Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Depois leva reboco de cal e é caiada por cima (espero que acabe tudo em bem), mas no entretanto deixaram-me estes arquinhos sobre as cantarias (ao que parece destinam-se a descarregar o esforço sobre a pedra de cima que ha-de ter um nome de que não me lembro), porque eu lhes tinha achado muita graça, se eu os queria à vista:
      IMG_0568 (Large).JPG
    • lobito
    • 2 agosto 2010 editado

     # 102

    Vai dai da-me um grande nervoso porque não estava preparada para tão importante decisão: fui a correr buscar o meu marido, pelo caminho encontrei uma amiga minha e juntamo-nos todos em concilio. Eu gosto muito de ver os permonores cosntrutivos à vista, mas não estava muito a ver tijolos misturados com cantarias (ainda por cima, ali perto, ha uma casa em que isso foi super sublinhado e não gosto nada). Os outros, excepto o meu marido, achavem muito esquisito caiar os tijolos por cima (até o senhor do mini-mercado torceu o nariz, ele que tinha ficado téao entusiasmado ao ver os arquinhos!). Mas o problema é que temos muita vontade de usar o azul das portas do patio (alias, ao que parece, o portão grande da loja ja foi de madeira, e azul) e entre azul "sulfato de cobre", cantarias, tijolos, branco da parede mais uma hipotética barra de cor, ia ficar uma salganhada que ninguém se entendia. Depois de um fim de semana de meditação, tudo leva a crer que vai ser tudo caiado, sem barra nenhuma, com a estrutura dos arquinhos à vista e os portões em azul. Vamos sempre a tempo de pôr uma barra e de pintar as janelas se não gostarmos assim. O azul anda por aqui:
      IMG_0537 (Small).JPG
      IMG_0538 (Small).JPG
      IMG_0544 (Small).JPG
  2.  # 103

    Boas

    Uma pergunta a dar para o parvo:

    Não encarou a hipótese de deixar essa pedra à vista na parede exterior?

    cumps
    José Cardoso
    • lobito
    • 2 agosto 2010 editado

     # 104

    Não é uma pergunta nada a dar para o parvo. Mas se eu ja não consegui que a parede oposta a esta que, sendo uma parede exterior vai fiicar interior (porque se lhe segue o acrescento) ficasse tal qual... Não se aguenta, começa a esboroar, isto e aquilo. Por acaso tenho visto algund muros assim, so capeados, que parecem estar para as curvas. De qyalquer modo, a casa to eu acho um bocado pesado. Havia a possibilidade de deitxar à vista as pedras do cunhal (que são aparelhadas mas 1) quando me falaram disso ao telefone, eu nen sequer sabia do que me estavam a falar (nunca tinha visto); 2) ou se picava a parede para as pedras sobressairem, ou as pedras ficavam para dentro do reboco, o que é uma coisa que se vê bastante mas eu não gosto nada. Tirei até umas fotografias a outra casa para ilustrar o que eu NÃO queria:
      IMG_0560 (Small).JPG
      IMG_0562 (Small).JPG
  3.  # 105

    Em resumo, e para responder à sua pergunta, acho que não tive andamentos para um corte tão grande. A certa altura pus-me mesmo apensar que quem devia escolher as cores da nossa fachada deviam ser os vizinhos, que esses é que olham mais para ela!
  4.  # 106

    Ja agora, um correcção: o isolamento da cobertura vai ser duas camadas de cortiça de 4cm e não de 3cm como disse la atras.
  5.  # 107

    Boas

    Em resumo, e para responder à sua pergunta, acho que não tive andamentos para um corte tão grande.

    Então aqui vai o cházinho da praxe:

    Pois é, deveria ter mandado elaborar um projecto de execução, caderno de encargos, mapa de quantidades, contrato de empreitada, assegurar fiscalização, responsável pela segurança em obra e, parece que também já existe, gestão da obra.

    PS: Iria a obra correr melhor por isso? Provavelmente não, mas pelo menos tinha imensa gente a quem atribuir as culpas :-)

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 108

    Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa :-)

    Mas também se assim fosse, nem daqui a dois anos estava la a viver. Ainda ontem estive na tal casa do Grainho, que levou o tempo record de 10 meses a construir mas o terreno foi comprado em 2006. Repare, sei muito bem que assim é que deve ser...
  7.  # 109

    Boas

    Mas também se assim fosse, nem daqui a dois anos estava la a viver.

