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  1.  # 561

    Colocado por: justme
    A verdade é que carros a combustão com o aumento da idade a desvalorização abranda, enquanto nos carros elétricos é o inverso, quanto mais idade mais desvaloriza, imagino como será quando termina a garantia da bateria.

    Por exemplo os Teslas M3 de 2019 estão à venda entre 18 e 19 mil euros, quanto era um M3 em 2019? 50 mil euros?
    Se com 6 anos já estão nos 18 mil, imagino quando chegarem aos 10 anos! Vão ser vendidos por 5 mil euros?


    Neste exemplo a desvalorizaçºao nºao se aplica apenas á viatura, mas também se deve em parte á canibalização de preços feita pela Tesla para se tornar mais competitiva.

    Hoje em dia o M3 de 2025 custam 40k

    Claro que não retira a desvalorização que um elétrico sofre, nomeadamente nos primeiros 2-3 anos penso que é superior do que viaturas ICE.
  2.  # 562

    https://youtu.be/OZ5SXmArEIo?si=sR2mF7bZ4bBCEurS

    Afinal já tem esse sistema de secagem, que parece que não ajuda em nada
  3.  # 563

    Faz falta também 🫣
    Concordam com este comentário: fpacardoso
      IMG-20250627-WA0007.jpeg
  4.  # 564

    https://x.com/SawyerMerritt/status/1938816813447442633?t=IkrCVQZEsDLGD1bUlb0DDQ&s=19
    In-fucking-credible

    E nós na Europa temos o quê? Tampas que não saem das garrafas yay!
  5.  # 565

    Já o robotaxi tem levado pancada forte. Espero bem que seja um sucesso e que o conceito se globalized. O carro precisa de deixar de ser um bem que está parado 90% do tempo e passar a ser um serviço.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6.  # 566

    Bem já reservei o carro hyundai kauai 39 potência.
    Bem play2charge é aplicação que vejo para ver os postos disponíveis.
    Aplicações/cartões que já instalei, repsol, mio,Plenitude, continente e ldl, os últimos penso ser o mais barato? Qual é neste momento continente?
    É preferível escolher type 2 ou as ccs2 quando tiver necessidade de carregar fora de casa.
    Neste momento já chamei o Eletricista mas quero estar informado preparado fora de casa...
    O carro vem com um evcharger
  7.  # 567

    No geral não há necessidade de instalar nada adicional em casa. Mete a carregar consoante precise, nem que seja todos os dias, de preferência em horas de vazio, e gere o carregamento via app ou no carro (assumo que deve dar?).
    O Lidl não tem cartão de carregamento... usa-se um de qualquer comercializador.
  8.  # 568

    Colocado por: manelvcFaz falta também 🫣
      IMG-20250627-WA0007.jpeg


    E um TM3? É trabalho fácil? Bem, já fiz certamente coisas bem mais difíceis, mas estou a ficar preguiçoso :-)
  9.  # 569

    Colocado por: pcspinheiroNo geral não há necessidade de instalar nada adicional em casa. Mete a carregar consoante precise, nem que seja todos os dias, de preferência em horas de vazio, e gere o carregamento via app ou no carro (assumo que deve dar?).
    O Lidl não tem cartão de carregamento... usa-se um de qualquer comercializador.

    O problema é que me andam a moer o juízo para colocar fio próprio 4mm desde o quadro até local específico, supostamente pode queimar a tomada, mesmo que troque só a tomada como falado anteriormente
  10.  # 570

    Ah, isso sim. Precisa de um mínimo em termos de instalação para carregar.
  11.  # 571

    Colocado por: pcspinheiro

    E um TM3? É trabalho fácil? Bem, já fiz certamente coisas bem mais difíceis, mas estou a ficar preguiçoso :-)


    Sim, de 2019, rwd
    Aparentemente estes carros vem com o torque errado de fábrica na porca da transmissão traseira o que com o tempo provoca um click metálico.

    Eu já estou habituado a fazer a manutenção nos meus carros, mas foi a 1 vez neste.

    Menos de 3h para lubrificar e reapertar a transmissão, lubrificar pontos de contacto e pinos dos travões á frente e atrás.

    Os da frente então são super rápidos
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  12.  # 572

    É bom saber que a pouca manutenção que pode ser necessária é fácil de fazer. Quando penso em eventualmente trocar de novo a distribuição do jaguar daqui a 9 anos -se lá chegar- até me dá dores de barriga 😨. Foi um trabalho bastante complicado...
  13.  # 573

    Bem, afinal corrijo-me: é possível usar os dados de registo iniciais para fazer login no site completo. Mas o processo não é linear e dá a entender que é um novo registo pois pede para validar de novo a conta. Fica a dica para quem assinar.
  14.  # 574

    Pcspinheiro, parece-me a mim que a sua MSG acima é do tópico ao "lado" não?
  15.  # 575

    Há, pois é! Bem achei estranho ter desaparecido... Devo ter clicado no tópico errado sem dar conta 😅
  16.  # 576

    Um operador de eletricidade do UK lançou um produto interessante.

