Colocado por: mrmacOlá a todos,
Estou neste momento a elaborar um projecto de uma moradia e as dúvidas começam a surgir... e uma delas tem a ver com o melhor sistema para aquecimento de águas sanitárias.
Gostaria de obter as vossas opiniões quanto ao melhor sistema/equipamento para apoio aos painéis solares (circulação forçada com depósito na cave) para efectuar o aquecimento das águas em dias menos ensolarados. A casa em questão terá cave, r/c (sala, quarto, cozinha, wc) e 1º andar (4quartos e 3 wc), área total de construção 400m2 (útil: 270), orientação Este e Sul (fica num terreno em gaveto).
Gostaria de saber se é preferível um sistema de CF que possua um depósito/acumulador com a função de aquecimento automático caso não se atinja a temperatura desejada ou se é preferível um aparelho externo do tipo esquentador ou termoacumulador que sirva para esse efeito, terá de ser eléctrico porque não irei ter gás na casa.
O uso necessário de água quente serão dois/três duches à noite (20h) e dois de manhã.
Qual o melhor sistema de apoio em termos de economia e rendimento, eficiente e eficaz?
Gracias
Colocado por: Costa53
Veja com o projectista a questão do projecto RCCTE que obriga à colocação de painéis solares contudo creio que quando com o apoio eléctrico retira valor energético ao certificado obrigatório, face ao seu post não tem outra alternativa senão introduzir no próprio acumulador uma resistência eléctrica uma vez que não vai ter gaz e aproveitando o bi-horário com a ajuda de um relógio programador a funcionar durante a noite, consegue maior economia.
Colocado por: Pedro BarradasSe colocar como apoio, uma bomba de calor.. não tira "peso" no CE.
O regulamento valoriza soluções que utilizem GÁS...
Colocado por: raulschone
E só falta sair um decº. a informar que:... se assinar um compromisso de comprar o gás natural importado directamente da argélia, ainda poderá beneficiar de benefícios fiscais e ainda recebe um diploma de bom patriota....
Colocado por: luis.teixeiraNormalmente uma resistencia para os sistemas solares para uma habitação normal, são de 2000 w. Se a resistencia trabalhar duas a tres horas por dia estamos a falar mais o menos de 0,29€ a 0,43€ por dia.