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  1.  # 41

    desculpe, mas isto é nonsense,

    a solução definitiva e duradoura é tubo em separado e com 20cm de afastamento em relação a tubagem de agua, qualquer outra solução é um compromisso que faz contra a sua segurança e dos seus, o seu grande problema é que custou a abrir o roço, compreendo que lhe custe muito abrir outro, mas não tem volta a dar.

    Isolar o tubo termicamente só resolve uma pequena parte da questão.

    Em relação aos diferenciais e ás secções dos fios, envolve conhecimentos que obviamente não dispõe e perdoe-me a franqueza não adianta explicar quais em pormenor porque vai-lhe levantar mais duvidas que certezas, mas adianto somente que os disjuntores diferencias colocados pela EDP são de 500mA mais ampere menos ampere literalmente, logo pensar neles para segurança é um gravíssimo erro (muitos electricistas também o fazem), eles só existem para a EDP obrigar a pagar a taxa de potencia correspondente ao seu contrato e não mais, e se tiver um único diferencial quando existir um problema por mais insignificante que seja vai ficar literalmente ás escuras, se por outro lado tiver as protecções devidamente segmentadas só vai afectar o grupo correspondente,

    Nota: interruptor diferencial é uma coisa, disjuntor magneto-termico (vulgo disjuntor) é outra, e ambos em conjunto garantem a segurança MÍNIMA das instalações eléctricas.

    Vivamente aconselho a consultar um electricista,

    até tenho algum receio de lhe dar alguma informação que apesar de correcta seja aplicada fora do contexto e venha a ser motivo de graves problemas.

    Não me leve a mal, mas isto não é como a agua que o máximo que pode acontecer é ficar com uma inundação, aqui estamos a falar de muitos riscos eminentes e não basta boa vontade, na minha vida profissional todos os dias vejo atropelos ás elementares regras de segurança e feitos por "profissionais" do ramo inconscientemente, no seu caso pelo menos está avisado.
  2.  # 42

    Colocado por: jorgealvesdesculpe, mas isto é nonsense,

    a solução definitiva e duradoura é tubo em separado e com 20cm de afastamento em relação a tubagem de agua, qualquer outra solução é um compromisso que faz contra a sua segurança e dos seus, o seu grande problema é que custou a abrir o roço, compreendo que lhe custe muito abrir outro, mas não tem volta a dar.

    Isolar o tubo termicamente só resolve uma pequena parte da questão.

    Em relação aos diferenciais e ás secções dos fios, envolve conhecimentos que obviamente não dispõe e perdoe-me a franqueza não adianta explicar quais em pormenor porque vai-lhe levantar mais duvidas que certezas, mas adianto somente que os disjuntores diferencias colocados pela EDP são de 500mA mais ampere menos ampere literalmente, logo pensar neles para segurança é um gravíssimo erro (muitos electricistas também o fazem), eles só existem para a EDP obrigar a pagar a taxa de potencia correspondente ao seu contrato e não mais, e se tiver um único diferencial quando existir um problema por mais insignificante que seja vai ficar literalmente ás escuras, se por outro lado tiver as protecções devidamente segmentadas só vai afectar o grupo correspondente,

    Nota: interruptor diferencial é uma coisa, disjuntor magneto-termico (vulgo disjuntor) é outra, e ambos em conjunto garantem a segurança MÍNIMA das instalações eléctricas.

    Vivamente aconselho a consultar um electricista,

    até tenho algum receio de lhe dar alguma informação que apesar de correcta seja aplicada fora do contexto e venha a ser motivo de graves problemas.

    Não me leve a mal, mas isto não é como a agua que o máximo que pode acontecer é ficar com uma inundação, aqui estamos a falar de muitos riscos eminentes e não basta boa vontade, na minha vida profissional todos os dias vejo atropelos ás elementares regras de segurança e feitos por "profissionais" do ramo inconscientemente, no seu caso pelo menos está avisado.


    Boas!

    Eu tirei um curso tecnico profissional de electrotecnia ha uns anos, mas não exerço e há bastantes conceitos que já não tenho presentes (e outros que mudaram / evoluiram entretanto).
    Mas claro que me recordo que por ex para calcular a secção de um condutor, há que ter alguns parametros em conta, tal como a potencia que vai passar nesse condutor, a distancia, se é uma potencia resistiva ou reactiva, certo ?

