Colocado por: rod_2000
Greve dos tarefeiros é irónico. As empresas vão romper os contratos com o SNS para o funcionário fazer greve? Parece-me que é uma excelente justa causa para substituir tafereiros por malta mais barata. Eles não vão fazer greve.
Colocado por: carlosj39Será verdade que a Dra Joana Bordalo, do FNam, médica oncologista, está ligada ao partido comunista tendo recentemente apoiado João Ferreira para a câmara de Lisboa?
Colocado por: AMG1Claro que não há serviços minimos. São meros prestadores de serviço pagos à hora. Se não aparecerem no local de trabalho não acontece nada. A não ser que não trabalham e não recebem.
Foi nisto que resultou a substituição de custos fixos (trabalho dependente) por custos variáveis, agora aguentem-se. Pode ser uma boa oportunidade para se testarem os limites de certas opções de gestão.
Eu não acredito que isto aconteça, o negócio é demasiado bom para estes médicos, para que eles arrisquem ficar sem nada. Na verdade, o que eles querem e negociar com a ministra a redução do valor do seu trabalho, porque já se percebeu que vão aceitar essa redução, só a querem mitigar.
Se tivessemos um ministro ou um primeiro ministro com os "ditos cujos" no sitio esta era uma oportunidade para dar a volta ao texto. Era melhorar as condições aos do SNS e a estes ou levavam um valente corte, ou aceitavam regressar ao SNS. Em alternativa podiam ir bater a porta dos grupos privados, que seguramente saberiam aproveitar a oportunidade de reduzir mais um bocadinho os seus custos.
Mas é claro que nada disto vai acontecer e, como alguns virão aqui dizer, se acontecesse seria ainda pior para o SNS. Pois seria... então não seria.
Colocado por: Sandra_ccpois não há obstetras como tarefeiros,
Colocado por: ivreis
Desculpe Sandra mas isso não é verdade. Nenhuma urgência de Obstetricia/Ginecologia de Lisboa (excepto a MAC) é assegurada totalmente pelos "da casa".
Até lhe diria mais.. uma grande fatia dos ObGin em Lisboa tem contratos de menos de 30h no SNS ou no privado precisamente para irem aproveitar algumas urgências a 100€/h (ou perto disso). Não deixam de ser tarefeiros "a tempo parcial". É sempre um boa maneira de encaixar mais uns milhares de € ao fim do mês. E até há colegas de ObGin que só fazem mesmo urgências (no HFF há pelo menos 1).
Colocado por: Sandra_cc
Os tarefeiros não têm privada.São tarefeiros e trabalham à hora precisamente porque na sua esmagadora maioria não têm especialidade, ou têm especialidades 'pouco apetecíveis', circunstâncias que os colocam fora da rota do privado, a menos que seja a também fazer urgências gerais como SNS, mas mesmo nessa circunstância são um número reduzido.Se tivessem privada não andavam a trabalhar à hora, por vezes a fazer noites e fins de semana em hospitais do SNS. Quem tem boa privada não faz nada disso.
Se cortarem o valor aos tarefeiros deixam de ter urgências em muitos hospitais. Há mesmo um volume megalómano de horas de urgência que são asseguradas por eles e que quando os mesmos estão indisponíveis ficam fechadas.
Quanto a 'obrigar' os tarefeiros a voltar a ingressar no SNS é muito complexo e ainda menos consequente. Isto porque, como já disse,estes colegas na sua maioria não têm especialidade e os poucos que têm, são de especialidades 'fracas', de baixo impacto nas necessidades do SNS.
Aúnica coisa em que podiam ser úteis era em fazer o que já fazem, que são horas de urgências gerais, tipo carne para canhão, mas iam criar mais custos fixos e depois consequentemente horas extra em barda.Ia dar exactamente ao mesmo e com mais regalias (férias pagas, licenças, folgas, limites de horas extra, possibilidade de isenção de horário nocturno a partir dos 50, possibilidade de isenção de horas extra, etc).
Esqueça resolver consultas e cirurgias em atraso com os tarefeiros, não têm competência e especialidades para isso. Tambémnão vai resolver problemas de urgências de especialidades, como por exemplo urgências de obstetrícia (ou outras especialidades), com tarefeiros, poisnão há obstetras como tarefeiros, nem muitas outras especialidades.
Colocado por: Sandra_ccMantenho que não vai resolver problemas de urgências de especialidade com tarefeiros.
Colocado por: Sandra_ccJá agora, caro colega, eu punha-me a toques no seu lugar, é que esta semana ouvi o ex ministro da saúde Adalberto campos Fernandes
Colocado por: AMG1
Mas se o trabalho desses médicos só serve mesmo para serem tarefeiros no SNS, isso significa que o seu poder negocial é proximo de zero. Neste caso a ministra pode cortar-lhe à vontade o valor da hora que ou eles aceitam ou tem de vir bater a porta do SNS, se os quiserem aceitar.
Colocado por: carlosj39Por curiosidade e por comparação, como era o SNS (o equivalente )e o sistema de saúde no outro regime anterior a este( o mais objectivo e menos ideológico possível), isto é quantos médicos havia, quantos hospitais com urgências havia, etc. ?
Colocado por: ivreis
Concordo. Acho uma certa piada quando agora alguns politicos de algibeira já sugerem diminuir a carga fiscal nas horas extra dos médicos do SNS... os mesmos que acabaram com a possibilidade de contratos duplos. Voltem a permitir esses contratos e se calhar aparecem mais médicos disponiveis para assegurar turnos.
O nosso colega Adalberto tem um ódio especial às USF, é sobejamento conhecido. Mas ele diz a verdade. Eu também não concordo com os indicadores usados para compor o IDE e o valor que isso representa nos vencimentos dos médicos das USF... se calhar é preciso usar outras métricas, onde se consiga efetivamente medir ganhos em saúde. Eu vivo tranquilo. A minha só passou para USF-B em 2024 e já lá estou desde 2008. Se lá estivesse pelo dinheiro da USF-B já teria desistido há pelo menos 10 anos.
Colocado por: Sandra_ccMas isto dos médicos por habitante tem que ser relativizado. O caso de Portugal é ilustrativo. Somos o país da UE e da OCDE com mais médicos por habitante, contudo temos uma reposta às necessidades de saúde bastante deficitária. Mais deficitária que muitos países que têm significativamente menos médicos por habitante.
Colocado por: rod_2000
Se somos o pais da OCDE com mais médicos por habitante, então há algo de errado na saúde em Portugal. Muito errado…
Será que temos um “cartel” nos grupos de saude privados para absorver todos os médicos e impedir que haja SNS ? Não estou a ver outra causa. Se assim for o caso, então vivemos numa espécie de bolha na medicina em Portugal.
Colocado por: Sandra_cc-Colegas não faltam, gestão sim