Colocado por: Varejote
O cimento cola antigo, era reboco fresco, seguido de azulejo com aguada de cimento.
Colocado por: Palhava
E o que foi utilizado no tempo do barroco?
Azulejos
A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos, representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. A composição foi desenhada por Silvestre Silvestri, pintada por Carlos Branco e executada nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia, e datados de 1912.
Colocado por: Vítor Magalhãesdatados de 1912
Colocado por: Palhavaprovavelmente uma boa camada de cal
E o que foi utilizado no tempo do barroco?
🔹 Como eram colados os azulejos barrocos e pombalinos
Os azulejos barrocos (séculos XVII e XVIII) e os azulejos pombalinos (segunda metade do século XVIII, após o Terramoto de 1755) eram aplicados nas paredes com técnicas tradicionais, diferentes das utilizadas hoje em dia. Eis como era feito o processo:
🔹 Materiais utilizados
Argamassa de cal:
A mistura mais comum era composta por cal aérea (hidróxido de cálcio), areia e, por vezes, pozzolana (pó de tijolo moído ou cinza vulcânica), que ajudava a endurecer a massa.
Esta argamassa servia tanto para preparar a parede como para colar os próprios azulejos.
Reboco de base:
Antes da aplicação dos azulejos, a parede era rebocada com uma camada de base, para regularizar a superfície e garantir melhor aderência.
🔹 Técnica de assentamento
Preparação da superfície:
A parede era humedecida e coberta com argamassa fresca.
Colocação manual dos azulejos:
Os azulejos eram assentados à mão, um a um, pressionando-os contra a argamassa húmida.
Utilizavam-se pequenos espaçadores (em madeira ou cerâmica) para manter o intervalo entre peças.
Alinhamento:
O alinhamento era feito com recurso a fios de prumo, níveis e outros instrumentos artesanais, sobretudo nos painéis figurativos, típicos do período barroco.
Rejuntamento:
Após a secagem parcial, os intervalos entre os azulejos eram preenchidos com uma argamassa mais fina, também à base de cal.
🔹 Diferenças entre os estilos
Azulejos barrocos:
Frequentemente compunham painéis figurativos, com cenas religiosas, mitológicas ou decorativas.
Exigiam colocação cuidada e rigorosa para que o desenho ficasse perfeitamente alinhado.
Azulejos pombalinos:
Após o Terramoto de 1755, os azulejos passaram a ter também uma função prática (protecção contra humidade, salitre e incêndio).
Popularizaram-se os padrões repetitivos, com motivos geométricos e florais simples.
A técnica de aplicação manteve-se, mas com maior ênfase na padronização e rapidez de execução, devido à necessidade de reconstrução rápida da cidade.
Colocado por: CJoO importante é o cerâmico que lá tem estar bem preso na parede e não oco por trás.
Analisada está questão, poderá, com certeza colocar outro por cima, desde que use a cola indicada
Se quiser uma que nunca desfile, tem o Elite.
Visto que as peças a aplicar serão pequenas, poderá também utilizar o Flex ( mais económico)
Colocado por: Vítor Magalhães
Sem querer ofender a marca Pegacol, eu numa intervenção desta natureza não optava por outra solução que não fosse Kerakoll ou Weber.
Colocado por: Vítor MagalhãesNão, eu inclusive compro/vendo a marca Pegacol e não trabalho com a Weber.
Colocado por: CJo
Mais confusa ainda.... :)
Colocado por: zemvpferreiraMera nota: São objectivamente horrorosos
Além de que funcionam e já estão pagos!
Colocado por: Vítor MagalhãesKerakoll