    Compreendo e aplaudo a sua renitencia em relação a opinar sobre assuntos sérios como é o caso da electricidade, mas fique descansado pois dou uns toques e sou bastante mais perfeccionista do que possa imaginar :)


    Hoje à tarde andei a passar novos fios nalgumas tomadas que não tinham ainda terra , e para que não digam que eu não levo em consideração as vossas opiniões e guidelines, vou abrir um novo roço por outro lado para a passagem da parte electrica :)
    Surge-me apenas uma duvida: Já percebi que os tubos da agua e electricidade devem seguir a 20 cm de distancia pelo menos, mas e como funcionam os cruzamentos (quando os tubos da agua e electricidade se intercepcionam) ? Não se pode, não se deve ?

    Quando ao diferencial da EDP, confirmo que no caso da minha casa sao mesmo 500ma, estava a confudir com os 300ma do meu antigo diferencial, o que substitui pelo de 30ma quando comprei o esquentador ventilado.

    Quando ao "se tiver um único diferencial quando existir um problema por mais insignificante que seja vai ficar literalmente ás escuras, se por outro lado tiver as protecções devidamente segmentadas só vai afectar o grupo correspondente", compreendo perfeitamente a necessidade de seccionar uma instalação , e na minha pequena empresa até ando para meter um segundo diferencial só para a parte oficinal, pois já têm vindo computadores com as fontes avariadas (fugas e afins), e já por duas vezes que me manda a electricidade toda a baixo
    Curiosamente dessas vezes dispararam ambos os diferenciais, o da EDP e o da Siemens.
    Se tiver vários diferenciais para zonas distintas, mais vale pedir à EDP que troque o diferencial dos 500ma por um Disjuntor Simples, para evitar que disparem ao mesmo tempo, certo ? (Já para nem falar que se o da EDP tiver um tempo de resposta mais curto, até pode disparar sem que o correspondente à zona chegue a disparar tambem)

    Na minha opinião pessoal, numa casa grande ou numa empresa justifica-se ter vários diferenciais, agora num pequeno apartamento os disjuntor magneto-termicos são suficientes para segmentar. Se o diferencial disparar, é uma questão de tentar perceber qual a zona afectada e desligar o disjuntor magneto-termico correspondente

    Já agora, por curiosidade, o Jorge é profissional do ramo electrico ?
  3.  # 43

    Seguidamente apresento um comentário que também pode ser-lhe util:

    "Boas, creio que a melhor solução para o seu caso e também para o civismo é falarem com um profissional da área e acordarem em, ele dar as indicações e ligar o quadro e "vocês" abrem e fecham roços, passam tubagem, e fazem enfiamentos, assim conseguem ficar com algo melhor e gastam pouco,

    lembre-se que para cumprir as regras técnicas deve ter estes pormenores:
    -ligação de terra a todos os pontos metalicos da HABITAÇÂO (janelas, bancadas, canalizações, bases de buche) e banheiras de hidromassagem mesmo sem ser de metal.
    -eléctrodo de terra enterrado em terreno condutivo, não vale em pedra, passeio ou pior em vaso de flores (seria caricato se não tivesse visto uma situação assim) e a cabeça deve ficar enterrada a um minimo de 80cm.
    -pelo menos um circuito de iluminação com fio de 1,5mm com terra
    -pelo menos 1 circuito de tomadas a 2,5mm com terra
    -ligação directa de maquinas com fio de 2,5mm com terra
    -ligação directa de fogão com fio de 2,5mm ou 4mm
    -ligação directa de forno com fio de 2,5mm ou fio de 4mm

    note que os aparelhos de ligação somente estão previstos para as secções obrigatórias, não sendo muito pratico usar secções superiores."


    os diferencias que a EDP coloca é para evitar que a malta pague menos energia do que a que efectivamente consome, não tem nada a ver com protecção de pessoas ou instalações,

    Colocado por: civismotubos da agua e electricidade devem seguir a 20 cm de distancia pelo menos, mas e como funcionam os cruzamentos (quando os tubos da agua e electricidade se intercepcionam) ? Não se pode, não se deve ?


    os cruzamentos deve evita-los ao máximo e quando for mesmo necessario deve evitar encostar os tubos uns aos outros, nas regras técnicas estam definidos afastamentos mínimos, mas não creio que alguém os consiga fazer.