    Não me estrague o negócio, a fiscalização dura enquanto a obra durar e faço-me pagar ao mês. Adoro atrasos nas obras :-)

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 110

    Olá, lobito.
    O azul que agora aqui pode ser visto (#103) não parece ter nada a ver com o azul de que falei (o das portadas e aros das janelas - #102).
    Não parece ter envelhecido lá muito bem. Esta cor é fácil de encontrar e um bom esmalte vai durar muito mais - dióxidos de titânio que agora estão por todo o lado, até na mixórdia a que agora chamam “leite” (é o E117 ou uma coisa assim).
  9.  # 111

    Eu não tinha conseguido perceber de que cor é que falava anteriormente, porque nunca tinha posto aqui fotografias das portas do patio. Quanto à portada da janela, não lhe dei muita atenção porque não tenho a certeza de que seja da mesma "série" do resto e parece-me uma pintura posterior (além de que não tenho a certeza de que a fotografia não tenha mudado substancialmente o tom, tenho de ver).

    A tinta das portas do patio não pela, esfarela_se. Desse ponto de vista, eu acho que envelhece melhor (vico mais facilmente com isso do que com tinta a cair àas lascas). Experimentei compara-la com as cores RAL que consegui pedir emprestado e não encontrei nada semelhante. Foi então que comprei um saquinho de sulfato de cobre para ver o que dava (o tom é o mesmo) :-)

    Acho que tenho de ir a uma loja mesmo especializada em tintas porque queria ver o catalogo NCS. Obrigada pelas dicas, va dizendo de sua justiça!
  10.  # 112

    Colocado por: lobitoComo tenho só tenho 6 janelas, e pequenas, para mim não é grave. Sobretudo, o que eu não queria era ter de lixar tudo na próxima manutenção ou se resolver pintá-las de cor, o que é muito possível. Se for tinta à base de óleo posso pintar por cima, o que muito me agrada.


    BOa noite,

    Pode-me dizer o seu feedback quanto ao óleo da Biofa aplicado nas suas janelas, nomeadamente o seu aspecto e durabilidade ao fim deste tempo todo?

    Obrigado
    • lobito
    • 13 março 2011 editado

     # 113

    Colocado por: Agonçalves

    BOa noite,

    Pode-me dizer o seu feedback quanto ao óleo da Biofa aplicado nas suas janelas, nomeadamente o seu aspecto e durabilidade ao fim deste tempo todo?

    Obrigado


    Muito bom. Ficaram mesmo com bom aspecto, como novas. Quanto à durabilidade, é dificil dizer por enquanto. Não so não passou tanto tempo quanto isso como penso que tiveram ainda uma intervenção posterior na minha ausência e não sei exactamente com quê (mas posso saber). Como era preciso pintar portadas, substituir nalguns sitios a tabua de peito ou la como se chama, e corrigir o assentamento em quase todas (além de acrescentar as "borrachas" que, estranhamente, são de madeira, para impedir que a chuva entrasse) sei que lhes deram um acabamento qualquer que, no barulho das luzes, me esqueci de perguntar qual foi.

    O que posso dizer também é que as madeiras interiores da casa foram todas pintadas com um tinta de oleo excelente, que "imita" as da Biofa. Passo a explicar: eu tinha um problema com a cor, que queria o mais proximo possivel da original, e que não é nada facil de encontrar. Alias, houve um momento em que a casa correu fortes riscos de ficar toda verde alface. Nessa conformidade, era praticamente impossivel usar as tintas Biofa porque são importadas, não se podia mandar fazer a cor que se queria, etc. Mesmo para ter amostras era preciso comprar uma lata de tinta, que não é propriamente barata. Assim, a pessoa que tratou da pintura foi a uma fabrica de tintas em Santarém (não me lembro o nome mas depois lhe digo), mandou analisar a tinta da Biofa e fazer uma muito semelhante (mas não completamente igual). Quanto à cor, acabou até por ter de levar uma porta atras para fazerem igual! O resultado, devo dizer, é excelente.

    Vou organizar-me para mostrar aqui os ultimos desenvolvimentos.

    (Peço desculpa por não conseguir corrigir a falta de acentos, não sei porquê).
  11.  # 114

    Boas Lobito,

    Apenas para dizer que a obra está simplesmente 5 estrelas!!! Gosto imenso do resultado que está a alcançar! Muito bom trabalho mesmo, parabéns!

    RG
  12.  # 115

    Obrigada, Rogerio, de facto estou muito contente com o resultado. Ha relaivamente poucas coisas que faria diferentes e, considerando que as obras foram feitas de longe, nem dessas me posso queixar muito. So tenho a agradecer a quem tornou isto possivel, desde os executantes, sabedores e conscenciosos, capazes de trabalhar quase em roda livre, como a quem esteve por perto e atenta, pronta a intervir nos momentos criticos.

