Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 9 outubro 2025

     # 201

    Colocado por: Carvai
    OK confundir valorúnicocom valor máximo encerra qualquer discussão.
    "O povo unido nunca será aldrabado"


    Será que não percebeu mesmo a diferença. Para que não fique com a impressão de que eu quero "encerrar a discussão", eu explico.
    Se nao olhar apenas para os valores, mas ler o "cabeçalho" das tabelas do Costa, vai ler que os valores que lá constam também são o "valor máximo" para cada localização vs. tipologia, mas são vários, enquanto o valor máximo do LM é também um valor máximo, mas sempre o mesmo, logo <único>. Com o valor máximo do LM o benefício fiscal é sempre o mesmo, em termos relativos obviamente, seja para o meu vizinho Vasco que tem alugada uma casita ali no centro da aldeia, ou para alguem que recebe a renda de um t3 em Lisboa. Com as tabelas do Costa, o benefício do meu vizinho Vasco era proporcionalmente maior.
    Ora quando os tais "média fofinhos" dizem isto, não estão a dizer nenhum disparate, outra coisa é argumentar que com o valor maximo do LM vai ser diferente do que com os valores máximos do Costa. Muito provavelmente vão ter o mesmo efeito, salvo para quem beneficia do desconto no IRS, para esses obviamente que a "promoção" do LM é melhor do que a do Costa.
    Quanto a palavra de ordem, eu não conhecia essa versão, mas conheço outra que até rima com o "unido". Mas deixe lá, vale pelo esforço afinal o humor acaba sempre por ser aquilo a que cada um acha graça, mesmo que não tenha gracinha nenhuma.
  1.  # 202

    Colocado por: AMG1Muito provavelmente vão ter o mesmo efeito


    Sinceramente nao acredito. Eu acho uma estupidez andar com valores por municipio, freguesia, etc. Acaba a complicar a execucao e comunicacao da medida.
    Prefiro muito mais a abordagem do Montenegro neste aspeto. Nao da comunicacao do governo, mas da medida em si. Simples, clara e que passa uma mensagem forte a quem pretende investir. Agora, este governo esta tao descredibilizado que vamos ver quantos 'promotores' e que avancam
    • NGC
    • 10 outubro 2025

     # 203

    Colocado por: gil.alvesAinda não sairam updates à proposta do iva pois não?
    Já li que tinha de ir ao Parlamento mas também já li que aprovou em concelho de Ministros ou que teria que ir para o orçamento.
    Alguém tem ideia?


    Está fora do orçamento, vai ter que ir a AR... e com as criticas qua já há, não é bom presságio
  2.  # 204

    Porque não ando de olhos fechados, eu sempre disse o mesmo.
    - Alterar o IVA + Simplex camarário.
    E agora que estou em processo para construção, vejo o pesadelo.

    Todos reclamam mas ninguém faz nada.
    Seja porque é na confusão que muitos ganham, seja pelo que for.
    Está muito bem como querem.
  3.  # 205

    Colocado por: NGCe com as criticas qua já há, não é bom presságio

    Vai depender de como o Ventura acordar nesse dia...
  4.  # 206

    Colocado por: ralph_
    Vai depender de como o Ventura acordar nesse dia...


    Se o problema fosse o Ventura...
    O problema é que em 50 anos fazem muitos anúncios e apenas ratos são paridos por montanhas.
    Mas isso é outro assunto.

    O que aqui importa é que os problemas estão identificados e nada se resolve.
    IVA absurdo.
    Morosidade camarária.
    Certificados de ruido da área envolvente.
    Tudo se conjuga para encarecer, demorar e dar dinheiro a uns quantos.
    Sei exatamente o que escrevo, até porque estou em processo para construir.
    Tenho tudo definido ao pormenor (projeto, orçamentos, contrato), mas ainda nem a decisão do PIP tenho, meses num processo sem espinhas.
    Mais tarde farei esse relato.
    • AMG1
    • 11 outubro 2025

     # 207

    Colocado por: dmanteigas

    Sinceramente não acredito. Eu acho uma estupidez andar com valores por municipio, freguesia, etc. Acaba a complicar a execucao e comunicacao da medida.
    Prefiro muito mais a abordagem do Montenegro neste aspeto. Nao da comunicacao do governo, mas da medida em si. Simples, clara e que passa uma mensagem forte a quem pretende investir. Agora, este governo esta tao descredibilizado que vamos ver quantos 'promotores' e que avancam


