Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Acabei de ler este artigo e achei por bem compartilhar aqui no forum, até porque desconhecia que o maior perigo do cloro nem era tanto a ingestão mas sim os banhos : http://www.vidaesaude.org/nutricao-saude/perigos-do-cloro-na-agua-potavel-e-agua-do-chuveiro.html

    O cloro é um produto químico tóxico que foi usado para desinfetar água potável por quase 100 anos. É econômico e mata muitas bactérias, incluindo aquelas que causam a febre tifóide, cólera e disenteria.


    Autor: Antônio Ventura Em: Nutrição & Saude

    Infelizmente, também é um veneno que tem muitos efeitos colaterais no corpo humano.

    O cloro reage com substâncias naturais, como a decomposição de plantas e materiais de origem animal, normalmente presentes na água para criar trihalometanos (THM).

    Estes THMs desencadeiam a produção de radicais livres no organismo, são altamente cancerígenos, e causam danos celulares.


    Beber água clorada pode causar problemas das artérias. Uma vez que as artérias estão comprometidas, o colesterol LDL pode unir-se as suas paredes, levando à aterosclerose e doenças cardíacas.

    Câncer do rim, bexiga e vias urinárias são mais comuns em determinadas cidades, pois o cloro em excesso além das normas do governo é adicionado devido ao abastecimento de água estar muito poluída.

    Não é incomum para o abastecimento de água municipal a ter níveis de cloro superiores aos recomendados como seguros para uma piscina.

    O perigo durante o seu banho

    Beber água clorada da torneira é apenas parte do problema. Maior parte de cloro é absorvido através da pele, e inalado no vapor de um banho que é pior que você beber cinco copos de água da torneira. O calor e o vapor do chuveiro abre os poros permitindo uma alta taxa de absorção de cloro e outros produtos químicos.

    O vapor de um banho quente pode conter até 20 vezes a concentração de cloro da água de torneira.

    A inalação de vapores de cloro e outros produtos químicos é uma causa de suspeita de bronquite e asma. Um relatório publicado no American Journal diz que o cloro contribuiu para aumento em certos tipos de câncer, irritações de pele e asma e afirmou que “até 2 / 3 da exposição foi prejudicial devido à absorção pela pele e inalação de cloro na água do chuveiro”.

    A EPA E.U. recentemente declarou: “Devido ao cloro e o vapor do banho, praticamente todas as casas na América tem um nível detectável de gás clorofórmio no ar”. Clorofórmio causa forte irritação respiratória.

    O cloro tira os óleos naturais de proteção dos cabelos e da pele, e cria revestimento de secagem e envelhecimento. A pele pode secar e tornar-se áspera e com coceira.

    O cloro é também o maior desencadeador do eczema – um grupo de doenças da pele que variam de formas leves caracterizada pela seca, quente, comichão na pele para formas mais graves, onde a pele torna-se rachada e com sangramentos.

    O uso de filtros de qualidade para remover o cloro da água da sua casa, da água do seu chuveiro e ter água potável é de bom senso, e irá protegê-lo de potenciais problemas de saúde.
  2.  # 2

    Será que com um filtro antes do esquentador minoro este problema ?
    • eu
    • 9 março 2011

     # 3

    Isso parece ser um texto para vender filtros...
  3.  # 4

    Colocado por: euIsso parece ser um texto para vender filtros...


    AS tantas ate é , o que não significa que não tenha uma base de verdade
  4.  # 5

    Civismo.

    Sou NADADOR.

    Quer isto dizer que há quase 50 anos passo mais de uma hora , quase todos os dias, mergulhado dentro de água com cloro. Por causa dos treinos, às vezes bi-diários, chego a tomar banho (duches quentes) 2 e 3 vezes por dia

    Garanto-lhe que não tenho bronquite nem asma, nem sofro de «coceira» na pele.

    Mas se o gajo dos filtros me der uma comichão, digo, comissão, até posso mudar de opinião! :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  5.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Civismo.

    Sou NADADOR.

    Quer isto dizer que há quase 50 anos passo mais de uma hora , quase todos os dias, mergulhado dentro de água com cloro. Por causa dos treinos, às vezes bi-diários, chego a tomar banho (duches quentes) 2 e 3 vezes por dia

    Garanto-lhe que não tenho bronquite nem asma, nem sofro de «coceira» na pele.

