Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Uma semana após a entrega no banco dos papéis do seguro preenchidos, fui fazer os exames pretendidos (a marcação do dia foi feita pelo gestor e não ficou para mais cedo por minha conveniência de datas).
    A cara metade, bastou preencher um questionário (o seguro de vida do apartamento actual está em meu nome e a soma dos dois prémios de seguro para mim, obrigam a exames), e a sua proposta foi aceite em cerca de duas semanas.
    Três semanas após os exames, a carta de aprovação para a minha pessoa chegou.
    Em resumo, cerca de um mês desde que decidi avançar com a proposta do seguro até à sua aprovação.

    O seguro entrará em vigor a partir da data da escritura e a proposta é válida por seis meses.

    Ver aqui a evolução.
    •  
      FD
    • 6 abril 2011

     # 22

    Vou criar alguma poluição mas, não detraindo outras discussões, está aqui um relato muito bom, gosto. ;)
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  2.  # 23

    Durante as ultimas seis semanas, tentei levantar a licença de construção por duas vezes na CMMafra.

    A primeira, no fim de fevereiro, levei toda a papelada necessária (pensava eu)....
    Por sorte, encontrei o arquitecto no hall da câmara e ele acompanhou-me nesta tarefa.
    Faltava uns dados do empreiteiro que foram prontamente resolvidos com uma chamada de telefone...
    Mas... faltou um documento!
    Aparentemente, para além de provar que o director de obra pertence aos quadros da empresa (através do mapa das contribuições à segurança social), de entregar um comprovativo de que a pessoa está inscrita não sei onde.... é necessário também um documento do INCI que declare que o fulano tal, está inscrito, trabalha para empresa xpto e que vai ser director de obra do coitado eu em tal lugar....
    O caricato é que o empreiteiro desde janeiro já levantou seis licenças de construção nos concelhos vizinho e nenhum pediu tal documento.... enfim.

    Mas pronto.... sem stress....
    Peço o tal documento, e ao fim de quase três semanas lá chega o dito.
    Entretanto, e como o seguro do empreiteiro é pago mensalmente, o comprovativo do mês actual também me foi entregue.

    Vou segunda vez à CMMafra....
    A funcionária pegou na papelada toda e.... agora o mapa dos descontos da segurança social, sendo de janeiro, já não está válida!
    Lá tive de pedir outra vez ao empreiteiro novo mapa.
    E como estamos antes do dia 15, é o de fevereiro.... após dia 15, terá de ser o de março....

    Esperemos que à terceira seja de vez :-)

    Por enquanto esta situação não me está a atrasar o inicio da obra.... a escritura está marcada para a semana e.... espero resolver esta situação até lá!
  3.  # 24

    Bom dia mafgod,

    O seu projecto tem um particular interesse para mim. Estou a pensar, a longo prazo, iniciar uma aventura semelhante à sua, muito provavelmente no concelho de Mafra. Sou do concelho de Cascais, e trabalho na zona de Lisboa. O que desejo para um terreno é uma localização relativamente próxima de Lisboa, sem ser exageradamente caro, pelo que Mafra sempre me pareceu uma boa escolha.

    A oferta de terrenos neste concelho é tão elevada que se torna complicado fazer uma filtragem entre os que podem ter interesse para mim, e os outros. Pelo que lhe pergunto:

    1. Quais os seus critérios para a escolha do terreno?
    2. Quais as maiores dificuldades na escolha do mesmo?
    3. Encontrei terrenos de diferentes tamanhos, com preços muito diferentes, desde algumas dezenas de milhares de euros, até alguns milhões. Qual o valor "normal" para um terreno semelhante ao seu?
  4.  # 25

    Colocado por: José Pedro NunesO que desejo para um terreno é uma localização relativamente próxima de Lisboa, sem ser exageradamente caro, pelo que Mafra sempre me pareceu uma boa escolha.
    Dependendo da localização no concelho de Mafra, pode ficar a 10min da entrada de Lisboa ou mais de 1hora ;-)
    Há preços para todos os gostos e carteira ;-)