    Colocado por: civismoe na minha pequena empresa até ando para meter um segundo diferencial só para a parte oficinal, pois já têm vindo computadores com as fontes avariadas (fugas e afins), e já por duas vezes que me manda a electricidade toda a baixo
    Curiosamente dessas vezes dispararam ambos os diferenciais, o da EDP e o da Siemens.


    a isso chama-se falta de selectividade, mas como disparam por fugas só depende do valor da fuga para dispararem todos.

    Colocado por: civismoEDP que troque o diferencial dos 500ma por um Disjuntor Simples


    seria bom nalguns casos mas a EDP não o faz.

    Colocado por: civismonuma casa grande ou numa empresa justifica-se ter vários diferenciais, agora num pequeno apartamento os disjuntor magneto-termicos são suficientes para segmentar. Se o diferencial disparar, é uma questão de tentar perceber qual a zona afectada e desligar o disjuntor magneto-termico correspondente


    a única parte chata é se usar disjuntores unipolares (mais vulgares em habitação) e a fuga for no neutro fica sem luz porque o único que faz o corte ´do neutro é o diferencial.
  4.  # 44

    Boas!

    AManha vou abrir o roco para para nao passar a electricidade junto aos canos da agua.

    Comprei ha bocado 2 rolos de 100 metros de fio 2.5mm, um preto e um azul (tenho ali um verde novinho).
    A ver se amanha acabo de meter terra em todas as tomadas que não têm .

    Ah, e comprei um rolo de 50 metros de tubo anelado azul de 25mm :D

    Vêm que levo os vossos concelhos em conta ?
  5.  # 45

    Respostas do Jorgealves :

    "Boas, creio que a melhor solução para o seu caso e também para o civismo é falarem com um profissional da área e acordarem em, ele dar as indicações e ligar o quadro e "vocês" abrem e fecham roços, passam tubagem, e fazem enfiamentos, assim conseguem ficar com algo melhor e gastam pouco,

    Jáfiz vários quadros e estou confiante nas minhas capacidades neste caso. Em todo o caso tenho um cliente / amigo que é electricista, peço-lhe que ele no final dê lá um pulo.
    E meto aqui fotos para me darem a vossa opinião :)


    -ligação de terra a todos os pontos metalicos da HABITAÇÂO (janelas, bancadas, canalizações, bases de buche) e banheiras de hidromassagem mesmo sem ser de metal.

    Faz sentido, mas é um bocado dificil de executar ... por exemplo, no meu apartamento tenho 5 divisões com janelas de aluminio, é complicado estar a fazer chegar um fio de terra a cada uma delas. Nas casas novas isso acontece, a tubagem electrica segue com um condutor de terra até às caixilharias ? Confesso que nunca reparei ...


    os cruzamentos deve evita-los ao máximo e quando for mesmo necessario deve evitar encostar os tubos uns aos outros, nas regras técnicas estam definidos afastamentos mínimos, mas não creio que alguém os consiga fazer.

    Vou comprar um cimento hidrofogo para chumbar os esgotos (caixa sinfonada, encaixe da sanita, etc), será boa ideia usar esse cimento para os eventuais cruzamento ?

    seria bom nalguns casos mas a EDP não o faz.
    É muito mau se a edp não o fizer, pois nada me garante que o tal diferencial dos 500ma não actue uns milisegundos antes dos diferenciais que venha a colocar para as diversas secções, tornando esse investimento em diferenciais em inutil , certo ?

    a única parte chata é se usar disjuntores unipolares (mais vulgares em habitação) e a fuga for no neutro fica sem luz porque o único que faz o corte ´do neutro é o diferencial.
    Tem toda a razão, e não tinha pensado nessa hipotese, apesar de pouco usual, mas pode acontecer...
  6.  # 46

    Já agora, comprei cada cor do fio V a 33€ (preço final com iva) a bobine de 100 metros (2,5mm). É uma loja de uma malta que conheço, e prefiro comprar lá, mas mesmo com os descontos, no AKI era a 31€.

    Seja como for, acho extremamente caro. Tenho a sensação de que quando comprei umas bobines iguais há uns 5 anos, que era qualquer coisa como metade do preço, ou estou a fazer confusão ?

    Os preços estão assim altos em todo o lado ?!?
    • eu
    • 8 março 2011 editado

     # 47

    Colocado por: civismoSeja como for, acho extremamente caro. Tenho a sensação de que quando comprei umas bobines iguais há uns 5 anos, que era qualquer coisa como metade do preço, ou estou a fazer confusão ?