    Cá para mim você é mas é um vendedor de cloro ! :P

    Mas se o gajo dos filtros me der uma comichão, digo, comissão, até posso mudar de opinião! :-)
  6.  # 7

    Encontrei outro artigo parecido com que tinha aqui colocado originalmente!
    Estou algo stressado com o assunto pois tenho o canalizador a fazer-me a canalização, e se calhar ainda vou fazer uma modificação nas tubagens da agua fria, por forma a poder meter no futuro um filtro debaixo bancada da cozinha, o qual filtre apenas a agua que entra para o esquentador, sem filtrar a que vai para a torneira da bancada da cozinha (pois ha filtros anti cloro que tornam a agua não potavel )
    Enquanto estava a escrever pensei melhor, e o melhor até é mas é fazer um mini quadro debaixo da bancada da cozinha, para poder contemplar diversas situações de futuro, por exemplo poder ter um filtro xpto para antes do esquentador, e outro para a torneira... e se calhar é mesmo isso que vou fazer ... coitado do canalizador, é preciso ter paciencia para gajos como eu :P

    Ah, o tal artigo é este : http://www.vidaesaude.org/nutricao-saude/beneficios-do-filtro-do-chuveiro-e-os-perigos-do-cloro.html
  7.  # 8

    Colocado por: civismoEstou algo stressado com o assunto pois tenho o canalizador a fazer-me a canalização, e se calhar ainda vou fazer uma modificação nas tubagens da agua fria, por forma a poder meter no futuro um filtro debaixo bancada da cozinha,...

    Pare lá com o stress que até já eu estou a ficar nervoso! :-)

    Ainda me há-de explicar como é que um filtro separa LEXÍVIA da água. Ou você pensa que o «cloro» são partículas sólidas em suspensão na água?
  8.  # 9

    Seja como for, acabei de vir da obra e falei com o canalizador, vamos deixar aquilo Future-Ready.

    Debaixo da bancada da cozinha vou deixar um quadro onde chega do tubo de 32mm vindo do contador, com uma derivação com 3 "tomadas de agua" .

    Por seu turno sai de la um tubo para o esquentador, outro para a maquina de lavar e outro a misturadora do lava loiça

    Assim posso meter os filtros que quiser à posteriori (debaixo da bancada) , ou simplesmente fazer bypass.

    Posso meter um que perfume a agua da torneira (lol), outro que tire o calcario da maquina de lavar e o tal anticloro para o esquentador (se tal existir)

    Claro que assim so filtraria a agua quente que sairia do chuveiro, mas na pratica a agua que passa pelo esquentador constitui 80 a 90% do total do chuveiro, na mairia dos casos

    Há uns filtros de chuveiro compactos, tipo este: http://www.filtrosdeagua.com.pt/catalog.htm ( Filtro de chuveiro 3 etapas SW-P )
    Já alguem comprovou a sua eficacia ?
    • eu
    • 10 março 2011

     # 10

    Nada como criar medo para vender produtos...

    Já agora, sabiam que o oxigénio é um poderoso químico que oxida as nossas células? Que tal um filtro de ar anti oxigénio? Acham que vendia? LOL
  9.  # 11

    No meio disto tudo já partimos hoje à tarde mais um bocado da parede da cozinha, e já ficou chumbado um quadro, onde chega o tubo de 32, e do qual saira um tubo para o esquentador e outro para a maquina. Como este quadro fica por baixo do lava louça, este alimenta-se directamente de lá.

    Assim posso fazer o que me apetecer no futuro no que toca a poder colocar filtros individuais para cada uma destas situações
  10.  # 12

    Se colocar a água numa cântara de vidro e deixar uns 30 minutos, a maioria do cloro evapora. Mantenha uma na cozinha e beba daí...

    Os valores de cloro utilizados na água em Portugal são muito baixos e portanto dificilmente causarão qualquer problema.

