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  1.  # 1

    bom dia!
    tenho acompanhado este forum desde já há algum tempo, principalmente nas discussões sobre termo-acumuladores. o meu caso passa pelo seguinte:
    comprei um apartamento que já tinha instalação para gás natural (os antigos donos usavam para aquecer a água com um esquentador) mas agora quando quis instalar novamente o contador foi lá a inspecção e reprovou (não cumpria com distancia mínima entre fogão e esquentador, esquentador não tinha os 30cm na saída do tubo, não tem tiragem e ar da cozinha para o exterior e até havia uma fuga num dos tubos...) como vêm tudo pronto a usar... para ter de fazer algumas obras prefiro eliminar o gás e pôr um termo-acumulador eléctrico. tenho pesquisado muito principalmente em sites de marcas conhecidas e neste forum e todos recomendam mais ou menos os mesmos equipamentos. mas quando vou a uma loja de pichelaria acabam por me querem vender marcam que eu não conheço sem nunca mencionarem os mais conhecidos.

    as minhas duvidas são:

    1. os de marca portuguesa são normalmente de 1500w e demoram entre 3h e 3.30h para aquecer a água. os outros são de 2000w w demoram perto de 2h. pelas minhas contas os de 2000w embora com mais potencias acabam por compensar já que ficam menos tempo ligados. é assim?

    2. é preferível te-lo sempre desligado durante o dia e apenas aproveitar a tarifa bi-horária à noite sabendo que ele aí vai começar do 0 para aquecer a água até ficar totalmente quente ou mante-lo sempre ligado para manter a agua quente e nunca ter de começar do 0 e assim gastar muito mais.

    3. ter temporizador integrado no equipamento como umas novas versões da duas marcas mais conhecidas ou pedir a um electricista para instalar à parte juntamente com um disjuntor?

    4. aço ou cobre? os de aço precisam de uma vareta para o calcário enquanto o de cobre não. este são mais caros, mas quais o que mantêm mais tempo a água quente?

    agradecia ajuda de quem percebe ou que tenha termo-acumuladores e possa partilhar experiências.

    obrigado
  2.  # 2

    Qual o agregado familiar?
    quais os hábitos de consumo?
    O espaço disponivel (onde estava o esquentador) possibilita a instalação do termo-acumulador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  3.  # 3

    obrigado pela pronta resposta.

    somos duas pessoas. eu com o hábito de tomar banho principalmente à noite, ela de manha, mas com possibilidade de o cilindro dar para dois banhos seguidos e ainda deve dar para lavar a loiça só ao jantar(não queremos maquina para pouca louça). estava inclinado para um de 80 litros mas tenho receio se seja sobre dimensionado. parece-me demais para apenas duas pessoas que têm hábitos diários de banhos desfasados

    o espaço dá perfeitamente já que a lavandaria é grande e a ligação ao ponto de água quente é próximo. não pode ser no sitio do esquentador que não cabe...
  4.  # 4

    1-
    1500kWh x 3h x P=4500P
    2kWh x 2h x P= 4000P
    compensa o de 2000W para aquecer a água. Isto se os dados fornecidos estiverem correctos. Normalmente o necessário seria apenas analisar o rendimento de cada um, o com maior rendimento, será o mais económico (tem menos dissipiação de energia.
    No entanto, o de 1500W ao fim de 3 horas tem a água à temperatura X, enquanto que o de 2000W ao fim de 3 horas tem a água à temperatura X-Y (onde Y é a diminuição de temperatura causada pelo facto de a água ser aquecida apenas durante 2 horas) No entanto, como depois a maquina vai funcionar a uma potência menor para manter a temperatura escolhida, tudo o que atrás foi referido não se aplica, sendo necessário acrescentar aos 4000P a energia gasta numa hora para se manter a temperatura escolhida, e isso vai depender não só do rendimento, como também do material do termoculador....Concluindo, precisa de saber o consumo horário da maquina para manter a temperatura escolhida.Não sei s estas maquinas funcionam em continuo a uma potência inferior à máxima mantendo sempre a mesma temperatura, ou se têm um dispositivo que acciona quando a temperatura baixa a um determinado nível e depois volta a funcionar em potência máxima até aquecer novamente a água.
    As perdas térmicas dependem do material mas também da espessura, e penso que talvez algumas dessas maquinas tenham algum tipo de isolamento, logo penso que não será possível, pelo menos para mim, indicar-lhe qual a melhor solução térmica para o material.
    Mais não lhe posso dizer, já que não estou dentro deste tema, apenas conheço a parte científica que descrevi.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
    •  
      FD
    • 7 julho 2011 editado

     # 5

    Colocado por: rpedropelas minhas contas os de 2000w embora com mais potencias acabam por compensar já que ficam menos tempo ligados. é assim?