    Veja lá em que é fica, porque a segunda parte do seu comentário parece negar a primeira. Se a medida é assim tão "simples, clara e passa uma mensagem forte a quem quer investir", então a forma como é comunicada não deve ter muita relevância. A quem a medida interessa, "os promotores", seguramente que a conseguem entender.
    Mas eu percebo que este deve ser mais um daqueles casos em que possivelmente a emoção aponta numa direção e a razão noutra.
    Esses dilemas são tramados!
  5.  # 208

    O AMG1 percebeu muito bem o que quis dizer.
    A questão dos promotores tem a ver com desconfiança sobre a capacidade do governo de fazer passar a medida e chegar ao terreno, tendo em conta que pode nem durar 1 ano...
    • AMG1
    • 12 outubro 2025

     # 209

    Colocado por: dmanteigasO AMG1 percebeu muito bem o que quis dizer.
    A questão dos promotores tem a ver com desconfiança sobre a capacidade do governo de fazer passar a medida e chegar ao terreno, tendo em conta que pode nem durar 1 ano...


    Não percebo, então o governo de direita, agora reforçado, não veio para ficar?
    Acabei de ouvir o LM a dizer que não se demite, que "podem tirar o cavalo da chuva" foram os termos que usou.
    Claro que não se demite. O governo vai durar pelo menos até ao fim da legislatura, independentemente de quem venha a ser o proximo PR, salvo o AV, mas com esse ninguém faz ideia do que pode acontecer.
    Portanto não ha nenhuma razão para que os promotores não aproveitem esta medida, a não ser que tenham melhor forma de investir no imobiliário, do que fazer casas a preços moderados, com IVA a 6%.
    Já lhe ocorreu que quem investe, o que procura é a rentabilidade mais elevada para o capital investido. Os impostos que paga são apenas uma das variáveis que afecta essa rentabilidade. A ideia da moda, de que a mera redução dos impostos é remedio para tudo, não tem qualquer adesão com a realidade. Até o dmanteigas já percebeu isso, senão tinha mais esperança de que não tarda teremos casas baratas a "dar com um pau", tudo fruto dos 6% de IVA.
    •  
      NTORION
    • 13 outubro 2025 editado

     # 210

    O LM tratou estas eleições como um jogo de xadrez.

    Devolução de IRS em agosto/setembro
    Bónus extra aos pensionistas
    OE entregue antes das eleições
    IVA a 6% na CC

    Atenção, n é crítica, fez muito bem, jogou com o que tinha, tenha a mesma habilidade para o resto.
    Concordam com este comentário: NGC, RUIOLI
  6.  # 211

    Pesquisei superficialmente e não encontrei resposta à minha dúvida. Pretendo comprar paineis solares e bateria para uma moradia. Consigo que seja elegivel como empreitada de construção e pagar 6% do equipamento?
  7.  # 212

    Colocado por: alexprPesquisei superficialmente e não encontrei resposta à minha dúvida. Pretendo comprar paineis solares e bateria para uma moradia. Consigo que seja elegivel como empreitada de construção e pagar 6% do equipamento?

    Ainda estamos a espera de detalhs, mas tenho quase a certeza que nao sera o caso. Se ja sao casas construidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
  8.  # 213

    Colocado por: alexprPesquisei superficialmente e não encontrei resposta à minha dúvida. Pretendo comprar paineis solares e bateria para uma moradia. Consigo que seja elegivel como empreitada de construção e pagar 6% do equipamento?