    Os ultimos meses foram complicados a varios titulos, mas finalmente ja estou em situação de dar conta do resultado final desta parte, ou seja, da renovação da parte primitiva da casa. Não tive muita disponibilidade para tirar fotografias "de obra", por isso as que tenho são sobretudo do resultado final, tiradas mais para mostrar aos amigos ausentes. Talvez possam entrar na categoria "decoração de interiores"...

    http://www.flickr.com/photos/50880063@N03/sets/72157625944142213/

    Como se pode ver, o tom exacto do verde das madeiras era de importância fundamental, porque "faz" a casa (foi alias um dos pontos de intervenção critica da minha amiga!). O verde e, na cozinha, o branco que não é branco (inspirado dum armariozinho que tinha ficado na casa). Alias mandei agora pintar do mesmo verde dois bancos de cozinha, e acho que vou ter de lhes pôr algures o tal "creme" porque é a diferença entre giros e espectaculares ;-)

    http://www.flickr.com/photos/50880063@N03/sets/72157625944142213/

    Decisões tomadas: bomba de calor Europa da Oschner para a agua quente, chão constituido por flutuante da Madeicentro, assente sobre cortiça, assente sobre um soalho, assente sobre o soalho existente, três aquecimentos a oleo e um aquecimento a gas como aquecimento... Devo dizer que a casa se comporta bastante bem termicamente, considerando que em Janeiro e Fevereiro quase todas as noites acabavam em 0° ou menos, e que no andar de baixo estava facilmente muito frio e humido durante o dia.
  13.  # 116

    Muito bonito! Parabéns...uma casa com alma!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  14.  # 117

    Colocado por: ?bem vinda minha Senhora....

    pelas fotos parece-me que desistiu da ideia da casa de banho no topo do corredor...com a famosa "sanita"
    verdade??


    Viva!

    Bem, os esgotos la ficaram por baixo, para o caso de me dar um vaipe um dia. Mas eu venho duma familia de 10 irmãos com uma casa de banho, portanto acho que não me vai dar o tal vaipe... ;-)
  15.  # 118

    Bem vinda ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
    •  
      FD
    • 14 março 2011 editado

     # 119

    Colocado por: JacintaBem vinda ....

    Até se poderia dizer "bem volta"? :)



    A minha avó usava um pequeno cortinado por baixo "desta" bancada para ocultar o interior. Fica a sugestão, acho que com um tecido com personalidade poderia dar mais um toque original. :)
  16.  # 120

    Colocado por: lobito

    Muito bom. Ficaram mesmo com bom aspecto, como novas. Quanto à durabilidade, é dificil dizer por enquanto. Não so não passou tanto tempo quanto isso como penso que tiveram ainda uma intervenção posterior na minha ausência e não sei exactamente com quê (mas posso saber). Como era preciso pintar portadas, substituir nalguns sitios a tabua de peito ou la como se chama, e corrigir o assentamento em quase todas (além de acrescentar as "borrachas" que, estranhamente, são de madeira, para impedir que a chuva entrasse) sei que lhes deram um acabamento qualquer que, no barulho das luzes, me esqueci de perguntar qual foi.

    O que posso dizer também é que as madeiras interiores da casa foram todas pintadas com um tinta de oleo excelente, que "imita" as da Biofa. Passo a explicar: eu tinha um problema com a cor, que queria o mais proximo possivel da original, e que não é nada facil de encontrar. Alias, houve um momento em que a casa correu fortes riscos de ficar toda verde alface. Nessa conformidade, era praticamente impossivel usar as tintas Biofa porque são importadas, não se podia mandar fazer a cor que se queria, etc. Mesmo para ter amostras era preciso comprar uma lata de tinta, que não é propriamente barata. Assim, a pessoa que tratou da pintura foi a uma fabrica de tintas em Santarém (não me lembro o nome mas depois lhe digo), mandou analisar a tinta da Biofa e fazer uma muito semelhante (mas não completamente igual). Quanto à cor, acabou até por ter de levar uma porta atras para fazerem igual! O resultado, devo dizer, é excelente.

    Vou organizar-me para mostrar aqui os ultimos desenvolvimentos.

    (Peço desculpa por não conseguir corrigir a falta de acentos, não sei porquê).



    Se puder então dizer quais foram esses produtos que foram aplicados ficou-lhe agradecido.

    Já agora, parabéns pela casa!
 
0.0213 seg. NEW