    Colocado por: José Pedro Nunes1. Quais os seus critérios para a escolha do terreno?
    Escolhi este terreno e não outro devido ás suas características:
    - ser na freguesia onde sempre vivi até ter de mudar de freguesia há uns anos atrás por falta de oferta de habitação
    - nem muito grande nem muito pequeno (~2500m^2 já dá para muita coisa)
    - ter água (fundamental para quem quer ter jardim ou zona de cultivo)
    - bem localizado (dentro/próximo da vila e não em zonas de cultivo afastado de tudo e de todos) e boa exposição solar
    - próximo aos transportes públicos (basta andar uns 300m para ter uma paragem de autocarros)
    - bons acessos à AE (a freguesia fica a uns 5Km de um acesso)
    - ter a certeza de poder construir o que queria (apesar de o terreno ser rústico, já tinha projecto aprovado com uma vivenda com áreas semelhantes ao que pretendia)
    - boa vizinhança (aparentemente)
    - preço justo

    Agora, estes foram os meus critérios...o seus poderão ser outros.

    Colocado por: José Pedro Nunes2. Quais as maiores dificuldades na escolha do mesmo?
    Como restringi a esta freguesia, não tive grandes dificuldades na escolha. Existem vários nesta e nas freguesias vizinhas. Alguns com projecto aprovado, outros nem por isso. Uns que se podem construir e outros não. Antes de comprar, certifique-se na CMMafra do que pode realmente fazer... senão.... é deitar dinheiro para o lixo.

    Colocado por: José Pedro Nunes3. Encontrei terrenos de diferentes tamanhos, com preços muito diferentes, desde algumas dezenas de milhares de euros, até alguns milhões. Qual o valor "normal" para um terreno semelhante ao seu?
    O meu, tendo projecto aprovado, boa localização e bom tamanho, está na média dos preços pretendidos na altura por um lote de 600m^2. Se procurar nas agências imobiliárias poderá ter uma ideia mais concreta.
    Agora, desconfie sempre que o valor seja muito baixo..... na zona, um terreno/lote para construção abaixo dos 50.000€é sempre de estranhar.
    Até pode estar a fazer um bom negócio mas, poderá não estar contada toda a verdade...

    Se assim o pretender, pode enviar-me links de alguns terrenos em imobiliárias que tenha em vista para que eu possa dar um comentário.

    O meu conselho é:
    1º- defina o que pretenda construir: térreo, com ou sem cave, áreas de construção..... => nem todos os terrenos lhe permitem fazer o que pretende mesmo tendo área mais que suficiente
    2º- pretende ter muito ou pouca zona exterior, gosta de jardinagem/agricultura, pretende piscina..... => se não quer ter jardim nem terreno extra, opte por lotes
    3º- se não está com pressa, isto é, se pretender começar a construir somente daqui a uns 3 anos para a frente, procure sem pressas e sem stress... se ver algo interessante tente negociar.... se o conseguir óptimo, se não passe a outro => você é que está em vantagem

    A respeito dos terrenos agrícolas/rústicos.... está para sair (se é que já não saiu) um aumento de área mínima para permitir a construção.
    Por exemplo, o terreno que comprei, como tinha mais de 2500m^2, já me permite construir. Se tivesse menos já não o permitia.
    E este valor mínimo de 2500 ia aumentar para valores completamente estúpidos.... por isso, tome mais este cuidado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Pedro Nunes
  5.  # 26

    Boa tarde mafgod,

    Obrigado pelas respostas, de facto ajudou.
    Mais importante que o terreno é escolher a localidade do mesmo, fiquei agora com a certeza de que é o primeiro passo a tomar.

    Sem querer exagerar da sua simpatia, tenho mais dúvidas, desta vez relativas ao crédito:
    1. O crédito que pediu, pelo que me apercebi, contempla o terreno. Na maioria dos sites bancários não é explicito se essa solução é oferecida pelo banco ou não. Sabe, pelas consultas que fez, quais as entidades bancárias que financiam construções de habitações e terreno?
    2. Sabe se para estes casos financiam até 80% ou 90% da avaliação?
    3. Sentiu dificuldades neste processo, ou tantas quanto é normal num processo de crédito habitação?

