Colocado por: alvCaro ram, também não concordo com a sua abordagem, mais, considerar que "Os possíveis problemas de isolamento térmico influenciam a gravidade do problema mas não são a sua causa. " é absolutamente redutor e no meu ponto de vista, errado.
A produção de vapor de água no interior de uma habitação para uma família normal, é, em situações normais perfeitamente controlada e normal. Tratam-se dos banhos, do cozinhar e da vivência comum dos habitantes, pelo que, em principio, para uma família é sempre muito semelhante. Logo havendo casas com patologias e outras sem patologias, não é suposto considerarmos que umas famílias hão-de produzir assim tanto vapor de água a mais que influenciem de tal forma o teor de humidade no seu interior de forma a que provoque o aparecimento de condensados. Por tudo isto concluo, e sou eu a fazê-lo por conta e risco, que realmente o problema é o isolamento, ou a falta dele.
Colocado por: alvBom, depois vem a prática de vinte e cinco anos a ver coisas destas todos os dias e a resolvê-las. Salvo a economia de combustível que conseguimos obter com o aquecimento das casas, se a sua solução fosse a correcta, pesar-me-ia a consciência com os milhares ou milhões de euros que eu fiz gastas escusadamente a milhares de famílias Portuguesas. Se elas descobrirem que as ludibriei com o simples propósito de aplicar os meus produtos, sistemas e soluções, vou ter de emigrar!
Colocado por: alv
Concordando nós com tudo, em que é que estamos a discordar caro ram?
Colocado por: alvAssim, não vamos a lado nenhum, nem ajudamos ninguém. Tudo o que você diz são verdades. Só não concordo com a solução. Você ventila e reduz a humidade e o consequente ponto de orvalho. Eu isolo, poupo energia, aumento a temperatura interior ou de conforto e isolando não faço com que ar quente possa tocar em pontos frios, condensando.
Como vê abordagens diferentes, mas com a que defendo crio conforto e com a sua apenas não temos bolores.
Colocado por: alvDepois vem a parte que me chateia um bocado: Apetece-me perguntar-lhe como o Batista Bastos, ou seja onde estava você no 25 de Abril, ou reformulando a pergunta, em quantas casas ou à quantos anos você utiliza essa técnica e quais os resultados?
Colocado por: alvVá lá teorias académicas todos temos as nossas, mas é bom que as apliquemos. Perdoem puxar um bocado pela prática, mas por vezes há que colocar pontos de ordem à mesa.
Colocado por: ramA minha mensagem inicial foi enviada por discordar da abordagem do "isolar, isolar, isolar." A prescrição de obras extensas de isolamento térmico para simples problemas de formação de bolor é algo que no melhor das hipóteses é extremamente dispendioso e no pior das hipóteses não resolve nada....
Colocado por: Luis K. W.Esta humidade condensada só podia resultar da respiração de duas pessoas durante a noite. Ok... da respiração e da transpiração. ;-)
Colocado por: Luis K. W.(nota: isto era apenas para ilustrar a *quantidade* de humidade que duas pessoas podem atirar para o ar durante a noite;
Colocado por: poiosbrancosAtenção que as tintas antifungo, têm desempenhos limitados, na acção e no tempo. Ela apenas lhe vai incobrir a anomalia por um periodo curto de tempo. Não resolve a causa.
Colocado por: Luis K. W.Sou dos que aqui costuma aconselhar várias soluções (ventilar, desumidificar, aquecer, isolar...) para evitar a formação de bolores.
Quando encaro com um problema em que há várias soluções possíveis e de que desconheço qual a de maior eficácia, aconselho sempre que comecemos pela solução mais barata.
A «ventilação» (abrir janelas) é a mais barata, mas nem sempre é exequível, e nem sempre é eficaz.
Colocado por: Luis K. W.
Lembre-se que, quando vai fazer a barba, se as paredes estiverem frias basta abrir a torneira de água quente do lavatório para que,imediatamente, o vapor se condense no espelho. Por isso, um «exaustor» (ventilador, ventax, etc.) NÃO É suficiente para evitar que o vapor condense nas zonas mais frias da casa.
Colocado por: Luis K. W.
NOTA: Não pense que a humidade só vem das panelas ao lume na cozinha e dos banhos.
Acampei, há uns anos, nuns bungalows que pareciam ser umas casinhas de tábuas de madeira pintadas, mas na realidade eram de plástico.
Colocado por: Anonimo16062021E a minha mensagem inicial foi enviada porque o Sr.jjcampelo dizer o seguinte,a casa tem 7 anos, já sei que foi mal isolada pelo construtor.Entende agora a minha do "isolar, isolar, isolar."?
Colocado por: alv
ram, repare que já estamos a pessoalizar as coisas. Não é por aqui o caminho, suponho eu.