Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Comprei uma moradia usada, construida em meados 1965.. estava em ligeiro mau estado, mas não tinha sinais de humidade, rachadelas significativas e decidi avançar com a remodelação... umas paredes deitadas a baixo, electricidade, canalização, madeiras, cozinha, wc ...
    Já no final instalei pladur no tecto da cozinha e para surpresa minha fui informado que a placa (laje) não tinha vigas... desconhecia este tipo de construção..
    Agora ando intrigado pois tenho receio da resistência deste tipo de lajes, apesar de estar colocado ha + de 40 anos e até agora aguentou todo o tipo de trabalho incluindo a abertura de ranhuras com martelo pneumatico.
    Tenho medo que tenha deitado abaixo alguma parede fundamental para a estrutura da casa.
  2.  # 2

    Colocado por: sgoncalo39Tenho medo que tenha deitado abaixo alguma parede fundamental para a estrutura da casa.

    Ah, pois!
    Há casas (creio que era frequente antes de 1950) em que as paredes de tijolo sustentavam as placas de betão.

    Tem plantas da casa ANTES e DEPOIS ?
  3.  # 3

    Sgonçalo,

    e encontrou pilares em betão armado ou nem por isso?

    Consegue arranjar alguma versão do projecto, nem que seja uma que conste dos arquivos da Câmara?

    Cumps.
  4.  # 4

    Já aqui contei a história, mas vai de novo.

    Há uns tempos pediram-me para ir «ver» uma obra perto da Casa da Moeda, bem no meio de Lisboa.
    Um belíssimo prédio de cerca de 1935-1945, diga-se de passagem.

    Chego lá e estavam umas pessoas de um país de Leste, em que só um «arranhava» português, a deitar paredes abaixo (...).

    As lajes eram em estrutura de madeira excepto nas casas de banho e cozinha que eram em betão armado (e estas pequenas lajes ficavam apoiadas nas paredes em tijolo do piso de baixo , sem qualquer viga ou pilar).

    Quando lá cheguei tinham demolido TRES das quatro paredes que sustentavam a placa de uma casa de banho do piso superior (em redor desta placa era tudo em madeira)!!! E não tinham colocado qualquer escoramento!
    Aquilo só não foi parar tudo ao rés-do-chão por mero acaso.


    Não tem nada a ver mas, curiosamente, tanto o «responsável» como o dono de obra eram licenciados em arquitectura...
  5.  # 5

    Os famosos prédios "de placa"...

    Mas nos cursos de arquitectura já ensinam a evolução da construção em Portugal, não ensinam?

    às vezes menospreza-se a resistência da argamassa de assentamento dos azulejos e das canalizações. Uma vez, numa aula, um professor mostrou uma foto de uma casa de banho num gaioleiro, tirada do piso abaixo, porque o piso tinha caído. O que segurava tudo era a ragamassa dos azulejos e a canalização. Vou ver se tenho a foto e meto aqui, porque não há descrição que se iguale.

    Sgonçalo39, tente encontrar as peças desenhadas da sua casa na Câmara Municipal, se for de Lisboa, pode ir ao arquivo de Sete Rios.

    Entretanto, pode tentar fazer um levantamento à fita. Deve dar para perceber alguma coisa...

    Até lá, não parta mais paredes.
  6.  # 6

    Boa tarde,

    Agradeço desde já todo os comentários acima citados,
    Vou tentar explicar-me fazendo de engenheiro e arquitecto..
    A casa é toda em pedra, isto é o redor da casa... a cave tem duas paredes de tijolo forte, bastante duro (tijo burro?) a chegar ao tecto da cave nessas tais paredes existe tipo pilares horizontais (ferro e betão) eu próprio confirmei....
    No rch as paredes são com o dito tijolo normal (tijolo de 11) nesse mesmo piso a aproximação ao tecto é em pilar horizontal (betão+ferro)
    No 1ºandar é semelhante ao do rch .... a unica parede que deitei abaixo era de tijolo normal
    Nos tectos não existe qualquer tipo de rachadela, estão melhor que muitos novos! Mas o que me intriga é quando salto sobre a laje é o estremecer (ligeiro) da mesma..
    Num tecto ou outro está o estuque oco , mas acho que foi devido ao martelo pneumatico... trabalhar sobre o mesmo.


    Sgonçalo39
  7.  # 7

    Sérgio, o seu relato seria bastante mais eficaz acompanhado de umas fotos, era uma mais-valia para a discussão. Julgo que poderia ser também benéfico apresentar as dimensões em planta de cada um dos pisos.

    Bem, do que percebi as paredes que fala (na cave) são (muito) provavelmente resistentes e têm cintas betonadas sobre as mesmas para apoiar a laje (que você chama de placa) de pavimento. A confirmar se estas cintas vão ter a algum elemento vertical em betão armado, pilares, caso contrário são definitivamente paredes resistentes e em caso afirmativo ou é uma estrutura recticulada em betão armado (que duvido) ou em alvenaria confinada (na minha opinião altamente provável) . Aqui pergunto, estas paredes continuam até à cobertura e em cada piso tem uma cinta, correcto?

    No que toca aos tijolos furados, será que são fruto de algum intervenção à posteriori? Senão encontra pilares (elementos verticais)...então são resistentes..

    Cumps.
  8.  # 8

    Colocado por: sgoncalo39No rch as paredes são com o dito tijolo normal (tijolo de 11) nesse mesmo piso a aproximação ao tecto é em pilar horizontal (betão+ferro)

    A um «pilar horizontal» costuma chamar-se viga.