    Quanto aos THM também são analisados nas redes públicas e são os seguintes, Clorofórmio,Dibromoclorometano, Bromofórmio e Bromodiclorometano.
    Os THM formam-se ao longo do trajecto da água nas condutas, e uma vez presentes na água são quase impossiveis de retirar.
    Assim, filtrar a água em sua casa é rídiculo uma vez que os THM se existirem, já lá estão, e não os vai conseguir retirar.
    Este é um problema da entidade que distribui a água, deve estar atento às análises que são publicadas, e se for caso disso reclamar e exigir a solução do problema às entidades competente. Sozinho e em sua casa não existe possibilidade de resolver o problema.


    ...pois ha filtros anti cloro que tornam a agua não potavel...
    Retirar o cloro não torna a água não potável, uma vez que o cloro não é condição de potabilidade.
    O que acontece é que as pessoas colocam os filtros e não fazem manutenção, depois ficam lá com um sistema cheio de lixo, por onde a água passa.

    Os niveis de cloro utilizados na água nos EUA são muito, mas muito superiores aos nossos. Toda a literatura americana deve ser vista com cuidado. Quem não sabe, tira conclusões precipitadas...


    Civismo, em que concelho do país mora?
    A água é da rede pública?
  11.  # 13

    Colocado por: ?veja no sistema Mapress da Geberit (inox 316) qual é a tolerância de cloro na água que eles aconselham (permitem)....(deve estar a negrito)

    o cloro OXIDA o inox!!


    Por acaso não encontrei, importa-se de indicar?
  12.  # 14

    Já agora, não tem a ver com o cloro, mas com os filtros vendidos por aí...

    http://www.apda.pt/pt/noticia/50/comunicado-qualidade-da-agua-na-torneira-do-consumidor/
  13.  # 15

    Obrigado PBarata !

    Acabei por deixar a minha canalização preparada para poder meter todo o tipo de filtros e mais alguns à posterior. Provavelmente nalguns sitios até nem vou fazer nada, simplesmente um bypass, mas fica preparada para o que der e vier :)

    Meti aqui um tópico sobre esse assunto: https://forumdacasa.com/discussion/17002/que-filtros-de-agua-colocariam-nesta-situacao-/
      Esquema-dos-filtros2.jpg
  14.  # 16

    Boas!

    Antes do mais convem esclarecer que não sou vendedor de jarros nem de sistemas de filtragem!

    Veio recentemente aqui para casa um jarro de brita igual ao da foto, e estou maravilhado com aquilo.
    Altera completamente o sabor da agua.
    Directa da torneira sabe mais a cloro/lexivia, mas depois de filtrada fica muito mais suave, fica a parecer agua engarrafada.

    Faz-me confusão pois é suposto o cloro só poder ser filtrado sob osmose (como já por aqui foi dito)... mas a realidade é a que directa da torneira a agua às vezes até agonia de tanto cloro que tem, depois de filtrada no jarro já sabe bem .
    Já tinha deixado de beber agua da torneira ha algum tempo, e com o jarro deixei de comprar agua de garrafão.

    Gostaria de saber se partilham da mesma opinião sobre este produto.
      Jug_Marella_cool_memo_lemon_detail_01_385x325[1].gif
    • eu
    • 8 janeiro 2012

     # 17

    Colocado por: civismoFaz-me confusão pois é suposto o cloro só poder ser filtrado sob osmose (como já por aqui foi dito)... mas a realidade é a que directa da torneira a agua às vezes até agonia de tanto cloro que tem, depois de filtrada no jarro já sabe bem .

    Se deixar água da torneira num jarro vulgar durante algum tempo, esta também deixa de saber a cloro...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., system32, bcool
  15.  # 18

  16.  # 19

    Colocado por: eu
    Se deixar água da torneira num jarro vulgar durante algum tempo, esta também deixa de saber a cloro...
    Concordam com este comentário:system32,bcool


    A minha sogra tem esse habito ... sinceramente não noto a diferença ...

    Mas ja tenho feito a experiencia, e realmente a agua que passa pelo jarro tem sempre menos sabor a lexivia, passem as horas que passem

    Mais alguem por ai a partilhar a mesma opinião ?
  17.  # 20

    Colocado por: danobregahttp://www.jumbo.pt/Frontoffice/ContentPages/CatalogSearch.aspx?Q=5l%20%C3%A1gua


    O seu link não abre ... talvez você seja user registado no site do jumbo ... aqui dá erro, já tentei com 2 browsers.

    Era o quê que queria mostrar ?

    Obrigado
 
0.0204 seg. NEW