    Mais uma vez, obrigado.
  6.  # 27

    Colocado por: José Pedro NunesMais importante que o terreno é escolher a localidade do mesmo, fiquei agora com a certeza de que é o primeiro passo a tomar.
    São as duas coisas importantes.... de nada serve ter um terreno espectacular no alentejo se tiver que ir e vir todos os dias para lisboa.... ;-)

    Colocado por: José Pedro Nunes1. O crédito que pediu, pelo que me apercebi, contempla o terreno. Na maioria dos sites bancários não é explicito se essa solução é oferecida pelo banco ou não. Sabe, pelas consultas que fez, quais as entidades bancárias que financiam construções de habitações e terreno?
    O crédito que pedi foi apenas para construção.... o terreno já é meu.
    E ainda bem porque, o valor atribuído pelo avaliador pelas duas coisas não dava para comprar o terreno e construir.... é próximo mas.... inferior.
    A CGD tinha a possibilidade de financiar a compra do terreno mas.... creio que era necessário ter um projecto já aprovado para esse terreno.

    Colocado por: José Pedro Nunes2. Sabes se para estes casos financiam até 80% ou 90% da avaliação?
    Nos temos de hoje, se conseguirmos 80% já é bom.... ;-)
    Mas, verifica se a empresa onde trabalha tem protocolos com algum banco.... ou se pertence a alguma ordem (médicos, engenheiros...) os tem.

    Colocado por: José Pedro Nunes3. Sentiu dificuldades neste processo, ou tantas quanto é normal num processo de crédito habitação?
    Como foi apenas para construção, não notei nada de anormal.....
  7.  # 28

    Colocado por: mafgodDependendo da localização no concelho de Mafra, pode ficar a 10min da entrada de Lisboa ou mais de 1hora ;-)


    Pois, recentemente também andei a ver de terrenos na área de Mafra. O tempo não é o principal problema. No nosso caso, eu e a minha mulher encontramos um terreno que gostamos bastante. Resolvi fazer contas e em 30 anos iriamos gastar o equivalente a 230.000€ actuais em combustível e portagens (falta fazer as contas a ter de ter dois carros que vão sofrer um desgaste enorme).

    Compensa? Compete a cada um decidir.

    Partilho aqui as contas para quem quiser:


    1ª Pessoa 2ª Pessoa
    Preço Combustível 1,593 € 1,443 €
    Consumo 100Km 7 7
    Distância Km (um sentido) 50 Km 50 Km
    Portagens (um sentido) 2,85 € 2,85 €
    Dias úteis por mês 22 22

    Portagens / mês 125,40 € 125,40 €
    KM / mês 2200 2200
    Litros / mês 154 154
    Preço Combustível / mês 245,32 € 222,22 €

    Portagens / Ano 1.379,40 € 1.379,40 €
    Preço Combustível / Ano 2.698,54 € 2.444,44 €

    Portagens / X Anos 41.382,00 € 41.382,00 €
    Preço Combustível / X Anos 80.956,26 € 73.333,26 €



    Tudo / Mês 718,34 €
    Tudo / 30 anos 237.053,52 €
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  8.  # 29

    O meu caso, fico a 30Km do emprego (por trajecto) e não pago portagens (consigo evita-las).
    A mulher trabalha na freguesia.

    Com a CRIL aberta, ainda vou demorar menos tempo ;-)
    Demoro menos tempo e pago menos do que usar os transportes públicos.
    Não estou a incluir o desgaste do carro e avarias....

    Em resumo, cada caso é um caso e... todas as contas deverão de ser feitas e... muito bem feitas.

    O ideal, para alguns, é morar ao lado do emprego.... mas e se mudar de emprego? Muda-se de casa?
    Nesse caso, o melhor é alugar e não comprar.....
  9.  # 30

    Colocado por: mafgodO meu caso, fico a 30Km do emprego (por trajecto) e não pago portagens (consigo evita-las).


    Pois, já estive a ver terrenos a essa distância e sem portagens e a "conversa" é completamente diferente. :)
  10.  # 31

    Colocado por: danobrega

    Pois, já estive a ver terrenos a essa distância e sem portagens e a "conversa" é completamente diferente. :)
    Está a falar que zona/freguesia?
    E estamos a falar para que preços?
  11.  # 32

    Colocado por: mafgodEstá a falar que zona/freguesia?
    E estamos a falar para que preços?