    O preço do cobre nos mercados internacionais subiu imenso nos últimos anos. A China está a absorver quantidades BRUTAIS de matérias primas.

    Colocado por: civismoFaz sentido, mas é um bocado dificil de executar ... por exemplo, no meu apartamento tenho 5 divisões com janelas de aluminio, é complicado estar a fazer chegar um fio de terra a cada uma delas. Nas casas novas isso acontece, a tubagem electrica segue com um condutor de terra até às caixilharias ? Confesso que nunca reparei ...


    Aqui foi mal aconselhado: a ligação equipotencial das partes metálicas só é obrigatória nos WCs.

    Colocado por: civismoAh, e comprei um rolo de 50 metros de tubo anelado azul de 25mm :D

    Esse tubo é lixo. Devia ter comprado ERM.
  7.  # 48

    Ora bolas! Tinha percebido que ERM era tubo azul anelado, mas ao reler o topico percebi que o ERM e o chamado jotagris, GRRR!!!

    Vou ver se trocam ...

    Em todo o caso já abri os roços novos para a electricidade, aquilo tem umas curvas manhosas, e o flexivel facilitaria-me muito a vida em relação ao tubo rigido ERM...

    Quando diz que é lixo, refere-se concretamente a que parte ?
    Já me dei conta que o cinzento é o "standard" e o azul "o mais resistente"; isto dentro do anelado...
    • eu
    • 9 março 2011

     # 49

    Colocado por: civismoQuando diz que é lixo, refere-se concretamente a que parte ?


    É pouco resistente à compressão e impactos, fura-se com facilidade e muitas vezes não se nota, pelo que fica com o tubo rasgado nas paredes e chão, permitindo a entrada de humidade e água. Além disso, é difícil de passar os condutores, pois a superfície interior não é lisa.

    É claro que é o preferido dos electricistas, pois é fácil de curvar e instalar e... é barato.
    • JARM
    • 27 março 2011

     # 50

    Colocado por: civismoBoas!

    Estou a remodelar o meu apartamento, tenho tudo partido neste momento para a passagem dos tubos novos da Agua (em PPR)

    Uma vez que estou nesta fase, vou fazer a parte electrica ao mesmo tempo das tubagens, pois junto aos roços da agua pode sempre passar alguns cabos /tubos para algumas zonas da casa que estejam " desfavorecidas " na parte electica ou "pouco inteligentes"

    Vou aproveitar a vaga de partir chão, paredes & entulho para acrescentar alguma parte de cablagens e tubagens extra, por exemplo :

    -Vou passar um cabo de 4mm para a zona da maquina de lavar (vai servir para a máquina e para mais umas tomadas que vou meter na zona)

    -Vou passar um cabo de 4mm para a bancada de cozinha , para a placa de indução

    -Vou criar no centro da casa (por cima da tal divisão onde vai ficar a maquina de lavar roupa e o deposito de aproveitamento das aguas "Ecolismo" ) , uma zona para onde vão confluir tudo o que é cabos de rede, antena, telefone, colunas.

    -Como essa zona fica ao lado da sala, vou meter 4 caixas deste tipo da Gewiss, cada uma delas com uma tomada de rede RJ45 e com uma tomada ligada a uma UPS Central. Estas caixas serão ainda uteis para passar cabos de um lado para o outro mesmo que um dia mude a disposição da sala (o que à partida não farei). Essas 4 caixas servirão ainda para passar os cabos para as colunas traseiras de um home cinema que venha a ter um dia.

    -Por essas caixas vão ainda passar cabos de colunas que vêm da aparelhagem , 3 pares no total, para ter som ambiente nos wc´s e na cozinha, proveniente da aparelhagem da sala

    Tudo isto pode parecer luxuoso, até porque normalmente são cenas que se encontram nas casas de gama mais alta, mas como sei fazer quase tudo, tenho ali muitos restos de cabos, caixas de derivação, quadros, tubos, entãpo vai ficar por um very nice price, básicamente só vou pagar para abrir dois roços pelo chão, um para cada lado da sala.

    Estudei electrotecnia ha uns bons anos, mas como não exerço não tenho tudo presente como devia de ter, por isso a minha questão é : O que diz a legislação sobre passar cabos electricos juntos as tubagens da Agua ?

