente quanto custava construir essa casa há 10 anos atrás, ou mesmo há 5 anos atrás e comparam com a variação dos rendimentos.


    Eu nem vou tanto por as comparacoes entre anos, porque o mercado e como e...
    Agora perante o que e um problema de acesso a habitacao, a nossa solucao nao pode ser um... baixem as expectativas. Substancialmente.

    E eu acho que faz todo o sentido dizer a malta para nao terem ideias de fazer como os nossos pais. Que casaroes de 400/500m2 de construcao nao fazem sentido e nao vao ser baratos. Agora querer passar a ideia que uma moradia de 200m2 e 'um luxo'... e que e 'normal' uma moradia ser como um apartamento... para mim pelo menos nao e. E eu nao sou 'sonhador'.
    Eu sou sensivel a todos os argumentos do N Miguel que ha mais vantagens numa moradia para alem da area vs apartamento. Mas uma das principais vantagens e mesmo a area... ou esta pelo menos nao ser um constrangimento.
    E nao me venham dizer que um portugues de classe media nos tempos que correm se quiser uma moradia na aldeia, o maximo que pode ambicionar e isto porque acima disto ja e um Porsche. Se assim e, mais uma vez repito, e muito triste. E nao deveria ser encarado com normalidade ou com discursos do genero 'o DO e que tem que se adaptar'.
      T3-Line-A.png
  15.  # 136

    Eu tenho 136m2 mais 40m2. Num lote de 1000m2.
    Tenho tudo isto
    ter espaco suficiente de arrumacao, para poder sair de casa de carro sem apanhar chuva, ter uma area social com espaco suficiente para convidar a familia toda, poder meter a roupa a lavar numa divisao que tambem nao e aquela onde cozinho, haver uma separacao clara entre area social/area de dormir para que se eu estiver a ver um filme na sala, nao estou a impedir outra pessoa de dormir no quarto

    Chega e sobra para viver , desfrutar do campo e limpar...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • jg231
    • 17 fevereiro 2025

     # 137

    Colocado por: carlota74Eu tenho 136m2 mais 40m2. Num lote de 1000m2.
    Tenho tudo isto

    Chega e sobra para viver , desfrutar do campo e limpar...


    mais

    para mim 130m2 tmb chegam, só preciso de mais uma garagem e um escritório... e mais uma divisão ainda dava jeito tmb... mas posso abdicar disso se não for possível mais, mas, sim, é triste e se não dá para mais está na hora de abandonar o barco
    • Palhava
    • 17 fevereiro 2025 editado

     # 138

    Colocado por: NFSANEntão em 2017, pedi orçamento a 4 construtores, tendo recebido o orçamento dos 4. O valor máximo das propostas que tive foi de 120 mil euros, variando os mesmos se não me engano algo entre 105mil e os 120 mil. De salientar que a casa é um chalé muito simples, e com uma garagem, e nada de estravagâncias!
    Então, no inicio de Novembro de 2024, comecei a pedir orçamentos… primeiro a 4 ou 5 construtores, mas depois como passado 2 meses ainda só tinha recebido 1, e os outros nem me atendiam mais o telemóvel, pedi a mais 5 de outras terras próximas/vizinhas.
    Estamos a meio de Fevereiro, e de 10 orçamentos que pedi, acabei de receber apenas 3! Só que os orçamentos que recebi, o valor mínimo foi de 150% superior à proposta mais baixa que recebi em 2017… e nos dois restantes orçamentos foi de quase 180 a 200% superior!


    Meu caro,
    Está a tocar num ponto que aqui é tabu.
    É o que o construtor ganha por M2 de construção.

    Este circo vai continuar até os Bancos irem à falência e serem recapitalizados impune e criminosamente pelo Estado, que se rege apenas pelos interesses obscuros da alta finança mundial.
  16.  # 139

    A subida de preços foi global na Europa, uns menos e outros um pouco mais!
    Por exemplo eu conheço um casal que inicio a pouco a construção de uma moradia aqui na Suiça no valor de 1,4 euros/francos, eles tem um rendimento anual global de cerca de 160 mil francos, sendo que rendimento anual representa cerca 11,5% de valor da casa!
    Uma casa em Portugal com as mesma características (145 m2) e valor de acordo a localização, a construção aproximadamente cerca de 220/230 mil e um casal com rendimento de 22 mil euros anuais corresponderia a cerca 10% do valor da casa!
    Por isso não existe uma grande disparidade quando olhamos a percentagem que representa segundo o rendimento anual!
    Necessário é rever a nossa cultura financeira e adaptar os projetos de construção não segundo o "coração" mas sim de forma racional e do ponto de vista económico/financeiro de cada um!
    • jg231
    • 17 fevereiro 2025

     # 140

    Colocado por: DjdasaA subida de preços foi global na Europa, uns menos e outros um pouco mais!
    Por exemplo eu conheço um casal que inicio a pouco a construção de uma moradia aqui na Suiça no valor de 1,4 euros/francos, eles tem um rendimento anual global de cerca de 160 mil francos, sendo que rendimento anual representa cerca 11,5% de valor da casa!
    Uma casa em Portugal com as mesma características (145 m2) e valor de acordo a localização, a construção aproximadamente cerca de 220/230 mil e um casal com rendimento de 22 mil euros anuais corresponderia a cerca 10% do valor da casa!
    Por isso não existe uma grande disparidade quando olhamos a percentagem que representa segundo o rendimento anual!
    Necessário é rever a nossa cultura financeira e adaptar os projetos de construção não segundo o "coração" mas sim de forma racional e do ponto de vista económico/financeiro de cada um!


    não percebi a comparação

    ninguém lhe empresa 220k com um salário de 22k, nem consegue juntar o dinheiro da entrada

    quanto ao

    Necessário é rever a nossa cultura financeira e adaptar os projetos de construção não segundo o "coração" mas sim de forma racional e do ponto de vista económico/financeiro de cada um!


    não, necessário é diminuir a procura e aumentar a oferta, é bastante simples, mas por alguma razão só fazem o contrário
 
0.0257 seg. NEW