Colocado por: zedasilvaSe fica em zona de cheia é logo um item a ter em conta.
Colocado por: zedasilvaA zona de cheia em princípio está devidamente registada em cartas que o município tem.
Em relação às fundações não há problema, o problema é a possibilidade dessas fundações absorverem a humidade do tereno
Colocado por: ralph_O ministro informou que "nas próximas semanas" serão anunciadas esclarecimentos sobre a medida pelo que deverá, nesse seguimento, ser apresentada à Assembleia em breve.
Colocado por: marco1engraçado, por exemplo nos supermercados pagamos produtos a 23% e a 6% de iva e não há assim tanta confusão :)
Colocado por: dmanteigasEu espero que eles nao compliquem.
Eu ate acho que podia ser relativamente simples. Por definicao, tudo o que e material e servico para autoconstrucao passava para 6% ate ao limite definido. O estado criava uma nova seccao no efatura que ate ajudava depois no futuro para apuramento de mais valias. O DO alocava as faturas no efatura desde que o prestador tivesse o CAE adequado e quando ultrapassasse o valor passava tudo a 23%, que o estado podia simplesmente cobrar se tivesse sido faturado a 6% previamente. Claro que isto de uma forma muito simplista, mas quanto mais complicarem maior a fuga ao fisco sera.
Colocado por: marco1engraçado, por exemplo nos supermercados pagamos produtos a 23% e a 6% de iva e não há assim tanta confusão :)
Colocado por: bettencourtO empreiteiro não paga iva dos materiais nem dos serviços, e a mão de obra não tem iva (paga de algumas coisas nomeadamente de parte do gasóleo das carrinhas de trabalho). O cliente final (seja ele quem compra a casa em escritura ou o promotor) é que paga o iva, que por norma é a 23% - existem casos a 6% e a 0%. Depois ainda existem algumas particularidades, conforme a lista do civa, que se paga o iva a 6 para a mão de obra e o iva a 23 para os materiais.
Colocado por: N Miguel OliveiraE se não fôr para venda?
Colocado por: NTORIONNem vou comentar. Quero acreditar que a forma como se expressou é leva ao engano.
Colocado por: dmanteigasO IVA e sempre pago pelo cliente final.
Colocado por: dmanteigasanto para as contas do IVA como a retencao na fonte para a conta do IRS. Rigorosamente nada
Colocado por: NTORIONNão tem nada a ver, o IRS é uma retenção feita de acordo com o rendimento mensal (por norma), que é acertada com a declaração anual.
O IVA compra um bem, deduz o imposto e nem tem de o vender nos próximos anos, e o acerto é mensal ou trimestral. Mas só entrega imposto quando o vender, são 2 fases independentes.