    Na minha casa os tubos em plastico branco "VVD" passam junto à canalização metálica.

    Neste caso estava a pensar em meter tubo anelado cinzento de 16 ou 20mm para a parte electrica (com 3 fios de 4 ou 2.5mm lá dentro)

    Posso passar este tubo junto com o PPR na mesma vala (as vezes até encostados nas zonas mais apertadas) ?

    Vou ainda meter um tubo de 40mm para a parte "inteligente", colunas, cabos de rede, TV, Telefone, Som ambiente, e ainda deixar espaço livre para o que vier, mas este não me preocupa pois não tem tensões.

    Obrigado
      buracos.jpg
      buracos2.jpg


    O melhor é fazer como manda a lei, um instalador como deve ser e não fugir aos materiais!!!
    • JARM
    • 27 março 2011

     # 51

    Colocado por: civismoObrigado Jorge Alves !

    O grande problema é que já abri o roço para passar as tubagens e electricidade, e não me apetecia nada estar a abrir um roço ao lado para a electricidade.
    Neste momento já nem estou preocupado com o preço das tubagens electricas, apenas com o isolamento da electricidade em relação à agua.

    O que dizem os regulamentos sobre distancias entre as tubagens da agua e da electricidade ?

    E haverá alguma coisa que eu possa fazer naquela vala , tipo um isolante ?

    Voltando ao fio de 4mm, e ao esquema que fiz no comentario #21 deste topico (https://forumdacasa.com/discussion/16662/posso-passar-tubos-com-electricidade-nos-mesmos-rocos-que-fiz-para-as-canalizacoes/#Comment_231245), friamente bastava passar um unico cabo de 4mm do quadro ate a tal caixa , e a partir de la derivar para o aquecedor de parede, maquina da roupa e tomadas para pequenos aparelhos, até porque não haverá grandes situações de simultaniedade.
    Ai já passaria um unico tubo com uns 20mm, seria facil de reparar por alguem que não eu e os 4mm iriam só até à derivação na caixa, dai para as tomadas continuava a 2.5mm

    Não ha nada que eu possa fazer para minorar essas condensações na tubagem electrica ?
    Já estou por tudo, por exemplo colocar um tubo de 20mm dentro de um de 25 , ambos do tal azul erm/erfe melhor. Isto faz sentido ?
    Ou Meter isolamento de espuma daquela das tubagens da agua a volta do tubo da electricidade erm/erfe ?

    Não estou a inventar, ou a ir contra o que foi aqui dito, apenas fazer isto o melhor possivel sem estar a abrir mais roços!

    Jorgealves, por ultimo não percebo qual a utilidade pratica do "Em relação ao quadro aconselho-o a colocar pelo MENOS dois diferencias MONOFÁSICOS um para circuitos de iluminação e outro para circuitos de tomadas e maquinas, se bem que o ideal seria ter mais um em separado para maquinas.">>> Mas porque razão ?
    Quando estudei electrotecnia só havia o classico diferencial da EDP de 300ma, e era o que havia quando comprei este apartamento
    Etretanto quando comprei um esquentador ventilado, decidi meter em serie com o da EDP um siemens de 40A com diferencial de 30ma.
    Não percebo qual a vantagem de ter vários diferenciais ? Por uma questão de seccionabilidade ? Se for por isso não basta desligar o disjuntor correspondente à zona afectada ?

    Obrigado
      buracos3.jpg


    >>>>Para o chão recomendo tubo ISÓGRIS, Custa passa-lo. Mas é eficaz...
  8.  # 52

    Boa noite.
    O meu electricista disse que iria meter tubo desse anelado, diz ele que o outro mais rígido, tem tendência a quinar ao tentar dar curvas mais apertadas e que no interior os fios não correm bem...
    Eu vi logo que era conversa dele...
    O que acham?? há assim muita diferença a nivel de preços de um para outro?
    Alguém me sabe dizer o valor de cada um deles??
  9.  # 53

    Colocado por: nandogoncaAlguém me sabe dizer o valor de cada um deles??