    Ora, um de 1500w gasta 1,5kWh, cada kWh custa 0,1326€, 3 horas são 0,60€.
    Um de 2000w gasta 2kWh, cada kWh custa 0,1326€, 3 horas são 0,53€.
    Cerca de 12% mais barato, se forem mesmo esses os tempos de aquecimento.

    Colocado por: rpedroé preferível te-lo sempre desligado durante o dia e apenas aproveitar a tarifa bi-horária à noite sabendo que ele aí vai começar do 0 para aquecer a água até ficar totalmente quente ou mante-lo sempre ligado para manter a agua quente e nunca ter de começar do 0 e assim gastar muito mais.

    Por acaso nunca fiz contas mas, eu ligo o meu com um temporizador de 7 dias algumas horas (+/-4) antes da hora em que tomamos banho, seja bi-horário ou não...
    Reparo, nos dias em que tomo banho fora de horas, que a água se mantém, mesmo com o termoacumulador desligado há algumas horas, relativamente quente.

    Colocado por: rpedro3. ter temporizador integrado no equipamento como umas novas versões da duas marcas mais conhecidas ou pedir a um electricista para instalar à parte juntamente com um disjuntor?

    Depende do temporizador... se o integrado for flexível ao ponto de permitir definir vários programas diferentes, inclusive aos fins de semana, acho que não vale a pena um exterior.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  5.  # 6

    Chuveiro -> 9.5l/min será um bom caudal, que trás vantagens ambientais sem deixar de sentir o conforto do duche.
    Torneiras-> 3 a 4l/min é um bom caudal conforme o referido acima (no entanto refere-se a torneiras para lavar mãos, não sei s será de aplicar a lava louças).
    Agora os caudais dos seus dispositivos não sei. Se tiverem bem dimensionados, serão à volta dos valores indicados.
    Dependendo do tempo que esta com o chuveiro ligado poderá aferir se 80l é muito ou pouco :)
    (só vi o post do rpedro e Pedro Barradas, depois do meu post anterior)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  6.  # 7

    agradeço a todos pela ajuda já prestada. aos bocados vou ficando mais esclarecido.

    Não sei s estas maquinas funcionam em continuo a uma potência inferior à máxima mantendo sempre a mesma temperatura, ou se têm um dispositivo que acciona quando a temperatura baixa a um determinado nível e depois volta a funcionar em potência máxima até aquecer novamente a água.


    pois, isto também gostava de saber. se para manter a água quente (digamos 50 graus) ele usa os 1500w ou uma potencia inferior. era o ideal...

    Reparo, nos dias em tomo banho fora de horas, que a água se mantém, mesmo com o termoacumulador desligado há algumas horas, relativamente quente.


    mas se esse banho for ao fim do dia já se deve tornar complicado certo?
    compensa-lhe em termos de conta de electricidade ter o termo-acumulador ligado apenas essas 4 horas ligadas? nunca experimentou estar sempre ligado para manter a água sempre quente e nunca ter de começar do 0 para aquecer até aos 50º/60º? não deve gastar menos manter a água quente do que inicia-lo todos os dias?
    • eu
    • 7 julho 2011

     # 8

    Relativamente à potência, é irrelevante, porque vai gastar exactamente a mesma energia, qualquer que seja a potência. A única diferença é a velocidade de aquecimento.

    No entanto, recordo que quanto maior a potência, mais corrente eléctrica vai consumir, o que pode eventualmente limitar o uso simultâneo de aparelhos eléctricos.