    O programa do Fundo Ambiental já terminou, não mudou o nome.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
    • alexpr
    • 13 outubro 2025 editado

     # 214

    Colocado por: dmanteigas
    Ainda estamos a espera de detalhes, mas tenho quase a certeza que nao sera o caso. Se ja sao casas construidas


    Tem razão em relação aos detalhes, é o que vai fazer diferença. Mas se AC e paineis solares são elegiveis para abater nas mais valias (vendi um apartamento e construí uma moradia)
    Porque é considerado parte da construção, tanto que agora o AC é obrigatório, estava no projeto, como paineis solares com depósito para aquecimento de água. Dai a minha duvida dos paineis solares com bateria.
  9.  # 215

    Colocado por: AMG1Não percebo, então o governo de direita, agora reforçado, não veio para ficar?
    Acabei de ouvir o LM a dizer que não se demite, que "podem tirar o cavalo da chuva" foram os termos que usou.
    Claro que não se demite. O governo vai durar pelo menos até ao fim da legislatura, independentemente de quem venha a ser o proximo PR, salvo o AV, mas com esse ninguém faz ideia do que pode acontecer.


    O AMG1 e muito crente. Este governo vai durar apenas ate o timing parecer bom a oposicao para existirem eleicoes. Pode ser ja daqui a 1 ano.



    Colocado por: AMG1Portanto não ha nenhuma razão para que os promotores não aproveitem esta medida, a não ser que tenham melhor forma de investir no imobiliário, do que fazer casas a preços moderados, com IVA a 6%.


    O AMG1 sabe perfeitamente que o investimento imobiliario nao se planeia a 1 ano. Planeia-se a 5 anos, as vezes mais. A grande maioria dos clientes dos meus pais ja tem a pipeline de construcao mais ou menos definida para os proximos 5 anos. A unica forma de alguns decidirem investir mais devido a medidas deste tipo, e se existir estabilidade governativa e legislativa. Por exemplo, se a medida passar sem espinhas com apoio do Chega ou do PS, seria um sinal de confianca que muitos iam aproveitar. Se for uma medida que passa cheia de alteracoes, discussao e criticas, a maior parte vai-se limitar a surfar a onda enquanto der sem alterar o plano de investimento.

    Colocado por: AMG1Já lhe ocorreu que quem investe, o que procura é a rentabilidade mais elevada para o capital investido. Os impostos que paga são apenas uma das variáveis que afecta essa rentabilidade. A ideia da moda, de que a mera redução dos impostos é remedio para tudo, não tem qualquer adesão com a realidade. Até o dmanteigas já percebeu isso, senão tinha mais esperança de que não tarda teremos casas baratas a "dar com um pau", tudo fruto dos 6% de IVA.


    Nao e 'ideia da moda nenhuma'. O AMG1 agora e que escreve uma coisa e o seu contrario. A rentabilidade e tambem definida pelos impostos. Eu diria que em muitos casos quase principalmente pelos impostos... Impostos mais baixos podem tornar viavel um investimento que antes era inviavel. Para termos casas baratas a dar com um pau, e preciso muitas coisas comecando tambem pelos impostos e principalmente pela estabilidade legislativa. Ninguem investe nada se baixarem o IRS para arrendamento de 25 para 10% em 2026 e depois voltarem a subir em 2027 porque mudou a cor politica. Ai concordo consigo... mexer nos impostos nao impacta nada.
    A estabilidade e sempre o pre-requisito numero 1. A mercado de arrendamento em Portugal e uma miseria pois o trauma criado pelos congelamentos das rendas perpetuam no mercado.
    • AMG1
    • 13 outubro 2025