    é quase o mesmo preço de um e de outro,
    Colocado por: nandogoncatem tendência a quinar ao tentar dar curvas mais apertadas

    quando não se tem cuidado é mais do que certo,

    Colocado por: nandogoncano interior os fios não correm bem...

    no anelado não correm mesmo nada bem, basta tentar fazer um enfiamento a mais do que 20 metros e mesmo com produto especial passa-fios, por vezes é o diabo para passar, e já tive um caso em que não passou mesmo e o tubo estava desimpedido, tinha era curvas como ó caraças, como o tubo é muito moldavel quem o passou não teve cuidado nenhum,

    com tubo rígido não é habito haver problemas destes,

    mas depende e muito de quem e como faz a aplicação,
  10.  # 54

    Boas!

    Fui eu quem lançou este topico ha uns meses, e estou convertido ao tubo rigido isogris!

    Tenho gasto rolos de anelado, e finalmente comprei 100 metros de isogris, e gostei muito.

    Realmente o isogris custa pouco mais, vale a pena.

    Agora, na minha opinião de bricoleiro, cada caso é um caso, e nas paredes o tubo anelado é muitissimo mais facil de passar num roço, por exemplo.

    Não sou profissional do ramo, mas na minha vida ja passei uns quantos kilomentros de fio em tubos anelados, e sempre com sucesso.
    Se o tubo anelado fosse assim tão mau, de certeza que já não se usava. Mas usa-se, e muito, por isso tem as suas vantagens.

    Quanto as curvas no isogris, se quer jogar pelo seguro, meta curvas já feitas, não são nenhuma fortuna, e assim não vinca o tubo de certeza.

    Eu costumo mandar spray wd40 para dentro do tubo antes de começar a passar os fios e costuma ajudar bastante.
    Quando são muito longos, meto mais spray a cada 5 metros sensivelmente

    Independente do tubo que usar, o importante é ter uma guia de qualidade, isso é logo meio caminho andado.

    No anelado, também pode meter os fios antes de chumbar o tubo , assim passam sem problemas de certeza.
  11.  # 55

    Colocado por: civismospray wd40


    seu ASSASSINO, e por acaso sabe o que o wd 40 faz ao isolamento de PVC dos condutores?????????

    pois é, dissolve-o e daqui a uns anos tem condutores sem isolamento entre eles,

    use um produto especifico que ainda por cima é mais barato que o wd 40 e outros produtos penetrantes de limpeza, uma lata de yellow ou Ideal yellow como lhe queiram chamar, custa 9€ e tem quase 1,3lt de capacidade e se precisar de desenfiar algum dia ainda desliza sem agarrar, mesmo depois de seco
  12.  # 56

    Então o tubo anelado, o único inconveniente será então o enfiamento??
    Mas será que futuramente precisarei andar a tirar fios e colocar outros??
    É assim tão frequente o pessoal andar a trocar fios??
    Porque se não, como será ele a enfiar os fios no tubo, para mim é como o litro, ele é que terá o trabalho de enfiar...
  13.  # 57

    Colocado por: nandogoncaEntão o tubo anelado, o único inconveniente será então o enfiamento??

    e alguns aspectos legislativos mais técnicos, por exemplo não se pode usar em ITED,

    Colocado por: nandogoncaMas será que futuramente precisarei andar a tirar fios e colocar outros??

    numa habitação, provavelmente nunca,

    Colocado por: nandogoncacomo será ele a enfiar os fios no tubo, para mim é como o litro, ele é que terá o trabalho de enfiar

    claro, o problema se for problema é dele, por isso é que referi

    Colocado por: jorgealvesmas depende e muito de quem e como faz a aplicação,
  14.  # 58

    Raios partam ao novo servidor do forum, estive há bocado a escrever quase meia hora , e no final faço adicionar novo comentário e deu erro de dns e foi tudo à vida... mas a culpa foi minha, que devia ter feito copy/paste para outro lado...

    Se o Jorge Alves não existisse, provávelmente seria um rapaz mais feliz ! Afinal há quem diga que a felicidade reside na ignorãncia, e o Jorge Alves às vezes manda-me cada balde de àgua fria !!!

    Mas só tenho é que lhe agradecer, apesar de queimar muitas horas neste forum, tem valido a pena, tenho aprendido muita coisa.

    Tradicionalmente usava detergente da loiça para passar os cabos, mas de ha algum tempo a esta parte tenho usado o wd40, por parecer mais fácil...
    Normalmente não encho o tubo, mando apenas umas baforadas para facilitar a passagem, e as vezes até mando para um pano e passo o pano pelo fio.