    Já procurei em muitos sítios, Concelhos de Odivelas, Oeiras, Sintra (lá para o fim do IC19). Os preços dos terrenos? Variam muito... Mas as contas ao que se gasta nas viagens para o trabalho dão outros resultados.
  12.  # 33

    Colocado por: danobregaJá procurei em muitos sítios, Concelhos de Odivelas, Oeiras, Sintra (lá para o fim do IC19). Os preços dos terrenos? Variam muito... Mas as contas ao que se gasta nas viagens para o trabalho dão outros resultados.
    Esses concelhos são por norma mais caros... referia-me à zona de Mafra.... mais concretamente na linha junto à AE8 ou EN8....
    Também tem a zona de Loures....
    Para nos deslocarmos para o trabalho teremos quase sempre de utilizar um meio de transporte... qual é o preço que estava disposto a pagar por mês em transportes?
    Outra coisa, tanto ou mais importante, é a facilidade em encontrar creche/infantários/escolas de qualidade, a bom preço e próximo de casa....
    Já para não falar da qualidade de vida num ambiente mais rural do que urbano, mas aqui já entra mais o gosto pessoal de cada um.....
  13.  # 34

    Colocado por: mafgodreferia-me à zona de Mafra


    Procurei junto à A21, e junto à A8. O terreno que gostamos era perto de um acesso à A21. Não tenho paciência para ir pela N8 o que me obrigaria a pagar portagens.

    Colocado por: mafgodqual é o preço que estava disposto a pagar por mês em transportes?


    Não é o preço dos transportes que interessa, é tudo somado. Se tirar dos transportes, posso por na casa. Se tirar da casa, posso por nos transportes. ;)

    Colocado por: mafgodcreche/infantários/escolas de qualidade, a bom preço e próximo de casa....


    Há quem procure perto do trabalho. Tem vantagens e desvantagens.
  14.  # 35

    Colocado por: danobregaO terreno que gostamos era perto de um acesso à A21. Não tenho paciência para ir pela N8 o que me obrigaria a pagar portagens.
    Bem, a A21 vai desde a Venda do Pinheiro à Ericeira :-)
    Seja como for há uma boa alternativa à EN8 para a calçada da carriche :-) entre a Venda do Pinheiro e Loures....
    Gasta talvez mais uns 5 minutos e poupa o dinheiro da portagem :-)
  15.  # 36

    No meu trabalho baldo-me sempre às portagens...não justifica o valor diário pagar portagens.
  16.  # 37

    Finalmente tenho a licença de construção.
    €ustou bastante mas... já a tenho.
    O licenciamento é válido até 31 de Março de 2013.
    Esperemos que não seja necessário prorrogar o prazo... ;-)

    Tenho agora 60 dias para ir às finanças para regularizar o terreno para efeitos de IMI.
    Como vou ceder terreno, tenho de ir também às finanças e registo predial para actualizar a área do terreno.

    Ver aqui a evolução.
  17.  # 38

    Colocado por: mafgodFinalmente tenho a licença de construção.
    €ustou bastante mas... já a tenho.
    O licenciamento é válido até 31 de Março de 2013.
    Esperemos que não seja necessário prorrogar o prazo... ;-)

    Tenho agora 60 dias para ir às finanças para regularizar o terreno para efeitos de IMI.
    Como vou ceder terreno, tenho de ir também às finanças e registo predial para actualizar a área do terreno.

    Veraquia evolução.

    Coragem e boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • Luis D
    • 11 abril 2011 editado

     # 39

    Viva,

    Força.
    Se tiver um amigo Eng civil ou um Arquitecto c/ experiencia para acompanhar a obra era o ideal.

    cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  18.  # 40

    Colocado por: Luis DSe tiver um amigo Eng civil ou um Arquitecto c/ experiencia para acompanhar a obra era o ideal.
    O arquitecto vai fiscalizar a obra.
 
0.0255 seg. NEW