    https://octopusev.com/power-pack-bundle

    por £299/mes e dependendo de critérios de elegibilidade técnicos e pessoais, os clientes têm:
    - Um renting de um BYD Dolphin com capacidade Vehicle to Grid
    - Um carregador bi-direcional instalado
    - Carregamentos gratuitos para os km contratados durante o periodo de renting (com a contra-partida de os carregamentos e ciclos de V2G serem geridos pela rede e estar ligado em media 12horas por dia 20 dias por mes, mas podendo sempre ser forçados pelo utilizador se necessário à tarifa normal)
  17.  # 577

    Colocado por: hangasUm operador de eletricidade do UK lançou um produto interessante.

    https://octopusev.com/power-pack-bundle

    por £299/mes e dependendo de critérios de elegibilidade técnicos e pessoais, os clientes têm:
    - Um renting de um BYD Dolphin com capacidade Vehicle to Grid
    - Um carregador bi-direcional instalado
    - Carregamentos gratuitos para os km contratados durante o periodo de renting (com a contra-partida de os carregamentos e ciclos de V2G serem geridos pela rede e estar ligado em media 12horas por dia 20 dias por mes, mas podendo sempre ser forçados pelo utilizador se necessário à tarifa normal)


    Por acaso já tinha ouvido falar.
    Se a pessoa tem a liberdade, não me parece mal. Agora não sei se é assim tão linear
  18.  # 578

    Colocado por: bluthunder82Se a pessoa tem a liberdade, não me parece mal. Agora não sei se é assim tão linear


    Pelo que percebi tem muita liberdade. Sendo que fora dos critérios há sempre o pagamento da utilização correspondente (o que aconteceria na mesma fora do programa)

    Pelo que percebi ao falar com um colega local, é um projeto piloto no ambito das smart-grids.
    O objectivo do operador é ter uma bateria de rede distribuida, para onde o mesmo possa acumular energia barata que compre em excesso, para depois a retomar e socorrer a rede nas horas de ponta. Até porque a Octupus opera a rede de carregamento ElectroVerse.

    Uma vez que o programa esta aberto a particulares e empresas, e fácil ter um grupo grande de carros ligados em permanência. Além disso ha sempre particulares que tem o carro em casa o dia todo, outros a noite toda.

    O renting no UK também so inclui o seguro do carro, o do condutor é muito variavel e é à parte. Por isso o preço está dentro dos renting empresariais; ou seja a Octupus não tem qualquer sobrecusto aqui.

    Em troca oferece até 4mWh/ano com a contrapartida de os poder pedir emprestados quando precisar. O grande retorno do serviço está aqui.
  19.  # 579

    Colocado por: hangas

    Pelo que percebi tem muita liberdade. Sendo que fora dos critérios há sempre o pagamento da utilização correspondente (o que aconteceria na mesma fora do programa)

    Pelo que percebi ao falar com um colega local, é um projeto piloto no ambito das smart-grids.
    O objectivo do operador é ter uma bateria de rede distribuida, para onde o mesmo possa acumular energia barata que compre em excesso, para depois a retomar e socorrer a rede nas horas de ponta. Até porque a Octupus opera a rede de carregamento ElectroVerse.

    Uma vez que o programa esta aberto a particulares e empresas, e fácil ter um grupo grande de carros ligados em permanência. Além disso ha sempre particulares que tem o carro em casa o dia todo, outros a noite toda.

    O renting no UK também so inclui o seguro do carro, o do condutor é muito variavel e é à parte. Por isso o preço está dentro dos renting empresariais; ou seja a Octupus não tem qualquer sobrecusto aqui.

    Em troca oferece até 4mWh/ano com a contrapartida de os poder pedir emprestados quando precisar. O grande retorno do serviço está aqui.


    Falei disto há duas ou três semanas com um colega. E fiquei com a ideia que seria uma boa opção para o utilizador, para o operador
    e até mesmo para o gestor de sistema do UK que fica com a vida um pouco mais facilitada.
    Concordam com este comentário: hangas
  20.  # 580

    Estou com uns problema estranhos no tm3 que não sei se acontecem a mais proprietários...

    - recentemente, sempre que vou às cantinas da universidade, recebo uma notificação no telefone de que há NFC tags e que já não interajo com isso há muito tempo (ou algo assim...). Nunca prestei muita atenção, penso dever-se aos sistemas de leitura de cartões de estudante/funcionário que são usados como forma de pagamento... O certo é que nesses dias cheguei ao carro e não conseguia arrancar com ele, e pedia-me para configurar uma phone key. Tive que reiniciar o telefone para funcionar de novo.
    - tem acontecido com alguma frequência os vidros da frente estarem a fechar e voltarem a abrir sozinhos, nunca percebi porquê... Hoje aconteceu chegar ao carro e estarem abertos! Por sorte foi uma paragem curta na horta, numa estrada com pouco movimento. Tentei fechar manualmente e voltavam a abrir e depois reparei na mensagem no ecrã que havia obstáculos! Só segurando o botão manualmente até ao fim é que fecharam. Ora, um gajo confia na tecnologia, vira costas ao carro e ele fica aberto porque detecta obstáculos imaginários... 🤬
 
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