    Mas sim, é verdade que pode fazer mal ao isolamento dos fios a médio prazo... estive hoje a ler umas 2 horas sobre o assunto, e há imensos tópicos de discussão por essa internet fora sobre o uso do wd40 neste contexto, e as opiniões dividem-se entre aqueles que sempre usaram e nunca tiveram problemas, e os que explicam os ingledientes da formula do wd 40 e alertam para os tais problemas que possam existir a médio prazo.

    Quase que me sinto tentado a fazer passar agua sobre pressão pelos tubos que sei que levaram wd40.. mas provavelmente nem o iria arrancar, e a agua que ficaria anos nos tubos até evaporar, provavelmente seria pior do que o proprio wd40 ...

    Felizmente na minha casa, ainda quase só meti os fios dos interruptores, por isso se alguma lampada começar a acender sózinha, já sei qual a razão !

    O pior foi na horta, meti uns 40 metros de fios num tubo isogris com auxilio do wd40 ... e aquilo custou tanto a passar que não tenho coragem de desfazer!

    Hoje fiz o ultimo troço de tubo, com uns 35 metros , o qual vai até uma extremidade da horta, junto a uma estrada, onde um dia tenciono estacionar uma caravana num abrigo a construir. Este tubo isogris de 20mm levou 3x2.5mm para os 230v , levou ainda um castanho de 1.5mm para um ponto de luz (como vai ser usada muito pontualmente, uso o neutro e terra dos 2.5mm). Passei ainda um cabo com 6 condutores , estilo intercomunicador, para a eventualidade de poder um dia colocar naquela zona rega automática (para já apenas uma electrovalvula para uma fila de arvores).

    Hoje já não usei wd40, usei detergente da loiça (super pop concentrado). Pelo que li, o unico inconveniente é os residuos que deixa ao solidificar, os quais dificultam o processo de um dia trocar os fios , o que não é o caso, pois as minhas instalações quase sempre são eternas !!!

    Resumindo: não tenho coragem para mudar os que já estão passados, tanto em casa, como na horta (e na casa dos meus pais, e na minha empresazinha, etc), mas doravante prometo não usar mais o wd40 .
    Li uma frase engraçada do tipo: "Não deve ser usado para este efeito, excepto se não houver nenhuma alternativa à mão "

    Estive a ver o tal yellow, e esta semana já vou comprar. É facil encontrar nas casas de electricidade ? http://www.idealindustries.com/products/wire_installation/lubricants/
      picture13936.jpg
  15.  # 59

    Colocado por: civismocom uns 35 metros , o qual vai até uma extremidade da horta, junto a uma estrada, onde um dia tenciono estacionar uma caravana num abrigo a construir. Este tubo isogris de 20mm levou 3x2.5mm para os 230v , levou ainda um castanho de 1.5mm para um ponto de luz (como vai ser usada muito pontualmente, uso o neutro e terra dos 2.5mm). Passei ainda um cabo com 6 condutores , estilo intercomunicador, para a eventualidade de poder um dia colocar naquela zona rega automática (para já apenas uma electrovalvula para uma fila de arvores).

    se quiser perder um bocadinho de tempo, agarre no detergente da loiça ou louça despeje para dentro do tubo e depois com uma mangueira encha de agua até sair do outro lado, deixe correr um bocado e voilá desapareceu o wd 40 e ficou com o tubos já cheio de agua sem esperar pelo inverno, sim porque tubos de plástico no exterior FICAM SEMPRE cheios de agua, por isso é que não se pode usar mesmo o wd 40 em instalações e mesmo no interior de casa com a condensação das tubagens é normal ficarem também com muita agua por dentro,

    agua essa que muitas das vezes nunca sai nem seca no verão,


    Colocado por: civismoÉ facil encontrar nas casas de electricidade


    nas drogarias, nas casas de ferragens e afins e o produto mais vulgar por essas bandas creio que será este
    http://leiritecnica.pt/galeria/paginas/006%20-%20Yellow%2077.pdf
    e a embalagem mais pequena estava em promoção por 9€+IVA

    PS: no exterior era melhor passar cabo com isolamento reforçado por causa de uns ratinhos que adoram o isolamento dos cabos eléctricos e durar um bocado mais,
  16.  # 60

    Colocado por: civismomanda-me cada balde de àgua fria

    tem que comprar um painel solar termico,
 
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