Iniciar sessão ou registar-se
    • RJLA
    • 22 abril 2011

     # 1

    Estou neste momento numa fase avançada da construção de uma moradia, tendo recorrido ao sistema capotto como isolamento (que já se encontra aplicado). Está previsto o revestimento de algumas paredes exteriores com pedra, sendo a ardósia multicolor (em placas 60x30) a escolha mais provável. O problema surge quando já na fase de construção fomos alertados para o facto de não ser aconselhável revestir capotto com pedra e outros materiais que impliquem peso, correndo o risco dos mesmos descolarem ou danificarem o próprio capotto. Isto será mesmo assim? É fiável optar pela pedra para revestir em cima de capotto ou será melhor pensarmos noutra opção mais segura? A empresa que está a aplicar o capotto está a reforçar as áreas que serão para revestir com pedra e refere que já o fizeram e até ver não tiveram problemas, mas não dão garantia do trabalho por considerarem que o capotto deve ser apenas pintado, não deve levar qualquer revestimento. O que fariam nesta situação? Arriscavam na colocação da pedra? Procuravam colocar a pedra mas imputando responsabilidades a quem a aplicou ou planeou em caso de algo correr mal? Ou simplesmente desistiam da pedra e optavam por pintar? Agradeço qualquer sugestão.
  1.  # 2

    Boa noite

    Embora esteja numa fase de projecto também pretendo o mesmo e também tenho a mesma duvida, o que me informaram é que podia colocar pedra ou placas se opta-se por fachada ventilada, se fosse para colar placas de granito 60x30 com 4mm de espessura para não criar muito peso no capotto, mas não sei se será mesmo assim...
    Também estou curioso para os comentários dos entendidos nesta matéria.
  2.  # 3

    Colocado por: RJLAEstou neste momento numa fase avançada da construção de uma moradia, tendo recorrido ao sistema capotto como isolamento (que já se encontra aplicado). Está previsto o revestimento de algumas paredes exteriores com pedra, sendo a ardósia multicolor (em placas 60x30) a escolha mais provável. O problema surge quando já na fase de construção fomos alertados para o facto de não ser aconselhável revestir capotto com pedra e outros materiais que impliquem peso, correndo o risco dos mesmos descolarem ou danificarem o próprio capotto. Isto será mesmo assim? É fiável optar pela pedra para revestir em cima de capotto ou será melhor pensarmos noutra opção mais segura? A empresa que está a aplicar o capotto está a reforçar as áreas que serão para revestir com pedra e refere que já o fizeram e até ver não tiveram problemas, mas não dão garantia do trabalho por considerarem que o capotto deve ser apenas pintado, não deve levar qualquer revestimento. O que fariam nesta situação? Arriscavam na colocação da pedra? Procuravam colocar a pedra mas imputando responsabilidades a quem a aplicou ou planeou em caso de algo correr mal? Ou simplesmente desistiam da pedra e optavam por pintar? Agradeço qualquer sugestão.


    Estes senhores quando deram preço para a obra, ou quando começaram os serviços não sabiam que era para levar pedra?
    O senhor que fez o projecto não definiu que era para levar pedra?
  3.  # 4

    Boas,

    Revestir uma fachada com pedra colada ao capoto não aconselho. Eu também estou a isolar com capotto a minha moradia e pessoalmente não aceitaria essa opção de colagem.
    Se quer mesmo muito aplicar a pedra, porque não fixá-la mecanicamente à estrutura, à semelhança do que pode ser feito com as placas de EPS?

    Cump.
  4.  # 5

    boas
    pode também granpear, julgo que é assim que se diz.
    prende-las com per-nos de fixação aparafusados á parede deixando caixa de ar.
    um abraço
  5.  # 6

    Pode aplicar o revestimento no ETICS, se tiverem alguns cuidados, e dependendo das caracteristicas intrinsecas dos materiais do fabricante do sistema q está a utilizar:
    - reforço da fixação mecânica do isolamento;
    - colagem/ barramento completo do isolamento ao suporte;
    - utilizar peças de revestimento com pouca espessura, não ultrapasse para pedra os 10mm (pouco peso);
    - não ultrapassar a altura de 2.00m e as áreas a revestir, serem limitadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman, martasilvatrindade
  6.  # 7

    LOLOl.. sim é certo...
    O que é importante é utilizar soluções compativeis com o que se pretende.... Para isso existem os projectos, que devem definir qual o sistema adequado ( qual a marca de sistema que permite fazer o que se quer)
    • RJLA
    • 27 abril 2011