     # 216

    Dmanteigas,
    Os impostos são só uma das várias variaveis de qualquer plano de investimento. Nuns casos pesam mais, noutros menos, em função das restantes. Eu até posso não ter impostos nenhuns no dado negócio e ele não ter qualquer interesse, do ponto de vista da sua rentabilidade. Ou o inverso, também posso ter um negócio sujeito a uma elevada tributação e mesmo assim a rentabilidade ser muito interessante. Os impostos são só mais um custo, como qualquer outro, nesse sentido evidentemente que quanto mais baixos melhor, mas por si só não são determinantes na decisão de investir. A ser assim, paises com tributação até mais alta do que a nossa, também teriam um investimento privado baixo, mas não é isso que acontece de todo, eu diria mesmo que em certas situações até pode ocorrer o oposto, p.e. em matéria de risco, esses paises tendem a ser (em geral) mais seguros para qualquer investimento, do que um que "compra" investimento com impostos baixos, mão de obra barata, ou qualquer outro "bom bom" do mesmo tipo, que de repente se podem tornar bem amargos.
    Claro que a estabilidade fiscal e eu acrescentaria a simplicidade, são muito relevantes, porventura até mais do que a dimensão dos impostos. Por isso mesmo, é que estas medidas estruturais devem ser minimamente consensualizadas entre partidos que representem uma vasta fatia do eleitorado, senão é como diz, correm o risco de desaparecer ou serem alteradas na legislatura seguinte.
    Ora, isto leva-nos ao óbvio, que é o erro cometido pelo LM com esta medida, que em vez de a anunciar com pompa e circunstância, mas pouca substancia, a meia duzia de dias das eleições, devia antes ter assegurado que a mesma poderia ser aprovada no parlamento, por quem e com que possiveis alterações. Quem quer dar estabilidade às politicas é assim que faz, quem quer fazer proclamações pré-eleitorais, arrisca-se a anunciar muita coisa e a fazer muito pouca. Isto não é, obviamente, uma critica só ao LM, porque quem o antecedeu pelo menos nas ultimas duas décadas também não fez diferente.
    Infelizmente, nós os eleitores, ainda não conseguimos mostrar aos politicos que elegemos as vantagens do compromisso em torno de objectivos que interessam a todos. Eu começo a convencer-me que é porque também não apreciamos muito esses compromissos em favor do bem comum.
  10.  # 217

    Colocado por: AMG1Ora, isto leva-nos ao óbvio, que é o erro cometido pelo LM com esta medida, que em vez de a anunciar com pompa e circunstância, mas pouca substancia, a meia duzia de dias das eleições, devia antes ter assegurado que a mesma poderia ser aprovada no parlamento, por quem e com que possiveis alterações.


    E onde e que eu discordei de si aqui?
    • AMG1
    • 14 outubro 2025

     # 218

    Colocado por: dmanteigas

    E onde e que eu discordei de si aqui?


    Mas porque razão haviamos de discordar naquilo a que eu designei de óbvio?
    A nossa discordancia, como muito bem sabe, nao é sobre a anedota que é a comunicação, ou a coreografia da acção politica do governo, como se tivesse eleições sempre ao virar da esquina. A nossa discordancia está na sua, mas que também é do governo, "crença" de que basta baixar impostos e tudo se resolve, seja na habitação, no crescimento económico, no rendimento, ...,como se fosse uma espécie de magia, quando todos sabemos que é preciso muito mais.
    • vrui
    • 17 outubro 2025

     # 219

    Boa tarde, em relação a este assunto tenho a seguinte dúvida.
    Tendo um CPCV assinado (apartamento em projeto) e, se realmente esta questão do IVA 6% for aprovada, o construtor/promotor é obrigado a ajustar o valor do CPCV? Já que a diferença é um imposto que pago ao estado.
    Outra questão, vai haver alguma entidade que controle os preços das habitações? Ou seja, uma habitação que no dia anterior à entrada em vigor do IVA 6% custa por exemplo 123.000€, no dia seguinte devia custar 106.000€.
    Passado uns meses, vai estar ao preço inicial, mas, se não houver controlo isto não ver ter impacto nenhum.
    Obrigado.
  11.  # 220

    Colocado por: vruiBoa tarde, em relação a este assunto tenho a seguinte dúvida.
    Tendo um CPCV assinado (apartamento em projeto) e, se realmente esta questão do IVA 6% for aprovada, o construtor/promotor é obrigado a ajustar o valor do CPCV? Já que a diferença é um imposto que pago ao estado.
    Outra questão, vai haver alguma entidade que controle os preços das habitações? Ou seja, uma habitação que no dia anterior à entrada em vigor do IVA 6% custa por exemplo 123.000€, no dia seguinte devia custar 106.000€.
    Passado uns meses, vai estar ao preço inicial, mas, se não houver controlo isto não ver ter impacto nenhum.
    Obrigado.


    Esqueça isso, ninguém lhe vai reduzir nada.
    Tem que cumprir o que está no cpcv.

    Nem sabemos se isto vai andar para a frente.
    O objetivo desta medida é incentivar a construção, e com isso, talvez, se consiga baixar o preço de venda, talvez.
    Concordam com este comentário: NLuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vrui
 
0.0222 seg. NEW