    Da mesma maneira, a uma viga vertical costuma chamar-se pilar.
    :-)
    Por isso, começo a ter dúvidas quanto ao conteúdo da sua primeira mensagem.
  9.  # 9

    Boa noite,

    A minha primeira mensagem é sobre a laje (placa) que não possui as vigas entre os tijolos, o que me intrigou pois não é o que costumo ver quando levantam as placas, o que eu vejo é uma viga tipo ´t`e uma filada de tijolos, a seguir outra viga em ´t`e outra filada de tijolos, etc.... talvez não me expliquei bem..
    Agora que a casa em redor apresenta ´resistência` disso não tenho duvidas pois o electricista ou o picheleiro deitavam as mãos à cabeça quando tinha que colocar alguma caixa nessas paredes..
    De piso para piso existe a tal cinta horizontal betonada antes do tecto..que devia ter para aí uns 30 40 centimetros...
    Confirmem-me por favor, essa tal cinta não assenta nos tijolos, 1ºfazem-se as cintas e depois criam-se as paredes de tijolo, correcto?
    Para terem uma ideia a minha sala ronda os 20, 25 metros quadrados, nessa mesma area no piso de cima existe um quarto e um wc ....
    tudo em cima da tal laje
    • RRufino
    • 26 fevereiro 2011 editado

     # 10

    Sérgio isso está aí uma grande confusão, o que você tem é uma laje aligeirada de abobadilhas (que você chama tijolos) e vigotas pré-esforçadas (os tais Ts). É como a imagem abaixo, correcto?

    Abobadilhas e vigotas

    Caso não tenha pilares, que é o que até então parece, muito provavelmente a cinta foi betonada contra a alvenaria, ou seja sem cofragem inferior e as paredes são estruturais.

    Agora resumindo, você está-se a preocupar depois de já ter feito a obra e obviamente o caminho correcto seria o contrário...

    O que pretende fazer agora?
  10.  # 11

    A essas «vigas em T» chama-se vigotas.

    O termo «vigas» é usado quando existe uma estrutura em betão armado, em pórticos (pilares+viga) que, normalmente, estão associadas a lajes também em betão armado (maciças).

    O que você parece estar a descrever e se é o que está na fotografia do RRufino trata-se de uma laje «aligeirada».

    Se a sua lage tem 20-25m2, provavelmente é uma laje MACIÇA apoiada em 4 pilares (nos cunhais) e com uma viga na periferia (aquilo a que você chama «cinta»).
    Se assim for, e se foi executado de forma correcta, primeiro executa-se o betão armado e só depois se assenta os tijolos. Mas há quem execute de outra forma...
    E , neste caso, não terá vigotas nem abobadilhas.
  11.  # 12

    Bom dia,

    A foto acima descrita é o que eu não tenho! não tenho essas tais vigotas a passar entre os tijolos....
    Essa é a minha preocupação!
    Esta situação preocupa-me pois até agora não sabia que este tipo de construção existia .... logo pensei seguir com a obra.... aos olhos do comum mortal a casa a nível estrutural estava em optímo estado...
    • RRufino
    • 26 fevereiro 2011 editado

     # 13

    Sérgio meta umas fotos para de uma vez por todas não estarmos a falar em abstracto, não vejo outra solução.

    Por curiosidade...e tentanto complementar a intervenção do Luis,

    - Em construção tradicional por alvenaria confinada primeiro são executadas as alvenarias e depois os elementos em betão, montantes e cintas...aqui não se aplicam, em regra, a terminologia de pilar e viga. Os montantes e cintas são betonados directamente contra as alvenarias.

    - Em construção corrente em betão armado primeiro são executados pilares,vigas e lajes e só depois são executadas as alvenarias. Todos estes elementos são executados recorrendo a cofragem.

    Num edifício de 1965 dúvido claramente que tenha uma laje maciça, aliás com 25 m2 tem no caso mais condicionante um piso quadrado com vãode 5m, logo, exequível num pavimento aligeirado.

    Tire fotos!
  12.  # 14

    Colocado por: RRufinoOs montantes e cintas são betonados directamente contra as alvenarias.
    Br-r-r-r ! :-)
    Num edifício de 1965 dúvido claramente que tenha uma laje maciça,
    Porquê ?
    ... aliás com 25 m2 tem no caso mais condicionante um piso quadrado com vãode 5m, logo, exequível num pavimento aligeirado.
    Concordo. Mas porque não em em laje maciça?
    • RRufino
    • 27 fevereiro 2011 editado

     # 15

    Luis as minhas premissas são:

    - ano 1965
    - moradia

    (quando escrevi edifício acima - 2ª citação - queria dizer moradia, mea culpa)

    É raro encontrar na conjugação destas duas premissas lajes maciças, não é impossível e sei disso por experiência própria, mas essas correspondem a uma minoria.

    Quanto ao Br-r-r-r, coscuvilhei o seu perfil e tenho a certeza que conhece estruturas mais antigas em alvenaria confinada...mas na ideia que está por trás, concordo consigo :)

    Agora resta é ver umas fotos, para conseguirmos todos dar uma opinião fundamentada.

    Cumps.
  13.  # 16

    Boa noite,
    Eu posso colocar fotos, mas acho que já não vai adiantar de nada....pois só tenho o antes e o final...
    Mas afirmo que não tinha essas tais vigotas entre os tijolos a fazer o pavimento... pois o tecnico do pladur bem procurou essas tais vigotas para aparafusar e elas não existiam..
    Vou anexar fotos da casa antes das obras
      302.jpg
  14.  # 17

    casa banho
      10.jpg
  15.  # 18

    Pois tem razão, não ajudam...
  16.  # 19

    cozinha
      232.jpg
  17.  # 20

    wc serviço
      33341322.jpg
 
0.0228 seg. NEW