     # 8

    Obrigado pelas dicas!
    Começo cada vez mais a concordar com a teoria do estar pronto para me meter no processo de construção de uma casa após construir a primeira. De facto, nem o arquitecto, nem o construtor nos alertaram para o facto do sistema ETICS não recomendar o revestimento com pedra ou cerâmica. Fomos nós que propusémos ao arquitecto a utilização do sistema ETICS pois tinhamos conhecimento das suas vantagens. Desconhecíamos todos os pormenores sobre o mesmo, mas acho que não deve ser obrigação do cliente conhecer todos os materiais e pormenores construtivos, mas sim do técnico que é pago para o efeito. O técnico não colocou qualquer entrave sobre a ideia de revestirmos ETICS com pedra e avançámos com a obra. Já com a obra iniciada, foi o construtor que nos alertou para o facto a pedra poder não ser compatível com o ETICS, tendo sido sondadas várias empresas e encontrada uma que aceitou fazer o trabalho com alguma garantia. Decidimos avançar, mas sempre algo reticentes em relação à opção tomada, mas estávamos numa fase da obra em que já não havia volta a dar. Fomo-nos informando melhor e começámos realmente a ter receio de aplicar o revestimento em pedra como estava inicialmente previsto. Ponderámos várias opções, inclusive a de desistir do revestimento em pedra, e acabámos por encontrar uma solução que parece minimizar o risco ao máximo sem alterarmos muito a ideia inicial. Assim sendo, as áreas com ETICS que serão revestidas a pedra serão poucas, sendo a maior uma fachada com pouco mais de 2 m de altura e uns 2 m de largo. De referir essas áreas ficarão cobertas, não estando expostas directamente à chuva ou ao sol. As restantes áreas revestidas a pedra correspondem a fachadas nas quais não foi aplicado o sistema ETICS, pelo que a questão não se coloca. Tentámos respeitar ao máximo a questão da altura (pois quanto mais em altura, mais pressão será exercida pela pedra no sistema), a exposição directa aos elementos e iremos procurar uma pedra o mais leve possível. Julgamos que desta forma não teremos problemas, mas fica uma sensação de alguma frustração por não termos seguido o que estava inicialmente planeado e de desilusão para com a pessoa que idealizou a obra e que não teve competência para nos aconselhar devidamente. Á parte desta situação que espero que não dê problemas, espero que a opção pelo ETICS tenha sido a mais acertada...é que situações destas em que se perde a confiança nas opções do técnico, criam alguma insegurança no cliente.
  7.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021 Não aceitaria porque não esta devidamente bem informado no que diz respeito a solução combinada de aplicação de cerâmica no sistema ETICS, como oferecendo algumas mais valias no revestimento de fachadas.


    Reconheço que não tenho um doutoramento na área.

    Mais valias? Está-se a referir à estética? Não deixa de ser muito subjectiva. Eu só vejo menos valias: Aumento do custo, aumento do stress sobre o sistema, diminuição da permeabilidade ao vapor...

    Depois, como sabe, uma coisa é a teoria e outra é a execução em obra. A aplicação de cerâmica num sistema etics carece de alguns cuidados, facilmente negligenciáveis neste período de crise em que se tenta reduzir os custos ao máximo. E o que não falta é patos bravos à solta neste país. Esta é a principal razão pela qual não recomendo esta opção.

    Mas visto que está devidamente bem informado, queira por favor enumerar quais as mais valias da aplicação de cerâmica num sistema ETICS?

    Cump.
  8.  # 10

    Vi, na tektonica, um conceito interessante.
    chama-se slimstone. É uma lamina de pedra com 1mm de espessura colada a uma base de fibra de vidro.

    Tem um peso de 2Kg/m2.
    Para revistimentos a capoto parece ser uma solução que permite dar alguns toques arquitectonicos sem grande necessidade de suportes extra.

    Agora não sei preços nem se as pedras que têm são interessantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    • Mac
    • 8 maio 2011

     # 11

    Colocado por: Anonimo16062021Proporciona maior resistência superficial ao sistema, nomeadamente a impactos e perfuração.

    Escrito assim faz-me pensar que o sistema ETICS carece de protecção contra impactos.
    Cumps
  9.  # 12

    Anonimo16062021, mas é assim tão desaconselhado colocar revestimento em pedra no capotto??
    No meu caso tenho EPS com 10cm e nas zonas que levar a pedra com 3cm de espessura, o EPS será reduzido para 7cm.
  10.  # 13

    Boa noite

    Tenho lido com atenção este tema, e se por cima do ETICS for aplicado placas de granito em fachada ventilada?
  11.  # 14

    Boa tarde

    Para revestimento das fachadas estou a pensar colocar até 2,20 de altura (pelas portas) capotto com acabamento fachada ventilada em granito tipo:

    www.temoamagra.pt

    Sistema ECLAD

    Tecnicas de Assentamento de pedra em fachadas


    Temoamagra Lda, é o representante exclusivo, em Portugal, do sistema ECLAD, um sistema inovador de colocação de pedra natural em fachadas ventiladas.


    Este é um sistema em estrutura em alumínio, de uma avançada performance no revestimento exterior e interior em pedra, que funciona através da fixação das pedras, por clipes, em perfis horizontais e verticais.

    Os perfis verticais foram desenvolvidos, de modo a serem suficientemente fortes, para poderem atingir comprimentos de mais de 4 metros, ou seja fixos de placa a placa, sem necessitar de um suporte no meio.

    O sistema típico possui um afastamento, de um mínimo de 150mm a um máximo de 330mm, entre o edifício e a pedra. A pedra de revestimento é suportada por perfis horizontais que atravessam múltiplos perfis verticais.


    Os painéis de pedra são fixados por clipes, que podem ser movidos para o lado, sempre que se pretendam remover os painéis.


    Os perfis horizontais estão localizados de acordo com as juntas dos painéis(conforme a altura das pedras).

    A colocação dos perfis verticais, não tem de estar de acordo com as juntas verticais, sendo apenas necessário, que exista espaço para estes serem colocados de forma económica e sobretudo eficiente.

    Os perfis verticais deverão ser fixos á estrutura, usando um esquadro de fixação, desenhado de modo a permitir um ajustamento em todas as direcções .



    para o restante capotto acabamento pintado.

    tecnicamente será uma boa opção?
 
0.0164 seg. NEW