Colocado por: altar Esse registo deve ser feito num livro próprio ou posso fazê-lo numa vulgar folha excel ?Um condomínio é uma pessoa colectiva com obrigações fiscais.
Colocado por: jlmfrBom dia,
A minha questão é se a reparação ser paga pelo nova administração, caso seja aceite pelos restantes condóminos? Há alguma maneira de pedir o reembolso da quantia paga?Obrigado.
Então mas não tinham decidido que essas despesas ficavam a cargo dos....
E tem factura da despesa ?
Colocado por: pomSe essa reparação tiver sido autorizada e o orçamento tiver verba para a sua liquidação.
Colocado por: pomSe essa reparação tiver sido autorizada e o orçamento consignar verba para a sua liquidação.
Ou encaixar na rubrica 'manutenção'.
Colocado por: jlmfr
Não pedi autorização, uma vez que a empresa actual deixou de administrar desde Abril.... A despesa poderá encaixar na rubrica manutenção, para a nova administração que inicia funções até ao fim de Julho? Poderá (terá ) ser autorizada pelos restantes condóminos este pagamento?
Não poderá o fundo de reserva ser utilizado para efectuar este reembolso?
Obrigado.
Colocado por: jlmfrBoa tarde,
Do total de 12 condóminos, apenas 7 vivem permanentemente durante o ano (os outros apenas estão no Verão). Será preferível atribuir um centro de custo para cada entrada, para o caso de despesas que possam ser contabilizadas individualmente (como por exemplo electricidade da caixa de escadas de cada entrada, uma vez que cada uma tem contador individual, video porteiro, etc.) e outro para a cave - comum a todos- ou apenas existir um centro de custo a dividir por todos os condóminos?
Colocado por: jlmfr Caso haja problema no telhado (comum), quais as implicações de existir vários centros de custo , 1 por entrada? Por exemplo, existindo a necessidade de reparar o telhado, no caso de existirem centros e custo por entrada para despesas dessa entrada/bloco, um outro bloco pode recusar participar na despesa, uma vez que fica no extremo do prédio (não sendo atingido por este problema), embora o telhado seja comum?
Colocado por: jlmfrA minha dúvida está relacionada com o facto de poderem existir condóminos que não pagam. Neste caso qual seria a melhor solução (menos penalizadora para quem paga atempadamente o condomínio) a adoptar ?Obrigado.José Luís
Colocado por: pomQuando existem relapsos é sempre penalizadora
Colocado por: jlmfr
Neste caso, qual será a opção menos penalizadora para quem paga atempadamente? Existir 1 centro de custo para todas as entradas, ou cada entrada ter o seu centro de custo?
Obrigado
Colocado por: pom<
Depende...
Eu queria blocos separados.
Mas para descomplicar...a 2ª opcção será melhor...agora se o seu vizinho não pagar...
Se existir um bloco em que os dois são relapsos, deixem cortar a luz desse bloco e não sustentem malandros!!!
Mas para a empresa de administração não querer continuar...o seu condomínio deve ser problemático!!!
Colocado por: jlmfr
Felizmente não é nada problemático. Penso é que a empresa anterior vai fechar por dificuldades financeiras.... Felizmente convivemos todosbem (soomos apenas 12).
Apenas coloquei esta dúvida para ressalver eventuais problemas futuros. Pelo que percebi, penso que a solução recomendada será centros de custos separados para cada entrada. Mesmo que alguns de 1 bloco não queiram pagar, a respondabilidade da obtenção da verba em falata para reparações/manutenções será da administração. Neste caso, Os custos de reparação/manutenção serão sempre divididos pelas fracções de cada bloco. Não serão uns obrigados a pagar pelos outros que apenas vão lá 1 vez por ano (emigrantes)?Obrigado.