    Atenção: não confundir potência (W), energia (Wh)e corrente (A). Aquilo que você paga é a energia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  7.  # 9

    Se tomam banho desfazados , são duas pessoas,se os banhos forem curtos, e a distância aos aparelhos de consumo for curta (menos de 10m =comprimento total efectivo dos troços da canalização) o de 50 litros funciona bem. (eu tive um, durante 8 anos.. até avariar - a agua aqui tem muitos detritos e muitos minerais, incluindo ferro, também não fiz a amutenção exigida, a cada 5 anos abrir, mudar/ verificar o estado do electrodo de magnésio, a resistência e limpar o depósito)

    a minhe experiência diz, para compra de marca conceituada, com o melhor rendimento que conseguir e com um custo de aquisição relativamente baixo. As diferneças de preço para outras soluções não compensam a medio prazo, já que o retorno desse investimento é muito longo.. e se acontece alguam coisa fora do prazo de grantia... tem a despesa na mesma.

    Aconselho, por ordem de preferência relação qualidade/ preço:
    FAGOR
    SIEMENS
    ARISTON

    Atenção à "corrente consumida" do aparelho (amperagem)... pois e tiver mais equipamentos em simultâneo e não houver potência no quadroa.. vai abaixo.

    Tive ARISTON, aagora, também, comprei sempre em lojas on-line. Fui eu que montei.

    Quanto à programação. eu tenho um relogio programador de tomada, com possibilidade de programação semanal , diária, até 3 ciclos diários,
    O termo-acumulador tem uma função "inteligente" de monitorização de consumos durante uma semana que depois aplica.. mas aqui em cas anão funciona, pois não somos muito rotineiros.. tenho a fucnção desligada e funciona com o relógio, que liga e desliga de acorodo cmo a Minha programação ( se estiver fora alguns dias , ou o fim de semana- desligo completamente no temporizador. ( custou 15€, é de 16A)

    Com a função de programação incluida no aaprelho.. se faltar a electricidade, ou eu desligar o aparelho. O equipamento tem de começar o ciclo de "aprendizagem" de 7 dias ;(

    Cuidado com estas situaçãos, que só lendo os manuais antes da compra é que se descobre as ratoeiras...
    Neste momento tenho um Ariston 80ECO, não é grande coisa ( comparando com o FAGOR), antes tinha um ARISTON de 50l ( funcionou sempre bem e com comsumos inferiores ao novo, claro). Os meus pais tem um FAGOR 100CD (digital) - recomendo (se ainda houver no mercado).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  8.  # 10

    O termo- acumulador não está sempre com a resistência ligada... s+ó liga se a temeperatura dentro do deposito baixar abaixo da temp. pré-seleccionada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  9.  # 11

    eu,
    concordo e discordo mas concordando.
    Isto é, sim, a potência é irrelevante num sistema perfeito, só alterando o tempo de aquecimento e nunca o consumo de energia total. No entanto cada maquina tem o seu próprio rendimento, o que leva a que o anterior dito não se aplique à realidade. O usual é quanto mais potência menor o rendimento porque quanto maior o esforço maior a resistência que este encontra. No entanto nada impede que um sistema de 2000W tenha um rendimento inferior a um de 1500W, depende da concepção e dos materiais das maquinas.
    Potência é a energia num espaço temporal infinitesimal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
    • eu
    • 7 julho 2011

     # 12

    Colocado por: kugu_eluNo entanto cada maquina tem o seu próprio rendimento

    O rendimento das resistências eléctricas é sempre o mesmo: 100%. Numa resistência, não há perdas de energia, ou melhor, as perdas são térmicas, mas como é calor que se pretende...

    No fundo, numa resistência, toda a energia eléctrica é transformada em calor... (100% de eficiência)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  10.  # 13

    O isolamento do deposito ( tipo e espessura) é a chave para as diferênças de isolamento.
    também a tecnica de aquecimento.
    Se a resistencia é directa, ou é embainhada... etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
    •  
      FD
    • 7 julho 2011

     # 14

    Colocado por: ?e o isolamento do mesmo não se fala,não se aprofunda

    Isto é importante pois é o que permite não perder o calor acumulado... o de cá de casa nem sei que marca é mas, parece-me cumprir relativamente bem no que ao isolamento diz respeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  11.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradasa minhe experiência diz, para compra de marca conceituada, com o melhor rendimento que conseguir e com um custo de aquisição relativamente baixo


    noto que não falou da vulcano e da junkers duas das mais conceituadas marcas... por alguma razão especial? por acaso das marcas apenas tinha lido sobre essas duas e da fagor. em todas a pichelarias e lojas de material só me falam de uma marca portuguesa (videira) mas é bastante cara (talvez por ser em cobre) e outras que não me lembro do nome mais acessivies mas por serem em aço. nunca me recomendam vulcano, junkers, fagor, siemens, etc... os aparelhos que tenho visto nessas lojas são simples, apenas com o termostato e mais nada enquanto os outros têm outras funções. agora se compensa pagar por essa funções não sei.

    Colocado por: Pedro BarradasO termo- acumulador não está sempre com a resistência ligada... s+ó liga se a temeperatura dentro do deposito baixar abaixo da temp. pré-seleccionada.


    mas tem o termo-acumulador sempre ligado ou só o deixa ligar em determinados períodos do dia mesmo que a agua desça da temp. pré-definida? há quem faça das duas maneiras e não sei qual gasta mais... (vai ser uma questão para depois experimentar. num mês de uma forma no outro de outra.)
    Concordam com este comentário: Dacepa
  12.  # 16

    Tenho o temporizador a comandar a ligar e a desligar, 30m antes do começo da janela das horas de ponta de consumo e a desligar 30m antes....
    No meu caso fiz a experiência e vale a pena. Especialmente no Verão.
    Também regulo a temperatra do termo-estato conforme a altura do ano.
    No verão / primavera, está nos 50ºC,
    No inverno tem de ir para os 60ºC ( deveria ser 55ºC, mas o que tenho so permite "saltos" de 10º)

    Por 200€ consegue um bom termo-acumulador de 50L FAGOR ou JUNKERS/ VULCANO digital ( já não me lembro porque não fui para os VULCANO JUNKERS)

    Não compre EDESA...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  13.  # 17

    Colocado por: ?qual aço?


    os da junkers que tenho visto são em chapa de aço vitrificada.



    Colocado por: Pedro BarradasO isolamento do deposito ( tipo e espessura) é a chave para as diferênças de isolamento.
    também a tecnica de aquecimento.
    Se a resistencia é directa, ou é embainhada... etc...


    pois, realmente o que mantém a agua quente será o isolamento. e quanto melhor menos a resistencia ligará.

    Colocado por: ?dos 3...prefiro o Videira....mas não em cobre (não presta) mas sim o de aço inox!

    lembre-se da classe de isolamento,a seguir ao ser de aço inox,esse é o ponto mais importante no acumulador.


    os de cobre estão fora de hipótese mesmo pela diferença de preço que me foi apresentada. já me tinham falado dos de aço inox mas pensei que fossem como os de chapa de aço vitrificada (pelos vistos não são).
    falaram-me de um termoacumulador certificado e que foi desenvolvido em parceria com o departamento de eng. da univ. do minho. são em aço inox e acho que também não precisam do ânodo de magnésio para o calcário (menos manutenção futura).

    que tipos de isolamento existe?
  14.  # 18

    Colocado por: eu
    O rendimento das resistências eléctricas é sempre o mesmo: 100%. Numa resistência, não há perdas de energia, ou melhor, as perdas são térmicas, mas como é calor que se pretende...

    No fundo, numa resistência, toda a energia eléctrica é transformada em calor... (100% de eficiência)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rpedro
    Discordam deste comentário:kugu_elu



    Uma lâmpada convencional é uma resistência. Será que só transforma a energia electrica em energia térmica (calor é a transferência de energia entre dois sistema, mas isto é so um pormenor despresavel). A resistência tem sempre perdas por energia luminosa, potência electrica também poderá ter (electricidade que fica acumulada ou é libertada para sistemas anexos), energia sonora, a qual é muitas vezes imperceptível....mas no geral a maior parte é energia térmica/calorifica. No entanto, mesmo esta energia térmica é dissipada, logo pelo facto de a maquina ter perdas térmicas como referi, e que já mais utilizadores referiram, "?" por exemplo, interessa também saber o isolamento desta. O rendimento é o da maquina que interessa, do sistema, e não só da resistência que já por si só tem algumas perdas (como indiquei). Não estou a tentar nega-lo "eu". O que disse está perto da verdade. Com esta resposta queria frisar o que disse sobre a eficiência, que esta deve ser em relação ao sistema e não só à resistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
    •  
      FD
    • 7 julho 2011

     # 19

    Colocado por: ?e em vez dos temporizadores e dos relóginhos e afins...invista antes

    Ficaria o termoacumulador ligado 24h/24h?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  15.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasTenho o temporizador a comandar a ligar e a desligar, 30m antes do começo da janela das horas de ponta de consumo e a desligar 30m antes....


    não percebi...
 
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